Anexo - Alimentos no pé
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando e cuidando dos alimentos da nossa terra
Por: Mariana Mas
Descrição
Para cuidar do planeta, é preciso conhecê-lo, vivenciá-lo, amá-lo e entender que estamos conectados a ele. Este Plano tem a intenção de oferecer uma experiência prática com alimentos frescos, preferencialmente da própria região da escola, e despertar o interesse dos pequenos pelos ciclos da natureza, pela origem do que comemos e pelo respeito à diversidade dos alimentos. A proposta convida as crianças a explorarem frutas, folhas e raízes por meio dos diferentes sentidos — dialogando sobre as diversas formas, cores, cheiros e texturas — e a refletirem sobre o que é comestível e o que é descartado durante a vivência, que envolve uma roda de conversa e o preparo coletivo de uma receita simples, com ingredientes acessíveis, locais e variados.
O contato direto com os alimentos, envolvendo diálogo, reflexão e trabalho em grupo, favorece a construção de vínculos com a comida, com os colegas e com o meio ambiente, promovendo desde cedo uma postura cuidadosa e mais consciente, considerando o consumo e o desperdício. A ideia é que ao final da proposta, as crianças possam perceber que as imperfeições aparentes das frutas e legumes (um amassadinho, uma maturidade avançada, mudanças na cor ou um formato estranho) não impedem o seu consumo, além de iniciar uma reflexão sobre de que maneira nossas escolhas alimentares impactam o ambiente ao qual estamos inseridos.
Grupo etário
- Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).
Campos de Experiências
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- O eu, o outro e o nós.
Habilidades BNCC:
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
7. Argumentação.
Bibliografia
- NOVA ESCOLA. Desemparedando a Educação Infantil: reflexões sobre crianças e natureza. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20165/desemparedando-a-educacao-infantil-reflexoes-sobre-criancas-e-a-natureza. Acesso em 23 jul. 2025.
- NOVA ESCOLA. Educação baseada na natureza: um caminho para o combate às mudanças climáticas. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/22090/educacao-baseada-na-natureza-boas-praticas. Acesso em 23 jul. 2025.
- Ser criança é natural - Ana Thomé. Disponível em: (15) Ser Criança é Natural | Bebês e Natureza - Parte 1 - YouTube. Acesso em 23 mai. 2025.
- ALIANÇA PELA INFÂNCIA. A natureza possibilita à criança vivenciar o diverso, em contraponto à padronização dos comportamentos. Disponível em: https://aliancapelainfancia.org.br/inspiracoes/a-natureza-possibilita-a-crianca-vivenciar-o-diverso-em-contraponto-a-padronizacao-dos-comportamentos/. Acesso em 23 mai. 2025.
- INSTITUTO ALANA. Educação Baseada na Natureza. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2023/11/EBN_Acessivel-1.pdf. Acesso em 21 jan. 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta proposta
Tempo previsto: Aproximadamente 60 minutos.
Organização da vivência
Sabemos que as crianças pequenas já carregam uma conexão espontânea com o ambiente a sua volta. Mas essa ligação precisa ser alimentada, orientada e cultivada com intencionalidade e planejamento, para que os pequenos desenvolvam atitudes de pertencimento, cuidado e responsabilidade. Sendo assim, o foco desta proposta está na vivência em si, na relação e exploração que as crianças estão construindo com os alimentos, com o grupo e com o planeta. Professora ou professor, não se preocupe em buscar um produto final sistematizado ao término da atividade, a intenção aqui é oferecer a possibilidade de experimentar o contato e a manipulação dos alimentos in natura, envolvendo encantamento, a escuta, o toque e a descoberta.