Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de escrita - construção da persuasão
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o sétimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.
Preparação para a aula:
O objetivo desta aula to sketch a persuasive essay based on researched data, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.
O material utilizado como contextualização é um vídeo da Australian Institute for Teaching and School Leadership, que aborda princípios da Educação no Século XXI. O material está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.
Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.
O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de texto argumentativo, de cunho persuasivo, conforme trabalhado nos planos anteriores. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.
Context
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para os aspectos que serão debatidos nesta aula, com vistas à produção escrita de texto argumentativo, de caráter persuasivo. O presente slide pode ser utilizado como material de apoio para a aula, através da eliciação de vocabulário que aparecerá no vídeo, ou como sugestão de palavras e expressões que podem ser eliciadas a partir da rede de palavras sugerida. Outras palavras/expressões certamente surgirão a partir da interação dos alunos com como o tema 21st Century Education. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir de questionamentos.
Sugestões de questões:
> What comes to your mind when you think of the 21st Century Education? Aqui é esperado que os alunos estabeleçam suas próprias relações, mas que também sejam estimulados a trazer expressões e palavras relacionadas especificamente ao que será tratado no vídeo;
> Do you think the 21st Century Education is more interesting than the Education we have? Através deste questionamento, os alunos serão conduzidos a refletir sobre a sua realidade e sobre aquilo que eles pensam ser um bom contexto educacional. Talvez eles se sintam estimulados a apontar aspectos que poderão ser utilizados para a construção de seu texto argumentativo, de caráter persuasivo. É interessante que eles sejam solicitados a anotar suas reflexões, que poderão girar em torno de how to use social networking as a means of education, how digital classrooms can help change education, how distant learning can impact on learning to learn, what apps can bring innovation to classrooms, how good does wi-fi have to be in order to really help students to use PCs in class?
Após propor os questionamentos iniciais, o vídeo pode ser acionado e as reações dos alunos, observadas. Os alunos provavelmente farão referência à origem do vídeo (Australian) e às propostas relacionadas ao tema 21st Century Education, da parte deste programa educacional australiano.
?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO