13905
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Explorando títulos e imagens de contos de fadas

POR: Cibele Diogo Kimura 27/11/2018
Código: LPO2_02SQA02

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Explorando títulos e imagens de contos de fadas

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Envelopes contendo títulos de contos de fadas tradicionais e contemporâneos e envelopes com as imagens ou representações destes contos, folha de papel pardo ou cartolina para confecção dos cartazes e cola.

Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais características é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação entre o bem e o mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade em decodificar os títulos dos livros.
  • Dificuldade em relacionar a leitura dos títulos com contos conhecidos e não conhecidos (Para os contos conhecidos os alunos poderão utilizar estratégias de leitura, relacionando com conhecimentos que já possuem dos grafemas, e antecipar uma leitura, nos contos de fadas não conhecidos será necessário
    a decodificação e compreender o sentido da leitura, para que possam relacionar com a respectiva imagem.)

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.

CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos ler títulos e reconhecer imagens de livros de contos de fadas.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Apresente a imagem acima aos alunos para auxiliar na memória. Caso não seja possível projetar a imagem, clique aqui para fazer a impressão.
  • Questione a turma sobre o nome do conto de fadas que a imagem representa. Espera-se que facilmente o conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho seja reconhecido.
  • Discuta com a turma quais elementos ajudaram para que reconhecessem a história:
  • Como vocês sabem que este conto refere-se a Chapeuzinho Vermelho?
  • Por meio da imagem conseguimos perceber quais personagens encontraremos nesta história?
  • Nas capas dos livros de contos de fadas tem mais alguma informação escrita? O quê?
  • As imagens nos ajudam a prever o que vai acontecer na história?

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em grupos de até quatro alunos. Procure organizar a sala garantindo que em cada grupo tenha uma criança alfabética.
  • Distribua um envelope contendo títulos de contos de fadas tradicionais e contemporâneos e outro envelope com as imagens ou representações
    destes contos.
  • Oriente que cada grupo leia os títulos e relacione com as imagens respectivas. Circule entre os grupos, acompanhando a leitura dos títulos e análise das imagens, realize intervenções quanto à compreensão do sentido do título lido (no caso dos alunos que estejam decodificando) bem como questionando sobre elementos da imagem que dão pistas sobre o título do conto.
  • Entregue uma folha de papel pardo ou cartolina para que cada grupo monte um painel com os contos de fadas encontrados.
  • Cada grupo deve conversar sobre os contos de fadas identificados e relembrar seus personagens e enredos dos contos conhecidos. Caso tenha alguma história que o grupo não conheça, eles devem verificar se através do título e da imagem eles são capazes de inferir alguma pista sobre o que pode acontecer na história.

Obs.: Selecione imagens de contos de fadas que achar mais pertinentes para explorar com a turma. Caso queira algumas sugestões clique aqui.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Exponha os painéis em um local visível a todos.
  • Faça uma breve observação se todos chegaram à mesma conclusão. Em caso de discordância, alinhe os conhecimentos sobre os contos de fadas apresentados.
  • Peça que cada grupo apresente um título do painel, lendo seu título e contando como o grupo relacionou com a imagem escolhida.
  • Auxilie na leitura do título quando necessário e converse como o título traz informações sobre o livro que será apresentado.
  • Com a leitura do título foi mais fácil identificar a imagem que representa a história?
  • Todos os títulos apresentados demonstram relação com a história?
  • Então podemos concluir que os títulos dos contos de fadas nos trazem pistas dos personagens ou do que vai acontecer nas histórias?

Espera-se que com base na atividade proposta e das discussões, os alunos cheguem à conclusão de que as imagens e os títulos dos contos de fadas se relacionam e trazem alguns elementos sobre o conto em si, permitindo se antecipar algumas informações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Envelopes contendo títulos de contos de fadas tradicionais e contemporâneos e envelopes com as imagens ou representações destes contos, folha de papel pardo ou cartolina para confecção dos cartazes e cola.

Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais características é seu início com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação entre o bem e o mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldade em decodificar os títulos dos livros.
  • Dificuldade em relacionar a leitura dos títulos com contos conhecidos e não conhecidos (Para os contos conhecidos os alunos poderão utilizar estratégias de leitura, relacionando com conhecimentos que já possuem dos grafemas, e antecipar uma leitura, nos contos de fadas não conhecidos será necessário
    a decodificação e compreender o sentido da leitura, para que possam relacionar com a respectiva imagem.)

Referências sobre o assunto:

REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.

CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.

LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos ler títulos e reconhecer imagens de livros de contos de fadas.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Apresente a imagem acima aos alunos para auxiliar na memória. Caso não seja possível projetar a imagem, clique aqui para fazer a impressão.
  • Questione a turma sobre o nome do conto de fadas que a imagem representa. Espera-se que facilmente o conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho seja reconhecido.
  • Discuta com a turma quais elementos ajudaram para que reconhecessem a história:
  • Como vocês sabem que este conto refere-se a Chapeuzinho Vermelho?
  • Por meio da imagem conseguimos perceber quais personagens encontraremos nesta história?
  • Nas capas dos livros de contos de fadas tem mais alguma informação escrita? O quê?
  • As imagens nos ajudam a prever o que vai acontecer na história?

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Divida a sala em grupos de até quatro alunos. Procure organizar a sala garantindo que em cada grupo tenha uma criança alfabética.
  • Distribua um envelope contendo títulos de contos de fadas tradicionais e contemporâneos e outro envelope com as imagens ou representações
    destes contos.
  • Oriente que cada grupo leia os títulos e relacione com as imagens respectivas. Circule entre os grupos, acompanhando a leitura dos títulos e análise das imagens, realize intervenções quanto à compreensão do sentido do título lido (no caso dos alunos que estejam decodificando) bem como questionando sobre elementos da imagem que dão pistas sobre o título do conto.
  • Entregue uma folha de papel pardo ou cartolina para que cada grupo monte um painel com os contos de fadas encontrados.
  • Cada grupo deve conversar sobre os contos de fadas identificados e relembrar seus personagens e enredos dos contos conhecidos. Caso tenha alguma história que o grupo não conheça, eles devem verificar se através do título e da imagem eles são capazes de inferir alguma pista sobre o que pode acontecer na história.

Obs.: Selecione imagens de contos de fadas que achar mais pertinentes para explorar com a turma. Caso queira algumas sugestões clique aqui.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Exponha os painéis em um local visível a todos.
  • Faça uma breve observação se todos chegaram à mesma conclusão. Em caso de discordância, alinhe os conhecimentos sobre os contos de fadas apresentados.
  • Peça que cada grupo apresente um título do painel, lendo seu título e contando como o grupo relacionou com a imagem escolhida.
  • Auxilie na leitura do título quando necessário e converse como o título traz informações sobre o livro que será apresentado.
  • Com a leitura do título foi mais fácil identificar a imagem que representa a história?
  • Todos os títulos apresentados demonstram relação com a história?
  • Então podemos concluir que os títulos dos contos de fadas nos trazem pistas dos personagens ou do que vai acontecer nas histórias?

Espera-se que com base na atividade proposta e das discussões, os alunos cheguem à conclusão de que as imagens e os títulos dos contos de fadas se relacionam e trazem alguns elementos sobre o conto em si, permitindo se antecipar algumas informações.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Explorando títulos e imagens de contos de fadas
Finalidade da aula: Realizar leituras de títulos e imagens de diferentes contos de fadas, localizando informações explícitas, decodificando o que está escrito e relacionando com possíveis significados.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura/compreensão em leitura/formação do leitor literário.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF02LP26, EF15LP03
Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes