Plano de Aula

Plano de aula: Preparar o primeiro dia das crianças na creche

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Acolhimento e adaptação

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Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Essa proposta de atividade requer maior autonomia das crianças. Assim, ela deve ser feita em um momento em que as crianças já estejam mais acomodadas à rotina da escola e se despeçam dos responsáveis com segurança e tranquilidade. Avise os outros funcionários que seu grupo irá fazer um passeio para conhecer as dependências da escola e que as crianças farão perguntas aos profissionais. Peça aos funcionários que recebam as crianças, tirem suas dúvidas, contém curiosidades ou informem sobre como funciona o local. Combine com antecedência e peça para que os funcionários da cozinha providenciem uma jarra de suco para presentear as crianças. Se possível, combine com outro educador para apoiar as crianças quando elas estiverem fazendo a observação dos espaços em duplas.

Materiais:

A proposta é que, neste período de adaptação, as crianças sejam recebidas com a opção de cantos para brincar. Dois desses cantosjá devem ter sido utilizados em dias anteriores, como o tapete literário (para isso, separe um tapete emborrachado ou outro que você tenha disponível e que atenda a proposta, livros infantis variados, fantoches ou outros objetos de apoio para as histórias) e o canto de faz de conta (que deve ser organizado segundo a temática escolhida de início pelo professor e depois pelas crianças, ex: casinha, médico, salão de beleza etc.). A proposta de cantos permanentes possibilita que a criança antecipe ações, produzindo a sensação de estabilidade e segurança. Outros cantos podem compor o espaço, como um canto para o desenho (com folhas coloridas e riscantes variados) ou para modelagem (com massa de modelar, forminhas, palitos de sorvete, tampinhas de garrafa pet etc.). Jarra com suco e copos descartáveis. Almofadas ou tapetinhos em quantidade suficiente para todos (opcional). Materiais para registro do professor, como aparelho para fotografar ou filmar.

Espaços:

As crianças serão recebidas na sala de atividade. Organize o espaço de forma convidativa e agradável, com diferentes possibilidades de brincadeiras (cantos). Deixe um espaço da sala livre para a grande roda. Depois da conversa em grupo, as crianças poderão passear por todas as dependências da escola, inclusive os espaços administrativos e as salas de recursos específicos, como ateliê, sala de computação, brinquedoteca, sala de vídeo, biblioteca ou outra. Termine o passeio da área interna na cozinha. A área externa também deve ser incluída. Pense em uma local agradável, como um gramado ou quiosque, para desenvolver a conversa informal que finaliza a atividade.

Tempo sugerido:

Adapte esse planejamento de tempo a organização da sua escola. Essa é uma atividade que contempla um tempo reduzido de permanência das crianças novas. Se seu grupo de crianças é misto (crianças novas e as que já eram da escola), planeje a continuidade da proposta, ou outras atividades, para atender aos que permanecerão por todo o período. A sugestão para essa atividade é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos, sendo que 20 minutos podem ser destinados para a entrada das crianças e brincadeira nos cantos, 15 minutos para a roda de conversa, 30 minutos para o passeio pela escola e 10 minutos para a conversa de encerramento.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como se dão as relações de convívio das crianças com os colegas e profissionais da escola enquanto exploram os diferentes espaços?

2. Ao explorar os espaços, como as ações e reações das crianças refletem progressiva independência e reconhecimento de suas conquistas ou de limitações?

3. Que estratégias as crianças usam para resolver possíveis conflitos, como chegar a um consenso sobre a escolha dos locais que querem conhecer ou brincar?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Essa atividade prioriza o sentimento de pertencimento nos espaços e a interação com todos os profissionais da escola. Antecipe possíveis dificuldades de locomoção e comunicação e promova apoios específicos. Converse com antecedência com todos os que serão visitados pelas crianças para que tenham o cuidado de acolhê-las e a disposição de interagir com elas.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Receba as crianças na sala de atividade. Faça isso pessoalmente e com a mesma atenção que dispensou nos dias anteriores. Ser recebido pela mesma pessoa e pelo próprio professor gera o sentimento de segurança na criança. Enquanto os pais se despedem na porta e as crianças entram, leve as que forem chegando aos cantos com os materiais que você organizou previamente. Conheça melhor a proposta dos cantos no plano Primeiros dias na escola: escolhas para brincar. Se você Já realizou essa proposta em dias anteriores, observará que as crianças já desenvolveram certo grau de autonomia para escolher o canto que mais gostam e manipular os materiais. Se essa ainda não é uma prática recorrente, convide-as a conhecerem os cantos. Observe as crianças que mostram maior segurança (talvez porque, no ano anterior, já eram da escola) e proponha que ajudem os colegas que se apresentam mais tímidos. Com todas as crianças na sala, ande pelos grupos e converse com elas. Pergunte sobre a brincadeira em que estão envolvidas. Proponha que continuem por mais 5 minutos e depois elas poderão guardar os materiais dos cantos, para que você possa contar sobre uma ideia muito legal que vocês poderão realizar juntos no dia de hoje.


2

Passado o tempo combinado, peça que as crianças recolham os materiais que estavam usando. A medida que terminam a arrumação, convide-as para sentar formando uma grande roda. Caso disponha de tapetinhos ou almofadas, organize-os em formato circular para as crianças se sentarem. Caso não disponha desses materiais em quantidade suficiente para todos, ajude na formação da roda. Pergunte às crianças: quem já sabe fazer uma grande roda e pode ajudar os novos amigos? Indique o espaço que vocês usam para isso e deixe que elas sejam responsáveis por essa primeira organização. As crianças que já frequentavam a escola e estão acostumadas com essa formação provavelmente não terão dificuldade. Observe como essas apoiam os novos colegas e proponha apoio para aqueles que não conhecem a dinâmica. Diga às crianças que essa é uma forma legal de todas se verem e se ouvirem e que vocês se sentarão em roda outras vezes.


3

Com o grupo organizado, pergunte para as crianças quem gosta do espaço, dos materiais da sala e o que mais gostam na sala. Instigue um primeiro olhar investigativo, explorando a observação dos objetos e as possíveis ações das crianças na sala. Isso facilitará um olhar mais detalhista no passeio pela escola. Escute com atenção as respostas das crianças e amplie os comentários para outros espaços. Se, em seu grupo, tiver crianças que já eram da escola, peça que antecipem sobre esses espaços e as pessoas que poderão encontrar neles. Peça também que contém para o grupo sobre seu espaço preferido. Convide a turma para fazer um passeio de descobertas por todos os espaços da escola.

Possíveis falas do professor neste momento: Quem lembra de outros espaços da escola em que já brincamos? Será que existe algum outro que não tivemos a oportunidade de conhecer?


4

Nesse momento, façam combinados prévios. Você pode propor que as crianças se organizem em duplas para o passeio. Assim, aquelas que já eram da escola podem acompanhar e apoiar as novas. Diga que poderão descobrir muitas curiosidades se ouvirem os colegas e os profissionais da escola com atenção. Comunique que todos os profissionais da escola já estão aguardando pela visita e que elas poderão perguntar o que quiserem. Pergunte se alguma delas já pensou em algo que quer saber, se acham interessante perguntar o nome da pessoas que irão encontrar, se a pessoa trabalha há muito tempo na escola, se podemos ajudá-la de alguma forma ou outras questões pertinentes. Dê sugestão de dois ou três espaços e deixe que as crianças escolham um deles para iniciar o passeio. Caso tenham gostado da ideia de fazer o passeio em duplas, diga que já podem formar seus pares.


5

Com o local escolhido para início do passeio, inicie o trajeto com as criança. Durante o passeio, convide aquelas que já eram da escola a apresentarem os espaços e os profissionais da escola para os colegas. Caso a turma toda seja nova, promova a investigação a partir dos objetos e pessoas que vão encontrando. Convide-as a perguntarem o que quiserem aos funcionários, que podem dar informações, mostrar objetos específicos que usam para trabalhar, dizer o que fazem e como as crianças poderão fazer uso daquele espaço. Além disso, os profissionais poderão fazer perguntas relacionadas ao espaço que mais gostaram, às diferenças entre a nova escola e a anterior ou outros observáveis a partir da fala das crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha! Essa é a sala da nossa diretora, vamos cumprimentá-la. Alguém sabe o nome dela e o que ela faz aqui? Por que será que ela precisa de um computador na sala dela?


6

Explore todos os espaços da escola, como brinquedoteca, biblioteca, sala de informática, ateliê ou outra que a escola tiver. Indague sobre o nome dos espaços eaproveite as perguntas e observações das crianças para dar continuidade a conversa. Algumas crianças poderão não se expressar verbalmente. Assim, observe como reagem corporalmente. As expressões delas darão dicas sobre estarem ou não gostando, por quais materiais e possibilidades se encantam ou se ainda estão inseguras e precisam de apoio do professor. Quando estiver em um local que dispõe de muitos materiais, como o ateliê, aproveite para conversar sobre o cuidado com espaços e materiais. O mesmo ocorrerá na sala de informática, que geralmente tem regras e combinados específicos. Outra possibilidade de exploração dos espaços é, se a escola possuir uma horta, apresentá-la às crianças, perguntando quem já experimentou algum alimento direto da terra ou quais gostariam de plantar alí. Fique atento às falas das crianças para registrá-las, mesmo que posteriormente. Essas informações o ajudarão a planejar vivências posteriores. Aproveite para informar os lugares que as crianças terão livre acesso, os que elas precisam de permissão para entrar e os que podem apresentar risco e por isso só poderão entrar acompanhadas de um adulto, como a cozinha.


7

Deixe o espaço da cozinha por último. Se for possível, entre nela com as crianças. se a organização da escola não permitir a entrada na cozinha, as crianças podem visualizá-la por meio de alguma abertura por onde são servidos os alimentos, ou proponha que, em revezamento, alguns pares se aproximem da porta para visualizar o espaço e conversar com os profissionais. Os funcionários também podem sair para interagir com as crianças. Talvez elas observem a diferença entre os utensílios da cozinha da escola e os de sua casa, fazendo referência ao tamanho das panelas, por exemplo. Pergunte por que acham que são diferentes. Escute as hipóteses e ajude as crianças a concluir que na cozinha da escola se prepara alimentos para muitos colegas e que as cozinheiras trabalham muito para isso acontecer. Depois das crianças conhecerem esse espaço e conversarem com os cozinheiros, estes podem oferecer uma jarra de suco como agradecimento pela visita. Incentive as crianças a agradecer pelo carinho e pelo presente. Convide-as para se sentarem em um espaço agradável da escola, como embaixo de uma árvore, um quiosque ou espaço gramado. Assim, elas poderão descansar e degustar o suco.


8

Peça ajuda de duas ou três crianças para servir os demais. Enquanto tomam o suco, promova uma conversa informal, que pode acontecer em pequenos grupos ou individualmente, sobre os espaços que elas estão ansiosas para utilizar e as pessoas que conheceram. Aproveite esse diálogo e favoreça a fala das crianças que ainda não desenvolveram segurança e autonomia para participar no grande grupo. Caso tenha observado que demonstraram interesse por um espaço específico, diga o que você gosta de fazer nesse espaço e pergunte o que acham de programarem uma atividade bem legal para fazerem juntos no local escolhido.


Para finalizar:

Para finalizar, proponha às crianças escolherem um dos espaços visitados para utilizar no dia seguinte e peça para que digam o que gostariam de fazer juntos nesse espaço. Se possível, faça um pré planejamento com elas para o dia seguinte, incluindo o espaço escolhido. Por exemplo, se as crianças escolheram o tanque de areia, pensem juntos quais materiais poderão utilizar e, para isso, vocês deverão separá-los antes de irem ao local. Você pode também planejar uma caça ao tesouro com pequenos objetos que enterrados na areia com antecedência, como elementos surpresa.

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