15935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conhecendo as lendas indígenas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Conhecendo as lendas indígenas

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andréia Cristina Berretta Martins

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Computador, projetor, multimídia e tela; Cópias dos textos: Iara, Vitória-Régia e Curupira; Envelopes com enigmas dos personagens das lendas trabalhadas.

Textos extraídos dos livros PEREIRA,M. PRADO,Z. COUTO,M. Nosso FOLCLORE. São Paulo, SP: Ed. Ave-Maria, 2000. e DUMONT. Sávia. Os meninos que viraram estrelas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os indígenas. Desde os anos 90, a literatura indígena, escrita pelos próprios indígenas, vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências...além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Envolver os alunos na literatura indígena não é tão simples, muitos deles conhecem as lendas folclóricas, mas apresentam dificuldades para reconhecer de fato essa cultura. O conhecimento de alguns personagens das lendas indígenas pode ser algo familiar, porém reconhecer as características da literatura indígena torna-se mais complexo. Nesta aula, trabalharemos com os conhecimentos prévios dos alunos e iniciaremos a reflexão sobre a posição ocupada pelos indígenas na sociedade atual.

Referências sobre o assunto:

THIEL, Janice Cristina. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/09.pdf. Acesso em 21 de julho de 2018.

Vídeo “Quando a pena do índio escreve”, entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku, Sesc Tv.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=_c__amh3-rg&t=168s. Acesso em 05 de agosto de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para a turma sem dizer que trará como tema as lendas indígenas. A ideia é provocar a curiosidade nos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula no coletivo. Em um envelope haverá 3 enigmas para a turma descobrir “quem é o personagem" (respostas: enigma 1-Iara; enigma 2- Vitória-Régia; enigma 3- Curupira) . Não diga antecipadamente que se trata de personagens da cultura indígena, deixe que eles façam, se puderem, essa relação.
  • Convide três alunos para tirar do envelope um enigma e ler para a turma. Todos tentarão descobrir quem é o personagem. É possível que eles não cheguem a nenhuma conclusão ou consenso, principalmente com o enigma da Vitória- Régia. Esclareça que, a seguir, eles terão mais informações para chegar a solução desse enigma.
  • Caso tenham chegado às respostas certas dos enigmas (ao menos 2), investigue:
  • Em que tipo de texto esses personagens costumam a aparecer? (caso eles digam “lendas indígenas”, continue levantando o conhecimento prévio dos alunos, com a pergunta seguinte)
  • O que mais vocês sabem sobre esse tipo de texto? (é possível que os alunos digam que essas são histórias escritas por indígenas, talvez não tenham a dimensão de que, se tratando de uma cultura oral, as lendas indígenas foram originalmente escrita por não indígenas e que somente depois, com o maior contato com a cultura escrita, é que os indígenas puderam escrever suas próprias histórias. Caso cheguem a essa discussão, ressalte apenas que essa são narrativas tradicionalmente orais, contadas de geração para geração. Deixe o aprofundamento dessa reflexão para o desenvolvimento da aula)

4. Cuide para manter a discussão dentro do tempo sugerido. Essa é apenas a introdução da aula e os assuntos serão aprofundados a seguir.

Materiais complementares: Para acessar os enigmas para impressão clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens aos alunos (caso não possa projetar o slide, imprima as imagens que estão nos materiais complementares).
  • Faça os seguintes questionamentos e depois dê mais informações sobre as imagens.
  • O que vocês vêem em cada imagem?
  • O que as pessoas estão fazendo?
  • Como estão vestidas?

Imagem 1: É possível que diante dessa imagem os alunos digam que os indígenas estão com roupas típicas ou que estão na floresta. Explique que, em geral, essa indumentária é usada apenas em dias importantes e que o local, apesar de ser aberto e próximo da natureza, pode também não ser uma floresta. Muito indígenas atualmente vivem “reservas indígenas”, outros vivem também nos campos ou nas cidades.

Imagem 2: É possível que as imagens 2 e 3 causem estranhamento. A imagem 2 mostra um indígena vestido “comumente”, ele participa de algum evento público. Deixe que comentem livremente, mas depois conte que na imagem 2 vemos o autor indígena Daniel Munduruku, formado em Filosofia, com mestrado em Antropologia pela USP. Autor de mais de 50 livros. Atualmente ele mora em São Paulo e tem percorrido todo Brasil para divulgar seus livros e contar suas histórias.

Imagem 3: Nesta imagem um indígena está usando o computador, parece estar em uma conferência. Explique que a aproximação com os meios digitais ocorre porque os indígenas não pararam no tempo, sua cultura vem se transformando, assim como todas as outras.

Materiais complementares:

Para imprimir as imagens clique aqui

Sugerimos também o acesso a outras reportagens relacionadas ao assunto, é interessante que faça a leitura das imagens e suas respectivas legendas. Seguem os links:

Imagem 1: Disponível em: http://conpoema.org/?p=10042 . Acesso em 05 de agosto de 2018.

Imagem 2: Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-existem-indios-no-brasil-diz-o-escritor-daniel-munduruku/. Acesso em 03 de setembro de 2018.

Imagem 3: Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/58/cinema-de-indio. Acesso em 05 de agosto de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 3 grupos heterogêneos, cuide para que em cada um deles tenha um leitor fluente. Imprima e distribua para cada grupo uma das três lendas que constam nos materiais complementares (Iara, Vitória- Régia e Curupira).
  • Peça para que reflitam se as lendas foram ou não escritas por indígenas.
  • Socialize as respostas e ao final revele que essas histórias não foram escritas por autores indígenas, apesar de narrarem 3 histórias muito conhecidas de sua cultura. As lendas também respondem aos enigmas da introdução da aula, retome, caso não tenham desvendado o mistério no início da aula.

É possível que os alunos argumentem dos mais variados modos ao decidirem se as lendas foram ou não escritas por autores indígenas, alguns podem achar que se as lendas foram escritas por indígenas, desconsiderando sua tradição oral, enquanto outros podem ser taxativos ao dizer que “indígenas não escrevem livros”. Oriente a turma que assim como os indígenas, todas as culturas têm suas histórias que circularam, em um primeiro momento, oralmente, como o caso de diversos contos e fábulas que hoje encontramos nos livros infantis (Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, etc.). Mas os textos não se limitam a escrita: construímos textos orais todo o tempo, inclusive literários. Inicialmente, foram outros povos os escritores das narrativas indígenas, entretanto, hoje muitos indígenas já escrevem e publicam suas histórias. Conduza a conversa para que ao final tenham clareza de que tanto autores indígenas, como não indígenas, tem suas peculiaridades ao escrever, suas marcas e seu estilo pessoal. Assim, da mesma forma que encontramos muita variedade na escrita de autores não indígenas, é possível que encontremos muita variedade de estilos de autores indígenas. Assim sempre será difícil a decisão: foi um indígena que escreveu ou não? Para reafirmar essa ideia, outra pergunta pode ser feita aos alunos: autores indígenas só escrevem lendas indígenas? A resposta é que eles podem escrever e publicar nos mais variados gêneros literários, entretanto tem sido mais comum que publiquem sobre suas histórias mitológicas ou que recontem os mitos de outras nações indígenas. Esclareça que existem diferentes nações indígenas, cada qual com traços culturais distintos.

Materiais complementares:

Lendas para impressão (Iara, Vitória-Régia, Curupira). clique aqui

Saiba um pouco mais sobre agrupamentos em sala de aula clicando aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que os textos “A Vitória-Régia” e “O Curupira” pertencem ao livro “Os meninos que viraram estrelas” da autora Sávia Dumont. Mostre a capa do livro, diga que nele a autora escreveu várias lendas da cultura brasileira e que a editora é a Companhia das Letrinhas. Leia em voz alta a biografia da autora e comente que ela é uma pessoa interessada pela cultura brasileira, porém não é uma autora indígena. Ela gosta de ensinar bordado aos amantes dessa arte.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre a autora e ilustradora Sávia Dumont: “Os bordados da ilustradora Sávia Dumont”, ECT e TVBrasil, 2016. Disponível em:http://tvbrasil.ebc.com.br/abzdoziraldo/bastidores/os-bordados-da-ilustradora-savia-dumont. Acesso em: 30/08/2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para a turma com os questionamentos e providencie uma cartolina (papel kraft ou papel metro) para registrar algumas respostas.
  • Faça os questionamentos no coletivo, convide os alunos para falarem e para registrarem na cartolina as conclusões da turma. Neste momento é muito importante considerar as descobertas e a participação oral de todos os alunos, não centralizando apenas em alguns deles.
  • Durante a discussão e levantamento dos conhecimentos dos alunos é possível que citem: “São histórias que acontecem na floresta/mata/tribos/aldeias”; “São histórias em que os indígenas, a natureza e animais aparecem”; “ São histórias mitológicas”; “contam de seres excepcionais, seres mágicos”; “Essas histórias foram contadas, inicialmente pelos indígenas e para os indígenas”; “Hoje em dia, elas são encontradas nos livros e na internet, estão disponíveis para todo mundo que tenha interesse em conhecer mais sobre essa cultura”; “Quem produz são autores indígenas e não indígenas, cada qual com suas características particulares ”; “Lemos para nos divertir e conhecer a vida dos indígenas”.
  • Mantenha esse registro coletivo afixado na sala de aula para que os alunos possam retomar suas descobertas.
  • Se ainda houver tempo, finalize a aula com o vídeo “Quando a pena do índio escreve”, uma entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku (para ser reproduzido até 4:06 minutos). Caso não seja possível assistir ao vídeo, haverá, ao longo da sequência, nova oportunidade para entrarmos em contato com esse autor.

Materiais complementares:

Vídeo “Quando a pena do índio escreve” , entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku (para ser reproduzido até 4:06 minutos). Para acessar, clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero lendas indígenas e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Computador, projetor, multimídia e tela; Cópias dos textos: Iara, Vitória-Régia e Curupira; Envelopes com enigmas dos personagens das lendas trabalhadas.

Textos extraídos dos livros PEREIRA,M. PRADO,Z. COUTO,M. Nosso FOLCLORE. São Paulo, SP: Ed. Ave-Maria, 2000. e DUMONT. Sávia. Os meninos que viraram estrelas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.

Informações sobre o gênero: Lendas indígenas são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor… falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. No Brasil, essas lendas inicialmente foram escritas por não indígenas, no intuito de fazer conhecer essa cultura, em um momento histórico em que se buscava construir uma identidade nacional. Entretanto, esses primeiros escritos, de caráter folclórico, muitas vezes trouxeram ideias genéricas sobre os indígenas. Desde os anos 90, a literatura indígena, escrita pelos próprios indígenas, vem ganhando força, e é por meio dela que buscaremos proporcionar aos alunos o conhecimento da pluralidade cultural do país, além do distanciamento de pré-julgamentos baseados em visões estereotipadas e pejorativas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações que podem ser mais bem descritas por quem de fato viveu ou esteve mais próximo dessas experiências...além de geralmente conter desenhos tradicionais (como os grafismos) e paratextos com informações adicionais relacionadas à cultura, língua e localização da etnia em questão. Esses textos literários provocam o imaginário e a fantasia, a curiosidade, sentido de descoberta e ao mesmo tempo promovem aprendizagens e questionamentos.

Dificuldades antecipadas: Envolver os alunos na literatura indígena não é tão simples, muitos deles conhecem as lendas folclóricas, mas apresentam dificuldades para reconhecer de fato essa cultura. O conhecimento de alguns personagens das lendas indígenas pode ser algo familiar, porém reconhecer as características da literatura indígena torna-se mais complexo. Nesta aula, trabalharemos com os conhecimentos prévios dos alunos e iniciaremos a reflexão sobre a posição ocupada pelos indígenas na sociedade atual.

Referências sobre o assunto:

THIEL, Janice Cristina. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/09.pdf. Acesso em 21 de julho de 2018.

Vídeo “Quando a pena do índio escreve”, entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku, Sesc Tv.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=_c__amh3-rg&t=168s. Acesso em 05 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente a proposta da aula para a turma sem dizer que trará como tema as lendas indígenas. A ideia é provocar a curiosidade nos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula no coletivo. Em um envelope haverá 3 enigmas para a turma descobrir “quem é o personagem" (respostas: enigma 1-Iara; enigma 2- Vitória-Régia; enigma 3- Curupira) . Não diga antecipadamente que se trata de personagens da cultura indígena, deixe que eles façam, se puderem, essa relação.
  • Convide três alunos para tirar do envelope um enigma e ler para a turma. Todos tentarão descobrir quem é o personagem. É possível que eles não cheguem a nenhuma conclusão ou consenso, principalmente com o enigma da Vitória- Régia. Esclareça que, a seguir, eles terão mais informações para chegar a solução desse enigma.
  • Caso tenham chegado às respostas certas dos enigmas (ao menos 2), investigue:
  • Em que tipo de texto esses personagens costumam a aparecer? (caso eles digam “lendas indígenas”, continue levantando o conhecimento prévio dos alunos, com a pergunta seguinte)
  • O que mais vocês sabem sobre esse tipo de texto? (é possível que os alunos digam que essas são histórias escritas por indígenas, talvez não tenham a dimensão de que, se tratando de uma cultura oral, as lendas indígenas foram originalmente escrita por não indígenas e que somente depois, com o maior contato com a cultura escrita, é que os indígenas puderam escrever suas próprias histórias. Caso cheguem a essa discussão, ressalte apenas que essa são narrativas tradicionalmente orais, contadas de geração para geração. Deixe o aprofundamento dessa reflexão para o desenvolvimento da aula)

4. Cuide para manter a discussão dentro do tempo sugerido. Essa é apenas a introdução da aula e os assuntos serão aprofundados a seguir.

Materiais complementares: Para acessar os enigmas para impressão clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens aos alunos (caso não possa projetar o slide, imprima as imagens que estão nos materiais complementares).
  • Faça os seguintes questionamentos e depois dê mais informações sobre as imagens.
  • O que vocês vêem em cada imagem?
  • O que as pessoas estão fazendo?
  • Como estão vestidas?

Imagem 1: É possível que diante dessa imagem os alunos digam que os indígenas estão com roupas típicas ou que estão na floresta. Explique que, em geral, essa indumentária é usada apenas em dias importantes e que o local, apesar de ser aberto e próximo da natureza, pode também não ser uma floresta. Muito indígenas atualmente vivem “reservas indígenas”, outros vivem também nos campos ou nas cidades.

Imagem 2: É possível que as imagens 2 e 3 causem estranhamento. A imagem 2 mostra um indígena vestido “comumente”, ele participa de algum evento público. Deixe que comentem livremente, mas depois conte que na imagem 2 vemos o autor indígena Daniel Munduruku, formado em Filosofia, com mestrado em Antropologia pela USP. Autor de mais de 50 livros. Atualmente ele mora em São Paulo e tem percorrido todo Brasil para divulgar seus livros e contar suas histórias.

Imagem 3: Nesta imagem um indígena está usando o computador, parece estar em uma conferência. Explique que a aproximação com os meios digitais ocorre porque os indígenas não pararam no tempo, sua cultura vem se transformando, assim como todas as outras.

Materiais complementares:

Para imprimir as imagens clique aqui

Sugerimos também o acesso a outras reportagens relacionadas ao assunto, é interessante que faça a leitura das imagens e suas respectivas legendas. Seguem os links:

Imagem 1: Disponível em: http://conpoema.org/?p=10042 . Acesso em 05 de agosto de 2018.

Imagem 2: Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-existem-indios-no-brasil-diz-o-escritor-daniel-munduruku/. Acesso em 03 de setembro de 2018.

Imagem 3: Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/58/cinema-de-indio. Acesso em 05 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em 3 grupos heterogêneos, cuide para que em cada um deles tenha um leitor fluente. Imprima e distribua para cada grupo uma das três lendas que constam nos materiais complementares (Iara, Vitória- Régia e Curupira).
  • Peça para que reflitam se as lendas foram ou não escritas por indígenas.
  • Socialize as respostas e ao final revele que essas histórias não foram escritas por autores indígenas, apesar de narrarem 3 histórias muito conhecidas de sua cultura. As lendas também respondem aos enigmas da introdução da aula, retome, caso não tenham desvendado o mistério no início da aula.

É possível que os alunos argumentem dos mais variados modos ao decidirem se as lendas foram ou não escritas por autores indígenas, alguns podem achar que se as lendas foram escritas por indígenas, desconsiderando sua tradição oral, enquanto outros podem ser taxativos ao dizer que “indígenas não escrevem livros”. Oriente a turma que assim como os indígenas, todas as culturas têm suas histórias que circularam, em um primeiro momento, oralmente, como o caso de diversos contos e fábulas que hoje encontramos nos livros infantis (Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, etc.). Mas os textos não se limitam a escrita: construímos textos orais todo o tempo, inclusive literários. Inicialmente, foram outros povos os escritores das narrativas indígenas, entretanto, hoje muitos indígenas já escrevem e publicam suas histórias. Conduza a conversa para que ao final tenham clareza de que tanto autores indígenas, como não indígenas, tem suas peculiaridades ao escrever, suas marcas e seu estilo pessoal. Assim, da mesma forma que encontramos muita variedade na escrita de autores não indígenas, é possível que encontremos muita variedade de estilos de autores indígenas. Assim sempre será difícil a decisão: foi um indígena que escreveu ou não? Para reafirmar essa ideia, outra pergunta pode ser feita aos alunos: autores indígenas só escrevem lendas indígenas? A resposta é que eles podem escrever e publicar nos mais variados gêneros literários, entretanto tem sido mais comum que publiquem sobre suas histórias mitológicas ou que recontem os mitos de outras nações indígenas. Esclareça que existem diferentes nações indígenas, cada qual com traços culturais distintos.

Materiais complementares:

Lendas para impressão (Iara, Vitória-Régia, Curupira). clique aqui

Saiba um pouco mais sobre agrupamentos em sala de aula clicando aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique aos alunos que os textos “A Vitória-Régia” e “O Curupira” pertencem ao livro “Os meninos que viraram estrelas” da autora Sávia Dumont. Mostre a capa do livro, diga que nele a autora escreveu várias lendas da cultura brasileira e que a editora é a Companhia das Letrinhas. Leia em voz alta a biografia da autora e comente que ela é uma pessoa interessada pela cultura brasileira, porém não é uma autora indígena. Ela gosta de ensinar bordado aos amantes dessa arte.

Materiais complementares:

Para saber mais sobre a autora e ilustradora Sávia Dumont: “Os bordados da ilustradora Sávia Dumont”, ECT e TVBrasil, 2016. Disponível em:http://tvbrasil.ebc.com.br/abzdoziraldo/bastidores/os-bordados-da-ilustradora-savia-dumont. Acesso em: 30/08/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete o slide para a turma com os questionamentos e providencie uma cartolina (papel kraft ou papel metro) para registrar algumas respostas.
  • Faça os questionamentos no coletivo, convide os alunos para falarem e para registrarem na cartolina as conclusões da turma. Neste momento é muito importante considerar as descobertas e a participação oral de todos os alunos, não centralizando apenas em alguns deles.
  • Durante a discussão e levantamento dos conhecimentos dos alunos é possível que citem: “São histórias que acontecem na floresta/mata/tribos/aldeias”; “São histórias em que os indígenas, a natureza e animais aparecem”; “ São histórias mitológicas”; “contam de seres excepcionais, seres mágicos”; “Essas histórias foram contadas, inicialmente pelos indígenas e para os indígenas”; “Hoje em dia, elas são encontradas nos livros e na internet, estão disponíveis para todo mundo que tenha interesse em conhecer mais sobre essa cultura”; “Quem produz são autores indígenas e não indígenas, cada qual com suas características particulares ”; “Lemos para nos divertir e conhecer a vida dos indígenas”.
  • Mantenha esse registro coletivo afixado na sala de aula para que os alunos possam retomar suas descobertas.
  • Se ainda houver tempo, finalize a aula com o vídeo “Quando a pena do índio escreve”, uma entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku (para ser reproduzido até 4:06 minutos). Caso não seja possível assistir ao vídeo, haverá, ao longo da sequência, nova oportunidade para entrarmos em contato com esse autor.

Materiais complementares:

Vídeo “Quando a pena do índio escreve” , entrevista com o autor indígena Daniel Munduruku (para ser reproduzido até 4:06 minutos). Para acessar, clique aqui

Slide Plano Aula
  • Para o aluno
  • Documento

    Atividade para impressão 1 - Enigma

  • Documento

    Atividade para impressão 3

  • Documento

    Atividade para impressão 2 - Lendas


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Texto fatiado - Lenda indígena

AULA 03

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

AULA 04

Lendas indígenas: estrutura e foco narrativo

AULA 05

Narrativas em primeira e terceira pessoa

AULA 06

Reescrita de lenda: primeira ou terceira pessoa?

AULA 07

Discurso direto ou indireto?

AULA 08

Descubra se puder...Sinais de pontuação

AULA 09

Reescrita de discurso: pontuar é necessário!

AULA 10

Conto e reconto: lenda indígena

AULA 11

Preparando um reconto oral

AULA 12

Reconto de lendas indígenas

AULA 13

Planejamento para produção de texto

AULA 14

Produção de texto: uma nova continuação para uma lenda conhe...

AULA 15

Revisão de texto e Fanpage da turma

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Como ler textos de divulgação científica?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do Ch e do X na escrita de Cecília Meireles

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Bingo do Ch e X

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Encontre os erros em palavras com Ch/X

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Fonema /s/e seus grafemas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita de palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema /ž/ (som Gê)

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando as paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Acentuação das palavras paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando: pronomes no texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Organizando conceitos: pronomes

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema (som) \w\ em final de sílabas por L ou U

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo o gênero “cantiga”

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Para que servem os textos de instrução de montagem

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Trabalhando com textos publicitários

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de acumular ideias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando o gênero curiosidades

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que são os verbetes das enciclopédias?

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Função dos poemas concretos e visuais.

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ouvir e contar histórias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de textos expositivos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ler para conhecer o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo protocolos científicos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler textos científicos para conhecer um tema

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Estratégias de leitura em ação

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo novos contos de fadas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: compreensão textual de textos escritos.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita que te quero ler!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete de enciclopédia infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann