Plano de Aula

Plano de aula: Práticas de escrita

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita, com foco no uso de if-clauses (especificamente second conditionals).

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • os slides de input 1, 2, 3 e 4 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input e a resolução do professor;
  • o slide de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o feedback (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor).
Context
Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Antes de mostrar a imagem aos alunos, pergunte:

  • Think of the word ‘ideal’. Which words come to your mind when you hear or see this word? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar os estudantes a pensarem sobre as ideias que vêm à cabeça quando ouvem a palavra ‘ideal’, portanto, deixe-os à vontade para responder tanto em inglês como em português, certificando-se de tomar nota no quadro das palavras-chave em inglês que forem dizendo, pois isso poderá auxiliá-los na atividade escrita de output.)

Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the image here. When you think of a an ideal world, do you think of any of these words? Which ones are the most important? Why/why not? Would you add any other? (Motive os estudantes a expressarem suas opiniões sobre as palavras da imagem pois elas funcionam como um mind map para as atividades escritas de input e output.)
  • Do you think that if we could see a lot of these words in action in our world, we would live in a better place? Why/why not? (O intuito desta pergunta, que não carrega uma resposta certa, é a de levá-los à discussão sobre como seria viver em um mundo em que as palavras vistas nas mãos estão presentes e são respeitadas pelos povos ao redor do mundo.)

Esta nuvem de palavras, que é apenas uma sugestão, contém uma seleção feita pela autora de algumas ideias que poderiam fazer parte de um mundo ideal. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.

Material complementar:

  • O mind map é uma maneira simples, objetiva e estratégica de realizar apontamentos que facilitarão a compreensão e memorização de conteúdo. Para saber mais, acesse What is a Mind Map? e Mapa Mental – Descubra o que é e como fazer Mapas Mentais para entender como funcionam e poder ajudar os estudantes a construir os seus próprios mapas mentais.
  • Há diversos sites que você pode usar para produzir a nuvem de palavras. Escreva “word cloud” no buscador para ter acesso a diferentes opções.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados