Roteiro para impressão - Podcast - LP07_SQA11
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando um podcast noticioso
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online - podcast e no campo de atuação jornalístico / midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Professor, Num momento oportuno, se considerar válido, seria interessante que produzissem podcasts noticiosos a partir de conteúdos de outras disciplinas, como História, Ciências, Geografia. Desse modo, poderiam trocar os podcasts como ferramentas de estudo.
Materiais necessários: A sala já deve estar organizada em grupos de quatro alunos. Notícias online impressas, cujos links estão no slide 6. Pelo menos dois aparelhos celulares por equipe: um para a gravação do podcast em si, outro para inserir as vinhetas (músicas de abertura, transição e encerramento) durante a gravação.
Informações sobre o gênero: O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema e pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para selecionar as informações e planejar o podcast
Referências sobre o assunto:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)
Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Questione:
- O que é um podcast noticioso? (Esperamos que digam que se trata de de uma notícia em áudio, que mistura leitura em voz alta com a fala mais espontânea)
- Leia a pergunta do slide 2.
- Emende o seguinte questionamento:
- O que é necessário para produzirmos um podcast? (Levante os conhecimentos prévios ou hipóteses sobre o que é necessário para construir um podcast e vá listando no quadro).
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Coloque o podcast “Coisa de criança - episódio 7 De onde vem as ondas?” (4’56’’) para que ouçam, direcionando a atenção dos alunos para o seguinte roteiro:
- Roteiro:
- Vinheta de início; (Há alguma música/ som para caracterizar o programa?
- Apresentação dos locutores; (Eles dizem algum nome? Se apresentam?)
- Falar data de publicação e o tema do podcast; (Há data de veiculação? Qual o tema do podcast?)
- Rápida introdução para prender o público ao assunto; (Diga para observarem como o apresentador resume a notícia ou os blocos de notícia sobre o mesmo tema)
- Vinheta transitória para avisar que vai começar; (Como é o som? Há voz ou apenas instrumental? É longo? Animado?)
- Falar sobre todo o tema que apareceu na apresentação; (Que informações foram veiculadas durante o programa? Vá listando o que lembrarem)
- Preparar para o encerramento; (Como o apresentador se despede? Ele deixa algum recado? Tem uma frase de efeito?)
- Vinheta rápida transitória para avisar que vai terminar; (A vinheta é a mesma da abertura ou outra?)
- Encerramento.(Há algum som ou frase para encerrar ou termina com a vinheta?)
(DURANTE A ESCUTA, PROJETE O SLIDE SEGUINTE)
Materiais complementares: Para ouvir o podcast “Coisa de criança”, clique aqui. Acesso em 08/12/2018.
Professor, a escolha deste podcast se deveu a dois fatores: o tempo de duração, visto que a maioria dos podcasts são longos, impossibilitando a escuta completa do programa/episódio; o segundo motivo deve-se ao conteúdo: a maioria dos podcasts são de conteúdo adulto e a ideia é que criem um adequando a linguagem ao seu público.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o slide e discuta coletivamente o que terão que pensar durante o planejamento do podcast.
- Solicite que os alunos manifestem os aspectos que consideram importantes em um Podcast, procurando verificar com eles os itens abaixo:
- Objetivo: gravar um podcast noticioso a partir de notícia impressa online.
Pontos a ser observados: - Público: saber qual vocabulário você irá utilizar: você deve falar de acordo com a linguagem de quem irá ouvir o seu podcast, seja simples ou complexa, informal ou formal;
- Tema: definir um tema e o formato é importante, por exemplo bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, entrevista, dissertativo, dentre outros.
- Conteúdo: crie um checklist para todo o episódio, pois ele vai ajudar muito para não esquecer de nada durante a gravação e assim cobrir todo o tema;
- Personalidade: o tom da voz, as brincadeiras, as frases e os jargões ajudam na caracterização.
- Roteiro: depois de todo o planejamento definido, chegou a hora de dar vida ao podcast e criar o roteiro.
- A partir desta conversa, elenque com o grupo como será o roteiro para o planejamento do podcast. Nos materiais complementares você tem acesso a uma sugestão de roteiro. Lembre-se que é fundamental a participação dos alunos na organização deste roteiro.
Materiais complementares:
Para acessar o Roteiro, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue a cada equipe uma notícia online (cada notícia deve estar em pelo menos duas equipes, para que na 3ª aula possam apreciar diferentes modos de produção)
- Discuta com seus alunos e peça que a equipe vá registrando na folha:
- Com que objetivo cada equipe fará a notícia? (Esperamos que digam que é para informar aos demais do grupo);
- Que tipo de tema vão usar: bate papo, informativo ou outro? (Pontue que o tipo de tema afeta o tipo de linguagem, mais ou menos formal)
- Como será a organização do conteúdo? (Lembrá-los que ele abarca tanto a notícia em si, como a apresentação, o resumo inicial, as vinhetas e o encerramento).
- Usarão um bordão, uma frase de efeito? (Instigue-os a criar uma frase para caracterizar o podcast, como “Aqui você fica sabendo de tudo”, marca registrada de muitos programas).
- Peça que preencham a pauta de planejamento (roteiro) para que se organizem preenchendo-a; (Professor, é fundamental que você circule pela sala, auxiliando na etapa do roteiro que mais tiverem dificuldade. A vinheta deve ficar por último, podendo ser apenas sons com o corpo ou objetos. Lembre-se de que o foco é a notícia).
- Propor que façam uma primeira gravação-teste, que não será ouvida ainda nesta aula, mas sim na seguinte.
Materiais complementares:
Para imprimir a notícia sobre a emissão de CO2, clique aqui. ou acesse https://super.abril.com.br/ciencia/37-bilhoes-de-toneladas-esta-e-a-conta-mundial-de-co2-em-2018/ acesso em 08/12/2018 -.
Para imprimir a notícia sobre as algas, clique aqui. https://super.abril.com.br/ciencia/algas-produzem-som-e-formam-orquestra-no-fundo-do-mar/ acesso em 08/12/2018
Para imprimir a notícia sobre o bebê, clique aqui. https://super.abril.com.br/saude/bebe-brasileiro-nasceu-de-um-utero-transplantado-de-uma-falecida/ acesso em 08/12/2018
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Com todo o grande grupo, leiam o que cada equipe produziu, fomentando comentários dos colegas, a fim de que cada equipe obtenha um feedback e possa fazer ajustes no próprio roteiro.
- Comente com a turma que a produção efetiva do podcast envolve toda uma produção de som e gravação que precisará ser feita em outro momento. Disponha mais tempo em outras aulas para que os alunos produzam a gravação do podcast que planejaram.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Planejando, produzindo um podcast noticioso e refletindo sobre a oralidade planejada
Envie aos alunos um áudio ou um e-mail solicitando que ouçam o podcast sugerido na introdução do plano original. Envie também o link do podcast e as orientações constantes no slide, para que os alunos observem o roteiro. Peça que anotem suas observações e enviem-nas a você, por e-mail ou WhatsApp, juntamente com um comentário dizendo se gostaram de ouvir o podcast.
Ao receber a devolutiva dos alunos, faça um quadro com os principais pontos do roteiro do podcast observados por eles e inclua outros, constantes na introdução do plano original. Nesse quadro, inclua também a explicação sobre o gênero podcast. Esse material, que pode ser produzido no Word, deve ser enviado aos alunos com uma orientação para que o leiam, pois será retomado no desenvolvimento da aula.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Planejamento em equipe - Vamos planejar e produzir um podcast noticioso?
Primeiramente, envie aos alunos um áudio comentando a atividade realizada no passo anterior, com as observações sobre o gênero podcast e suas características. Retome o quadro enviado e as características do gênero podcast. Então, convide os alunos a planejar e produzir podcasts para serem compartilhados com a turma posteriormente. Diga que eles receberão um arquivo com o roteiro para a realização do trabalho e links de notícias online para serem transformadas em podcast. Encerre o áudio organizando a classe em 5 grupos para a realização da atividade.
Envie aos alunos, por e-mail, o roteiro para impressão, disponível na seção “Materiais e atividades”, e os links sugeridos como materiais complementares. Peça que leiam o material com atenção.
Grave outro áudio explicativo sobre a proposta de escrita e sobre o passo a passo do planejamento e da construção do roteiro, conforme o plano 11. Explique que, a partir de agora, cada grupo deve pôr a mão na massa e trabalhar. Aproveite para comentar, nesse áudio, os detalhes da performance oral, disponíveis no cartaz para impressão, no plano 12. Envie aos alunos o arquivo do cartaz.
Estabeleça um prazo para a entrega da gravação-teste e, ao recebê-la, faça a devolutiva a cada grupo, por áudio, orientando o que deve ser melhorado, a partir dos detalhes do cartaz sobre a performance oral. Estabeleça um novo prazo para a entrega da última versão do podcast.
Fechamento: Como ficou nosso planejamento e a performance oral da turma?
Depois de feita e enviada a versão final do podcast, compartilhe todos eles com a classe, por WhatsApp, para que os trabalhos possam ser apreciados e avaliados. Então, envie aos alunos a ficha “Avaliação de Performance Oral - podcasts noticiosos”, disponível no plano de aula 12 desta sequência, e oriente-os a proceder a avaliação, de modo que um grupo avalie o outro. As avaliações devem ser enviadas a você, para que seja dada uma devolutiva geral, por meio de um novo áudio, sobre a performance de cada grupo.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar com seus familiares os podcasts produzidos, para divulgação e apreciação do trabalho. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejando um podcast noticioso
Finalidade da aula: Elaborar um roteiro para planejamento e produção de notícias na modalidade oral, a fim de produzir podcasts noticiosos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online, podcast
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos jornalísticos orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP10,EF69LP12
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online - podcast e no campo de atuação jornalístico / midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Professor, Num momento oportuno, se considerar válido, seria interessante que produzissem podcasts noticiosos a partir de conteúdos de outras disciplinas, como História, Ciências, Geografia. Desse modo, poderiam trocar os podcasts como ferramentas de estudo.
Materiais necessários: A sala já deve estar organizada em grupos de quatro alunos. Notícias online impressas, cujos links estão no slide 6. Pelo menos dois aparelhos celulares por equipe: um para a gravação do podcast em si, outro para inserir as vinhetas (músicas de abertura, transição e encerramento) durante a gravação.
Informações sobre o gênero: O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda (você escolhe o assunto ou tema e pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para selecionar as informações e planejar o podcast
Referências sobre o assunto:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. (Apresentação e capítulo 8)
Para saber o que é um podcast, clique aqui. acesso em 08/12/2018.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de podcast que mais circulam, clique aqui. acesso em 08/12/2018.