14282
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Organizando a refeição

Nesta atividade, as crianças vão ajudar a organizar talheres, pratos, copos e outros objetos no espaço onde irão comer.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Deborah Cristina Conceição Paiva

Organizando a refeição

Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças vão ajudar a organizar talheres, pratos, copos e outros objetos no espaço onde irão comer. Explique para o familiar que irá acompanhar a criança na atividade que os momentos de alimentação são ricos em aprendizagens. Eles permitem o desenvolvimento da autonomia, trocas afetivas e inserção social, além da conscientização sobre o próprio corpo e as preferências alimentares. Envie uma foto, via whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, da sua mesa posta para uma de suas refeições. Comente, através de áudio, como você preparou a mesa, destacando o que não pode faltar para você em suas refeições. Pergunte se as crianças gostaram de ver a sua mesa e se elas gostariam de preparar a delas também, junto com os familiares. Diga que você queria muito saber o que não pode faltar na mesa delas.

Adaptações necessárias
Para a realização dessa atividade, serão necessários os materiais usuais do momento de alimentação: pratos, talheres, copos, guardanapos, recipientes etc. A família poderá escolher um momento das refeições diárias para que a criança possa participar ativamente da organização. Os materiais devem estar separados previamente e postos ao alcance da criança.

Sugira às famílias
Solicite que o adulto referência organize essa experiência de maneira a permitir que a criança conheça os próprios gostos e preferências, auxiliando-as a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis. Oriente que sejam disponibilizados, para a criança, todos os utensílios necessários para a refeição e permitam que ela os manipule, para reconhecê-los. Depois, peça para o adulto referência convidar a criança para organizar o espaço da alimentação juntamente com ele, garantindo que haja espaço para a participação ativa dela.

Para compartilhar com o grupo
Peça que o adulto referência faça uma foto do espaço preparado pela criança e envie o registro para você, via whatsapp ou outra plataforma de comunicação utilizada pela rede, junto com um áudio dela relatando como preparou o espaço da foto. Depois, dê uma devolutiva para a criança, validando as ações dela.



Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_04UND01

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas