Plano de aula: Práticas de escrita

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita, com foco no uso de if-clauses (especificamente second conditionals).

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

• a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • os slides de input 1, 2, 3 e 4 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input e a resolução do professor;
  • o slide de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o feedback (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor).
Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Antes de mostrar a imagem aos alunos, pergunte:

• Think of the word ‘ideal’. Which words come to your mind when you hear or see this word? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar os estudantes a pensarem sobre as ideias que vêm à cabeça quando ouvem a palavra ‘ideal’, portanto, deixe-os à vontade para responder tanto em inglês como em português, certificando-se de tomar nota no quadro das palavras-chave em inglês que forem dizendo, pois isso poderá auxiliá-los na atividade escrita de output.)

Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

• Look at the image here. When you think of a an ideal world, do you think of any of these words? Which ones are the most important? Why/why not? Would you add any other? (Motive os estudantes a expressarem suas opiniões sobre as palavras da imagem pois elas funcionam como um mind map para as atividades escritas de input e output.)
  • Do you think that if we could see a lot of these words in action in our world, we would live in a better place? Why/why not? (O intuito desta pergunta, que não carrega uma resposta certa, é a de levá-los à discussão sobre como seria viver em um mundo em que as palavras vistas nas mãos estão presentes e são respeitadas pelos povos ao redor do mundo.)

Esta nuvem de palavras, que é apenas uma sugestão, contém uma seleção feita pela autora de algumas ideias que poderiam fazer parte de um mundo ideal. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.

Material complementar:

• O mind map é uma maneira simples, objetiva e estratégica de realizar apontamentos que facilitarão a compreensão e memorização de conteúdo. Para saber mais, acesse What is a Mind Map? e Mapa Mental – Descubra o que é e como fazer Mapas Mentais para entender como funcionam e poder ajudar os estudantes a construir os seus próprios mapas mentais.
  • Há diversos sites que você pode usar para produzir a nuvem de palavras. Escreva “word cloud” no buscador para ter acesso a diferentes opções.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos