15691
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Planejando um podcast noticioso

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre elaborar um roteiro para planejamento e produção de notícias na modalidade oral, a fim de produzir podcasts noticiosos.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online - podcast e no campo de atuação jornalístico / midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Professor, Num momento oportuno, se considerar válido, seria interessante que produzissem podcasts noticiosos a partir de conteúdos de outras disciplinas, como História, Ciências, Geografia. Desse modo, poderiam trocar os podcasts como ferramentas de estudo.

Materiais necessários: A sala já deve estar organizada em grupos de quatro alunos. Notícias online impressas, cujos links estão no slide 6. Pelo menos dois aparelhos celulares por equipe: um para a gravação do podcast em si, outro para inserir as vinhetas (músicas de abertura, transição e encerramento) durante a gravação.

Informações sobre o gênero: O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema e pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para selecionar as informações e planejar o podcast

Referências sobre o assunto:

BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)

Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.

Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Questione:
  • O que é um podcast noticioso? (Esperamos que digam que se trata de de uma notícia em áudio, que mistura leitura em voz alta com a fala mais espontânea)
  • Leia a pergunta do slide 2.
  • Emende o seguinte questionamento:
  • O que é necessário para produzirmos um podcast? (Levante os conhecimentos prévios ou hipóteses sobre o que é necessário para construir um podcast e vá listando no quadro).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Coloque o podcast “Coisa de criança - episódio 7 De onde vem as ondas?” (4’56’’) para que ouçam, direcionando a atenção dos alunos para o seguinte roteiro:
  • Roteiro:
  • Vinheta de início; (Há alguma música/ som para caracterizar o programa?
  • Apresentação dos locutores; (Eles dizem algum nome? Se apresentam?)
  • Falar data de publicação e o tema do podcast; (Há data de veiculação? Qual o tema do podcast?)
  • Rápida introdução para prender o público ao assunto; (Diga para observarem como o apresentador resume a notícia ou os blocos de notícia sobre o mesmo tema)
  • Vinheta transitória para avisar que vai começar; (Como é o som? Há voz ou apenas instrumental? É longo? Animado?)
  • Falar sobre todo o tema que apareceu na apresentação; (Que informações foram veiculadas durante o programa? Vá listando o que lembrarem)
  • Preparar para o encerramento; (Como o apresentador se despede? Ele deixa algum recado? Tem uma frase de efeito?)
  • Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar; (A vinheta é a mesma da abertura ou outra?)
  • Encerramento.(Há algum som ou frase para encerrar ou termina com a vinheta?)

(DURANTE A ESCUTA, PROJETE O SLIDE SEGUINTE)

Materiais complementares: Para ouvir o podcast “Coisa de criança”, clique aqui. Acesso em 08/12/2018.

Professor, a escolha deste podcast se deveu a dois fatores: o tempo de duração, visto que a maioria dos podcasts são longos, impossibilitando a escuta completa do programa/episódio; o segundo motivo deve-se ao conteúdo: a maioria dos podcasts são de conteúdo adulto e a ideia é que criem um adequando a linguagem ao seu público.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e discuta coletivamente o que terão que pensar durante o planejamento do podcast.
  • Solicite que os alunos manifestem os aspectos que consideram importantes em um Podcast, procurando verificar com eles os itens abaixo:
  • Objetivo: gravar um podcast noticioso a partir de notícia impressa online.
    Pontos a ser observados:
  • Público: saber qual vocabulário você irá utilizar: você deve falar de acordo com a linguagem de quem irá ouvir o seu podcast, seja simples ou complexa, informal ou formal;
  • Tema: definir um tema e o formato é importante, por exemplo bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, entrevista, dissertativo, dentre outros.
  • Conteúdo: crie um checklist para todo o episódio, pois ele vai ajudar muito para não esquecer de nada durante a gravação e assim cobrir todo o tema;
  • Personalidade: o tom da voz, as brincadeiras, as frases e os jargões ajudam na caracterização.
  • Roteiro: depois de todo o planejamento definido, chegou a hora de dar vida ao podcast e criar o roteiro.
  • A partir desta conversa, elenque com o grupo como será o roteiro para o planejamento do podcast. Nos materiais complementares você tem acesso a uma sugestão de roteiro. Lembre-se que é fundamental a participação dos alunos na organização deste roteiro.

Materiais complementares:

Para acessar o Roteiro, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue a cada equipe uma notícia online (cada notícia deve estar em pelo menos duas equipes, para que na 3ª aula possam apreciar diferentes modos de produção)
  • Discuta com seus alunos e peça que a equipe vá registrando na folha:
  • Com que objetivo cada equipe fará a notícia? (Esperamos que digam que é para informar aos demais do grupo);
  • Que tipo de tema vão usar: bate papo, informativo ou outro? (Pontue que o tipo de tema afeta o tipo de linguagem, mais ou menos formal)
  • Como será a organização do conteúdo? (Lembrá-los que ele abarca tanto a notícia em si, como a apresentação, o resumo inicial, as vinhetas e o encerramento).
  • Usarão um bordão, uma frase de efeito? (Instigue-os a criar uma frase para caracterizar o podcast, como “Aqui você fica sabendo de tudo”, marca registrada de muitos programas).
  • Peça que preencham a pauta de planejamento (roteiro) para que se organizem preenchendo-a; (Professor, é fundamental que você circule pela sala, auxiliando na etapa do roteiro que mais tiverem dificuldade. A vinheta deve ficar por último, podendo ser apenas sons com o corpo ou objetos. Lembre-se de que o foco é a notícia).
  • Propor que façam uma primeira gravação-teste, que não será ouvida ainda nesta aula, mas sim na seguinte.

Materiais complementares:

Para imprimir a notícia sobre a emissão de CO2, clique aqui. ou acesse https://super.abril.com.br/ciencia/37-bilhoes-de-toneladas-esta-e-a-conta-mundial-de-co2-em-2018/ acesso em 08/12/2018 -.

Para imprimir a notícia sobre as algas, clique aqui. https://super.abril.com.br/ciencia/algas-produzem-som-e-formam-orquestra-no-fundo-do-mar/ acesso em 08/12/2018

Para imprimir a notícia sobre o bebê, clique aqui. https://super.abril.com.br/saude/bebe-brasileiro-nasceu-de-um-utero-transplantado-de-uma-falecida/ acesso em 08/12/2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com todo o grande grupo, leiam o que cada equipe produziu, fomentando comentários dos colegas, a fim de que cada equipe obtenha um feedback e possa fazer ajustes no próprio roteiro.
  • Comente com a turma que a produção efetiva do podcast envolve toda uma produção de som e gravação que precisará ser feita em outro momento. Disponha mais tempo em outras aulas para que os alunos produzam a gravação do podcast que planejaram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online - podcast e no campo de atuação jornalístico / midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Professor, Num momento oportuno, se considerar válido, seria interessante que produzissem podcasts noticiosos a partir de conteúdos de outras disciplinas, como História, Ciências, Geografia. Desse modo, poderiam trocar os podcasts como ferramentas de estudo.

Materiais necessários: A sala já deve estar organizada em grupos de quatro alunos. Notícias online impressas, cujos links estão no slide 6. Pelo menos dois aparelhos celulares por equipe: um para a gravação do podcast em si, outro para inserir as vinhetas (músicas de abertura, transição e encerramento) durante a gravação.

Informações sobre o gênero: O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema e pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para selecionar as informações e planejar o podcast

Referências sobre o assunto:

BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)

Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.

Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Questione:
  • O que é um podcast noticioso? (Esperamos que digam que se trata de de uma notícia em áudio, que mistura leitura em voz alta com a fala mais espontânea)
  • Leia a pergunta do slide 2.
  • Emende o seguinte questionamento:
  • O que é necessário para produzirmos um podcast? (Levante os conhecimentos prévios ou hipóteses sobre o que é necessário para construir um podcast e vá listando no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Coloque o podcast “Coisa de criança - episódio 7 De onde vem as ondas?” (4’56’’) para que ouçam, direcionando a atenção dos alunos para o seguinte roteiro:
  • Roteiro:
  • Vinheta de início; (Há alguma música/ som para caracterizar o programa?
  • Apresentação dos locutores; (Eles dizem algum nome? Se apresentam?)
  • Falar data de publicação e o tema do podcast; (Há data de veiculação? Qual o tema do podcast?)
  • Rápida introdução para prender o público ao assunto; (Diga para observarem como o apresentador resume a notícia ou os blocos de notícia sobre o mesmo tema)
  • Vinheta transitória para avisar que vai começar; (Como é o som? Há voz ou apenas instrumental? É longo? Animado?)
  • Falar sobre todo o tema que apareceu na apresentação; (Que informações foram veiculadas durante o programa? Vá listando o que lembrarem)
  • Preparar para o encerramento; (Como o apresentador se despede? Ele deixa algum recado? Tem uma frase de efeito?)
  • Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar; (A vinheta é a mesma da abertura ou outra?)
  • Encerramento.(Há algum som ou frase para encerrar ou termina com a vinheta?)

(DURANTE A ESCUTA, PROJETE O SLIDE SEGUINTE)

Materiais complementares: Para ouvir o podcast “Coisa de criança”, clique aqui. Acesso em 08/12/2018.

Professor, a escolha deste podcast se deveu a dois fatores: o tempo de duração, visto que a maioria dos podcasts são longos, impossibilitando a escuta completa do programa/episódio; o segundo motivo deve-se ao conteúdo: a maioria dos podcasts são de conteúdo adulto e a ideia é que criem um adequando a linguagem ao seu público.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e discuta coletivamente o que terão que pensar durante o planejamento do podcast.
  • Solicite que os alunos manifestem os aspectos que consideram importantes em um Podcast, procurando verificar com eles os itens abaixo:
  • Objetivo: gravar um podcast noticioso a partir de notícia impressa online.
    Pontos a ser observados:
  • Público: saber qual vocabulário você irá utilizar: você deve falar de acordo com a linguagem de quem irá ouvir o seu podcast, seja simples ou complexa, informal ou formal;
  • Tema: definir um tema e o formato é importante, por exemplo bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, entrevista, dissertativo, dentre outros.
  • Conteúdo: crie um checklist para todo o episódio, pois ele vai ajudar muito para não esquecer de nada durante a gravação e assim cobrir todo o tema;
  • Personalidade: o tom da voz, as brincadeiras, as frases e os jargões ajudam na caracterização.
  • Roteiro: depois de todo o planejamento definido, chegou a hora de dar vida ao podcast e criar o roteiro.
  • A partir desta conversa, elenque com o grupo como será o roteiro para o planejamento do podcast. Nos materiais complementares você tem acesso a uma sugestão de roteiro. Lembre-se que é fundamental a participação dos alunos na organização deste roteiro.

Materiais complementares:

Para acessar o Roteiro, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue a cada equipe uma notícia online (cada notícia deve estar em pelo menos duas equipes, para que na 3ª aula possam apreciar diferentes modos de produção)
  • Discuta com seus alunos e peça que a equipe vá registrando na folha:
  • Com que objetivo cada equipe fará a notícia? (Esperamos que digam que é para informar aos demais do grupo);
  • Que tipo de tema vão usar: bate papo, informativo ou outro? (Pontue que o tipo de tema afeta o tipo de linguagem, mais ou menos formal)
  • Como será a organização do conteúdo? (Lembrá-los que ele abarca tanto a notícia em si, como a apresentação, o resumo inicial, as vinhetas e o encerramento).
  • Usarão um bordão, uma frase de efeito? (Instigue-os a criar uma frase para caracterizar o podcast, como “Aqui você fica sabendo de tudo”, marca registrada de muitos programas).
  • Peça que preencham a pauta de planejamento (roteiro) para que se organizem preenchendo-a; (Professor, é fundamental que você circule pela sala, auxiliando na etapa do roteiro que mais tiverem dificuldade. A vinheta deve ficar por último, podendo ser apenas sons com o corpo ou objetos. Lembre-se de que o foco é a notícia).
  • Propor que façam uma primeira gravação-teste, que não será ouvida ainda nesta aula, mas sim na seguinte.

Materiais complementares:

Para imprimir a notícia sobre a emissão de CO2, clique aqui. ou acesse https://super.abril.com.br/ciencia/37-bilhoes-de-toneladas-esta-e-a-conta-mundial-de-co2-em-2018/ acesso em 08/12/2018 -.

Para imprimir a notícia sobre as algas, clique aqui. https://super.abril.com.br/ciencia/algas-produzem-som-e-formam-orquestra-no-fundo-do-mar/ acesso em 08/12/2018

Para imprimir a notícia sobre o bebê, clique aqui. https://super.abril.com.br/saude/bebe-brasileiro-nasceu-de-um-utero-transplantado-de-uma-falecida/ acesso em 08/12/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com todo o grande grupo, leiam o que cada equipe produziu, fomentando comentários dos colegas, a fim de que cada equipe obtenha um feedback e possa fazer ajustes no próprio roteiro.
  • Comente com a turma que a produção efetiva do podcast envolve toda uma produção de som e gravação que precisará ser feita em outro momento. Disponha mais tempo em outras aulas para que os alunos produzam a gravação do podcast que planejaram.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano