13784
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Notícia de esportes: impresso versus digital

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre notícias de esporte e as diferenças entre impresso e digital

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Notícia de esportes: impresso versus digital

Finalidade da aula: Comparar uma notícia online com sua versão impressa para perceber o desenvolvimento da temática observando as relações referenciais.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Notícia de esportes

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto/relação entre textos/léxico/morfologia

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC; (EF69LP03), (EF67LP03), (EF06LP03)

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computadores com acesso à internet e projetor multimídia, notícia impressa, tablets ou computadores para acesso em duplas. Professor, caso não seja possível a utilização da internet, sugerimos que o link da notícia que será utilizada seja salvo em pen drive, e utilizado o projetor. Caso não haja a possibilidade de uso do projetor, ambas as notícias deverão ser impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema esportivo, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: os alunos podem não identificar as relações sinonímicas que ajudam a construir o sentido da notícia nos diferentes meios

Referências sobre o assunto: CANAN, A. A não linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.;

FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 a 346


Código: LPO6_01SQA02

(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

(EF06LP03) Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas