Plano de Aula

Plano de aula: Ler para fazer experiências

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ler para aprender

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

O que fazer antes?

Materiais:

Imprima com antecedência em tamanho A3 os manuais de instruções dos experimentos. Organize os materiais necessários para a realização das experiências indicados nos manuais. Como a atividade prevê dividir a turma em dois grupos, algumas crianças estarão envolvidas em outra ação. Por isso, separe outros materiais para elas se ocuparem, como: papel cartolina tamanho A4, giz de cera, massinha, jogos de encaixe e livros.

Espaços:

A vivência da proposta pressupõe que o grupo inicie reunido em roda. Em seguida, as crianças serão organizadas em dois grupos que atuarão em atividades diversificadas. Para tal, observe a necessidade de um espaço acolhedor e amplo, para que as crianças tenham liberdade em suas explorações. Separe e disponha os materiais a serem utilizados em pequenas “ilhas”, indicando o espaço que cada grupo atuará.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais estratégias as crianças utilizaram para ler os manuais? Seguiram o passo a passo pelos numerais? Orientaram-se pelas ilustrações?

2. As crianças compreenderam a estrutura do texto e sua função social? Perceberam que, para realizar o experimento, era preciso seguir as instruções?

3. Como foi o relacionamento do grupo durante a experimentação? Houve trocas entre os integrantes? Como se organizaram?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe que essa é uma experiência que convida as crianças a uma relação mais próxima com os materiais. Portanto, cuide para que todas possam interagir com qualidade com a proposta. Lembre-se que um dos experimentos pede que as crianças soprem água e detergente com um canudinho. Sinalize o movimento de soprar e, no momento da experiência, tenha um olhar cuidadoso para que as crianças não façam o movimento contrário, podendo engolir o líquido do experimento. ..

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide a turma para sentar em roda com você. Comente que hoje eles realizarão experimentos divertidos. Pergunte quem sabe o que é um experimento, quem já fez e como foi a experiência (se deu certo ou não). Interaja com as crianças, estimulando a fala e a partilha de vivências. Diga ao grupo que você trouxe duas sugestões de experiências e que, para testá-las, o grupo precisará se dividir em duas equipes. Conte que cada equipe fará um experimento diferente. Uma fará a “Tinta Borbulhante” e a outra fará a “Geleca com cola”. Comente que a turma poderá repetir a atividade em outro dia, alternando os experimentos. Ainda na conversa, combine com a turma que você acompanhará o grupo que iniciará a experiência enquanto o outro grupo estará envolvido numa atividade que eles já realizam com autonomia. Comente que, em seguida, eles trocarão de propostas.


2

Após a divisão dos grupos, reúna-se com o pequeno grupo que fará o primeiro experimento. Ao iniciar a proposta, instigue as crianças a pensar sobre a experiência: quais materiais serão necessários, que tipo de materiais, a quantidade de cada um deles e como fazer o experimento. Depois de acolher as hipóteses das crianças, apresente o cartaz em papel A3 com as instruções do passo a passo para realizar o experimento. Indague se as crianças reconhecem algo no texto: o que ele contém, para que serve, se já viram em casa algo semelhante.

Possíveis falas do professor: Turma, vocês sabem como fazer esse experimento? Do que será que precisamos? Para nos ajudar, eu trouxe esse cartaz. Olhando para ele, o que vocês observam?


3

Faça a leitura do manual, apontando cada palavra lida para que as crianças façam o acompanhamento da leitura. É provável que elas reconheçam alguns números ou façam previsões sobre os ingredientes do experimento. Incentive essa participação, bem como a análise das informações contidas no texto, favorecendo a compreensão de que o escrito instruirá a execução da experiência. Acolha as falas das crianças para levantar hipóteses sobre as instruções.

Possíveis falas do professor neste momento: Agora que li o que está escrito no cartaz, o que ele nos apresenta? Por que é dividido em partes? Por que as partes estão enumeradas? Vocês já ouviram um texto semelhante a esse? O que ele ensinava a fazer?


4

Convide as crianças a testarem o experimento. Peça que se acomodem no lugar reservado para a realização da experiência e apresente os ingredientes na ordem que aparecem no manual. Para iniciar a execução do experimento, volte a leitura do cartaz e incentive a participação das crianças no passo a passo. Nesse momento é importante que chamar a atenção para as diferentes partes do texto e para as imagens (se houver), convidando as crianças a pensarem sobre o que está escrito e o que precisam fazer.

Possíveis falas do professor: Pessoal, como faremos para realizar o experimento? O que vocês acham, precisamos seguir o manual? Por onde começamos? E agora que terminamos o primeiro passo, onde está o segundo passo? Vamos ler o que ele nos diz? Quantas colheres temos que colocar? Onde está dizendo sobre essa quantidade no manual?


5

Assim que o primeiro grupo estiver chegando ao fim do experimento, sinalize ao outro que, em 5 minutos, os grupos trocarão as propostas. Para isso, as crianças precisam começar a organizar os materiais utilizados. Ao terminarem, organize a troca de grupos e repita a mesma orientação, seguindo o manual do segundo experimento.


6

Após a realização dos dois experimentos, reúna toda a turma e converse com as crianças sobre como foi a experiência. Caso os grupos, ou um grupo, não tenham obtido sucesso, sugira que repitam o passo a passo do experimento.

Possíveis falas do professor: Pessoal, como foi realizar esse experimento? O que vocês mais gostaram de fazer? O experimento de vocês deu certo? Como vocês sabem que deu certo? O que vocês fizeram para que o experimento desse certo? Caso não tenha dado certo, o que precisa ser refeito?


Para finalizar:

Convide os grupos para partilharem o manual de seus experimentos utilizando os cartazes e contando aos colegas quais foram os passos e os materiais utilizados em cada experimento. Após a partilha, divirta-se com a turma explorando as criações.

Conteúdos relacionados