15376
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Era uma vez nosso conto de fadas: Planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre planejamento de contos de fadas

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de planejamento de produção textual, lápis, borracha e livros com diferentes títulos de contos de fadas para servir de inspiração.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de levantar os aspectos principais e seguir uma lógica de sequência para colaborar com a produção.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta é que sejamos autores do nosso conto de fadas e que o objetivo dessa aula é realizar um planejamento de todos os aspectos estruturante para garantir uma boa produção textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas com o intuito de um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Lembre com as crianças títulos e histórias de contos de fadas já lidos em aulas anteriores e/ou contos que eles conhecem. Se possível leve diversos títulos de contos de fadas para servir de inspiração durante a aula. Alguns títulos que podem ser relembrados são: A princesa e o Sapo, A Bela Adormecida, João e Maria, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, O gato de botas, Rapunzel, Cinderela, Os sete corvos, O príncipe canário, Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, O soldadinho de chumbo, O patinho feio, O rouxinol do imperador, Os três porquinhos, João e o pé de feijão.
  • Reflita com a turma que os contos de fadas não tem um único autor, afinal essas histórias eram contadas e repassados para as pessoas oralmente. Porém alguns autores, como os Irmãos Grimm e o Charles Perrault resolveram registrar por escrito esses contos e com o passar do tempo foram reescritos por diversos escritores que deram um novo jeito de contar essas histórias.
  • Informe que nas aulas de produção de texto, os alunos poderão reescrever sua história favorita como um verdadeiro escritor.
  • Diga que a proposta é reescrever um conto de fadas conhecido escolhido pela sala, para que seja apresentado para os alunos do 1º ano e publicado em um livro de produção da turma e que para isso, é importante pensarmos em aspectos fundamentais de um boa escrita.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Estabeleça expectativas em relação a produção de texto, com a criação de um livro de um conto de fadas escritos pela turma.
  • Informe que a turma deverá escolher um conto tradicional conhecido que será reescrito.
  • Disponibilize alguns minutos para a realização dessa escolha. Sugira alguns contos já trabalhados e organize uma votação, para definição de qual é o conto de preferência para a reescrita.
  • Após escolha do conto que será reescrito, converse com a turma:
  • Vocês serão os autores dessa história. Quais informações não podem ser esquecidas no momento de escrever o texto?
  • Quem serão as pessoas que lerão esse conto? Tendo essa definição, será que é importante pensar na linguagem apropriada para essa escrita?
  • Com esses questionamentos, a intenção é que os alunos percebam a necessidade de um planejamento para pensar em todos os aspectos importantes para escrever uma narrativa. Refletir que seus leitores serão as crianças menores do 1º ano e que a linguagem precisará estar de acordo com esse público, na produção também precisará ser pensada para que todos os aspectos e características dos contos de fadas sejam contemplados e seja, portanto, de fácil entendimento para os pequenos leitores,
  • Entregue a ficha de planejamento para produção textual para cada dupla. (clique aqui para impressão) .
  • Leia com a turma as dicas disponibilizada na ficha:
  • LEMBREM-SE PARA QUEM O TEXTO ESTÁ SENDO ESCRITO (A REESCRITA SERÁ APRESENTADA PARA OS ALUNOS DO 1ºANO).
  • PENSEM NAS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO CONTOS DE FADAS. O QUE NÃO PODE FALTAR? (APRESENTAÇÃO, CONFLITO, RESOLUÇÃO, MARCAS TEMPORAIS, PERSONAGENS, ELEMENTO MÁGICO, ETC.)
  • QUEM VAI LER O CONTO PRECISA COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS DA NARRATIVA, ENTÃO O QUE É PRECISO CONSIDERAR PARA GARANTIR ESSA COMPREENSÃO? NÃO ESQUEÇA QUE A HISTÓRIA TEM UMA ORDEM DE ACONTECIMENTOS DOS FATOS E NENHUM FATO IMPORTANTE PODE SER OMITIDO PARA QUE A COMPREENSÃO DO ENREDO NÃO FIQUE COMPROMETIDO.
  • É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM DISCURSO ORAL, EM EXPRESSÃO ESCRITA. O QUE SE DEVE CONSIDERAR PARA QUE ESSA ESCRITA EXPRESSE AQUILO QUE FOI FALADO? NESSE MOMENTO É PRECISO PENSAR QUE A ESCRITA POSSUI UMA ESTRUTURA DIFERENTE DA LINGUAGEM ORAL, COMO POR EXEMPLO A FORMA GRÁFICA, PONTUAÇÃO, FORMA CORRETA DE ESCRITA, ETC
  • Peça que as duplas descrevam os aspectos que precisam ser pensados para reescrever o conto de fadas escolhido.
  • Circule pela sala e faça as intervenções, quando necessário, como por exemplo, auxiliar as duplas a refletirem sobre como eles podem enumerar as ordens dos fatos da narrativa ou descrever por meio adjetivos as características dos personagens. Por meio de boas perguntas as intervenções podem acontecer de forma rica e prazerosa para os alunos.
  • Estimule que as duplas pensem em todas as informações principais. Esse processo de planejamento facilitará para uma boa produção.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Socialize os apontamentos levantados pelas duplas.
  • Sistematize o planejamento, organizando as ideias para realização da produção textual. Essa sistematização pode acontecer por meio de levantamentos de tópicos pontuados pelas duplas de aspectos que não podem faltar. Por exemplo no conto de fadas da Branca de Neve: faça o exercício de pensar no que não pode deixar de ser falado: Apresentar os diferentes lugares que a história se passa, explicar sobre o conflito quando a madrasta descobre que Branca de Neve é a mais bela do reino; contar como foi a chegada da Branca de Neve na casa dos anões, como foram as tentativas da madrasta de se livrar de Branca de Neve, descrever como o conflito foi solucionado (...)

Com a realização do planejamento é necessário que os alunos percebam a necessidade de selecionar o que vai ser dito, ativando os conhecimentos disponíveis em sua memória e utilizando referências de contos conhecidos, organizar o conteúdo em uma sequência que seja adequada para os objetivos pensados, construir sequências linguísticas (períodos, orações) adequadas às finalidades e destinatários e selecionar vocabulário adequado ao contexto.

  • Estruture os apontamentos fundamentais para que todos os alunos tenham por escrito e informe que na próxima aula, a turma será desafiada a escrever esse conto de fadas já pensado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de planejamento de produção textual, lápis, borracha e livros com diferentes títulos de contos de fadas para servir de inspiração.

Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de levantar os aspectos principais e seguir uma lógica de sequência para colaborar com a produção.

Referências sobre o assunto:

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.

__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.

KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.

REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que a proposta é que sejamos autores do nosso conto de fadas e que o objetivo dessa aula é realizar um planejamento de todos os aspectos estruturante para garantir uma boa produção textual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas com o intuito de um agrupamento produtivo e colaborativo.
  • Lembre com as crianças títulos e histórias de contos de fadas já lidos em aulas anteriores e/ou contos que eles conhecem. Se possível leve diversos títulos de contos de fadas para servir de inspiração durante a aula. Alguns títulos que podem ser relembrados são: A princesa e o Sapo, A Bela Adormecida, João e Maria, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, O gato de botas, Rapunzel, Cinderela, Os sete corvos, O príncipe canário, Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, O soldadinho de chumbo, O patinho feio, O rouxinol do imperador, Os três porquinhos, João e o pé de feijão.
  • Reflita com a turma que os contos de fadas não tem um único autor, afinal essas histórias eram contadas e repassados para as pessoas oralmente. Porém alguns autores, como os Irmãos Grimm e o Charles Perrault resolveram registrar por escrito esses contos e com o passar do tempo foram reescritos por diversos escritores que deram um novo jeito de contar essas histórias.
  • Informe que nas aulas de produção de texto, os alunos poderão reescrever sua história favorita como um verdadeiro escritor.
  • Diga que a proposta é reescrever um conto de fadas conhecido escolhido pela sala, para que seja apresentado para os alunos do 1º ano e publicado em um livro de produção da turma e que para isso, é importante pensarmos em aspectos fundamentais de um boa escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Estabeleça expectativas em relação a produção de texto, com a criação de um livro de um conto de fadas escritos pela turma.
  • Informe que a turma deverá escolher um conto tradicional conhecido que será reescrito.
  • Disponibilize alguns minutos para a realização dessa escolha. Sugira alguns contos já trabalhados e organize uma votação, para definição de qual é o conto de preferência para a reescrita.
  • Após escolha do conto que será reescrito, converse com a turma:
  • Vocês serão os autores dessa história. Quais informações não podem ser esquecidas no momento de escrever o texto?
  • Quem serão as pessoas que lerão esse conto? Tendo essa definição, será que é importante pensar na linguagem apropriada para essa escrita?
  • Com esses questionamentos, a intenção é que os alunos percebam a necessidade de um planejamento para pensar em todos os aspectos importantes para escrever uma narrativa. Refletir que seus leitores serão as crianças menores do 1º ano e que a linguagem precisará estar de acordo com esse público, na produção também precisará ser pensada para que todos os aspectos e características dos contos de fadas sejam contemplados e seja, portanto, de fácil entendimento para os pequenos leitores,
  • Entregue a ficha de planejamento para produção textual para cada dupla. (clique aqui para impressão) .
  • Leia com a turma as dicas disponibilizada na ficha:
  • LEMBREM-SE PARA QUEM O TEXTO ESTÁ SENDO ESCRITO (A REESCRITA SERÁ APRESENTADA PARA OS ALUNOS DO 1ºANO).
  • PENSEM NAS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO CONTOS DE FADAS. O QUE NÃO PODE FALTAR? (APRESENTAÇÃO, CONFLITO, RESOLUÇÃO, MARCAS TEMPORAIS, PERSONAGENS, ELEMENTO MÁGICO, ETC.)
  • QUEM VAI LER O CONTO PRECISA COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS DA NARRATIVA, ENTÃO O QUE É PRECISO CONSIDERAR PARA GARANTIR ESSA COMPREENSÃO? NÃO ESQUEÇA QUE A HISTÓRIA TEM UMA ORDEM DE ACONTECIMENTOS DOS FATOS E NENHUM FATO IMPORTANTE PODE SER OMITIDO PARA QUE A COMPREENSÃO DO ENREDO NÃO FIQUE COMPROMETIDO.
  • É POSSÍVEL TRANSFORMAR UM DISCURSO ORAL, EM EXPRESSÃO ESCRITA. O QUE SE DEVE CONSIDERAR PARA QUE ESSA ESCRITA EXPRESSE AQUILO QUE FOI FALADO? NESSE MOMENTO É PRECISO PENSAR QUE A ESCRITA POSSUI UMA ESTRUTURA DIFERENTE DA LINGUAGEM ORAL, COMO POR EXEMPLO A FORMA GRÁFICA, PONTUAÇÃO, FORMA CORRETA DE ESCRITA, ETC
  • Peça que as duplas descrevam os aspectos que precisam ser pensados para reescrever o conto de fadas escolhido.
  • Circule pela sala e faça as intervenções, quando necessário, como por exemplo, auxiliar as duplas a refletirem sobre como eles podem enumerar as ordens dos fatos da narrativa ou descrever por meio adjetivos as características dos personagens. Por meio de boas perguntas as intervenções podem acontecer de forma rica e prazerosa para os alunos.
  • Estimule que as duplas pensem em todas as informações principais. Esse processo de planejamento facilitará para uma boa produção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Socialize os apontamentos levantados pelas duplas.
  • Sistematize o planejamento, organizando as ideias para realização da produção textual. Essa sistematização pode acontecer por meio de levantamentos de tópicos pontuados pelas duplas de aspectos que não podem faltar. Por exemplo no conto de fadas da Branca de Neve: faça o exercício de pensar no que não pode deixar de ser falado: Apresentar os diferentes lugares que a história se passa, explicar sobre o conflito quando a madrasta descobre que Branca de Neve é a mais bela do reino; contar como foi a chegada da Branca de Neve na casa dos anões, como foram as tentativas da madrasta de se livrar de Branca de Neve, descrever como o conflito foi solucionado (...)

Com a realização do planejamento é necessário que os alunos percebam a necessidade de selecionar o que vai ser dito, ativando os conhecimentos disponíveis em sua memória e utilizando referências de contos conhecidos, organizar o conteúdo em uma sequência que seja adequada para os objetivos pensados, construir sequências linguísticas (períodos, orações) adequadas às finalidades e destinatários e selecionar vocabulário adequado ao contexto.

  • Estruture os apontamentos fundamentais para que todos os alunos tenham por escrito e informe que na próxima aula, a turma será desafiada a escrever esse conto de fadas já pensado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano