Plano de Aula
Plano de aula: Roda de notícias
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.
Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.
Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.
Referências sobre o assunto:
FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.
Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.
Dinâmica da atividade
Preparação:
- Essa etapa antecede a roda de notícias e acontece apenas uma vez.
- Pergunte aos alunos:
- Como você se atualiza a respeito dos acontecimentos de sua cidade, estado, país e mundo?
- Quais são os assuntos lhe interessam? Esporte, política, cultura, cidade?
- Em que veículos você se informa? Pelo rádio, TV, internet, jornais e revistas?
- O conteúdo das notícias que circulam em diferentes mídias é o mesmo? Já constatou alguma diferença no tratamento?
- A partir da discussão das questões acima, esclareça que o jornal é uma empresa que, além de ser um veículo de informação, é também um formador de opinião.
- Ressalte que a notícia não pode ser considerada neutra, pois evidencia posicionamento sócio-ideológico de quem escreve ou da própria instituição.
- Explique que há jornal sensacionalista que visa a emocionar sem muitos critérios de apuração ou organização dos fatos, enquanto há o jornal mais investigativo que, apesar de não ser imparcial, busca mais detalhamento nas informações.
- Para exemplificar as diferenças de uma notícia ser publicada em diferentes jornais, apresente algumas para que os alunos procurem essas diferenças.
- Busque notícias com o mesmo tema.
- Faça uma leitura compartilhada das notícias e analise, junto com os alunos, as características da notícia nos diferentes jornais: o que aconteceu? como? quando? onde? há ilustração? qual a importância da notícia para a população? como cada jornal abordou o tema? houve aprofundamento das informações? houve exagero ou o jornalista foi brando?
Dinâmica da atividade
Preparação:
- Esta etapa acontece durante a semana que antecede a roda de notícia.
- Desafie os alunos, em dupla, a pesquisarem notícias de seu interesse com o mesmo assunto em diferentes jornais nos cadernos de grande circulação local ou nacional. Desta forma, a opção pelas duplas na sala de aula pode facilitar as aprendizagens, promover a construção das competências estabelecidas para a Roda de Notícia, e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.
- O jornal pode ser impresso ou virtual.
- Se a notícia for retirada de um jornal impresso, solicite que os alunos tragam-na impresso.
- Cada dupla ficará responsável por apresentar a sua notícia durante a roda de notícia.
Tempo sugerido: 10 min
Orientações:
- Para iniciar a roda de notícia, pergunte aos alunos qual o assunto e o motivo que orientou a escolha.
- Peça também que informem à turma onde a notícia foi publicada e data em que isso aconteceu?
- Levando em conta os assuntos das notícias, agrupe, para a próxima etapa, as duplas que tenham o mesmo tema.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 20min
Preparação:
Nesta etapa, os alunos, em dupla, na sala de aula, irão dialogar e expor suas impressões sobre as notícias escolhidas e lidas.
Orientações:
- Peça aos alunos que observem como o mesmo passo foi reportado nas duas notícias. Que diferenças e semelhanças há entre elas?
- Direcione o diálogo entre eles por meio das perguntas presentes no slide.
- Solicite a cada dupla que grife os aspectos encontrados no texto que demarcam as diferenças.
- Caminhe entre os alunos para auxiliá-los a perceber algumas diferenças que podem ser relativas às escolhas das palavras na manchete, ao título, ao corpo da notícia, às imagens e ao aprofundamento das informações.
- Leve os alunos a identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de léxicas, imagéticas e de direcionamento dos fatos que estão presentes nas duas notícias. Essa identificação poderá ser feita pelos elementos que complementam a função da notícia (as cores, o formato das letras, fotografias, a manchete, a linha-fina, entre outros).
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 20min
Orientações:
- Esta é a etapa de socialização das comparações entre as notícias.
- Os alunos deverão apresentar brevemente o assunto das notícias, explicitando os aspectos semelhantes e diferentes no tratamento dado ao fato noticiado discutidos na etapa anterior.
- Para encerrar a roda de notícia, pergunte:
- Existe maior confiabilidade em qual das duas? Por quê?
- Há alguma informação que vocês consideram importante e querem compartilhar com o grupo?
Variação da atividade
Orientações:
- Nesta variação, os alunos escolhem um tema para a turma que será pesquisado nos diferentes cadernos temáticos de diferentes jornais. Essa pesquisa também poderá ser feita por navegação na internet, com a técnica do hipertexto (ou hiperlink) que também pode ser levada para as salas de aula para gerar uma aula mais interativa.
- Durante a pesquisa, oriente os alunos a explorar sobre o assunto ou localizar uma informação por meio dos hiperlinks que operam como conectivos lógicos e contribuem para a continuidade e a progressão referencial do texto. Por exemplo: fotos, sons, vídeos, notícias ou mesmo pesquisas online podem ser configuradas como um hipertexto para a aula. Além de servirem como exemplos para os temas abordados, permitem suscitar discussões, gerar dúvidas ou até aguçar o interesse dos alunos em sala.
- Após a escolha do tema, os alunos discutem possíveis recortes temáticos que podem ser encontrados nos espaços consultados.
- No laboratório de informática, os alunos pesquisam sobre o recorte temático de sua escolha em diferentes jornais virtuais e compartilham com a turma a partir das perguntas abaixo:
- A notícia escolhida é inédita?
- A manchete criou alguma expectativa? Ao ler a notícia, a expectativa foi comprovada?
- Você teve alguma dificuldade em compreender a notícia? Por quê?
- Houve algum apelo? Os acontecimentos provocam comoção pública?
- Você consegue identificar os recursos argumentativos que foram escolhidos para convencer o leitor sobre o que ele está lendo?
- Qual o grau de improbabilidade?
- Além da notícia, você observou se há algum outro gênero que trata da temática escolhida, por exemplo, um artigo de opinião, uma crônica, uma charge?
Variação da atividade
Orientações:
- Proponha páginas jornalísticas no instagram ou facebook como meios para pesquisas. Seguem algumas sugestões: Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Jornal A tarde, Quebrando o Tabu, Folha de São Paulo, Folha de Pernambuco, Jornal O Globo, entre outros. Essas páginas publicam várias reportagens sobre questões sociais e discussões contemporâneas sobre o cotidiano dos brasileiros, o mundo, cultura, gênero, classe social, educação, entre outros.
- Solicite aos alunos que elejam um tema e procurem em diferentes jornais.
- Para formação do leitor crítico, é fundamental abordar temáticas sociais ou transversais nos jornais.
- É importante que todos os alunos tenham uma escuta qualificada para que consigam compreender, discutir, refletir, argumentar, avaliar o tema. Discuta com os alunos a partir das questões abaixo:
- Qual é o assunto da notícia?
- Onde e quando aconteceu?
- Qual o sentido que ela provocou em você?
- Quais pessoas estão envolvidas no fato?
- Quantas pessoas são afetadas pelo fato?
- Você é afetado pelo fato?
- Há uma proposta de solução? Qual?
- Você consegue propor uma solução? Qual?
Variação da atividade
Orientações:
- Nesta variação, os alunos deverão realizar leituras de artigos de opiniões.
- Solicite aos alunos que pesquisem artigos de opinião ou entrevistas sobre o tema escolhido na roda de notícia.
- Esclareça que tanto no artigo de opinião quanto na entrevista há uma posição defendida, por isso, é importante que eles contrastem diferentes artigos e entrevistas.
- Ressalte que o artigo de opinião e a entrevista são gêneros que ajudam o aluno a investigar a credibilidade das notícias, principalmente nos jornais sensacionalistas.
- Solicite que os alunos usem o artigo de opinião e a entrevista como suporte para discutir a veracidade e aprofundamento das notícias escolhidas para a roda de notícias.
- Discuta sobre a relação de sentido das informações presente no artigo e na revista quando os fatos são expostos na 1ª ou na 3ª pessoa.
- Solicite que os alunos pesquisem as caixas de diálogos disponíveis nos sites para os leitores, nas quais são inseridas as opiniões sobre dos mesmos sobre o texto lido. Peça para que os alunos leiam os comentários e se posicionem de maneira crítica sobre as leituras apresentadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar uma roda de notícias, levando em consideração a realidade do isolamento social. Esta etapa acontece durante a semana que antecede a roda de notícias. Desafie os alunos a pesquisar, em duplas, notícias de seu interesse com o mesmo assunto em diferentes jornais, nos cadernos circulação local ou nacional. Desta forma, a opção pelas duplas na sala de aula pode facilitar a aprendizagem, promover a construção das competências estabelecidas para a roda de notícias e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos. Para iniciar a roda de notícias, pergunte qual o assunto escolhido e o motivo dessa escolha. Peça também que informem à turma onde a notícia foi publicada e data em que isso aconteceu. Levando em conta os assuntos das notícias, agrupe, para a próxima etapa, as duplas que tenham o mesmo tema (as duplas terão momentos de conversação e troca de ideias por chamadas de vídeo ou áudio, pelo WhatsApp).
Desenvolvimento
Nesta etapa, os alunos, em dupla, irão dialogar e expor suas impressões sobre as notícias escolhidas e lidas. Peça que observem como o mesmo passo foi reportado nas duas notícias. Que diferenças e semelhanças há entre elas? Direcione o diálogo entre eles por meio das perguntas presentes no slide. Solicite a cada dupla que grife os aspectos encontrados no texto que demarcam as diferenças. Leve os alunos a identificar os efeitos de sentido devidos a escolhas lexicais, imagéticas e de direcionamento dos fatos que estão presentes nas duas notícias. Essa identificação poderá ser feita pelos elementos que complementam a função da notícia (as cores, o formato das letras, fotografias, a manchete, a linha-fina, entre outros).
Fechamento
Esta é a etapa de socialização das comparações entre as notícias. Os alunos deverão apresentar brevemente o assunto das notícias, explicitando os aspectos semelhantes e diferentes no tratamento dado ao fato noticiado discutidos na etapa anterior. Para que haja uma “roda” de notícias, solicite que os alunos compartilhem com os colegas as notícias escolhidas e também as impressões que tiveram sobre as mesmas. Questione-os quanto à confiabilidade das notícias. Observação: suas impressões podem ser apresentadas por áudio, vídeo ou até fotos das notícias com texto escrito como explicação.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Silva Santos
Mentor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Roda de notícias
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Leitura
Dinâmica: 1.Perguntas disparadoras sobre a função da notícia; 2. Leitura coletiva das notícias pelos alunos; 3. Discussão sobre as diferenças entre as várias maneiras de se noticiar um mesmo assunto; 4. Socialização dos conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da roda de notícia.
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP01, EF67LP02, EF67LP03, EF67LP04, EF67LP05, EF67LP06, EF67LP07, EF67LP08, EF69LP03
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.
Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.
Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.
Referências sobre o assunto:
FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.
Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.