Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de escrita - construção da persuasão
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o sétimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.
Preparação para a aula:
O objetivo desta aula to sketch a persuasive essay based on researched data, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.
O material utilizado como contextualização é um vídeo da Australian Institute for Teaching and School Leadership, que aborda princípios da Educação no Século XXI. O material está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.
Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.
O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de texto argumentativo, de cunho persuasivo, conforme trabalhado nos planos anteriores. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.
Context
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para os aspectos que serão debatidos nesta aula, com vistas à produção escrita de texto argumentativo, de caráter persuasivo. O presente slide pode ser utilizado como material de apoio para a aula, através da eliciação de vocabulário que aparecerá no vídeo, ou como sugestão de palavras e expressões que podem ser eliciadas a partir da rede de palavras sugerida. Outras palavras/expressões certamente surgirão a partir da interação dos alunos com como o tema 21st Century Education. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir de questionamentos.
Sugestões de questões:
> What comes to your mind when you think of the 21st Century Education? Aqui é esperado que os alunos estabeleçam suas próprias relações, mas que também sejam estimulados a trazer expressões e palavras relacionadas especificamente ao que será tratado no vídeo;
> Do you think the 21st Century Education is more interesting than the Education we have? Através deste questionamento, os alunos serão conduzidos a refletir sobre a sua realidade e sobre aquilo que eles pensam ser um bom contexto educacional. Talvez eles se sintam estimulados a apontar aspectos que poderão ser utilizados para a construção de seu texto argumentativo, de caráter persuasivo. É interessante que eles sejam solicitados a anotar suas reflexões, que poderão girar em torno de how to use social networking as a means of education, how digital classrooms can help change education, how distant learning can impact on learning to learn, what apps can bring innovation to classrooms, how good does wi-fi have to be in order to really help students to use PCs in class?
Após propor os questionamentos iniciais, o vídeo pode ser acionado e as reações dos alunos, observadas. Os alunos provavelmente farão referência à origem do vídeo (Australian) e às propostas relacionadas ao tema 21st Century Education, da parte deste programa educacional australiano.
?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Identificar elementos discursivos que colaborem com a elaboração de texto argumentativo baseado em dados/fatos pesquisados com vistas à sua utilização na construção de texto persuasivo.
Orientações: A partir do material de contextualização utilizado, o fragmento de texto apresentado aos alunos serve para abordar o tema e, ao mesmo tempo, apresentar aspectos característicos do texto argumentativo, de caráter persuasivo, como dados percentuais, referências a autoridades, números relacionados, etc. A fim de retomar questões já trabalhadas em planos anteriores, os alunos são conduzidos a identificar os itens desenvolvidos na introdução do artigo, ainda que não estejam organizados em um só parágrafo, conforme estruturas pedagogicamente estruturadas/apresentadas em planos/aulas anteriores. Para a identificação desses aspectos, o slide de input é dinâmico, ou seja, os itens são apresentados em um passo-a-passo, mediante clique, para que os elementos considerados significativos para o entendimento dos argumentos que demandam pesquisa sejam evidenciados:
> Primeiramente, e assim que o texto School wi-fi ‘not to fit for 21st Century learning’ é apresentado, é desejável que sejam estabelecidas relações com o vídeo de contextualização, através de questionamentos como In your opinion, what should minimum wi-fi demands be for schools? Os alunos provavelmente farão referência a good/fast/reliable connections, em um primeiro momento. É desejável que eles continuem a ser estimulados a refletir sobre o papel da conectividade, reforçando os aspectos educacionais relacionados, como em How would you exercise your creativity by learning under 21st century education principles? Os alunos poderão referir aos aspectos relacionados a change/revolution, social networking, using apps, using private computers in class, etc. Enfim, ao explorar brevemente o texto, os alunos estarão se familiarizando com os aspectos gráficos e identificando visualmente o título, o primeiro parágrafo (em negrito) e os demais parágrafos, que são abordados em suas especificidades, na sequência.
> ao primeiro clique, o primeiro parágrafo do texto é evidenciado, juntamente com itens que, normalmente, se espera encontrar em parágrafos introdutórios (conforme abordado em ING9_07UN04). Neste momento, os alunos terão a chance de observar como a autora estrutura o parágrafo e, em especial, como prepara o leitor para o tipo de informação com a qual ela construirá seu texto: How does the writer orientate the reader in relation to the topic she will address? What is the scope of her writing? What is her thesis? Os alunos, ao identificarem essas informações no primeiro parágrafo, terão a expressão-chave figures suggest evidenciada, no segundo clique;
> ao segundo clique, e para fins de condução dos aspectos relacionados especificamente à pesquisa para construção das questões argumentativas, a expressão figures suggest é explorada: What does the author probably mean by using this expression? Os alunos poderão inferir e expressar the writer is announcing the reader that the information she uses comes from researched data ou que what she informs has been researched ou que she wants to inform and also give a reliable tone to her writing, etc.
> do terceiro clique em diante, são evidenciados os fragmentos de informação que demonstram que os dados utilizados pela autora do texto são baseados em números, em dados percentuais e em repercussões de especialistas. Informações que não foram selecionadas (highlighted) têm o objetivo de estimular a participação dos alunos através de questionamentos como Where did the writer take the information she uses? Os alunos deverão referir aos órgãos de pesquisa e à associação educacional mencionados no texto.
> A partir da exploração do material de input é entregue aos alunos uma cópia do texto e, em duplas ou em pequenos grupos, eles retomam o que foi visto neste momento da aula com vistas à construção do sketch do seu próprio texto. Questões que poderão ser utilizadas para auxiliar os alunos na construção do seu sketch são apresentadas no próprio slide, logo após o trabalho com o texto. Estas questões aparecerão na worksheet que os alunos receberão para iniciarem a composição dos seus próprios textos.
??Caso não seja possível utilizar os slides em aula, com os alunos, recomenda-se que este material
seja utilizado como chave de respostas para o trabalho da worksheet.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio da worksheet, que é, de fato, uma compilação das questões abordadas até este momento. A referida compilação serve também para dar suporte ao passo a passo para a organização do sketch do artigo de opinião proposto. Os alunos deverão ser organizados em duplas para desenvolverem trabalho colaborativo de definição dos tópicos relevantes para ambos, em relação à Educação no século XXI, conforme pode ser observado na atividade. Eles podem escolher outros tópicos, mas seria interessante que todos trabalhassem as questões debatidas em aula - essa estratégia pode facilitar a troca de ideias e o aprofundamento dos argumentos persuasivos pelo grupo. Os alunos poderão se beneficiar de uma leitura coletiva da worksheet, quando peculiaridades da turma ou do contexto escolar poderão ser esclarecidas. As palavras negritadas e sublinhadas deverão servir de referência para os aspectos mais relevantes a serem apontados para os alunos.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;
2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;
3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING9_07UN07
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2453/estrategias-de-escrita-construcao-da-persuasao
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.
Context
Envie aos alunos uma pergunta disparadora, de provocação: "Durante o período de pandemia, o que se faz mais importante para a educação?".
Envie o link do vídeo sobre a Educação no Século 21 (link aqui), ou baixe o vídeo e envie o arquivo. Você pode orientar aos alunos para ligarem a legenda do vídeo. Peça a eles para anotarem as palavras que eles acreditem que respondam à pergunta inicial. Peça para que enviem as perguntas pelo WhatsApp dentro de um prazo estabelecido por você. Após este prazo, envie o slide do context, peça para confrontarem as palavras do slide com as respostas fornecidas, e apresente o objetivo da aula, explicando que se trata da elaboração de um esboço.
Input (momento síncrono)
Envie antecipadamente para os alunos uma cópia do texto (encontrada aqui), ou a deixe disponível no Google Drive para que todos tenham acesso. Durante o momento síncrono, trabalhe com os alunos de acordo com as orientações do plano de aula, para que cada informação seja trabalhada e bem compreendida passo a passo. O dinamismo da apresentação do slide, com as informações sendo evidenciadas uma por vez ajudará no foco e atenção dos alunos. Peça aos alunos para grifarem ou anotarem na folha que foi enviada por você as informações que vocês forem discutindo ao longo desta interação. Ao término deste momento síncrono, explique o que é esperado deles para o Output, e encaminhe a folha de Output para que seja realizado em pares.
Output
Oriente os alunos a trabalharem o esboço baseados em informações atuais e reais. Antes disso, faça um brainstorming no próprio WhatsApp sobre quais sites ou palavras-chave eles podem usar para fazerem as buscas por informações a respeito do tema que pretendem desenvolver.
Eles podem falar sobre: educação no século 21, educação em tempos de pandemia, tecnologia em tempos de pandemia para a educação... Há diversos cenários que eles podem construir a partir do contexto atual. Envie a worksheet (link aqui) que servirá de guia para a construção da produção do texto. Solicite que o texto seja colocado no Google Docs.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas. Apresente o slide de Feedback e relembre os processos para a elaboração do esboço. Aproveite este momento para apresentar o Context da aula 08, perguntando: "Será que o que vocês apresentaram faz parte da realidade de algum país, como por exemplo, a ÁFRICA DO SUL?".
Convite às famílias
Peça aos alunos para que eles perguntem às famílias quais são os desafios que eles sentiram sobre o ensino a distância, e quais tecnologias poderiam ficar mais disponíveis para ajudar nesse processo.
Contents
- INPUT: a fragment of an opinion article
- OUTPUT: a sketch of a persuasive essay
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Débora Balsemão Oss
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes