Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com uma história musicada

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Histórias de repetição

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade, é importante que você já tenha lido esta história algumas vezes para as crianças, de preferência recentemente, a fim de que estejam familiarizadas com a narrativa e com os personagens.

Materiais:

Providencie o livro "O caso do bolinho", de Tatiana Belinky, em mais de um exemplar (se possível) e um papel ou tecido para cobrir a capa dele. Nesse material que cobrirá a capa, faça alguns cortes que te possibilitem mostrar um personagem por vez (como se fossem janelinhas). Separe equipamento para projetar o vídeo. Se não houver essa possibilidade, coloque apenas o áudio para as crianças escutarem. Disponibilize objetos sonoros (como chocalhos, pandeirinhos, colheres de pau, tamborzinhos etc.) e acessórios (plumas, chapéus, colares, tiaras, óculos, aventais etc.) que as crianças possam usar na brincadeira com a história.

Espaços:

Organize a sala de maneira que as crianças possam assistir ao vídeo de forma confortável (atente-se à luminosidade). Deixe um espaço livre para que possam dançar e se movimentar. Próximo a esse espaço, arrume cantos com os objetos sonoros e acessórios de forma que fiquem visíveis e acessíveis às crianças.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças demonstram interesse em ouvir a história? Quais suas atitudes ao longo da leitura (apontam, antecipam situações e personagens, querem ver as ilustrações, diferenciam as ilustrações da escrita, fazem gestos e imitações)?

2. Como as crianças brincam com a história e com a música (dançam, usam instrumentos sonoros, usam os acessórios, fazem movimentos e gestos, observam, cantam, criam outras narrativas etc.)?

3. Que estratégias as crianças utilizam para se expressar e para interagir com as outras crianças e com o professor?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento às crianças que precisam de ajuda para se locomover ou se comunicar e verbalize o que expressam de diferentes maneiras. Como essa é uma brincadeira de se expressar na frente do grupo, e algumas crianças são mais extrovertidas que outras, perceba se todas encontram espaço para se colocar e procure estimular que participem ao modo delas, respeitando a individualidade de cada uma. Interfira o mínimo possível nas brincadeiras criadas pelas crianças.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna as crianças em roda no grande grupo e diga que você trouxe uma história já conhecida para ler para elas. Mostre o livro coberto com um tecido ou uma folha de papel que não fique transparente e fale que vai mostrar a capa aos poucos, para que elas digam qual é o livro. Vá descobrindo a capa devagar, fazendo questionamentos a partir do que elas manifestam. Abra as "janelinhas" que você cortou no papel ou tecido, mostre um personagem de cada vez (primeiro o vô, depois a vó, depois o bolinho) e, por último, o título. Aguce a curiosidade e o interesse das crianças a cada intervenção e valide suas constatações.


2

Quando identificarem o livro, mostre a capa inteira e explore-a com as crianças (personagens, situações, textos, título, autor, ilustrador, editora). Pergunte o que lembram da história. Crie um ambiente no qual se sintam seguras e acolhidas para se expressar. Algumas podem levantar, imitar algum personagem, começar a rolar como o bolinho, se aproximar do livro para apontar algo ou querer virar as páginas para encontrar certo personagem. Outras podem começar a contar um trecho da narrativa, cantar a música do bolinho ou listar os personagens que lembram ou fazer questionamentos sobre a história. Fique atento para as diferentes formas que usam para se expressar e verbalize o que querem comunicar usando o corpo (por meio de gestos, movimentos, apontando etc.). Acolha suas iniciativas, considere os diferentes recursos que usam para lembrar da história, valorize e socialize as ideias delas.

Possíveis falas do professor neste momento: Isso mesmo, é o livro do bolinho. Olha, ele lembrou que o bolinho sai rolando por aí. Que mais o bolinho fazia? Muito bem! E alguém lembra como era a música? A raposa comeu o bolinho, né?! (se, por exemplo, uma criança imita esse gesto da raposa).


3

Avise que agora vocês lerão a história. Antes de começar, inicie o momento com algo que você já faz no seu dia a dia. Pode ser um verso, alguma atitude ou música que se torne "a chave" para abrir a atividade de leitura com as crianças. Sugestão: coloque a música “Dá sua mão”, do grupo Palavra Cantada, disponível aqui.


4

Leia a história sem fazer alterações no vocabulário ou inclusões adicionais ao texto. Atente-se à entonação e ao ritmo da narrativa. Mostre as ilustrações para as crianças. Elas podem reagir a determinados personagens com gestos, movimentos, imitações e palavras. Ouça e considere, mas não demore para voltar à leitura a fim de não perder o ritmo e o encadeamento da narrativa. Em histórias de repetição, como nesse caso, é comum que, quanto mais as crianças as escutam, mais se apropriam da narrativa e participam da leitura antecipando e completando a fala do professor. Observe como agem e interagem nesse momento, incentive e valorize sua participação.


5

Ao terminar a leitura, diga a elas que uma história pode ser contada de várias maneiras e que você trouxe um vídeo que conta a mesma história que você leu, mas de um jeito diferente. Mostre o vídeo da cantora Fortuna em uma tela grande, como um televisor ou data show. Possibilite que as crianças interajam livremente com a história e entre elas. Em um primeiro momento, pode ser que elas fiquem mais interessadas em apenas assistir, observando e se encantando com a história. Conforme forem assistindo, elas podem começar a dançar, cantar, antecipar momentos da narrativa, imitar os personagens, manusear o livro enquanto ouvem a música na tentativa de encontrar determinado trecho por meio da ilustração (disponibilize mais de um exemplar, se possível).


6

Observe os gestos e imitações criados pelas crianças. Aponte alguns movimentos que você percebeu que elas fizeram. Diga que você colocará o vídeo da história novamente e que elas podem participar como preferirem. Elas podem apenas ouvir, brincar de ser o bolinho e outros personagens, usar os acessórios e objetos sonoros disponíveis etc. Participe seguindo as ideias e os movimentos criados pelas crianças e não dirija suas ações. Insira alguns elementos na brincadeira para servirem de exemplo que elas possam imitar. Pegue um objeto sonoro, por exemplo, e comece a usá-lo marcando as rimas da história. Enquanto brinca de ser o bolinho junto com elas, use todo o espaço disponível, como se recriasse o caminho pelo qual o bolinho passou. Observe de que forma elas se envolvem na atividade e quais suas preferências neste momento. Enquanto brincam, observe se alguma "assume o comando" do grupo e, se necessário, proponha um revezamento de quem orienta os movimentos, permitindo que todas que quiserem possam assumir esse papel.


Para finalizar:

Coloque o vídeo algumas vezes, de acordo com o interesse das crianças, e avise quando for a última vez antes de organizarem o espaço e se prepararem para a próxima atividade (diga a elas o que vocês farão em seguida). Se tiverem que mudar de ambiente, convide-as a cantar a música do bolinho.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados