Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Roda de notícias
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Leitura
Dinâmica:
1.Organização do espaço físico para o desenvolvimento da Roda de notícias/ Sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto;
2. Conversa sobre o noticiário assistido;
3. Leitura de notícias em jornais;
4. Comparação entre as notícias;
5. Apresentação dos grupos.
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP01, EF67LP02, EF67LP03, EF67LP04, EF67LP05, EF67LP06, EF67LP07, EF67LP08, EF69LP03.
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 6º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.
Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas na Tv e no jornal impresso com o objetivo de conhecer, ler e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.
Materiais necessários: Jornais, aparelho multimídia, som, papel metro, régua, canetas coloridas, envelopes, imagens, computador, papel, cola, tesoura e lápis.
Dificuldades antecipadas:
- Relacionar a notícia assistida e a notícia escrita.
- Identificar a semelhança e a diferença entre elas.
- Interpretar os fatos.
Referências sobre o assunto:
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.
Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018
Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018