Plano de Aula
Plano de aula: Lendo biografias
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ler para aprender
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A proposta pressupõe que o grupo vivencie em seu cotidiano práticas de leituras como busca para se aprender sobre algo ou alguém. Pede ainda que o professor selecione cinco títulos de livros queridos pela turma. Também é necessário planejar a impressão das informações sobre o referido autor, logo após a pesquisa na internet feita junto com o grupo.
Materiais:
Separe cinco livros preferidos do grupo. Utilize o quadro ou um cartaz para anotar as curiosidades iniciais das crianças sobre o autor. Organize papéis A3 com a consigna que sugira elementos da pesquisa sobre a vida do autor. Preveja que você fará uso de computador ou notebook e de um projetor.
Espaços:
Preveja que a atividade iniciará na biblioteca, com o grande grupo reunido em roda. Caso sua escola não disponha desse espaço, organize previamente uma mini biblioteca ou um cantinho da leitura, incluindo livros que relatem algo sobre o autor selecionado. O importante é que seja um espaço acolhedor e convidativo onde essa proposta possa ser vivenciada. Logo em seguida, as crianças voltarão aos seus lugares, organizadas em pequenos grupos.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como foi a escolha do livro preferido? As crianças os escolheram baseadas em seus próprios interesses e gostos? Ou as crianças fizeram uso dos argumentos dos colegas para fazer escolhas ?
2. A proposta despertou o interesse e a investigação por parte das crianças em relação a vida do autor? As crianças interagiram com interesse? Elencaram curiosidades? Suas curiosidades foram respondidas?
3. As crianças compreenderam que a finalidade do gênero textual biográfico é informar sobre a vida das pessoas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. No momento da grande roda, procure acolher todas as curiosidades delas. Observe que a atividade também acontecerá em pequenos grupos, por isso, busque garantir a participação de todos, envolvendo as crianças conforme suas especificidades e circule entre os grupos para garantir que estejam interagindo com o material da pesquisa e com os demais colegas.
e
O que fazer durante?

1
Convide as crianças, ainda na sala, para uma conversa inicial. Conte que hoje preparou um momento para que elas busquem conhecer a biografia do autor de um livro de história querido por elas. Nesse momento, pergunte para elas se alguém sabe o que é uma biografia e o que ela nos informa. Ainda na conversa, diga que reservou o espaço da biblioteca para que façam a busca das informações sobre a vida do autor e que você separou as cinco histórias que elas mais gostam, mas que elas precisam escolher apenas uma para a pesquisa da biografia do autor.
2
No espaço da biblioteca, peça às crianças que se organizem em roda, no grande grupo. Sente-se e inicie a vivência questionando se elas não têm curiosidade em saber sobre a vida dos autores dos livros: os escritores. Instigue o interesse das crianças, comentando que existe uma maneira de saber algumas coisas sobre quem escreve os livros. Aproveite e comente que as obras selecionadas por você foram escritos por pessoas diferentes e que a turma precisará escolher um título para conhecer mais sobre seu autor. Assim que as crianças começarem a expressar qual livro desejam, peça a elas que justifiquem a opção, dizendo o porquê da escolha. Em seguida, proponha que se faça uma votação. Comente que você numerou os livros com a sequência de 1 a 5 e que cada uma das crianças receberá um papel em que deve escrever o número referente ao seu livro preferido. Depois, os votos serão contabilizados. Observe a especificidade do seu grupo, caso considere importante, informe às crianças que para o registro na cédula de votação elas podem escolher fazer a escrita do numeral ou da quantidade referente ao número escolhido.
3
Feita a escolha, peça à turma que se organize novamente em roda. Compartilhe com as crianças uma análise da capa e da contracapa do livro, observando os detalhes para poder destacá-los na conversa. Leia o nome do autor do livro e instigue a curiosidade delas sobre a vida dele. Anote as questões que elas desejam descobrir sobre a vida do autor.
Possíveis falas do professor: Turma, este foi o livro que a maioria escolheu. Quem sabe qual é o título deste livro? Onde está escrito o título? Quem escreveu esse livro foi… Quem sabe onde está escrito o nome do autor? Vocês conhecem essa pessoa? Vocês têm curiosidade de saber sobre a vida desse autor? O que vocês gostariam de saber sobre ele? Vocês sabiam que no próprio livro tem algumas informações sobre o autor? Quem quer descobrir? Como faremos para descobrir?
Possíveis falas das crianças: Queria saber quantos ano ele tem. Onde mora? O que gosta de comer? Ele ainda é vivo? Para que time torce? Tem filhos?
4
Folheie o livro até a página que contenha a biografia do autor. Leia as informações sobre o autor contidas no livro, exatamente como está escrito. Chame a atenção das crianças para as características do texto biográfico. Entrelace o diálogo, de modo que conte a elas o conceito do gênero textual biografia, que é um texto que conta a história de vida das pessoas.
Possíveis falas do professor: Crianças, como o texto começou? O que o texto nos conta? quem escreveu esse texto foi o próprio autor? Isso já aconteceu com o autor ou vai acontecer?
5
Ainda com as crianças sentadas em roda, retome a lista das curiosidades iniciais levantadas por elas no terceiro momento da atividade. Leia-a e questione se todas as dúvidas foram sanadas. Provavelmente o grupo dirá que não, então, instigue as crianças a descobrir o que não foi esclarecido. Acolha as hipóteses delas e proponha uma pesquisa na internet. Diga que você escreverá as perguntas que ainda não foram respondidas no computador. Vocês provavelmente terão que realizar mais de uma consulta; tente responder ao máximo as curiosidades das crianças e busque imagens pertinentes à biografia do autor escolhido. Leia todas as informações coletadas para grupo e imprima a pesquisa. Caso em sua escola seja possível, considere projetar o computador em uma parede, de forma a visualização do que é pesquisado seja facilitada para todo o grupo.
Possíveis falas do professor: Pessoal, tudo o que vocês queriam saber, o texto informou? Como e onde podemos encontrar essas outras informações? Para pesquisar isso , o que eu devo digitar?
6
Quando todas as curiosidades do grupo forem respondidas, retorne com as crianças à sala e peça que se acomodem, organizadas em pequenos grupos.Diga que você irá imprimir tudo o que vocês encontraram sobre o autor e proponha a produção de um painel sobre o escritor preferido deles, que será feito com as informações encontradas na internet. Distribua, a cada grupo, folhas de papel A3, com a consigna que traga elementos da pesquisa sobre a vida do autor, por exemplo: uma folha com o título “cidade onde nasceu o autor”, outra folha com o título “ família do autor”. Os pequenos grupos devem organizar e colar as informações referentes à sua consigna. Observe o engajamento das crianças, caso sinta que elas começam a mostrar cansaço, proponha que continuem a atividade no dia seguinte.
Para finalizar:
Após a conclusão da atividades, convide as crianças para organizar o mural.
Desdobramentos
Utilize a pesquisa biográfica para organizar com o grupo uma lista com títulos de outras livros escritos pelo autor e incentive a leitura dessas outras obras. Seria interessante comparar o contexto das histórias: personagens, onde acontecem e os fatos relatados. Há também a possibilidade de iniciar a escrita de biografia das crianças ou de um funcionário da escola. Para isso, devem ser elaboradas com crianças as perguntas que guiarão as entrevistas. Depois, organize com o grande grupo a escrita do texto biográfico baseado nas respostas.
Engajando as famílias
Informe às famílias sobre a atividade vivenciada pelas crianças na escola e peça aos familiares que estimulem os filhos a se interessar por outras biografias, sugerindo nomes que possam ser investigados em atividades futuras.
Apresente a proposta
Grave um vídeo mostrando ou falando sobre alguns dos livros do repertório de histórias da turma, de preferência com alguns do mesmo autor, de modo que você reúna os três autores preferidos da turma. Por exemplo: “O Grúfalo” e “O filho do Grúfalo”, de Julia Donaldson. Conte que você teve uma ideia e faça o convite: “Que tal conhecermos mais sobre nossos autores preferidos?” Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a escolher uma curiosidade que gostariam de saber sobre um dos autores preferidos da turma e pesquisá-la para compartilhar com outras famílias.
Sugira às famílias
Sugira a pais e responsáveis que conversem com as crianças sobre o que elas gostariam de saber sobre seus autores preferidos, instigando-as a pensar em possíveis curiosidades sobre eles. Proponha que, a partir disso, decidam algo que gostariam de saber e promovam uma pesquisa monitorada na internet, por exemplo, para descobrir essas curiosidades. No momento da pesquisa, diga que é importante mostrar às crianças onde está a informação, se puderam encontrá-la ou não etc. Sugira que, após as descobertas, incentivem as crianças a fazer um registro, por meio de um desenho ou de escrita espontânea, do que descobriram sobre o autor, para compartilhar com as outras famílias.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem suas descobertas e curiosidades sobre o autor por mensagens, de modo que você possa agrupá-las e, ao final das pesquisas, montar uma lista de descobertas sobre os autores preferidos das crianças e compartilhá-la com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. É possível que, no retorno à escola, você retome essas listas, compartilhe outras curiosidades das biografias dos autores e organize um mural em um espaço da escola para compartilhar essas descobertas com as outras turmas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Clarice Fernandes
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Escuta, fala , pensamento e imaginação; O eu, o nós e o outro
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Abordagem didática:
São muitas as funções sociais da leitura. Uma delas está ligada à possibilidade de obter informações sobre algo que desejamos saber. Ao entrarem em contato com práticas sociais em que a leitura apoia suas aprendizagens em situações diversas, as crianças avançam tanto na compreensão dessa função como nos conhecimentos dos temas em si. Assim, vão se vinculando positivamente com o universo letrado e fazendo múltiplas descobertas.