Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.
Materiais necessários: Lista de palavras, caderno, dicionário e cartelas para o bingo, lista de palavras recortadas em tiras, caixinha para guardar as palavras do bingo.
Dificuldades antecipadas: É comum que os estudantes tenham dúvidas na hora de escrever palavras que iniciam com “H”; Uso autônomo do dicionário.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize a sala em círculo. Converse com os aprendizes que a aula de hoje traz como proposta um jogo ortográfico e que eles terão a oportunidade de exercitar o uso do dicionário para formarem um banco de palavras com H inicial.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Leia o slide para a classe, acompanhe-os fornecendo o material em cada etapa elucidando que:
- 1ª etapa: O objetivo desta etapa é o aprendiz, por meio da investigação, construir um banco de palavras para consulta e memorização de palavras iniciadas pela letra H. Para esta etapa, entregue a folha de atividade “Banco de Palavras - H inicial” e faça o ditado com a classe.
O ditado terá palavras proposicionalmente que gerem dúvidas quanto sua grafia, assim como, terá palavras que não iniciam com H, para que desta forma, o aprendiz possa refletir sobre a escrita.
- 2ª etapa: Nesta etapa trabalharemos com o dicionário. Desta forma, promovemos a oportunidade dos aprendizes de ampliar o seu conhecimento lexical e memorizar a grafia das palavras. Conte aos alunos que, apesar de muito antigo, o dicionário é uma ferramenta de aprendizagem imprescindível para o sucesso na escrita e que deveria ser um hábito praticado por todos. Sendo assim, informe a classe que, para que eles tenham uma excelente partida de Bingo, é imprescindível garantir que as palavras estejam com a grafia correta, pois houveram palavras que foram ditadas que não haviam H inicial e estas não devem ser preenchidas na cartela de bingo. Caso contrário, não haverá a possibilidade de fazer ponto. Instrua que, em duplas, façam a consulta da grafia de cada palavra no dicionário.
- 3ª etapa: Explique aos aprendizes que depois do banco de palavras pronto e cartela preenchida, inicia-se o bingo. Mostre que cada linha da cartela é formada por três palavras e que o objetivo do jogo é que, conforme as palavras forem sendo sorteadas, eles devem ir marcando em suas cartelas. Ganha em primeiro quem marcar cartela cheia, segundo quem marcar um L (ou duas quinas seguidas) e em terceiro quem fizer uma linha na diagonal. Lembre que os mesmos devem ficar atentos e que quando formarem o L, ou a diagonal, ou a cartela cheia - deve-se gritar: BINGO!
Materiais complementares:
Para impressão da atividade “Banco de palavras” para o ditado, acesse aqui
Para impressão da lista de palavras sugeridas, acesse aqui
Caso perceba a necessidade de acrescentar outras palavras ao acervo que fazem parte da realidade local e que podem ser utilizadas com mais frequência pela classe, fique à vontade para acrescentar ou fazer as devidas alterações.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Distribua as cartelas de bingo para que elas sejam escritas pelos aprendizes.
- Oriente que escolham 9 palavras do Banco - H inicial e as transcrevam, uma palavra por lacuna, na cartela.
- Caminhe pela sala e certifique-se que todos estão preenchendo a cartela corretamente.
- Após todos finalizarem a escrita, instrua-os a marcarem as palavras “cantadas” com um X de lápis de cor.
- Inicie o jogo.
Faz parte da metodologia do jogo o “cantar o bingo”, que tem muito a sua particularidade. As palavras não devem ser simplesmente gritadas. Recorra aos significados das palavras, bem como às possíveis regras e/ou regularidades a serem recordadas, do tipo “Não é homem mas derivou da palavra humano, que palavra é esta? Quem vai marcar? Atenção! A palavra é… HUMANIDADE!”. Outro exemplo possível é: “Não foi ontem, nem será amanhã… porque é ____?” Incentive-os a falarem HOJE.
Torne a ortografia interessante ao ser dita com alguma frase que lembre alguma regularidade ou algo da escrita, como nos exemplos citados.
- No decorrer do sorteio, lembre que ganha quem fizer a quina. Posteriormente, quem fizer a cartela cheia.
Materiais complementares:
Para impressão da cartela de bingo, acesse aqui
Para a impressão das palavras a serem sorteadas, acesse aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Este slide não será registrado no caderno pelos aprendizes, apenas projetado.
- Leia para a classe o slide e explique que eles farão um teste de memória. Algumas palavras foram ditadas durante o bingo que com certeza não foram reescritas por eles em suas cartelas.
- Proponha que escrevam em seus cadernos apenas o enunciado em destaque e façam uma lista de palavras que foram sorteadas mas que não estavam no jogo deles. Dê exemplo, como: “Eu cantei a palavra humanidade. Todos escreveram esta palavra na cartela?” Quem não escreveu, deverá evocar a memória e reescrevê-la no caderno.
- Selecione alguns aprendizes, que se sintam à vontade, para irem ao quadro e escreverem uma ou duas palavras. Desse modo, você retoma novamente as palavras e estas lembradas pelos próprios aprendizes.
- Observe se algum aprendiz terá dificuldade de grafar alguma palavra corretamente. Caso, esquive-se, enfatize o uso do dicionário.