15042
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Oralidade

Plano de aula - Oralidade em foco: Conhecendo o jornal falado

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Oralidade em foco: Conhecendo o jornal falado

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação “Vida Cotidiana”. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar os vídeos. Folha xerografada.

Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional).

Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade na identificação das características de um telejornal.

Referências sobre o assunto:

ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero trabalhado. Tente envolvê-los na temática da aula.
  • A oralidade como conteúdo a ser trabalhado na escola já vem sendo enfatizada há algum tempo. A Base Nacional Curricular propõe o trabalho com essa modalidade, assim como o trabalho com a modalidade escrita, ressaltando a importância desse estudo no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Dentro dessa perspectiva, o trabalho com Jornal falado visa contemplar as situações comunicativas do dia a dia com foco na produção oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de quatro integrantes. O trabalho em grupo ajuda a desenvolver a cooperação, responsabilidade e interação dentro da turma. Além disso, alunos que possuem alguma dificuldade acabam, muitas vezes, tendo mais facilidade em entender o que o colega explica e com isso, esclarece dúvidas, melhorando o seu desempenho a partir desta ajuda.
  • Inicie a aula com as seguintes problematizações:
  • Vocês sabem o que é um telejornal?
  • Já assistiram um jornal na TV?
  • A sua família possui o hábito de assistir esse tipo de programa?
  • Quais telejornais são mais assistidos em sua casa?
  • Que notícias você já assistiu em um telejornal?
  • Ouça atentamente as experiências apresentadas pelos alunos. Espera-se que os alunos relembrem (a partir do direcionamento/mediação do professor) os telejornais assistidos pelas suas famílias e suas principais características, que são: manchetes anunciadas e notícias apresentadas, geralmente apresentados na televisão, por um ou mais apresentadores. Neste momento é importante que os alunos tentem resgatar na memória alguma notícia que eles já tenham assistido. Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos é uma prática essencial para uma aprendizagem significativa. Provavelmente os alunos trarão muitas informações pois é um gênero comum no contexto familiar.
  • Realize um levantamento prévio acerca das características do telejornal:
  • Como as notícias são passadas para os telespectadores?
  • Há um momento em que as notícias são anunciadas antes de sua apresentação, como se fossem manchetes de jornal?
  • Como acontece a apresentação de um telejornal?
  • Quantas pessoas apresentam? Há variedade de apresentadores?
  • No telejornal as notícias são narradas da mesma maneira que contamos um fato para alguém em uma conversa do dia-a-dia?Por quê?

Os alunos deverão refletir sobre as questões levantadas. O professor deve mediar o raciocínio das crianças e levá-las a compreender que as notícias são passadas através da fala ( oralidade) pelos apresentadores e que antes das notícias as manchetes são anunciadas para os telespectadores. Espera-se também que os alunos apontem que há telejornais que são apresentados por um, dois ou mais apresentadores e que as notícias apresentadas são narradas de maneira diferente de uma conversa informal, pois há intenção de informar os telespectadores.

Chame a atenção dos alunos para a diferença da narração de um fato em um jornal falado e em uma conversa informal, como por exemplo o vocabulário utilizado, a formalidade da fala e a emissão de opiniões pessoais. Oriente os alunos a responderem os questionamentos tendo como base os conhecimentos prévios que possuem acerca do telejornal. Aproveite a fala dos alunos para exemplificar algumas situações reais, por exemplo, se um aluno falar que sua família costuma assistir o telejornal para ficar informada, diga que os telejornais são uma versão digital do jornal impresso e que assim como o jornal de papel tem objetivo de divulgar uma informação o telejornal também possui essa característica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Permaneça com a organização em grupos de quatro alunos.
  • Apresente para os alunos os 4 minutos e 15 segundos iniciais do seguinte vídeo. Para assistir ao vídeo, realize um cadastro totalmente grátis no site ao abrir o link abaixo. O cadastro pode ser realizado através dos seus dados gravados em suas redes sociais ou através da sua conta google. É só clicar no link: https://globoplay.globo.com/v/7185021/programa/?s=01m42s - Acesso em: 25 de novembro de 2018
  • Reproduza apenas um trecho do vídeo. O mais importante neste momento é que eles observem a abertura do telejornal, as manchetes das notícias e uma notícia sendo apresentada na íntegra. A sugestão é que seja reproduzido apenas os quatro minutos e quinze segundos do vídeo.
  • Faça os seguintes questionamentos:
  • Qual é o nome do telejornal apresentado? Jornal Hoje
  • Quem apresentou o telejornal? Apenas um apresentador chamado Dony De Nuccio
  • O que esse vídeo apresentou? Manchetes e notícias sobre o Brasil e do mundo
  • Como aconteceu a chamada para as notícias? Através das manchetes no início do Telejornal
  • Porque o jornal começa anunciando todas as notícias que serão apresentadas? Para chamar atenção dos telespectadores para os assuntos que serão apresentados nesta edição.
  • Se alguém estivesse interessado em saber sobre a notícia da inauguração de um Shopping Center, deveria assistir esse telejornal? Por que? Não, porque não houve nenhuma manchete anunciando a notícia sobre esse assunto.
  • E se quisesse saber sobre a preparação dos alunos sobre o vestibular da USP ? O que fez vocês pensarem nessa resposta? O telejornal fala sobre ALGUMAS NOTÍCIAS, entre elas a preparação dos estudantes para o vestibular, por isso poderia assistir ao telejornal. Através das manchetes anunciadas podemos perceber as notícias que seriam abordadas.
  • Como eles passaram a informação para as pessoas que assistiram o vídeo? O apresentador falou a manchete e depois a notícia foi passada para os telespectadores.

Nesta reflexão esperamos que os alunos percebam que as informações foram passadas através da fala, ou seja, a oralidade usada a serviço da informação e comunicação.

  • Após a reflexão dos grupos, distribua uma tabela e peça que eles escrevam algumas informações desse tipo de jornal: apresentador, temas abordados, notícia, forma de apresentação, qualidade da leitura, entonação empregada e recursos audiovisuais utilizados.
  • Neste momento, circule pelos grupos e oriente que os alunos preencham a tabela de acordo com o vídeo que assistiram. Caso seja necessário, realize intervenções nos grupos para que eles consigam associar algumas características do vídeo com os itens abordados na tabela.
  • Abra a discussão dos grupos para o restante da turma, solicitando que os alunos compartilhem as informações que identificaram. Ouça atentamente o que foi percebido por eles.
  • Se você achar necessário, o vídeo pode ser substituído por outro que seja mais viável ou mais adequado a realidade da turma,

Materiais complementares: Para acessar a atividade para impressão, clique aqui. Para resolução da atividade, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a consolidar a as características de um jornal falado.
  • Finalize a aula propondo que cada grupo crie uma ou duas frases falando sobre os telejornais e suas características. Depois promova uma apresentação oral das frases criadas pelos grupos.
  • Estratégias como essas, de apresentação através da fala dos grupos, quando incorporadas ao cotidiano da sala de aula, tendem a facilitar o desenvolvimento, no aluno, da percepção de que a comunicação oral, tão necessária em todas as esferas da integração social, atende a diferentes funções e apresenta diferentes níveis de formalidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação “Vida Cotidiana”. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar os vídeos. Folha xerografada.

Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional).

Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade na identificação das características de um telejornal.

Referências sobre o assunto:

ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero trabalhado. Tente envolvê-los na temática da aula.
  • A oralidade como conteúdo a ser trabalhado na escola já vem sendo enfatizada há algum tempo. A Base Nacional Curricular propõe o trabalho com essa modalidade, assim como o trabalho com a modalidade escrita, ressaltando a importância desse estudo no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Dentro dessa perspectiva, o trabalho com Jornal falado visa contemplar as situações comunicativas do dia a dia com foco na produção oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de quatro integrantes. O trabalho em grupo ajuda a desenvolver a cooperação, responsabilidade e interação dentro da turma. Além disso, alunos que possuem alguma dificuldade acabam, muitas vezes, tendo mais facilidade em entender o que o colega explica e com isso, esclarece dúvidas, melhorando o seu desempenho a partir desta ajuda.
  • Inicie a aula com as seguintes problematizações:
  • Vocês sabem o que é um telejornal?
  • Já assistiram um jornal na TV?
  • A sua família possui o hábito de assistir esse tipo de programa?
  • Quais telejornais são mais assistidos em sua casa?
  • Que notícias você já assistiu em um telejornal?
  • Ouça atentamente as experiências apresentadas pelos alunos. Espera-se que os alunos relembrem (a partir do direcionamento/mediação do professor) os telejornais assistidos pelas suas famílias e suas principais características, que são: manchetes anunciadas e notícias apresentadas, geralmente apresentados na televisão, por um ou mais apresentadores. Neste momento é importante que os alunos tentem resgatar na memória alguma notícia que eles já tenham assistido. Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos é uma prática essencial para uma aprendizagem significativa. Provavelmente os alunos trarão muitas informações pois é um gênero comum no contexto familiar.
  • Realize um levantamento prévio acerca das características do telejornal:
  • Como as notícias são passadas para os telespectadores?
  • Há um momento em que as notícias são anunciadas antes de sua apresentação, como se fossem manchetes de jornal?
  • Como acontece a apresentação de um telejornal?
  • Quantas pessoas apresentam? Há variedade de apresentadores?
  • No telejornal as notícias são narradas da mesma maneira que contamos um fato para alguém em uma conversa do dia-a-dia?Por quê?

Os alunos deverão refletir sobre as questões levantadas. O professor deve mediar o raciocínio das crianças e levá-las a compreender que as notícias são passadas através da fala ( oralidade) pelos apresentadores e que antes das notícias as manchetes são anunciadas para os telespectadores. Espera-se também que os alunos apontem que há telejornais que são apresentados por um, dois ou mais apresentadores e que as notícias apresentadas são narradas de maneira diferente de uma conversa informal, pois há intenção de informar os telespectadores.

Chame a atenção dos alunos para a diferença da narração de um fato em um jornal falado e em uma conversa informal, como por exemplo o vocabulário utilizado, a formalidade da fala e a emissão de opiniões pessoais. Oriente os alunos a responderem os questionamentos tendo como base os conhecimentos prévios que possuem acerca do telejornal. Aproveite a fala dos alunos para exemplificar algumas situações reais, por exemplo, se um aluno falar que sua família costuma assistir o telejornal para ficar informada, diga que os telejornais são uma versão digital do jornal impresso e que assim como o jornal de papel tem objetivo de divulgar uma informação o telejornal também possui essa característica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Permaneça com a organização em grupos de quatro alunos.
  • Apresente para os alunos os 4 minutos e 15 segundos iniciais do seguinte vídeo. Para assistir ao vídeo, realize um cadastro totalmente grátis no site ao abrir o link abaixo. O cadastro pode ser realizado através dos seus dados gravados em suas redes sociais ou através da sua conta google. É só clicar no link: https://globoplay.globo.com/v/7185021/programa/?s=01m42s - Acesso em: 25 de novembro de 2018
  • Reproduza apenas um trecho do vídeo. O mais importante neste momento é que eles observem a abertura do telejornal, as manchetes das notícias e uma notícia sendo apresentada na íntegra. A sugestão é que seja reproduzido apenas os quatro minutos e quinze segundos do vídeo.
  • Faça os seguintes questionamentos:
  • Qual é o nome do telejornal apresentado? Jornal Hoje
  • Quem apresentou o telejornal? Apenas um apresentador chamado Dony De Nuccio
  • O que esse vídeo apresentou? Manchetes e notícias sobre o Brasil e do mundo
  • Como aconteceu a chamada para as notícias? Através das manchetes no início do Telejornal
  • Porque o jornal começa anunciando todas as notícias que serão apresentadas? Para chamar atenção dos telespectadores para os assuntos que serão apresentados nesta edição.
  • Se alguém estivesse interessado em saber sobre a notícia da inauguração de um Shopping Center, deveria assistir esse telejornal? Por que? Não, porque não houve nenhuma manchete anunciando a notícia sobre esse assunto.
  • E se quisesse saber sobre a preparação dos alunos sobre o vestibular da USP ? O que fez vocês pensarem nessa resposta? O telejornal fala sobre ALGUMAS NOTÍCIAS, entre elas a preparação dos estudantes para o vestibular, por isso poderia assistir ao telejornal. Através das manchetes anunciadas podemos perceber as notícias que seriam abordadas.
  • Como eles passaram a informação para as pessoas que assistiram o vídeo? O apresentador falou a manchete e depois a notícia foi passada para os telespectadores.

Nesta reflexão esperamos que os alunos percebam que as informações foram passadas através da fala, ou seja, a oralidade usada a serviço da informação e comunicação.

  • Após a reflexão dos grupos, distribua uma tabela e peça que eles escrevam algumas informações desse tipo de jornal: apresentador, temas abordados, notícia, forma de apresentação, qualidade da leitura, entonação empregada e recursos audiovisuais utilizados.
  • Neste momento, circule pelos grupos e oriente que os alunos preencham a tabela de acordo com o vídeo que assistiram. Caso seja necessário, realize intervenções nos grupos para que eles consigam associar algumas características do vídeo com os itens abordados na tabela.
  • Abra a discussão dos grupos para o restante da turma, solicitando que os alunos compartilhem as informações que identificaram. Ouça atentamente o que foi percebido por eles.
  • Se você achar necessário, o vídeo pode ser substituído por outro que seja mais viável ou mais adequado a realidade da turma,

Materiais complementares: Para acessar a atividade para impressão, clique aqui. Para resolução da atividade, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a consolidar a as características de um jornal falado.
  • Finalize a aula propondo que cada grupo crie uma ou duas frases falando sobre os telejornais e suas características. Depois promova uma apresentação oral das frases criadas pelos grupos.
  • Estratégias como essas, de apresentação através da fala dos grupos, quando incorporadas ao cotidiano da sala de aula, tendem a facilitar o desenvolvimento, no aluno, da percepção de que a comunicação oral, tão necessária em todas as esferas da integração social, atende a diferentes funções e apresenta diferentes níveis de formalidade.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano