14608
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - H inicial - Fique de olho!

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre H inicial - Fique de olho!

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.

Materiais necessários: Cópias de textos, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: Em reconhecer palavras iniciadas por H e o uso autônomo do dicionário.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 01 out. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com a classe que durante esta aula eles deverão exercitar a reflexão sobre o uso do H inicial e que também utilizarão o dicionário. Retome alguns aspectos quanto ao uso do dicionário, como: as palavras contidas no mesmo aparecem organizadas em ordem alfabética e que as duas palavras que se destacam, expressas no canto direito e no canto esquerdo, servem para orientar nossa consulta, indicando a primeira e a última palavra de cada página.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia para a classe o fragmento de um texto de curiosidade da Revista Recreio “Como o hipopótamo consegue flutuar?” projetado no slide e exemplifique como a atividade acontecerá.
  • Faça indagações a respeito das escritas em destaque, como: “Escrevemos hipopótamo ou ipopótamo?”, “Houver ou ouver?”, “Humanos ou umanos?” “. Elucide que durante a atividade, o aprendiz deverá recorrer ao dicionário para descobrir a escrita correta das palavras.

No caso da palavra houver (no sentido de existir, de acontecer ou ocorrer, bem como nas indicações de tempo), explique à sala que eles não conseguirão achar a palavra do modo que está grafada pois se trata de um verbo que está conjugado e se faz necessário colocar o verbo no infinitivo para encontrar a sua grafia correta.

  • Explique que eles deverão primeiramente se organizar e escolher quem deverá iniciar a atividade escrevendo e quem iniciará ditando.

Fonte: Revista Recreio, disponível em http://recreio.uol.com.br/noticias/zoo/como-o-hipopotamo-consegue-flutuar-bicho-animal-fauna-zoo-mamifero.phtml#.W9X1m2hKhPZ

Acesso em 01 out. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize a classe em duplas para realizarem o ditado e certifique-se que todos tenham dicionário à disposição.
  • Distribua um texto para cada participante de cada dupla. No total, serão 8 textos distribuídos e todos conterão palavras iniciadas com a letra H, podendo estas se repetirem entre as duplas.
    Não se esqueça de solicitar a classe que registrem o enunciado da atividades em seus respectivos cadernos.
  • Oriente a classe que durante a atividade cada estudante que estiver escrevendo o texto deve consultar a grafia correta no dicionário, principalmente as palavras com H, e que o colega da dupla, deve ter paciência para esperar e não revelar a grafia correta da mesma.
  • Caminhe pela sala e observe como os aprendizes estão manuseando o dicionário.
  • Ao terminarem, peça que cada aprendiz sublinhe em seu caderno as palavras que escreveram inicialmente com H.

Materiais complementares:

Para impressão dos textos Parlenda, acesse aqui

Para visualizar a resolução das Parlendas, acesse aqui

Para os fragmentos dos textos em anexo, utilizamos as seguintes referências bibliográficas: Cantiga popular, parlenda, trava língua e poemas.
Referências entre os poemas:

Helena Pires e Sachse, Dina Maria. Meia história. Porto: Trinta por uma linha, 2009.

Rocha, Ruth. Palavras, muitas palavras. 15 Ed. São Paulo: Salamandra, 2013.

Paes, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1994.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Professor, como os textos são curtinhos, peça para que um aprendiz da dupla leia-os para a classe enquanto o outro escreve as palavras iniciadas com H no quadro.
  • Fique atento caso haja necessidade de intervenções na grafia de algumas palavras. Dirija sempre à classe e pergunte o que eles acharam da escrita e se concordam.
  • Promova momentos significativos de reflexão da escrita com indagações, como: “Se eu escrevesse a palavra “Hoje” como “oje” (dê exemplo no quadro), ela estaria correta?”, “Como posso ter certeza?”, “Existe, neste caso, alguma regra gramatical?”.

Na verdade, hoje vem do latim HODIE e por isso escreve-se com H. Mas, obviamente nem todos conseguirão guardar todas as origens e, por esta razão, é imprescindível o uso do dicionário para sanar algumas dificuldades. Saliente também que escrever é uma prática que exige dedicação e esforço.

4. Após todos participarem da construção da lista de palavras com H inicial, peça que comparem a escrita do caderno com a escrita do quadro e certifiquem-se que estão todas corretas.

Materiais complementares:

Para impressão da atividade, acesse aqui

Para a resolução, acesse aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.

Materiais necessários: Cópias de textos, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: Em reconhecer palavras iniciadas por H e o uso autônomo do dicionário.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 01 out. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Converse com a classe que durante esta aula eles deverão exercitar a reflexão sobre o uso do H inicial e que também utilizarão o dicionário. Retome alguns aspectos quanto ao uso do dicionário, como: as palavras contidas no mesmo aparecem organizadas em ordem alfabética e que as duas palavras que se destacam, expressas no canto direito e no canto esquerdo, servem para orientar nossa consulta, indicando a primeira e a última palavra de cada página.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia para a classe o fragmento de um texto de curiosidade da Revista Recreio “Como o hipopótamo consegue flutuar?” projetado no slide e exemplifique como a atividade acontecerá.
  • Faça indagações a respeito das escritas em destaque, como: “Escrevemos hipopótamo ou ipopótamo?”, “Houver ou ouver?”, “Humanos ou umanos?” “. Elucide que durante a atividade, o aprendiz deverá recorrer ao dicionário para descobrir a escrita correta das palavras.

No caso da palavra houver (no sentido de existir, de acontecer ou ocorrer, bem como nas indicações de tempo), explique à sala que eles não conseguirão achar a palavra do modo que está grafada pois se trata de um verbo que está conjugado e se faz necessário colocar o verbo no infinitivo para encontrar a sua grafia correta.

  • Explique que eles deverão primeiramente se organizar e escolher quem deverá iniciar a atividade escrevendo e quem iniciará ditando.

Fonte: Revista Recreio, disponível em http://recreio.uol.com.br/noticias/zoo/como-o-hipopotamo-consegue-flutuar-bicho-animal-fauna-zoo-mamifero.phtml#.W9X1m2hKhPZ

Acesso em 01 out. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize a classe em duplas para realizarem o ditado e certifique-se que todos tenham dicionário à disposição.
  • Distribua um texto para cada participante de cada dupla. No total, serão 8 textos distribuídos e todos conterão palavras iniciadas com a letra H, podendo estas se repetirem entre as duplas.
    Não se esqueça de solicitar a classe que registrem o enunciado da atividades em seus respectivos cadernos.
  • Oriente a classe que durante a atividade cada estudante que estiver escrevendo o texto deve consultar a grafia correta no dicionário, principalmente as palavras com H, e que o colega da dupla, deve ter paciência para esperar e não revelar a grafia correta da mesma.
  • Caminhe pela sala e observe como os aprendizes estão manuseando o dicionário.
  • Ao terminarem, peça que cada aprendiz sublinhe em seu caderno as palavras que escreveram inicialmente com H.

Materiais complementares:

Para impressão dos textos Parlenda, acesse aqui

Para visualizar a resolução das Parlendas, acesse aqui

Para os fragmentos dos textos em anexo, utilizamos as seguintes referências bibliográficas: Cantiga popular, parlenda, trava língua e poemas.
Referências entre os poemas:

Helena Pires e Sachse, Dina Maria. Meia história. Porto: Trinta por uma linha, 2009.

Rocha, Ruth. Palavras, muitas palavras. 15 Ed. São Paulo: Salamandra, 2013.

Paes, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1994.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Professor, como os textos são curtinhos, peça para que um aprendiz da dupla leia-os para a classe enquanto o outro escreve as palavras iniciadas com H no quadro.
  • Fique atento caso haja necessidade de intervenções na grafia de algumas palavras. Dirija sempre à classe e pergunte o que eles acharam da escrita e se concordam.
  • Promova momentos significativos de reflexão da escrita com indagações, como: “Se eu escrevesse a palavra “Hoje” como “oje” (dê exemplo no quadro), ela estaria correta?”, “Como posso ter certeza?”, “Existe, neste caso, alguma regra gramatical?”.

Na verdade, hoje vem do latim HODIE e por isso escreve-se com H. Mas, obviamente nem todos conseguirão guardar todas as origens e, por esta razão, é imprescindível o uso do dicionário para sanar algumas dificuldades. Saliente também que escrever é uma prática que exige dedicação e esforço.

4. Após todos participarem da construção da lista de palavras com H inicial, peça que comparem a escrita do caderno com a escrita do quadro e certifiquem-se que estão todas corretas.

Materiais complementares:

Para impressão da atividade, acesse aqui

Para a resolução, acesse aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP12 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano