Atividade para Impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Práticas de escrita
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita, com foco no uso de if-clauses (especificamente second conditionals).
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- os slides de input 1, 2, 3 e 4 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de input e a resolução do professor;
- o slide de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o feedback (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor).
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Antes de mostrar a imagem aos alunos, pergunte:
- Think of the word ‘ideal’. Which words come to your mind when you hear or see this word? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar os estudantes a pensarem sobre as ideias que vêm à cabeça quando ouvem a palavra ‘ideal’, portanto, deixe-os à vontade para responder tanto em inglês como em português, certificando-se de tomar nota no quadro das palavras-chave em inglês que forem dizendo, pois isso poderá auxiliá-los na atividade escrita de output.)
Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Look at the image here. When you think of a an ideal world, do you think of any of these words? Which ones are the most important? Why/why not? Would you add any other? (Motive os estudantes a expressarem suas opiniões sobre as palavras da imagem pois elas funcionam como um mind map para as atividades escritas de input e output.)
- Do you think that if we could see a lot of these words in action in our world, we would live in a better place? Why/why not? (O intuito desta pergunta, que não carrega uma resposta certa, é a de levá-los à discussão sobre como seria viver em um mundo em que as palavras vistas nas mãos estão presentes e são respeitadas pelos povos ao redor do mundo.)
Esta nuvem de palavras, que é apenas uma sugestão, contém uma seleção feita pela autora de algumas ideias que poderiam fazer parte de um mundo ideal. Contudo, isso não o impede de fazer a sua própria pesquisa e preparar a sua nuvem.
Material complementar:
- O mind map é uma maneira simples, objetiva e estratégica de realizar apontamentos que facilitarão a compreensão e memorização de conteúdo. Para saber mais, acesse What is a Mind Map? e Mapa Mental – Descubra o que é e como fazer Mapas Mentais para entender como funcionam e poder ajudar os estudantes a construir os seus próprios mapas mentais.
- Há diversos sites que você pode usar para produzir a nuvem de palavras. Escreva “word cloud” no buscador para ter acesso a diferentes opções.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no entendimento e uso da second conditional, que usamos para falar de situações irreais ou impossíveis de acontecer, e cujo resultado será a produção escrita de frases que expressem como seria a escola ideal/perfeita.
Material complementar:
- Para saber mais sobre o objetivo da aula, acesse Conditionals 1, do British Council, que foca em três condicionais: zero, first and second. Há ainda dois tipos mais: a third e a mixed. Para saber mais sobre elas, acesse Conditionals 2.
- No site English Club, você pode encontrar alguns exercícios e exemplos de second conditional.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Apresentar a forma da if-clause (2nd conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos, ao serem expostos a exemplos de if-clauses, possam compreender seu uso e forma.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- What’s your opinion about your school? Do you like it? Why/why not? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar os estudantes a pensarem sobre o lugar em que estudam.)
- Would you change anything here? What? Why? (If they answer ‘No’, ask them ‘Why not?’).
- Now, if you needed to say one word about ‘the ideal school’, which word would it be? (O intuito dessa pergunta é fazer com que os estudantes comecem a pensar sobre o tema das escolas perfeitas, que será trabalhado na atividade de output.)
- Would you like to study at the ideal school you described? Why/why not? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar os estudantes a refletirem sobre os porquês de querer ou não frequentar a escola ideal que descreveram.)
Caso considere pertinente, tome nota no quadro das ideias (em inglês) que os estudantes mencionam pois esse brainstorming poderá auxiliá-los no processo de escrita da atividade de output.
- Let’s focus on this excerpt from a piece of news from the Online Huffington Post. What are the two kinds of students the writer mentions there? (Espera-se que os alunos identifiquem e digam The one from 2012 and the other from 1912.)
- What’s the comparison the writer makes? (Aceite quaisquer respostas que façam referência à presença de tecnologia na vida do estudante de 2012.)
- Do you think the student from the last century would like all the innovation from the 21st century? Why/why not? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar a reflexão sobre o impacto da tecnologia na vida dos estudantes.)
- Now think: can we have a student from 1912 studying with a student from 2012? (Espera-se que os alunos compreendam a impossibilidade da situação e digam No.)
- Is this a real possibility or an imaginary situation? (Provavelmente dirão An imaginary situation.)
Material complementar:
- Para saber mais sobre o objetivo da aula que será trabalhado, acesse TYPE 2 CONDITIONAL. O site traz informações sobre a função e a forma da second conditional.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Apresentar a forma da if-clause (2nd conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos, ao serem expostos a exemplos de if-clauses, possam compreender seu uso e forma.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Take a look at this statement. Is the writer saying that schools are good now? (Provavelmente dirão No.)
- What did he expect from the schools? (Espera-se que respondam That they were better.)
- In your opinion, what would be the results of having “better schools”? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar os estudantes a pensarem sobre os benefícios de haver escolas melhores.)
- Now let’s imagine the two sentences starting with an “IF”. When we have a sentence that has an ‘IF’ we call it ‘conditional’ because something depends on another thing to happen or not. There are many types of these “IFs” but today you’ll work only one: one sentence with an ‘if’ that refers to an impossible condition and another sentence with its probable result. We’ll work specifically on second conditionals, that are phrases that express unreal and hypothetical situations.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Apresentar a forma da if-clause (2nd conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos sejam expostos a exemplos de if-clauses para que possam compreender seu uso e forma.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Pay attention to the sentences on the board. The first is from an online newspaper. The piece of news says that if we lived in an ideal world and had unlimited resources, we could help everyone. Do you agree with this statement? Why/why not? (O intuito desta pergunta é fazer com que os estudantes pensem se viver em um mundo ideal significa conseguir ajudar a todos.)
- In the sentence, there are two phrases: the first has a condition and the second the probable result. What’s the condition to help everyone? (Espera-se que os alunos digam Live in an ideal world.) But do we live in an ideal world? (Os estudantes dirão No.)
- So, can we say that this sentence expresses an impossible thing to happen? (Espera-se que os estudantes digam Yes.) Why? (Aceite quaisquer respostas que relacionem o fato de não viver em um mundo ideal com a impossibilidade de ajudar a todas as pessoas.)
- Now let’s analyze the other one. It’s from a website in which users discuss about different themes. One user said that even if people lived in a perfect world, they would still criticize it. Do you agree with it? Why/why not? (O intuito desta pergunta é fazer com que os estudantes discutam se o mundo perfeito estaria livre de críticas.)
- Again, in this sentence, there are two phrases: the first has a condition and the second the probable result. Would the world be free of complaints? (Espera-se que os alunos digam No.) Would we complain about something? (Provavelmente dirão Yes.)
Antes de começar a atividade proposta a seguir, escreva no quadro a estrutura da frase, exatamente como no slide, pois isso os ajudará a resolver os exercícios.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Apresentar a forma da if-clause (2nd conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos sejam expostos a exemplos de if-clauses para que possam compreender seu uso e forma.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- As you saw before, when we talk about a hypothetical situation, we use the second conditional. Let’s see how this kind of sentence is structured because it’ll help you when you starting building the sentences for the activity. Pay attention to the verbs used there: there’s a combination of the past simple and “could” or “would” with a verb without “to”.
- Now think: which one goes with “IF”: could/would or the past simple? (Espera-se que digam The past simple.)
Antes de começar a atividade proposta a seguir, escreva no quadro a estrutura da frase, exatamente como no slide, pois isso os ajudará a resolver os exercícios.
Input
Tempo sugerido: continuação do input.
Propósito: Praticar a forma da if-clause 1 (2nd conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos consigam resolver os exercícios de if-clauses.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Now you’ll work on the if-clauses. There are three exercises: on the first you’ll need to match the columns, on the second unscramble the sentences and on the third complete the sentence about you.
Distribua a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que entenderam como fazer os exercícios, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam e compartilhem as respostas antes de corrigir com toda a sala.
- Now compare your answers with a classmate.
Logo, corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Construir frases hipotéticas sobre como seria viver em um mundo em que as escolas são perfeitas.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input, de seu conhecimento prévio e das discussões em aula, expor suas ideias, culminando em uma produção escrita cujo objetivo é pensar em como seria a escola ideal.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em grupos e elaborarão frases sobre como seria sua escola ideal/perfeita.
- Now it’s your turn to think of your ideal school. In this activity, you’ll work in pairs.
Divida as duplas. Instrua-os:
- You’ll write 3 things about your ideas of a perfect school. Think of what it has, who works there, where it is, who studies there, etc.
- At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you construct your statements.
Chame a atenção para o fato de que não há resposta errada para esta atividade. É importante que os alunos se sintam livres para imaginar como seria a escola de seus sonhos e confiantes para descrevê-las.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam usando as if-clauses corretamente, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
À medida que os grupos forem terminando de escrever as frases, corrija as produções para que os alunos preparem as frases para serem expostas na sala.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre sua escola ideal.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Excerpts from online newspapers
- OUPUT: Reflections on what it’d be like to study in an ideal school
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Débora Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes