Plano de aula: Roda de notícias

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 6º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias motiva os alunos a refletir de maneira crítica sobre os fatos noticiados que ocorrem em sua cidade/comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes ( TV; rádio; internet; jornal e/ou revista impressos). Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas na TV e no jornal impresso com o objetivo de conhecer, ler, valorizar a notícia nesses dois importantes suportes.

Materiais necessários: Jornais, aparelho multimídia, som, papel metro, régua, canetas coloridas, imagens, computador, papel, cola, tesoura e lápis.

Dificuldades antecipadas:

• Relacionar os impactos da notícia no seu cotidiano.
  • Perceber os aspectos relevantes de um texto noticiado na TV e de um texto escrito.
  • Apresentação em grupo sobre as análises realizadas nas notícias.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Dinâmica da atividade

Preparação: orientações anteriores à roda de notícia

• Professor, você é o mediador dos processos interacionais que ocorrem na Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
  • Solicite, durante a semana que antecede a roda de notícia, que os alunos assistam a alguma notícia em algum telejornal ou que leiam uma notícia em um jornal impresso de grande circulação, de preferência na véspera do dia em que acontecerá a roda de notícia.
  • Esclareça que a notícia lida ou assistida será compartilhada com a turma, por isso, eles precisam anotar aspectos relevantes sobre o fato noticiado a partir do roteiro abaixo:

· O que aconteceu?

· O que provocou o fato relatado?

· Onde e quando aconteceu?

· Quem está envolvido?

· Houve alguma entrevista ou um depoimento? Se sim, a informação trazida esclarece o fato noticiado?

· Há imagens ou destaque gráfico (tamanho, cor de fonte, emprego de itálico ou negrito que colaboram para compreender a notícia?

4. Se possível, peça aos alunos, que optaram pela notícia lida, trazerem-na impressa para compartilhar com o grupo.

5. As atividades serão em grupos para que eles possam socializar suas impressões sobre as notícias que tiveram contato.

Orientações para a aula

Tempo sugerido: 10 min

• Para iniciar as discussões, é importante que os alunos, sentados em roda, compartilhem suas experiências como leitores e espectadores de notícias.
  • Na abertura da aula com toda a turma, o professor deverá solicitar que os alunos troquem impressões a respeito das notícias que viram na véspera da aula, conforme solicitado pelo professor. Para isso, propomos algumas perguntas, mas você pode adaptá-las ou mudá-las de acordo com o que acredita ser interessante para motivar os alunos a discutir sobre as notícias.

Perguntas disparadoras:

• Como ficar informado sobre o que está ocorrendo no mundo, no seu país, na sua cidade?
  • Você acha que tudo o que ocorre no mundo, no seu país e na sua cidade se transforma em notícia?
  • Você teve conhecimento de alguma notícia que tenha sido publicada em jornal ou divulgada na TV num telejornal ontem?
  • Se sim, qual?
  • Você achou interessante ou importante ter sido informado desse fato por essa notícia? Por quê?

3. Amplie a discussão por meio de outras perguntas, a partir das respostas dos alunos às questões motivadoras: o que mais chamou a sua atenção nesta notícia ou fato noticiado? A notícia desse fato afeta a vida das pessoas? De que forma as pessoas são afetadas por essa notícia? Há um apelo que desperta curiosidade do telespectador/leitor?

4. Lembre aos alunos que esses mesmos fatos podem ter sido informados poucos minutos depois de terem acontecido por meio do celular, da internet, do rádio, que são suportes para notícias também, mas informe a eles que nesta roda, daremos prioridade às notícias divulgadas pelo jornal impresso e/ou pela TV.

5. Esclareça que, geralmente, fatos novos, trágicos, ou de interesse de uma determinada população viram notícias, entretanto, o que se publica em um jornal ou se divulga num telejornal na TV não é necessariamente publicado/divulgado em outro , pois o público-alvo (leitores e espectadores) e os objetivos são diferentes em cada jornal e em cada TV.