12791
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Como é coberto o corpo dos animais?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Como é coberto o corpo dos animais?

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: O plano apresenta como objetivo levar os alunos a conhecerem as diversas formas de cobertura dos corpos dos diversos animais existentes na fauna, bem como as funções que tais coberturas exercem. A habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada parcialmente. O objetivo central, neste momento, é identificar as características do modo de vida dos diversos animais.

Materiais necessários para a aula: Atividade impressa (disponível nos materiais complementares), cola, tesoura, fita adesiva, lápis de cor, canetinhas coloridas, materiais diversos para a simulação das coberturas corporais (tecidos de texturas e cores diversas, papéis de texturas e cores diversas, sacolas plásticas, sacos de nylon, folhas, cascas de árvores, embalagens pet etc.)

Para um aprofundamento maior no tema, sugerimos consultar o link: http://chc.org.br/penas-peles-pelos-escamas-e-outros-revestimentos/

Obs: Alguns dias antes da aula, solicite que os alunos coletem os materiais em casa, junto aos vizinhos, familiares e amigos.

No dia da aula, alguns minutos antes de iniciar, disponha todo o material em um local de fácil acesso e visibilidade, como uma mesa ou balcão.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações: Leia o título da aula para a turma dizendo que eles irão aprender sobre os tipos de cobertura corporal apresentados pelos diversos animais existentes na natureza. Diga-lhes que, para isso, ouvirão uma fábula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide com as imagens aos alunos e pergunte se eles conseguem identificar os animais através das imagens. Pergunte às crianças se elas sabem que parte do corpo do animal está destacado nas imagens. Após ouvir as respostas, diga-lhes que a parte destacada é a cobertura corporal. Enquanto as crianças vão falando, faça outras perguntas que auxiliem a identificar o animal, como:

  • Que tipo de cobertura é esta (pele lisa, pêlo, casco, pena, escama etc.)?
  • Onde será que este animal vive (água, terra)?
  • Este tipo de cobertura ajuda a aquecer ou refrescar o animal?

Registre as respostas dos alunos e, ao final da aula, faça a conferência com eles utilizando o último slide.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia as questões disparadoras, uma a uma, dando aos alunos tempo para pensarem e exporem suas hipóteses. Pode ser que na primeira questão a turma relembre, principalmente, da cobertura corporal dos mamíferos. Este ainda é um momento inicial da aula e de demonstração do conhecimento prévio, portanto não há necessidade de se aprofundar ou exigir que os alunos conheçam todos os tipos de cobertura existentes na natureza.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos e entregue diversas fichas a cada um deles (cada grupo poderá receber mais de uma ficha). Solicite que os grupos, utilizando os materiais disponibilizados na sala, simulem os tipos de cobertura apresentados por cada animal. Em seguida, peça para que descrevam as funções do tipo de cobertura construída. Neste momento, os alunos deverão perceber que não é possível simular os diversos tipos de cobertura corporal através de um único material. Com esta atividade, eles observarão as diferenças entre textura, cor, espessura, entre outros fatores, bem como poderão analisar as funções de cada cobertura no corpo do animal. Enquanto os grupos estiverem realizando a atividade, circule entre os alunos acompanhando as discussões, questionando-os sobre os ambientes em que cada animal vive e sobre as funções das respectivas coberturas (aquecer, resfriar, proteger, camuflar, defender etc.).

Obs: Caso seja possível, os alunos poderão buscar outros materiais nos arredores da escola, tais como folhas, flores, cascas de árvores, pedras etc. Quanto maior a variedade de materiais, mais criativos serão os trabalhos. No entanto, priorize a segurança das crianças e só permita que saiam da sala caso o ambiente seja seguro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma para a realização das apresentações, de maneira que cada grupo compartilhe para a classe as informações solicitadas no slide. Permita que a turma discuta, em cada apresentação, se o material escolhido para as simulações foi adequado e se cada grupo apresentou as funções que se adequam ao animal. Caso os grupos tenham recebido fichas iguais, peça para que comparem os tipos de material utilizado por cada um para simular as coberturas corporais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (em conjunto com os próximos 2 slides)

Orientações: Apresente os slides para a turma e leia as informações. Solicite que os grupos façam comparações entre estas informações e aquelas que colocaram anteriormente em suas atividades. Retome as questões disparadoras para que as crianças averiguem o quanto ampliaram seus conhecimentos. É importante que a turma compreenda que existem diversos tipos de cobertura corporal, que elas estão adaptadas aos ambientes em que os animais vivem e que desempenham funções específicas, necessárias à sobrevivência de cada animal. Também é importante que saibam que as funções variam de animal para animal, bem como entre os ambientes aos quais estão adaptados.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (juntamente com o slide 7)

Orientações: Continuação do slide anterior.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (juntamente com o slide 7)

Orientações: Continuação do slide anterior.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Use este slide para conferir com os alunos se eles acertaram os animais da seção “Contexto”. Aproveite para relembrar os alunos das características de cada cobertura, mostrando como elas estão presentes nos corpos dos animais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: O plano apresenta como objetivo levar os alunos a conhecerem as diversas formas de cobertura dos corpos dos diversos animais existentes na fauna, bem como as funções que tais coberturas exercem. A habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada parcialmente. O objetivo central, neste momento, é identificar as características do modo de vida dos diversos animais.

Materiais necessários para a aula: Atividade impressa (disponível nos materiais complementares), cola, tesoura, fita adesiva, lápis de cor, canetinhas coloridas, materiais diversos para a simulação das coberturas corporais (tecidos de texturas e cores diversas, papéis de texturas e cores diversas, sacolas plásticas, sacos de nylon, folhas, cascas de árvores, embalagens pet etc.)

Para um aprofundamento maior no tema, sugerimos consultar o link: http://chc.org.br/penas-peles-pelos-escamas-e-outros-revestimentos/

Obs: Alguns dias antes da aula, solicite que os alunos coletem os materiais em casa, junto aos vizinhos, familiares e amigos.

No dia da aula, alguns minutos antes de iniciar, disponha todo o material em um local de fácil acesso e visibilidade, como uma mesa ou balcão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações: Leia o título da aula para a turma dizendo que eles irão aprender sobre os tipos de cobertura corporal apresentados pelos diversos animais existentes na natureza. Diga-lhes que, para isso, ouvirão uma fábula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide com as imagens aos alunos e pergunte se eles conseguem identificar os animais através das imagens. Pergunte às crianças se elas sabem que parte do corpo do animal está destacado nas imagens. Após ouvir as respostas, diga-lhes que a parte destacada é a cobertura corporal. Enquanto as crianças vão falando, faça outras perguntas que auxiliem a identificar o animal, como:

  • Que tipo de cobertura é esta (pele lisa, pêlo, casco, pena, escama etc.)?
  • Onde será que este animal vive (água, terra)?
  • Este tipo de cobertura ajuda a aquecer ou refrescar o animal?

Registre as respostas dos alunos e, ao final da aula, faça a conferência com eles utilizando o último slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia as questões disparadoras, uma a uma, dando aos alunos tempo para pensarem e exporem suas hipóteses. Pode ser que na primeira questão a turma relembre, principalmente, da cobertura corporal dos mamíferos. Este ainda é um momento inicial da aula e de demonstração do conhecimento prévio, portanto não há necessidade de se aprofundar ou exigir que os alunos conheçam todos os tipos de cobertura existentes na natureza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos e entregue diversas fichas a cada um deles (cada grupo poderá receber mais de uma ficha). Solicite que os grupos, utilizando os materiais disponibilizados na sala, simulem os tipos de cobertura apresentados por cada animal. Em seguida, peça para que descrevam as funções do tipo de cobertura construída. Neste momento, os alunos deverão perceber que não é possível simular os diversos tipos de cobertura corporal através de um único material. Com esta atividade, eles observarão as diferenças entre textura, cor, espessura, entre outros fatores, bem como poderão analisar as funções de cada cobertura no corpo do animal. Enquanto os grupos estiverem realizando a atividade, circule entre os alunos acompanhando as discussões, questionando-os sobre os ambientes em que cada animal vive e sobre as funções das respectivas coberturas (aquecer, resfriar, proteger, camuflar, defender etc.).

Obs: Caso seja possível, os alunos poderão buscar outros materiais nos arredores da escola, tais como folhas, flores, cascas de árvores, pedras etc. Quanto maior a variedade de materiais, mais criativos serão os trabalhos. No entanto, priorize a segurança das crianças e só permita que saiam da sala caso o ambiente seja seguro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma para a realização das apresentações, de maneira que cada grupo compartilhe para a classe as informações solicitadas no slide. Permita que a turma discuta, em cada apresentação, se o material escolhido para as simulações foi adequado e se cada grupo apresentou as funções que se adequam ao animal. Caso os grupos tenham recebido fichas iguais, peça para que comparem os tipos de material utilizado por cada um para simular as coberturas corporais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (em conjunto com os próximos 2 slides)

Orientações: Apresente os slides para a turma e leia as informações. Solicite que os grupos façam comparações entre estas informações e aquelas que colocaram anteriormente em suas atividades. Retome as questões disparadoras para que as crianças averiguem o quanto ampliaram seus conhecimentos. É importante que a turma compreenda que existem diversos tipos de cobertura corporal, que elas estão adaptadas aos ambientes em que os animais vivem e que desempenham funções específicas, necessárias à sobrevivência de cada animal. Também é importante que saibam que as funções variam de animal para animal, bem como entre os ambientes aos quais estão adaptados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (juntamente com o slide 7)

Orientações: Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (juntamente com o slide 7)

Orientações: Continuação do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Use este slide para conferir com os alunos se eles acertaram os animais da seção “Contexto”. Aproveite para relembrar os alunos das características de cada cobertura, mostrando como elas estão presentes nos corpos dos animais.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Como é coberto o corpo dos animais?


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

AULA 02

As características dos animais

AULA 03

É hora de comer: como se alimentam os animais?

AULA 04

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar...

AULA 05

Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

AULA 06

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos anima...

AULA 07

Formas de respiração dos animais

AULA 09

As formas de reprodução dos animais

AULA 10

De quem é esse filhote? Quais formas os animais assumem ao ...

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo “A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo É hora de comer: como se alimentam os animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como é coberto o corpo dos animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As formas de reprodução dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como eram os seres do passado?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Etapas da Vida

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O ciclo de vida e a metamorfose

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais mamíferos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os tipos de ovos dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O tempo de gestação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As etapas do desenvolvimento humano

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Formas de respiração dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo De quem é esse filhote? Quais formas os animais assumem ao se desenvolver

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na construção de moradias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI04 da BNCC

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais brasileiros: A importância de Preservar

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais Terrestres

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

É hora de comer: como se alimentam os animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como é coberto o corpo dos animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As formas de reprodução dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais mamíferos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Formas de respiração dos animais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann