Atividade para impressão - Regras do Jogo Volençol - EDI3_07UND03
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo Volençol
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Jogos na área externa
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para que esta atividade seja realizada é importante que a turma já tenha tido contato com gráficos, seja organizando ou fazendo leitura de informações contidas em gráficos.
Materiais:
Uma bola que deve ser leve, do tipo Dente de Leite. Lençóis velhos e em bom estado que podem ser coletados com as famílias. Regras do jogo impressas.
Blocos de Montar. Imagens de gráficos de barras comparativos entre duas informações, como por exemplo, os encontrados no site: https://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/graficos-numeros-e-gifs-compare-as-campanhas-de-sao-paulo-e-corinthians.ghtml, ou outros que pesquisar e achar adequados. Máquina fotográfica ou celular para registro fotográfico.
Espaços:
Planeje que a atividade aconteça em dois espaços, iniciando na área externa (pátio, quadra ou gramado) e finalizando na sala de atividades.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e meia.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais estratégias as crianças utilizam para pontuar no jogo? Como coordenam os movimentos do lençol? Como resolvem os conflitos?
2. Como realizam a contagem dos pontos? Apoiam-se em que estratégias e conhecimentos prévios?
3. As crianças compreendem a relação entre número e quantidade na elaboração do gráfico? Recorrem a algum recurso? Há trocas entre as crianças com conhecimentos diferentes a esse respeito?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Esta atividade requer movimentos individuais e coletivos, esteja atento para oferecer seu apoio ou ainda propor auxílio entre as próprias crianças. Se necessário busque outros recursos para a compreensão e participação dos pequenos em todas as etapas da proposta.
O que fazer durante?
1
Convide as crianças para sentarem em roda com você, no grande grupo. Compartilhe que tem uma sugestão de um novo jogo e que para jogá-lo utilizarão uma bola e dois lençóis. Apresente os materiais e incentive as crianças a levantar hipóteses sobre qual será o jogo, como se joga, com quantos jogadores etc.
Conte que o nome do jogo é Volençol. Novamente busque a participação do grupo perguntando se conhecem algum jogo que tenha um nome parecido.
Qual é? Como se joga? Alguém já jogou? Deixe que as crianças expressem suas ideias e valorize-as. Então pergunte:O que precisamos saber para jogar o Volençol? Eu trouxe aqui as regras do jogo, vamos ler comigo?
Mostre as regras impressas e leia para a turma.
Após a leitura pergunte para as crianças o que será necessário fazer para jogar. Envolva o grupo na organização prévia do jogo, como divisão dos times, espaço, posição, sempre lembrando de irem se apoiando nas regras para essa organização.
2
Este é o momento das crianças vivenciarem o jogo. Caso alguma criança não deseje participar, convide-a para ajudar a pegar a bola quando for para fora do lençol, ou ainda, peça ajuda no registro fotográfico.
Enquanto elas jogam observe as estratégias que desenvolvem. Se possível faça registros para que possa retomar depois. Como as crianças movimentam o lençol? Cada uma faz o próprio movimento ou procuram observar os colegas e coordenar as ações? Existe uma liderança que organiza o grupo? Como resolvem os conflitos, por exemplo quando uma criança solta o tecido e permite que a bola caia?
Possivelmente, após algumas tentativas, as equipes começarão a desenvolver estratégias para marcar ponto. Com a sequência de pontos marcados haverá a contagem espontânea oralmente pelas equipes. Observe como essa contagem se dá. Há uma criança em especial que assume a contagem ou várias participam? Há discordância sobre o placar ? Que recursos utilizam para controlar a contagem?
Possíveis ações da criança neste momento: Algumas crianças percebem que é necessário que todos movimentem o lençol em sincronia e passam a liderar os movimentos sugerindo uma contagem “Um, dois, três e já!”.
3
Após o tempo estimado para o jogo, avise às crianças que será a última disputa de ponto e que o jogo será encerrado. Combine com a turma a organização dos materiais e convide as crianças para sentar em roda com você.
Converse sobre como foi jogar Volençol, qual foi o placar final, como fizeram para contar os pontos. Enriqueça o diálogo com suas observações durante o jogo.
Problematize sobre os jogos que assistem: Como fazem para controlar os pontos ou os gols? Quando vocês assistem um jogo como ficam sabendo quem está ganhando?
Proponha às crianças que façam mais uma rodada do Volençol, mas agora controlando os pontos, para que a qualquer momento da partida qualquer pessoa possa saber quanto está a disputa. Peça que sugiram formas de fazer este controle e a partir das sugestões escolham uma maneira para utilizar na próxima rodada. Dependendo da sugestão que for escolhida pelo grupo, talvez seja preciso coletar o material necessário antes de iniciar a partida, por exemplo, se for sugerido marcar os pontos numa folha e também decidir quem fará a marcação.
Possíveis falas do professor neste momento: De que forma nós podemos registrar os pontos para acompanhar quanto está o jogo durante a partida? Alguém precisa ficar responsável por esta marcação, não é mesmo?
4
Retome o jogo começando uma nova rodada com pontuação zerada. Ofereça apoio durante o registro ou marcação dos pontos caso necessário.No decorrer da partida sugira que confiram o placar.
Possíveis falas do professor neste momento:Quanto está o jogo?
5
Decorrido o tempo proposto para a partida diga à turma que esta será a última disputa de pontos. Finalizado o jogo, proponha que o grupo verifique o placar. Qual o placar final? Este tipo de marcação deu certo? Peça às crianças que realizaram a marcação que falem sobre a experiência de registrar os pontos e que estratégias utilizaram.
Antecipe aos pequenos que retornarão para a sala e lá continuarão conversando sobre o Volençol.
6
Na sala, organize as crianças no grande grupo, sentadas em roda ou acomodadas em tapetes, ou ainda nas cadeiras. Convide uma criança para registrar a pontuação de cada equipe no quadro; provavelmente fará uso dos numerais correspondentes. Pergunte ao grupo de que outra forma podem ser representadas as quantidades de pontos, para comparação e visualização. Deixe que emerja do grupo as ideias. É possível que alguma criança cite o gráfico. Diga que você trouxe gráficos de algumas competições para que possam observar como as informações estão representadas. Convide as crianças a lerem os gráficos. Enquanto fazem a leitura, retome com elas os conhecimentos prévios sobre o assunto.
7
Proponha que cada time faça sua barra de pontos feitos no jogo, utilizando os blocos de montar. Organize com as crianças a divisão do espaço da sala para cada time. Enquanto as crianças constroem a barra, observe que conhecimentos mobilizam, se recorrem ao numeral escrito na lousa, se há uma liderança, se todas se envolvem no processo, como são as trocas entre elas.
Após a construção da barra pelos dois grupos, convide as equipes a sentar em roda com você trazendo suas barras e posicionando-as uma ao lado da outra. Converse com as crianças sobre o gráfico finalizado, peça que façam a leitura das informações contidas nele. Que conclusões podemos tirar ao observar o gráfico?
Convide uma criança para registrar o gráfico produzido coletivamente fotografando-o.
Possíveis falas das crianças neste momento: Tem que contar pra ver se está certo. O nosso vai ficar maior que o deles porque a gente fez mais pontos.
Para finalizar:
Peça às equipes que organizem os blocos de montar na caixa. Convide alguns alunos para pendurar no varal ou fixar no mural as imagens de gráficos utilizadas na atividade. Explique que após impressa, a foto do gráfico feito com os blocos de montar será também incluída no varal ou mural.
Retome com a turma a rotina do dia para prosseguir para o próximo momento.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS