Apresente a proposta
Grave um vídeo mostrando algumas imagens de previsões meteorológicas, entre elas, uma do boletim meteorológico que indica a previsão do tempo local para o dia. Conte o que é esse material e como é possível ler as informações contidas nele. Faça a leitura do boletim meteorológico, apontando para os desenhos que indicam informações sobre o tempo, como, por exemplo: sol, nuvens, gotas de chuva etc. Junto às imagens, envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que tal observarmos o tempo e fazermos nosso próprio boletim meteorológico?”
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a fazer ilustrações de suas percepções do tempo.
Sugira às famílias
Convide as famílias a observar como está o tempo e, a partir das imagens sugeridas por você, criar seus próprios boletins com desenhos e ilustrações coletivas. Proponha aos adultos que possam, por uma janela, varanda ou quintal, instigar as crianças a perceber como está o tempo, a temperatura, se há algum fenômenos da natureza acontecendo, e notar a presença do sol, de nuvens ou de chuva como indicativos dessas percepções. Sugira que, após a observação, pais e responsáveis disponibilizem materiais para desenho e incentivem as crianças a dialogar sobre os detalhes percebidos, ouvindo-as, validando suas percepções e incentivando-as. Reforce que as famílias devem permitir e acompanhar o processo criativo das crianças, podendo realizá-lo junto com elas de forma colaborativa, questionando-as sobre como podem representar suas percepções com desenhos e ilustrações.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem os registros das crianças com você por meio de fotos, de modo que você possa dividi-los com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou Whatsapp, por exemplo. No retorno à escola, você pode imprimir as imagens e montar um “varal meteorológico” das crianças para instigá-las a conversar mais sobre essas informações.