Plano de aula: Estratégias de escrita - construção da persuasão

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o sétimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula to sketch a persuasive essay based on researched data, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização é um vídeo da Australian Institute for Teaching and School Leadership, que aborda princípios da Educação no Século XXI. O material está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de texto argumentativo, de cunho persuasivo, conforme trabalhado nos planos anteriores. O material desta parte da aula pode ser encontrado aqui.

Context

Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para os aspectos que serão debatidos nesta aula, com vistas à produção escrita de texto argumentativo, de caráter persuasivo. O presente slide pode ser utilizado como material de apoio para a aula, através da eliciação de vocabulário que aparecerá no vídeo, ou como sugestão de palavras e expressões que podem ser eliciadas a partir da rede de palavras sugerida. Outras palavras/expressões certamente surgirão a partir da interação dos alunos com como o tema 21st Century Education. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir de questionamentos.

Sugestões de questões:

> What comes to your mind when you think of the 21st Century Education? Aqui é esperado que os alunos estabeleçam suas próprias relações, mas que também sejam estimulados a trazer expressões e palavras relacionadas especificamente ao que será tratado no vídeo;

> Do you think the 21st Century Education is more interesting than the Education we have? Através deste questionamento, os alunos serão conduzidos a refletir sobre a sua realidade e sobre aquilo que eles pensam ser um bom contexto educacional. Talvez eles se sintam estimulados a apontar aspectos que poderão ser utilizados para a construção de seu texto argumentativo, de caráter persuasivo. É interessante que eles sejam solicitados a anotar suas reflexões, que poderão girar em torno de how to use social networking as a means of education, how digital classrooms can help change education, how distant learning can impact on learning to learn, what apps can bring innovation to classrooms, how good does wi-fi have to be in order to really help students to use PCs in class?

Após propor os questionamentos iniciais, o vídeo pode ser acionado e as reações dos alunos, observadas. Os alunos provavelmente farão referência à origem do vídeo (Australian) e às propostas relacionadas ao tema 21st Century Education, da parte deste programa educacional australiano.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos