Plano de Aula
Plano de aula: Hábitos antes e depois de comer
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alimentação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Planeje de acordo com o tempo sugerido para que a atividade possa anteceder o momento de alimentação das crianças, conforme a linha do tempo da escola.
Música para apoio:
Palavra Cantada | Não Vou Ficar Doente
Materiais:
Itens de higiene que fazem parte da rotina da turma (como sabão, esponja, escova e pasta de dente etc).
Espaços:
Refeitório/cantina ou para o ambiente em que as crianças se alimentam.
Tempo sugerido:
35 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. As crianças demonstram compreensão quanto ao cuidado com o próprio corpo? Quais são as contribuições delas durante a grande roda e no decorrer da atividade?
2. Gradativamente as crianças demonstram maior engajamento nas ações antes e depois de comer, quais?
3. Nas ações dos hábitos de antes e depois de comer, as crianças demonstram compreender regras básicas de convívio social, como por exemplo, aguardar a sua vez, dividir o espaço com um colega etc? Caso ocorram, como elas têm superado os conflitos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. A atividade envolverá os diversos sentidos como tátil, visual, auditivo e até mesmo o paladar durante a escovação. Portanto, não se apoie apenas em um deles, explore as possibilidades garantindo que todas as crianças participem das propostas ativamente.
O que fazer durante?
1
Reúna toda a turma em grande roda e então provoque a curiosidade das crianças sobre o assunto a ser abordado, antecipe que estão próximos do horário do lanche e pergunte quais ações são necessárias para que eles possam iniciar o lanche. Caso nenhuma criança tenha citado, relembre as ações que elas já costumam fazer em suas rotinas, registre suas expressões e falas.
Forneça modelo para que as crianças imitem os gestos relacionados aos hábitos de cuidado com o corpo, configurando um modo de representação simbólica dos hábitos delas. Garanta neste momento imaginativo que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira de representação e imitação.
2
Estimule as crianças a se expressarem, e aproveite esse momento para cantar uma canção (sugestão dos contextos prévios), enquanto canta, neste momento garanta que tenham livre movimentação, estimule-as a interagir em pequenos grupos e pares tornando-se uma grande brincadeira cantada.
É possível que algumas crianças já não estejam mais tão envolvidas com, peça a elas ajuda para que comecem a organizar os itens necessários para ida ao refeitório ou cantina.
3
Com a finalização da brincadeira, antecipe que agora todos devem pegar seus pertences (como escova de dentes, lancheira e etc.), pois irão se alimentar.
Esse será um momento de repetição da prática usual da escola, mas devido à sensibilização as crianças, elas estarão certamente mais engajadas em executar as ações corriqueiras. Cante a música junto a elas durante as ações, lembre-as sobre movimentos que imitaram.
É possível que conflitos surjam, como dividir o espaço com o colega para o uso da torneira, aguardar sua vez para escovar os dentes etc. Caso isso ocorra, apenas auxilie as crianças, possibilitando que cada uma posicione-se sobre o que incomoda e que assim possam chegar a um consenso, por exemplo, ceder a vez ao amigo ou então usar um espaço juntos.
Para finalizar:
Com o final do momento da alimentação, após todos terem escovado os dentes, reúna o grande grupo para parabenizar todos pelas ações de bons hábitos de higiene, converse sobre a importância dessas atitudes na rotina e pergunte como as crianças se sentem após fazê-las.