Plano de aula: Roda de notícias

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 8º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de matérias que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários a partir do conteúdo que circula em diferentes jornais. Além disso, a vivência com os gêneros da esfera jornalística permitem formar leitores que desenvolvam habilidades que implicam a articulação da linguagem verbal com a não verbal. Nesse ciclo, a roda de notícias está pautada na contextualização, na comparação e no julgamento de informações que circulam em diferentes fontes, analisando sua confiabilidade e inferindo suas intencionalidades específicas, atribuindo assim sentido particular e para o grupo sobre as notícias lidas. Espera-se que, nessa etapa da escolaridade, o aluno já tenha desenvolvido algumas capacidades necessárias para justificar suas interpretações.

Materiais necessários: Jornais, caderno, caneta, papel, lápis e internet.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em identificar o assunto noticiado, em diferenciar o contexto e o objetivo de produzir notícias em diferentes jornais e encontrar os recursos do gêneros jornalístico no contexto em que a notícia foi produzida.

Referências sobre o assunto:

FIORI. Bruna da Silva. Jornalismo e Sensacionalismo: o fato a notícia e o show. Revista UNOESTE, São Paulo, v.2, n. 2, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.unoeste.br/facopp/revista_facopp/IC4/IC47.pdf >. Acesso em: 15 nov. 2018.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas - SP: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 15 nov 2018.

Dinâmica da atividade

Preparação:

• Essa etapa antecede a roda de notícias e acontece apenas uma vez.
  • Pergunte aos alunos:
  • Como você se atualiza a respeito dos acontecimentos de sua cidade, estado, país e mundo?
  • Quais são os assuntos lhe interessam? Esporte, política, cultura, cidade?
  • Em que veículos você se informa? Pelo rádio, TV, internet, jornais e revistas?
  • O conteúdo das notícias que circulam em diferentes mídias é o mesmo? Já constatou alguma diferença no tratamento?
  • A partir da discussão das questões acima, esclareça que o jornal é uma empresa que, além de ser um veículo de informação, é também um formador de opinião.
  • Ressalte que a notícia não pode ser considerada neutra, pois evidencia posicionamento sócio-ideológico de quem escreve ou da própria instituição.
  • Explique que há jornal sensacionalista que visa a emocionar sem muitos critérios de apuração ou organização dos fatos, enquanto há o jornal mais investigativo que, apesar de não ser imparcial, busca mais detalhamento nas informações.
  • Para exemplificar as diferenças de uma notícia ser publicada em diferentes jornais, apresente algumas para que os alunos procurem essas diferenças.
  • Busque notícias com o mesmo tema.
  • Faça uma leitura compartilhada das notícias e analise, junto com os alunos, as características da notícia nos diferentes jornais: o que aconteceu? como? quando? onde? há ilustração? qual a importância da notícia para a população? como cada jornal abordou o tema? houve aprofundamento das informações? houve exagero ou o jornalista foi brando?