Plano de aula: Roda de notícias

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 7º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é “Vida pública”.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. É uma atividade de reflexão crítica/social que procura explorar questões atuais sobre as informações que circulam socialmente. Diante disso, serve de preparação às leituras conscientes para compor o repertório linguístico/textual e o exercício crítico da cidadania pelos alunos dentro e fora do espaço escolar.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, cola, tesoura, xerox e lápis.

Dificuldades antecipadas:

• Compreender a função crítica da notícia para os leitores e para a sociedade.
  • Identificar os recursos persuasivos utilizados no corpo da notícia.
  • Estabelecer a causa e a consequência entre os fatos apresentados nas notícias.
  • Perceber os efeitos de sentido que existe além do que está escrito na notícia.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 10 min

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula. Neste momento, é importante que os alunos, sentados em círculo, exponham para o grupo o seu último contato com algum tipo de notícia.

• Converse com os alunos sobre o gênero notícia. O aluno precisa perceber que para se manter informado sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir o que é noticiado. Tente desenvolver essa percepção nos alunos por meio da pergunta disparadora de número 1.
  • O aluno precisa observar que a notícia busca apresentar para o leitor a informação de maneira mais detalhada e aprofundada, ao buscar estabelecer relações entre os fatos que acontecem diariamente e suas consequências. Para isso, a pergunta disparadora de número 2 lhe ajudará neste processo.
  • Peça para os alunos individualmente relatarem para o grupo alguma notícia que chamou a atenção recentemente. Utilize a pergunta disparadora de número 3 para isso.

Orientações:

• Converse com os alunos sobre a veiculação da notícia, sobre o tratamento da informação, da seleção e o grau de relevância para os seus leitores.
  • Peça que apresentem o que leram, ouviram ou a que assistiram durante a semana.