Plano de aula: Ler sobre o tempo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ler para aprender

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa atividade será necessário que a turma saiba caracterizar as sensações térmicas promovidas pelas mudanças climáticas. É fundamental a organização dos materiais com antecedência.

Materiais:

A proposta desta atividade demanda que você imprima da internet boletins meteorológicos que retratam informações sobre o clima da cidade. É relevante que você selecione no mínimo 4 formas diferentes de apresentação dos dados sobre o tema, para isso, você pode utilizar esses sítios: www.climakids.com.br, www.climatempo.com.br, www.tempoagora.com.br, http://www.inmet.gov.br/portal/, www.accuweather.com/pt/br/brazil-weather.

ógicos

Espaços:

Planeja que a proposta desta atividade envolverá a área externa da escola. Considera ainda, a organização do ambiente interno, tendo em vista a formação de uma grande roda e da organização das crianças em pequenos grupos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. O grupo conseguiu perceber e extrair informações das imagens pesquisadas sobre a previsão do tempo da sua cidade?

2. Como foi o desenvolvimento individual de cada criança em relação à proposta? As crianças apoiaram-se umas nas outras para a realização da proposta?

3. A proposta da atividade evidenciou a leitura para a função social que era se informar sobre o tempo?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Quando estiver em roda com as crianças, cuide para que todas possam ter contato visual com você e garanta que todos estão acolhidos pelo grande grupo. Na formação de grupos, privilegie grupos colaborativos e que o apoio mútuo aconteça entre as crianças, garantindo uma interação dinâmica e inclusiva. No trabalho com os recursos tecnológicos cuide para que todos consigam participar do momento com autonomia e respeito às especificidades de cada um, favorecendo a construção coletiva do conhecimento.

O que fazer durante?

1

Convide as crianças para irem até o pátio externo. Procure um lugar onde o céu possa ser amplamente visto e comunique as crianças que vamos observar e pensar sobre o que estamos vendo e sentindo em relação ao tempono dia de hoje.Solicite que as crianças observem o céu, olhem uns para os outros e observem como estão agasalhados. Utilize as observações das crianças para abordar a questão de como o tempo do lugar em que se vive influencia no nosso dia a dia e a importância da previsão do tempo.

como

Possíveis falas do professor: Como está o tempo hoje? Ontem o tempo estava igual a hoje? É possível ver o sol? Está ventando? Como está a temperatura hoje? Por que motivo vocês escolheram vestir a roupa que estão usando hoje? Vocês veem sempre vestidos da mesma maneira? Como poderemos saber se amanhã vai chover ou vai fazer sol?

2

Retorne com grupo até a sala e peça para que as crianças se acomodem em roda com você. Inicie uma conversa com o grupo sobre o tema. Investigue junto às crianças os conhecimentos acerca de clima e previsão do tempo. Após acolher as hipóteses das crianças, apresente ao grande grupo o portador que acolhe um dos boletins meteorológicos que indica a previsão do tempo local para o dia. Pergunte se as crianças conhece tal material e como é possível ler as informações contidas nele. Faça a leitura do boletim meteorológico, apontando para os desenhos que indicam as informações sobre o tempo, como por exemplo: sol, nuvens, gotas de chuva. Peça às crianças que comparem a leitura da imagem com as observações que realizaram na área externa.

Possíveis falas do professor: Turma, trago nesta folha informações sobre a previsão do tempo para hoje em nossa cidade. O que vocês acham que essas imagens indicam? Por que é importante a gente ler a previsão do tempo?

3

Após a leitura do boletim meteorológico por você, converse com as crianças que há maneiras diferentes utilizadas pelos meios de comunicação para divulgar a previsão do tempo, sendo através de mapas, ilustrações ou dados. Apresente ao grupo os portadores das impressões dos quatro modelos de boletim meteorológico, selecionados por você. Convide as crianças a formarem quatro pequenos grupos e entregue a cada um deles um portador.Solicite que as crianças observem a imagem e comentem quais informações conseguem retirar dela. Enquanto os grupos manuseiam os materiais, você pode circular entre eles, mediando a interpretação das informações dos boletins. Apoie as crianças na localização do nome da cidade, do dia da semana, no mês e no dia do mês. Instigue a refletiram sobre os desenhos utilizados para ilustrar a previsão do tempo, apoiado-os conforme suas curiosidades.

Para finalizar:Após os grupos terem realizados suas interpretações sobre o modelo de previsão de tempo, convide para que um grupo de cada vez compartilhe a leitura de seu boletim meteorológicos. Nesse momento, traga a tona os novos símbolos que a especificidade da leitura meteorológica traz e instigue as crianças a conversarem sobre ele. Escreva uma lista de curiosidades sobre esses novos símbolos e deixe fixa na sala para pautar novas investigações.