Plano de Aula
Plano de aula: Brincando com a história dos Três Porquinhos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Histórias de repetição
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar esta atividade, é importante que você já tenha lido a história dos Três Porquinhos algumas vezes para as crianças, de preferência recentemente, a fim de que elas já estejam familiarizadas com enredo, personagens, falas e ações.
Materiais:
Providencie pelo menos três livros diferentes dos Três Porquinhos (um deles para você ler). Separe um baú (caixa, cesto ou sacola) com acessórios que possam ser relacionados à história (máscaras, orelhas, focinhos, óculos, chapéus, plumas, capas, elementos relacionados às casas de tijolo, palha e madeira etc.) em quantidade suficiente para todas as crianças. Disponibilize materiais diversos para fazer as casas dos porquinhos (tapetes, almofadas, giz de lousa (para riscar o chão), jogos de empilhar, caixas de papelão, tecidos, fita adesiva etc.) e atividades que elas possam realizar com autonomia (fantoches, livros, brinquedos etc.). Separe um aparelho de som, celular ou computador para tocar música. Providencie papéis para cartaz e equipamento para tirar fotos para o item "Engajando as famílias".
Espaços:
Se tiver na escola uma área externa ampla (como uma área verde, um pátio ou uma quadra), utilize esse espaço. Organize cantos com atividades que as crianças conseguem realizar com autonomia, de modo que possam transitar entre elas e escolher as de sua preferência. Em um dos cantos, organize a brincadeira com a história e coloque o baú e os materiais que você separou à vista das crianças.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças interagem com você e umas com as outras? Que estratégias utilizam para se comunicar (apontam, usam gestos, expressões, palavras)?
2. De que maneira as crianças participam da brincadeira com a história? Elas imitam os personagens, criam sons e gestos para eles, antecipam as partes que se repetem?
3. As crianças mostram ter interesse e prazer durante a atividade? De que momento gostam mais? Como demonstram seus interesses e preferências?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento às crianças que precisam de alguma ajuda para se locomover ou se comunicar, verbalize o que elas expressam por meio de gestos, sons, expressões ou apontando. Como essa é uma brincadeira de se expressar na frente do grupo e algumas crianças são mais extrovertidas que outras, perceba se todas estão encontrando espaço para se colocar e procure estimular que participem ao modo delas.
O que fazer durante?

1
Diga às crianças que você preparou algumas propostas, e que elas poderão escolher as de sua preferência. Transite pelo espaço mostrando as opções disponíveis. Em um dos cantos, diga que elas poderão brincar com uma história, e nos outros com as opções que você organizou (fantoches, livros e brinquedos). Se possível, peça para outro professor acompanhar as crianças nas outras atividades, enquanto você brinca com as que escolherem o canto da história. Senão, fique em um local em que consiga observar todas elas. Observe como as crianças se encaminham para os espaços de acordo com suas preferências e respeite suas escolhas.
2
Faça uma roda com as crianças que escolherem o canto da história e conte que vocês brincarão com uma narrativa que tem porquinhos e um lobo. Faça um suspense e dê pistas para que elas queiram descobrir qual é o tema. Peça que contem o que se lembram sobre a história. Algumas crianças podem levantar para imitar os personagens, outras podem fazer gestos e expressões e outras podem começar a contar determinado trecho. Valorize suas iniciativas, verbalize o que querem comunicar e socialize as informações trazidas por elas. Não é necessário interferir ou estruturar essas informações. Observe e ouça o que elas trazem e, se for necessário, estimule que participem por meio de perguntas que as instiguem a se lembrar da narrativa, da fala do lobo e dos porquinhos, do final da história etc.
3
Diga que vocês brincarão com a história enquanto a leem juntos. Mostre a elas o baú (caixa, cesto ou sacola) que você trouxe com os acessórios que poderão usar (máscaras, orelhas, focinhos, óculos, chapéus, plumas, capas etc). Deixe que os explorem livremente, que interajam quanto à forma de usá-los, quanto ao que representam e quanto ao papel que podem ter na história. Ofereça-se como coparticipante das brincadeiras e siga a direção dada pelas crianças. Participe assumindo um papel no faz de conta e trazendo alguns elementos para que possam imitar e incorporar em suas brincadeiras. Por exemplo: mude a voz ao colocar um acessório ou pergunte se elas também ouviram dizer que há um lobo pelas redondezas. Seja responsivo, observe, valorize e aproveite suas ações e iniciativas, estimulando suas criações. Se houver disputa por algum acessório, auxilie. Se necessário, colabore para que as crianças encontrem uma solução para o conflito, como encontrar outro igual ou parecido, trocar ou esperar o amigo usar um pouco primeiro etc. Se alguma criança não pegar nada, convide-a a observar os colegas e mostre alguns objetos, mas aceite se ela ainda não quiser usar nenhum.
Possíveis ações das crianças neste momento: Como a atividade com "Os Três Porquinhos" será em um dos cantos de livre escolha, pode ser que as crianças entrem e saiam diversas vezes, que haja muitas ou poucas crianças em diferentes momentos, fique tranquilo com essas mudanças e siga com a atividade de forma lúdica, incluindo as crianças que chegarem e retomando apenas o que for necessário para que elas deem continuidade à brincadeira.
4
Depois de as crianças terem explorado os acessórios,reúna-as e convide-as a brincarcom a história. Explique que você lerá o livro e que elas podem escolher o que querem fazer: se querem apenas ouvir, se querem brincar de ser algum personagem etc. Convide-as a entrar no mundo da imaginação e brincar que foram parar dentro do livro e da história. Comece a ler e deixe que as crianças acompanhem livremente. Não precisa delimitar papéis ou atitudes, não há certo ou errado. Permita que, nesse momento lúdico, as crianças sejam protagonistas de suas ações. Todas podem interpretar todos os papéis. Elas podem: agir como os personagens, com gestos, sons, expressões; se apropriar do texto já conhecido e antecipar a fala do professor ou repeti-la; se movimentar pelo espaço; convidar outras crianças a agir como elas ou imitar um colega. Observe como interagem umas com as outras, como interagem com o espaço e com a história. Faça pausas e momentos de suspense ao longo da leitura, dando tempo para que vivam determinada situação e para que antecipem as próximas falas ou ações da narrativa.
5
Quando as casas forem feitas na história, incentive, acolha ou proponha a ideia de construí-las.Observe e ouça o que as crianças trazem por meio de gestos, apontando ou pela fala. Algumas podem encontrar algum objeto disponível no espaço, como uma mesa, por exemplo, e apontar para ele, se aproximar dele ou ainda querer levá-lo até você. Fique atento para reconhecer e acolher essas iniciativas. Se necessário, amplie suas ideias com o uso de alguns materiais que tiver disponível, como tapetes, caixas grandes (onde possam entrar), tecidos para fazer amarrações, fita adesiva etc. Permita que elas participem de todo o processo, desde à visualização da casa até a construção ou delimitação do espaço. Não precisa criar nada complicado e nem realmente ter a estrutura e o formato de uma casa, o importante é estimular que as crianças usem a imaginação e se divirtam com o faz de conta.
Para finalizar:
Ao final da história, deixe que continuem brincando com os acessórios, com o cenário e com as outras atividades de livre escolha. Disponibilize também os livros com diferentes versões da história dos Três Porquinhos, para que possam manusear. Folheie os livros com as crianças que estiverem interessadas neles. Peça que te mostrem determinada cena, observe com elas as ilustrações, compare suas semelhanças e diferenças em vários exemplares e ouça os trechos da história que queiram contar. Avise quando faltar 10 minutos para acabar a atividade e depois quando faltar 5 minutos. Peça que ajudem a organizar o espaço, enquanto isso coloque a música "Quem tem medo do lobo mau?" do grupo Leões de Israel, disponível aqui.
Desdobramentos
Repita a atividade em outro momento de livre escolha, assim você garante que as crianças que não optaram por ela neste dia ainda possam participar, se quiserem. Você também pode construir, com a ajuda da turma, as casas dos porquinhos, para que tenham esse cenário disponível para suas brincadeiras de faz de conta. Elas podem ser feitas com caixas de papelão, papéis, tecidos, embalagens etc. Junto com o cenário, disponibilize acessórios e materiais que contribuam para que as crianças brinquem com os personagens da história. Você também pode repetir essa atividade com outras histórias conhecidas pelos pequenos.
Engajando as famílias
Escreva um bilhete para os familiares, que pode ser produzido junto com as crianças, contando sobre a atividade realizada e pedindo que mandem acessórios que possam contribuir para a caracterização delas na brincadeira com narrativas conhecidas. Depois, tire foto das crianças brincando com os acessórios disponibilizados por você e pelos familiares e faça um painel na entrada da sala.
Brincando com a história dos Três Porquinhos
Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças irão ouvir a contação da história "Os três porquinhos" e, depois, em família, atuarão como os personagens. Grave um vídeo e o envie para as famílias, via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação, contando a história "Os três porquinhos" para as crianças.
Para isso, inicie o vídeo com uma música que marque o início do momento e utilize fantoches e outros adereços para realizar a contação. Capriche na entonação da voz e nas expressões faciais. Ainda no vídeo, conte para as crianças que elas poderão brincar com a história, convidando os familiares para serem os personagens junto com elas. Depois do vídeo, envie para as famílias o link com a história Os três porquinhos (disponível aqui), para inspirá-los ainda mais.
Adaptações necessárias
A história contada por você e o link enviado para as famílias podem ser apreciados pela TV, computador, celular ou tablet. Para representarem os personagens, as famílias podem disponibilizar diversos adereços que já tenham em casa, como: camisas coloridas, chapéus diversos, mochilas, malas e móveis de casa (para as casas dos porquinhos).
Sugira às famílias
Convide as famílias para ouvirem a história junto com as crianças e depois brincarem de representá-la com os adereços. No momento de ouvirem, oriente os familiares a prepararem um cantinho aconchegante e mais silencioso em casa. Mostre que é importante que eles se envolvam com o momento, incentivando o envolvimento das crianças. No momento da exploração dos adereços, oriente-os a observarem o modo como as crianças manipulam os adereços, escolhem os personagens e criam as cenas, apoindo as iniciativas delas e participando com elas desse momento de imaginação e fantasia.
Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que filmem o momento de representação da história em que todos participam e enviem os registros para você, através de Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Dê devolutivas para as crianças e famílias, valorizando o engajamento delas. Guarde os vídeos para utilizar no retorno às atividades, em momentos de histórias com o grupo.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Helena Cristina Cintra Eher
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
Abordagem didática: Na leitura de histórias com repetição encontramos uma estrutura que ajuda as crianças a se apropriarem do texto, identificando e recontando oralmente trechos que se repetem ao mesmo tempo em que se divertem com as narrativas. Favorece situações de manuseio dos livros pela criança, pois, ao se apropriar de parte do texto, ela pode interagir com o professor durante a leitura. Também contribui para a identificação de personagens, amplia a imaginação e o pensamento, enriquecendo também contextos de faz de conta.