
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Teatro
Contextos prévios:
Esta atividade é subsequente aos demais planos desta sequência. Para sua aplicação, é necessário que todos os pequenos gruposformados no plano Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastia tenham concluído a caracterização do cenário, figurino e sonoplastia. Para distribuir as falas das personagens às crianças, será preciso que você adeque o texto do conto de fadas para teatro. Garanta um bom texto do narrador, que seja lido por você ou outro educador, e falas simples das personagens para as crianças. Deixe prontas cópias das falas de cada uma das personagens, mas possibilite improvisações e alterações das falas pelas crianças.É importante saber da disponibilidade dos familiares para ajudar as crianças na memorização de suas falas em casa. Como nas atividade anteriores, vamos utilizar como exemplo as etapas do plano o conto A Bela e Fera. Você irá reorganizar o planejamento a partir do conto escolhido por seu grupo.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Nossa peça teatral: Definindo o conto de fadas
Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários
Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia
Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens
Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar
Materiais:
Para contextualização das personagens: cenários da peça, recursos de sonoplastia e figurinos elaborados durante o Plano Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastiadesta sequência. Áudio do conto de fadas gravado para o Plano Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários ou um novo áudio, se você optou em adaptar o roteiro. Texto da história que foi previamente roteirizado; se preferir, use apenas o roteiro escrito para ser lido por você, sendo o narrador. Aparelho de som e celular. Material para registro e finalização: folhas sulfites, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, fitas adesivas e cartolinas.
Espaços:
A atividade ocorrerá na própria sala do grupo. Organize a sala com os cenários e figurinos elaborados no plano anterior, de maneira bem atrativa e envolvente. Você pode posicionar os cenários de modo que as crianças possam se inserir neles, favorecendo a percepção do local que os personagens devem estar conforme o desenrolar da história. Exponha os figurinos em varais ou conforme as possibilidades. Crie um ambiente de camarim, colocando os acessórios, perucas e chapéus em destaque. Organize um canto para desenho com as folhas sulfites, os lápis de cor e as canetinhas em potes, para as crianças usarem na finalização desta proposta.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1hora e 15 min.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Que relatos emergem durante a interação das crianças ao resgatarem os acontecimentos de construção desta sequência desde o início?
2. De que forma as crianças incorporam elementos às suas caracterizações das personagens? De que maneira usam as expressões corporais e entonações de voz representativas?
3. Como as crianças interagem no momento da distribuição dos papéis e funções na peça teatral? Havendo conflitos durantes estas definições, de que modo são resolvidos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança. Esta proposta traz o brincar para o centro da atividade, aliado ao fato de ser uma construção do grupo (peça teatral), tornando-a prazerosa e significativa para as crianças. Conduza os momentos de escolhas e mudanças de personagens de forma tranquila e não como algo inflexível. Se alguma criança não quiser experimentar estar no papel de algum personagem, ou não aceitar fazer trocas com os colegas, proponha que façam juntos, apoiando-se.
1
Convide o grande grupo para sentar em roda com você, no espaço previamente elaborado com os cenários e figurinos que serão usados na apresentação da peça teatral. Retome com as crianças todas as etapas construídas por elas até agora, resgatando como foi a definição do conto, a descrição e composição das personagens, cenários e sonoplastia.Interaja com elas sobre estes acontecimentos e pontue com o grupo o que falta acontecer para que a apresentação de teatro seja realizada. Compartilhe com a turma que chegou o momento de elaborarem o roteiro da peça teatral, conversando sobre a atribuição das crianças aos personagens na história e a definição de suas falas.
2
Ainda em roda com o grande grupo, convide as crianças para brincar de imitar as personagens da história. Diga a elas que, para recordarem os diálogos que ocorrem na história e a forma de falar de cada personagem, você irá colocar o áudio do conto de fadas gravado para o desenvolvimento do Plano Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários para ouvirem novamente. Diga que elas podem solicitar pausas ou pedir repetição de alguma parte, caso queiram.Neste momento, as crianças, ao ouvirem o áudio, já vão imitando as personagens repetindo junto às suas falas. Observe as preferências demonstradas, pois, espontaneamente, as crianças vão indicando suas afinidades às características das personagens.
Diga para elas que, para a apresentação, você poderá ser o narrador da peça teatral, lendo o enredo da história e acompanhando as falas das personagens durante os diálogos. Se houver em sua turma alguma criança que já saiba ler e queria ser o narrador pode fazer esse papel ou dividir com você. O grupo pode definir se o narrador terá alguma caracterização ou algum figurino específico, e, conforme as ideias surgirem, podem pensam na elaboração. Por exemplo, o narrador pode ser um dos móveis enfeitiçados do castelo, ou mesmo uma personagem da aldeia da Bela, que conta a história para um grupo de crianças.
3
Após aproveitarem o áudio do conto para marcar as formas de se expressar de cada uma das personagens, proponha ao grupo que organizem o espaço com o cenário, os recursos para a sonoplastia, os figurinos elaborados durante as atividades do Plano Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastia e outros acessórios e tecidos que tiverem disponíveis. Propicie um momento de encenação livre. Desta vez, ao invés do áudio, você pode ser o narrador, marcando as cenas do conto enquanto as crianças, como uma gostosa brincadeira, vão representando as personagens, podendo revezar de papéis e ter mais de uma criança representando a mesma personagem. As crianças podem utilizar ou não os figurinos ou de parte deles, combinando com os colegas seus usos, caso queiram trocar em algum momento.
4
Durante o brincar indique que percebam onde ocorre alguns diálogos da história, para que se coloquem junto aos diferentes cenários. Quem desejar, pode ocupar a função do sonoplasta, fazendo os efeitos sonoros com alguns objetos e reproduzindo as canções que já escolheram para a história. É um momento livre, mas esteja atento às ações, interações e possíveis conflitos que surjam, intervindo de forma que encaminhe resoluções através de diálogos e combinados coletivos. Observe se alguma criança não demonstra interesse por nenhum papel e diga que precisa de alguém para registrar as falas que surgem das personagens. Sugira que ela o auxilie gravando as cenas que se desenrolam durante a brincadeira. Se alguma criança manifestar interesse em ser o narrador, favoreça essa atuação, auxiliando-a no encadeamento da história.
5
Após a brincadeira e todas as crianças terem feito o papel das personagens que quiseram, retome com o grande grupo e converse sobre a distribuição das falas e demais funções da peça teatral. Partilhe com elas que toda apresentação de teatro precisa de muitas pessoas na montagem e organização. Diga que cada uma delas poderá escolher como irá participar da peça e que, além das personagens, as outras atividades também são bem legais e importantes. Exponha que elas podem escolher fazer uma destas funções, sendo elas: o roupeiro, que cuida e prepara as roupas para as personagens se trocarem; o cabeleireiro, que cuida das perucas e penteados dos atores; o assistente, que organiza a saída e entrada das personagens, avisando quando é o momento delas entrarem em cena ou mudarem de roupa; alguém que ficará responsável pela sonoplastia, cuidando dos efeitos e da trilha sonora; o recepcionista, que toma conta da bilheteria e recebe a platéia para assistir a peça teatral.
6
Compartilhado com a turma as funções existentes para preparar a apresentação da peça teatral, convide o grande grupo para se organizar, registrando em um cartaz. Como escriba do grupo, faça uma relação de todas as atividades que as crianças levantaram na etapa anterior. Defina com elas quais serão as personagens que farão parte da encenação, que poderá depender do roteiro e da versão do conto que utilizarem: a Bela, a Fera, o pai da Bela, o Gastão, seu ajudante, o Lumier e o relógio ou a mamãe bule de chá e a bruxa. Conforme as crianças forem manifestando interesse por uma atividade ou atuação, relacione o nome dela a frente da escolha. Caso mais de uma criança queira ser a personagem, divida as falas para que uma participe em algumas cenas e outra participe nas demais. Verifique com elas se todas as funções e personagens foram contemplados, propondo negociações e trocas, se necessário.
7
Após estarem atribuídas as funções da peça teatral para todas as crianças do grupo,
problematize com o grande grupo sobre quais serão os próximos passos na montagem da peça. Coloque algumas ideias para as crianças darem opiniões, como, por exemplo, agora que já definimos quem será as personagens, qual é o próximo passo? O que precisamos fazer para que nossa peça teatral seja apresentada?
Compartilhe com as crianças que você preparou cópias das falas das personagens para elas levarem para casa e treinarem com a ajuda da família. Diga que vocês farão ensaios durante alguns dias para se prepararem para a apresentação da peça teatral.
Para finalizar: Proponha que, para finalizar a proposta do dia, você gostaria que todas as crianças fizessem um desenho sobre como foi a brincadeira de ser uma personagem ou de ter outra função no teatro. Combine que elas podem levar a produção para casa, junto com um bilhete que irão criar, para compartilhar com seus familiares como anda a montagem da peça teatral, a distribuição das falas e demais funções definidas durante esta atividade.
Ofereça o áudio do conto de fadas no momento do brincar, para as crianças fazerem mímicas da fala das personagens ou intercalar com a brincadeira.
Programe para alguns dias após a aplicação desta proposta alguns ensaios das falas e da sonoplastia. Organize combinados com a coordenação e direção da escola quanto ao uso do espaço (teatro, palco), se houver em sua escola, aparelhagem de som, parceiros para colaborarem com a organização no dia da apresentação da peça teatral etc. Verifique e providencie o que falta para finalizar a montagem, articulando outras propostas com as crianças, conforme necessidades.
Elabore um bilhete com as crianças para ser anexado ao desenho da proposta, contando aos familiares como foi realizada a atividade do dia. Evidencie todas as funções que existem para a organização da peça teatral e a forma como foi definida a participação de cada uma das crianças. Coloque que você está enviando as falas das personagens para as famílias treinarem com as crianças em casa, em preparação para a apresentação.
Apresente a proposta
Esta sequência de atividades apresenta como proposta a construção de uma peça teatral a partir da escolha de um conto de fadas preferido pelas crianças. Nessa adaptação, a partir do repertório inicial das crianças, as famílias serão convidadas a escolher uma história para encenar, brincar, escolher figurinos etc. Para tanto, é importante que você conheça o repertório de histórias do seu grupo. Selecione previamente imagens sobre teatro e marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre o tema. Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Vocês já foram ao teatro com suas famílias?
- O que vocês podem me falar sobre uma peça de teatro?
É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. A partir dessa troca, mostre as imagens e comente que seria muito bom aprender mais sobre o tema. Dialogue sobre como se constrói uma apresentação, como se definem os personagens, suas falas, suas roupas, cenários etc. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las na construção da peça teatral. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a conhecer mais sobre uma peça de teatro e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que irá sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar de forma que elas possam aprender, brincar e interagir com seus familiares de maneira agradável. Você pode ainda compartilhar outras imagens, vídeos ou apresentações que remetam à produção de uma peça para engajar as famílias e, se possível, alguns livros que fazem parte do acervo das crianças, combinando como isso poderá ser feito.
Adaptações necessárias
No plano “Definindo o conto de fadas da peça teatral", as famílias serão convidadas a escolher, de acordo com a repertório das crianças, uma história ou conto conhecido para encenar.
No plano “Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários”, as famílias serão convidadas a ler ou contar a história escolhida na atividade anterior, e discutir quais são os locais e as pessoas que fazem parte da história escolhida para a encenação.
No plano “Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia”, as famílias serão convidadas a escolher, antecipar e coletar materiais que possam servir para montar cenários e figurinos da história escolhida.
No plano “Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens”, as famílias serão convidadas a brincar de faz-de-conta com a história escolhida, compreendendo o roteiro e a sequência das falas da peça.
No plano “Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar”, as famílias serão convidadas a incentivar as crianças nas decisões sobre a apresentação e preparar com elas uma encenação para os membros da família.
Sugira às famílias
No plano “Definindo o conto de fadas da peça teatral”, convide pais e responsáveis a dialogar com as crianças sobre que histórias podem ser dramatizadas em forma de teatro. Sugira que se apoiem em história conhecidas ou de livros que possuam em casa, e que, coletivamente, possam fazer uma breve votação de qual história querem dramatizar. É possível que, enquanto conversam, falem sobre alguns personagens, brinquem, criem suas próprias histórias, façam pequenos recontos de histórias que já conhecem etc. Proponha que os adultos instiguem as crianças a construir esses pequenos enredos e incentivem as brincadeiras que possam surgir.
No plano “Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários”, convide pais e responsáveis a organizar um momento de contação ou leitura de histórias com as crianças. Peça para que narrem a história escolhida para a encenação. Sugira que organizem, junto com as crianças, um espaço aconchegante, com cabanas e almofadas, se possível, e que incentivem a participação ativa das crianças durante a história, conversando sobre personagens, locais, falas e enredos que fazem parte dela, podendo propor desenhos sobre eles.
No plano “Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia”, convide pais e responsáveis a explorar as possibilidades de materiais que podem servir para a caracterização dos personagens da história e para montagem de possíveis cenários, como roupas e sapatos usados, perucas, chapéus, acessórios variados, objetos e elementos de decoração de festa infantil que não utilizam mais etc. Proponha ainda que decidam juntos os materiais e quem vai representar cada personagem da história, possibilitando que as crianças participem das escolhas e incentivando-as a brincar com os figurinos e objetos coletados. Sugira que adultos e crianças brinquem juntos, propondo um faz-de-conta da história.
No plano “Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens”, convide pais e responsáveis a brincar de faz-de-conta, encenando a história com os materiais, figurinos e personagens definidos. Sugira que conversem com as crianças sobre onde vão brincar e como podem organizar o local de modo que se pareça com o ambiente retratado na história, e que agrupem objetos e figurinos em uma brincadeira que pode ou não compor a narrativa original.
No plano “Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar”, convide pais e responsáveis a pensar sobre como poderiam organizar uma encenação da história escolhida. Proponha que ouçam as hipóteses das crianças e decidam juntos onde e quando acontecerá a encenação, quem são as pessoas que vão assistir – podendo inclusive ser uma apresentação virtual para membros distantes da família. Sugira que separem os figurinos que queiram usar. Muitas ações podem derivar desse planejamento inicial, como ensaios, produção de convites, organização do local da apresentação etc. Sugira que as famílias acolham o interesse das crianças, seguindo e dando sugestões.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias possam compartilhar com você registros do processo, como fotos e vídeos das crianças brincando, interagindo, encenando etc. Uma sugestão é gravar um vídeo curtinho e enviá-lo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação. Ao receber os registros, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas descobertas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que todas as famílias possam apreciar as expressões criativas umas das outras. No retorno à escola, é possível que você retome as descobertas e experiências das crianças, aprofundando conhecimentos sobre apresentações e encenações de teatro.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria de Lourdes Carvalho Pereira
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação. Eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Abordagem didática: O mundo das brincadeiras de faz-de-conta e da criação estética, próprio da literatura e de outras artes, convida as crianças a brincar com a imaginação e entrar no universo da ficção, experimentando outras possibilidades comunicativas em que práticas da oralidade, tais como falar e ouvir, se constituem. Quando pequena, a criança vive mergulhada no mundo da fantasia, revelando a beleza da criatividade e da imaginação que somente elas possuem. Por meio das situações dramáticas e teatrais, as crianças podem aprender a se conhecer, a revelar e aprimorar múltiplas formas de expressão, a ampliar o repertório cultural e a manifestar a criatividade e a imaginação.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: