Plano de Aula
Plano de aula: Explorando personagens em uma história de repetição
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Histórias de repetição
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar esta atividade, é importante que você já tenha lido esta história algumas vezes para as crianças, de preferência recentemente, a fim de que estejam familiarizadas com a narrativa e com os personagens.
Materiais:
Livro sugerido: “Bruxa, bruxa venha à minha festa” de Arden Druce, em mais de um exemplar, se possível (caso não o possua, selecione outro título que tenha uma estrutura que se repete com diversos personagens ao longo da história). Providencie cópias das ilustrações do livro em quantidade suficiente para todas as crianças, plastifique-as ou cole-as em papel duro para que possam manipulá-las. Prepare uma cesta ou caixa com diversos livros que os pequenos possam manusear no momento de transição. Para o “Engajando as famílias”, separe papel e caneta hidrocor para o cartaz e uma caixa para colocar as ilustrações dos personagens.
Espaços:
Esta atividade será realizada em roda com o grande grupo. Pode ser em uma sala, na biblioteca ou em uma área externa organizada de forma aconchegante e que possibilite que as crianças se sintam confortáveis e acolhidas para ouvir e participar da leitura da história.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças participam da leitura da história? Observam e se expressam quanto às ilustrações, recitam os trechos que se repetem, imitam os personagens?
2. De que forma as crianças brincam com as ilustrações? Manuseiam, imitam os sons e gestos dos personagens, recriam a história, criam novas brincadeiras?
3. Que estratégias as crianças utilizam para se comunicar? Como é a interação delas com as outras crianças e com o professor?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe, além da comunicação oral, as reações corporais, gestos e expressões que as crianças usam com intenção comunicativa e traduza suas ações em palavras. Crie um ambiente no qual as crianças se sintam confortáveis e seguras de participar da atividade ao modo delas, respeitando as preferências e a individualidade de cada uma.
O que fazer durante?
1
Convide as crianças a se sentarem em roda com o grande grupo e conte que vocês vão ler uma história que elas já conhecem. Pergunte se querem tentar adivinhar qual é e dê algumas pistas. Mostre a capa e pergunte se elas se lembram da história. Deixe que se expressem livremente. Algumas podem levantar, imitar algum personagem ou situação da narrativa, se aproximar do livro para apontar algo ou querer virar as páginas para encontrar certo personagem. Outras podem começar a contar um trecho da narrativa, listar os personagens ou recitar a parte que se repete. Acolha suas iniciativas, considere os diferentes recursos que usam para lembrar da história e para se expressar, verbalize o que querem comunicar de diferentes formas, valorize e socialize suas ideias.
Possíveis falas e ações do professor e das crianças neste momento: Essa bruxa tem um narigão, né (se, por exemplo, uma criança aponta o nariz)?! E tem uma risada bem assustadora (se, por exemplo, uma criança a imita)! Quem mais sabe fazer uma risada bem assustadora? Olhando aqui na capa e na contracapa conseguimos saber quem ela quer convidar? É um gato (se, por exemplo, uma criança fala 'miau').
2
Avise que agora vocês lerão a história. Antes de começar, inicie o momento com algo que você já faz no seu dia a dia. Pode ser um verso, alguma atitude ou música que se torne "a chave" para abrir a atividade de leitura com as crianças. Sugestão de verso: "Vou contar um segredo, o segredo da casa amarela, que pode abrir qualquer porta e também qualquer janela. Dentro da casa, há um quarto. Dentro do quarto, uma cama. Debaixo da cama, uma caixa. Dentro da caixa, uma mala. Dentro da mala, um livro. E dentro do livro, uma história, que vou ler agora".Leia e aponte, enquanto lê, o título, o nome do autor, do ilustrador e da editora.
3
Leia a história sem fazer alterações no vocabulário ou inclusões adicionais ao texto. Atente-se à entonação e ao ritmo da narrativa. Mostre as ilustrações para as crianças. Elas podem reagir a determinados personagens com gestos, movimentos, imitações e palavras. Ouça e considere, mas não demore para voltar à leitura a fim de não perder o ritmo e o encadeamento da narrativa. Em histórias de repetição, como nesse caso, é comum que, quanto mais as crianças as escutam, mais se apropriam da narrativa e participam da leitura, antecipando e completando a fala do professor. Observe como agem e interagem nesse momento, incentive e valorize a participação delas.
4
Ao terminar a história, mostre novamente as ilustrações para que as crianças as explorem e conversem sobre. Instigue a exploração e descoberta, por meio de propostas investigativas, que contribuam, por exemplo, para a antecipação da narrativa. Observe suas reações e as diferentes formas que utilizam para se expressar: por meio de gestos, apontando, imitando ou verbalizando.
Possíveis falas do professor neste momento: Quem o dragão quis convidar? Um pirata! Vocês já tinham visto um pirata? Verdade, tinha naquele outro livro que nós lemos. Você achou que o dente dele é feio? Também achei! Olha, um olho dele está tapado. Você está fazendo uma careta igual a dele? Uau! Alguém mais quer fazer uma careta igual a do pirata? Na ilustração do pirata, tem uma dica de quem ele quer convidar, vocês sabem qual é? O tubarão já está aqui!
5
Mostre às crianças as cópias dos personagens do livro e deixe que as manuseiem livremente. Não as apresse, deixe que as explorem, que as observem e brinquem com elas. Fique atento às brincadeiras que elas criam como, por exemplo, começar a imitar os personagens, criar sons para eles, brincar de esconder e achar, criar uma interação entre eles ou recontar a história. Socialize suas ideias e convide outras crianças a fazerem o mesmo. Elas podem querer colocar os personagens na sequência da narrativa. Transforme isso num jogo de descobrir quem é o próximo, usando o livro como meio de consulta. Novas interações e brincadeiras podem surgir das iniciativas das crianças, fique atento para aproveitá-las, brincar junto com elas e criar um momento de interação e diversão protagonizado por elas.
6
Convide as crianças a te ajudarem na leitura da história, usando as ilustrações como base e lendo as partes que já sabem de memória (como é feito o convite e/ou qual o personagem convidado). Deixe as crianças segurarem as ilustrações e mostrarem conforme aparecem na história. Garanta que tenha pelo menos uma para cada uma, mesmo que haja figuras repetidas. Não é necessário que todas segurem um personagem, respeite a individualidade de cada uma. Faça pausas e momentos de suspense ao longo da leitura a fim de incentivar a participação das crianças, recitando as falas e antecipando os personagens.
Para finalizar:
Encerre o momento de leitura com uma música ou verso que você já usa em sua rotina. Sugestão de verso: "Entrou por uma porta e saiu por uma janela, quem gostou da história, não se esqueça dela". Se as crianças continuarem interessadas, deixe que brinquem mais um pouco com as ilustrações dos personagens e que folheiem o livro. Disponibilize mais de um exemplar, se possível. Apresente também uma cesta ou caixa com outros livros que elas possam folhear neste momento. Esse livros podem sempre ficar à disposição no canto de leitura e serem trazidos durante atividades de livre escolha ou momentos de transição. Depois de alguns minutos, comece a sinalizar a atividade que farão em seguida e peça que ajudem a guardar os livros e as ilustrações para que possam se preparar para começá-la.