Atividade para impressão - Material sugerido
Plano de Aula
Plano de aula: O desenho e o corpo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho com interferência
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para esta proposta, as crianças precisam estar familiarizadas com o processo de desenho livre com diferentes suportes e riscantes, sendo essa uma atividade de seu cotidiano. Encontre e prepare antecipadamente obras de artistas da sua comunidade ou outros mais clássicos que retratam os movimentos do corpo. Como sugestão indicamos a artista Heather Hansen. Aproprie-se das características da obra da mesma antes de apresentá-las as crianças. Peça ajuda de um outro professor que esteja disponível para que seja possível o desenvolvimento da proposta em pequenos grupos.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Jogo de memória com desenhos autorais
Materiais:
Fotos de obras de artistas que representam movimentos com o corpo. Sugestão: Artista Heather Hansen, ou outro que você conhecer e preferir, em tamanho e material adequados para visualização e exploração. Corda e grampos para varal. Pedaços de fitas coloridas ou barbantes que possibilitem movimentos corporais. Músicas com qualidade sonora. Como sugestão ou para se inspirar: música de fundo do vídeo da artista fazendo sua produção. Materiais para cantos de atividades como faz de conta (bonecas, carrinhos, utensílios de cozinha, mamadeiras, dentre outros), leitura e jogos. Folhas no tamanho A3, A4, papel kraft e/ou outros modelos de papéis e tamanhos que tiver disponível, lápis grafite e caneta hidrográfica ponta grossa. Material para observação e registro: câmera, caneta, papel. Material para fixar as obras e deixá-las visíveis para apreciação das crianças e das famílias: fita adesiva, mural ou espaço de disponível para fixação. Papel A3 e caneta permanente para convite aos familiares.
Espaços:
A atividade se iniciará com todo o grupo em roda de conversa na própria sala, depois, para a divisão da proposta em pequenos grupos, as crianças se deslocarão para outro espaço disponível na escola, com esse ambiente previamente preparado para que seja propício para realizar a atividade lá. Enquanto isso, o restante do grupo permanece na sala brincando em diferentes propostas de cantos de atividades acompanhado de outro professor.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais características as crianças apontam nas obras que revelam seu conhecimento acerca do material utilizado pela artista e que demonstram sua capacidade de apreciar as imagens e conversar sobre elas?
2.De que maneira elas escolhem os materiais e definem o que irá compor suas obras e que características demonstram que elas possuem segurança e confiança para fazer o seu desenho?
3. De que forma elas demonstram suas idéias e expõem a sua opinião na hora de decidir como farão a atividade proposta?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive todos a participar da proposta, respeitando o interesse de cada um. Respeite as escolhas das crianças e suas ideias, além de auxiliá-las a fazer a atividade da forma como pensaram. Perceba todas as formas de comunicação que elas possam usar para expressar suas vontades e opiniões. Ofereça as imagens e demais materiais de forma a facilitar a exploração das crianças.
O que fazer durante?

1
Convide o grande grupo para se sentar em roda e conversar sobre a atividade da qual todos irão participar. Conte que eles irão apreciar imagens de um artista que usa os movimentos do corpo para criar várias obras de arte. Depois, vão explorar os movimentos do próprio corpo utilizando fitas ou barbantes, para então desenhá-los.
2
Coloque algumas imagens da artista previamente preparadas em um varal na altura das crianças na própria sala de atividades. Permita que elas se aproximem das fotos, toquem-nas, mostrem-nas aos colegas e acompanhem a sequência. Se você usar as obras da artista sugerida, o ideal é organizar primeiro as obras finalizadas no varal, para que criem possibilidades e indagações sobre como elas foram feitas, e na sequência as imagens da artista produzindo as obras com os movimentos do corpo, para então as crianças perceberem o processo que levou a artista a finalizar sua produção. Após acompanharem a sequência de imagens e conversarem entre si fazendo descobertas, incentive que percebam a natureza do desenho da artista, as especificidades da sua produção, que observem que movimentos que a artista faz, que materiais ela usa para fazer suas obras. Faça registros dessa conversa, anotando o que eles vão expondo entre eles e para você.
Possíveis falas do professor neste momento: Como a artista fez essa obra? Com que material? O que ela quis representar na sua produção? Vamos ver as imagens dela produzindo? Como ela desenha? Que movimentos faz?
3
Após observar as imagens, convide as crianças para explorar alguns movimentos, utilizando pedaços de fitas ou barbantes. Para isso, coloque uma música instrumental ou cantada, para que possam fazer os movimentos e dançar ao ritmo dela. Varie o repertório introduzindo vários ritmos musicais para as crianças dançarem nesse momento, enquanto exploram o seu corpo de diferentes formas utilizando o material.
4
Após esse momento, convide-as para desenhar, representando os movimentos que fizeram enquanto dançaram e se movimentaram. Para isso, organize a sala em alguns cantos de atividades como faz de conta, jogos, leitura, e peça a ajuda de um outro professor, para que ele fique com a turma realizando uma observação participativa enquanto você leva as crianças em pequenos grupos para fazer o desenho em outro espaço da escola.
5
Oriente que as próprias crianças escolham seus pares na divisão dos pequenos grupos para a atividade. Leve então um pequeno grupo a outro espaço da escola adequado e previamente preparado para a atividade, já com os materiais que as crianças poderão escolher.
6
Disponibilize várias folhas em branco de diferentes tamanhos como A3, A4, papel Kraft, que estejam disponíveis na escola para as crianças escolherem qual usarão para o desenho. Elas podem querer fazer o desenho igual a artista, no chão, por isso o papel kraft ou outro que seja grande o suficiente para isso, ou podem querer fazer na folha A3 ou A4, utilizando os elementos que usaram para dançar. Peça que escolham entre o lápis grafite e a caneta hidrográfica preta de ponta grossa para fazer o desenho. Deixe-as livres para, se quiserem, colar os barbantes ou fitas que utilizaram em pedaços menores ou no tamanho real, para a sua representação, dependendo do tamanho do papel que escolheram. Nesse momento, auxilie-as a escolher os materiais que irão utilizar, deixando-as livres para que façam seus desenhos de acordo com as próprias ideias e escolhas.
7
Enquanto desenham, converse sobre o que irão representar, sobre o porquê dos materiais escolhidos, quais as idéias que elas tiveram. Registre esse momento por meio de fotos ou vídeos curtos e aproveite para escrever relatos sobre o que as crianças vão expondo. Algumas vão priorizar as expressões faciais e corporais em vez da fala, então esteja atento a todo tipo de comunicação, para que elas possam se expressar livremente. Quando um grupo terminar, retorne para a sala para que outro grupo possa participar, até que todos tenham realizado a atividade. Pode ser que algumas crianças prefiram ficar na sala brincando. Instigue-a a participar, seja mostrando as produções dos colegas, seja conversando com ela, mas respeite o seu tempo e sua vontade.
Possíveis falas do professor neste momento: Que materiais você vai utilizar para fazer seu desenho? Porque escolheu esta folha? Se quiser trocar, temos vários outros materiais disponíveis. Já sabe o que vai representar? Vai colar a fita no papel? Como você quer que a fita fique quando estiver colada? Você quer que eu te ajude com a cola?
Para finalizar:
Na medida em que as crianças forem finalizando as produções, vá fixando, com a ajuda delas, as obras no mural previamente preparado para isso e que esteja de fácil acesso às crianças e aos familiares, para que apreciem o trabalho. Depois de todas as atividades expostas, leve o grande grupo no local e peça que, quem se sentir à vontade, mostre a sua produção e conte sobre ela, o que fez, representou, que material utilizou e o porquê. Dê voz às crianças, para que todas tenham a oportunidade de se expressar e se comunicar da forma que achar mais viável.
Desdobramentos
A criança pode mostrar a sua produção no mural para os demais colegas de outras turmas, seus familiares, amigos, e retornar para ver a sua obra enquanto ela estiver exposta, para apreciá-la. Os pequenos podem ainda assistir ao vídeo da artista Heather Hansen fazendo a sua produção e depois, ao se inspirarem, reproduzir os movimentos e criar novos livremente, usando carvão como riscante e tecidos grandes nos quais caibam as crianças e seus movimentos.
Engajando as famílias
Proponha às crianças que convidem os familiares para ir fazer um desenho na escola. Então faça um convite, escreva-o junto com elas, e coloque-o em um local visível para os responsáveis, além de enviar uma cópia para casa. No dia marcado, disponibilize diversos tipos e tamanhos de folhas em branco, além dos lápis grafite ou caneta hidrográfica ponta grossa. Para isso, deixe que os pais apreciem as produções das crianças e as obras da artista, para que tenham idéias e pensem em como fazer a atividade.
Apresente a proposta
Nesta sequência de atividades, as crianças terão a oportunidade de experimentar diversas formas de desenho. Grave um vídeo conversando com elas e suas famílias sobre as diversas formas como podemos realizar desenhos. No vídeo, você poderá mostrar tanto alguns desenhos seus, feitos com riscantes diferentes, quanto apresentar algumas obras da artista Eliane de Camargo (disponível aqui), convidando todos a apreciá-las com você. O vídeo e os áudios explicativos sobre as demais atividades poderão ser enviados por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede está utilizando.
Adaptações necessárias
Para o plano “Desenho com lápis grafite”, será necessário oferecer à criança algumas folhas em branco e riscantes como grafite e carvão, de modo que ela possa perceber as semelhanças entre os riscantes disponibilizados e os utilizados nas obras apresentadas. Caso a família não tenha como disponibilizar o carvão, poderá substituí-lo por giz de cera preto. No plano “Desenho e natureza”, na falta de um ambiente natural externo, a família poderá convidar a criança a observar o ambiente pela janela de casa, para representá-lo por meio de um desenho, e pesquisar os elementos da natureza presentes em casa, como frutas, legumes e folhagens que possam compor a obra. No plano “O desenho e o corpo”, a família deverá apresentar imagens da artista Heater Hansen (disponível aqui), que deverão ser enviadas por você, via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, para inspirar as crianças. A família poderá oferecer qualquer tipo de fita ou cordão para a representação dos movimentos apresentados nas obras, além de folhas de diversos tamanhos para que as crianças os representem com lápis grafite ou caneta hidrográfica preta. Se não for possível variar os tamanhos, folhas comuns também poderão ser utilizadas. Para a realização do plano “Jogo da memória com desenhos autorais”, poderão utilizar para os desenhos folhas de papel mais durinhas, que podem ser até reutilizadas de embalagens de produtos. No plano “Desenhando com arame”, é importante que a família apresente as imagens da artista Gavin Worth (disponível aqui), que você enviará para inspirar as crianças. No plano, sugere-se arames para a representação das obras de arte. Porém, na falta deles em casa, a família poderá oferecer amarradores de sacola de pão ou papel alumínio.
Sugira às famílias
1) Desenho com lápis grafite - Oriente aos familiares que convidem a criança a fazer um desenho utilizando o lápis grafite, como faz em suas obras a artista apresentada no vídeo. Para que a criança se sinta ainda mais entusiasmada a desenhar, incentive os familiares a fazer uma produção junto com ela, eles como os artistas e a criança indicando o que é possível desenhar e criar na folha. Mostre que é importante que, no momento da produção das crianças, os familiares fiquem por perto dela, incentivando-a e conversando sobre suas produções.
2) Desenho e natureza - Depois da observação do ambiente, sugira aos familiares que convidem a criança a representar em um desenho o que observou. Oriente aos familiares que auxiliem a criança, se necessário, a fixar os elementos naturais escolhidos para compor o desenho na folha, seja com fita adesiva ou cola. Sugira que disponibilizem o grafite e deixem que a criança desenhe livremente, inspirada em suas próprias observações, garantindo espaço para a livre expressão e a criatividade. Oriente também que, se a criança desejar colorir a produção depois de tê-la traçado com o grafite, ofereçam riscantes como lápis de cor e giz de cera.
3) O desenho e o corpo - Após as crianças já terem dançado com as fitas ou cordões para representar os movimentos que a artista faz em suas obras, oriente que os familiares as convidem a representar os movimentos por meio de desenhos. Enquanto desenham, sugira aos familiares que conversem com a criança sobre o que irá representar, o porquê dos materiais escolhidos e quais ideias ela teve.
4) Jogo da memória com desenhos autorais - Antes de partir para o desenho, oriente às famílias que oportunizem um momento de brincadeira com algum jogo da memória que tenham disponível, ou poderá ser um jogo virtual também. Oriente que brinquem juntos e retomem as regras do jogo. Depois, sugira aos familiares que incentivem a criança a fazer o próprio jogo da memória. No momento do desenho, oriente que fiquem por perto da criança, conversando sobre o que vai desenhar, o porquê da escolha dos materiais e as ideias que teve, oferecendo novos materiais, se necessário, auxiliando-as e lembrando-as que os dois desenhos precisam ficar parecidos.
5) Desenhando com arame - Oriente à família que converse com a criança sobre as obras da artista Gavin Worth, feitas com arame, chamando a atenção para os detalhes de cada obra. Depois, oriente que disponibilizem os arames, amarradores ou papel alumínio para a criança explorar e conhecer o material. Após a exploração, sugira às famílias que incentivem a criança a produzir sua própria obra de arte utilizando esses materiais. Mostre a importância de apoiar e valorizar as iniciativas da criança.
Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que guardem todos os desenhos realizados e que escolham um deles para a criança levar para a escola no retorno às atividades. Na escola, planeje um momento para que elas possam socializar suas produções artísticas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adamari Rodolfo Depetris
Mentora: Vládia Maria Eulalio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Abordagem didática: Traçar, riscar e observar o resultado dessas ações são as primeiras experiências gráficas das crianças. Por volta dos dois anos, elas percebem que os movimentos, aliados aos materiais, geram marcas gráficas e passam a tentar utilizar o desenho como forma de expressão do que sentem e pensam. Cabe ao professor observar as necessidades das crianças, os conhecimentos que possuem e os desafios (e intervenções) que devem ser propostos antes, durante ou depois do desenho de próprio punho. Nesse processo, apreciar e conversar sobre a produção de cada uma são estratégias significativas que ajudam a alimentar a produção de todas.