Atividade para impressão - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de escrita - construção da persuasão
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o décimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06, EF09LI07 e EF09LI11). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos. De certa forma, este plano engloba vários conceitos abordados nos planos anteriores e pode ser considerado uma culminância parcial. A aula está preparada, portanto, com base em planos anteriores, que sustentam os conceitos explorados neste. Sugere-se, caso os planos anteriores não tenham sido utilizados, que eles sejam visitados, proporcionando, assim, uma visão mais concisa dos princípios, materiais e exemplos utilizados para chegarmos até aqui.
Preparação para a aula:
O objetivo desta aula - to write the structure of an argumentative essay based on persuasive arguments -, prevê que os alunos lancem mão do conhecimento prévio construído nos planos das aula anteriores a este (a partir de ING9_07UN04) e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social, inclusive as reflexões propostas nos planos anteriores, quando for o caso.
O material utilizado como contextualização é um vídeo da empresa alemã SAP (System Applications Products), e sua atuação educacional no continente africano, através de depoimentos de alunos e trainees da empresa em países como Gana, Marrocos, Moçambique, Tanzânia, entre outros. O material está disponibilizado no YouTube e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.
Como input da aula, é apresentado um artigo da Revista Teen Ink, que aborda questões relacionadas a ansiedades juvenis quanto ao futuro. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, oportunize aos alunos posicionarem-se criticamente sobre o tema escolhido.
O output esperado dos estudantes é um pequeno texto de opinião, baseado em argumentos persuasivos, a ser suposta ou idealmente submetido à Revista Teen Ink após processos de revisão e edição (BNCC, p. 242).
Context
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Neste vídeo inicial são apresentados depoimentos de alunos da SAP Skills for Africa, um programa educacional que se ocupa de capacitar e formar alunos com o intuito de promover oportunidades no mercado de trabalho. A missão do programa, de acordo com o que é apresentado no vídeo, é promover crescimento econômico e desenvolvimento de habilidades tecnológicas, com vistas à mudança nas vidas dos envolvidos, de modo sustentável. O vídeo tem aproximadamente 3 minutos de duração. Uma atividade relacionada ao tema está prevista e pode ser abordada a partir desta worksheet.
Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:
> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Pergunte-lhes se o mapa do continente africano lhes é familiar e se eles saberiam localizar os países nomeados. Pergunte-lhes também se eles saberiam nomear e localizar algum outro país que não seja mencionado no slide - como esta é uma atividade de warm-up, se o tempo permitir, pode-se estabelecer algum tipo de competição entre os colegas. Pergunte-lhes: Are you familiar with this map? Can you show where these countries are located? Can you name and show where any other African country is located?;
> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os fazer as atividades propostas em duplas ou em pequenos grupos. A chave de respostas para a primeira atividade proposta pode ser encontrada aqui. A worksheet apresenta questões desenvolvidas para que os alunos estejam situados quanto ao lugar de onde os relatos são feitos;
> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, serem introduzidos ao tema da aula: The future of employment - o que remete a temática da aula ao primeiro plano desta série.
?? Observe que este momento deve servir para a construção dos argumentos persuasivos.
O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Construir texto argumentativo a partir de elementos discursivos e persuasivos, com vistas à elaboração de artigo de opinião.
Orientações: O artigo de opinião apresentado como referência para o trabalho dos alunos foi cuidadosamente recortado para servir de modelo e cumprir a finalidade da lição. O cuidado na adaptação deu-se para que a coerência interna do artigo fosse preservada. Assim, na apresentação do texto e de sua estrutura, é possível também abordar seus elementos discursivos e persuasivos. O texto completo pode ser encontrado aqui. A aula inicia com a abordagem de algumas relações possíveis entre o título do texto e seu conteúdo. Diferentemente dos planos anteriores, que se concentraram na elaboração das partes do texto argumentativo, este plano conta com o conhecimento prévio dos alunos e destina-se a rever conceitos, apresentados a partir de ING9_07UN04, com o objetivo de auxiliar os alunos na composição do artigo de opinião, propriamente. Os passos sugeridos para a apresentação deste input são:
> Muito brevemente, os alunos são apresentados ao texto, cujo layout e imagem direcionam para material familiar aos alunos, já que outro artigo de opinião desta mesma fonte já foi utilizado. Pode-se perguntar: Where was this article published? What is the main characteristic of this publication? É esperado que os alunos refiram à Teen Ink Magazine, e digam que os artigos são escritos por adolescentes ~ this magazine publishes articles that are written by teens, for teens, as it says below its name.
> Inicialmente, e para direcionar a atenção dos alunos para o texto, sugere-se que seja explorado o título do artigo, enfatizando questões linguísticas (e.g., primeira pessoa singular) em relação ao conteúdo. Pode-se perguntar: What is this article probably about? É esperado que os alunos façam alusão a questões relacionadas à vida adulta, como marriage, children, work, going to college/university, etc.
> A worksheet de apoio pode ser distribuída neste momento, para que os alunos possam acompanhar e fazer suas anotações em seu próprio material. Caso os recursos tecnológicos não permitam a projeção dos slides, este material deverá ser entregue antes do primeiro passo descrito aqui.
> A partir desse momento, e ao primeiro clique, o título do artigo é highlighted, seguido de uma “dica” sobre o título do artigo;
> No segundo clique, os elementos de organização do primeiro parágrafo surgem com os respectivos exemplos;
> No terceiro clique, os elementos de organização do parágrafo seguinte são apresentados, desta vez enfatizando conectores e orações condicionais. De qualquer forma, é recomendado que seja apontado aos alunos como os elementos discursivos estão presentes no parágrafo, procurando estabelecer relações através da utilização dos conectores: Look at these marks that we can see in this paragraph (however, even though, but). These are ways of connecting ideas. What kind of ideas do they connect? É esperado que os alunos respondam algo como these connectors connect contrasting/opposite ideas. Na sequência, os elementos discursivos que marcam as orações condicionais são apresentadas. Assim, as relações contextuais do uso do zero conditional e do second conditional são evidenciadas. Para mais detalhes e apoio para o resgate conceitual das orações condicionais, clique aqui. Este blog também pode ser indicado aos alunos que quiserem aprofundar seus conhecimentos;
> Para explorar o uso das orações condicionais, ao quarto clique as palavras-chave que fazem referência às orações condicionais são highlighted e as relações contextuais podem, então, ser estabelecidas: These marked words state events that are related to the context. How do they relate? É esperado que os alunos estabeleçam relações com o tempo verbal, ou sejam conduzidos a isso. Respostas esperadas podem ser algo como WHEN refers to time and the verb THINK is in the present, ou algo como the word IF is followed by the modal WOULD in relation to MAKE and DO in the sentences…
> Ao quinto clique, os balões que apresentam os aspectos estruturais da conclusão do texto surgem. Os alunos podem ser convidados a ler o parágrafo silenciosamente (I would like you to quickly read the final paragraph of this article.) ou, caso os alunos desejem, a leitura pode ser feita para a classe, por um ou mais alunos (Can we have one or more volunteers to read this final paragraph?). A partir da leitura, será possível concluir que a tese e os argumentos da escritora são retomados. É importante que os alunos sejam advertidos quanto a isso. So, this is the point where the article is wrapped-up; the thesis is restated and the arguments are summarized. How do we do it? Neste momento, os alunos são convidados a elaborar suas respostas, referindo-se ao parágrafo final e propondo suas respostas, que poderão ser algo como the writer wants to be happy, ou the writer talks to her reader(s), ou the writer makes recommendations, etc.
> Finalmente, como exercício final desta etapa, utilize o título como ponto de partida, e proponha aos alunos que completem a frase When I grow up…, em sua worksheet. A resposta que provavelmente virá será algo como When I grow up I want to be happy, o que demonstra aos alunos que a estrutura do artigo de opinião retoma a tese inicial da escritora, o que eles deverão fazer em seus próprios textos.
??Este momento da aula serve para a retomada de conceitos e o tempo deve ser otimizado
para que o momento de produção dos alunos seja maximizado.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio desta worksheet. A atividade em duplas é prevista como início da escritura do artigo de opinião, e poderá ser concluída individualmente, como tema de casa. Esta prática de produção escrita considera dois aspectos fundamentais: a natureza processual e colaborativa, além do objetivo do texto, sua circulação social e seus possíveis leitores, permitindo aos alunos agir com protagonismo (BNCC, p. 242).
Este plano é a culminância de etapas que foram organizadas para, ao final de dez momentos, proporcionar aos alunos a oportunidade de se manifestarem e de darem voz a temas que lhes são caros. Se necessário, leia a sessão ABOUT US com eles, enfatizando os aspectos que devem ser levados em consideração quando da escrita do seu artigo de opinião. Alternativamente, e caso os planos anteriores tenham sido utilizados, os alunos poderão trazer seus rascunhos de momentos anteriores para desenvolver mais argumentos e organizando o aprendizado feito até aqui. Deixe-os à vontade para abordar esses aspectos em pares ou em pequenos grupos, ao mesmo tempo em que você pode monitorar as discussões que surgirão entre eles.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;
2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, algum espaço para publicação de textos: blog da classe, Google Docs ou Google Slides. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.
Context (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos, de forma síncrona, o slide do Context. Um dia antes desse momento, peça que se organizem em pares e envie a worksheet disponível aqui para que a trabalhem antecipadamente. Durante o momento síncrono, retome com os alunos as respostas que elaboraram para a worksheet, que serve tanto como ativação de conhecimentos prévios para o vídeo como para o tema do Input, que tem a ver com as ansiedades juvenis em relação ao futuro. Antes do vídeo, pergunte aos alunos qual dos quatro temas da worksheet mais os preocupa. Trabalhe as orientações do plano de aula e, ao final, pergunte qual dos quatro temas o vídeo trabalha. Apresente o objetivo da aula e combine com eles o próximo momento síncrono para trabalharem o Input.
Input (momento síncrono)
Relembre qual é o objetivo desta aula e comente que eles verão um exemplo dos elementos persuasivos. Para este momento, compartilhe com os alunos sua tela com o slide do Input do plano de aula, para que seja possível usar as animações que vão, aos poucos, mostrando cada parte do texto do Input separadamente. Encaminhe aos alunos o link do formulário com uma atividade de acompanhamento da tarefa, disponível aqui. Se possível, faça com que os alunos respondam às perguntas do formulário à medida que você vai trabalhando o conteúdo do slide e interagindo com eles de acordo com as instruções. Ao final, explique a atividade de Output, avisando que será realizada em duplas, e encaminhe a worksheet de apoio, disponível aqui.
Output
Envie as orientações aos alunos, juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar, disponível aqui.
Sugira aos alunos que o Output seja realizado de duas maneiras: a primeira é que eles produzam um pequeno vídeo no TikTok, no qual devem apresentar, comentar ou demonstrar qual é a ansiedade que têm em relação ao futuro (imaginando que esse vídeo possa ser também enviado ao site do Teen Ink). Em seguida, peça que, seguindo as instruções da worksheet e da folha de apoio, escrevam os argumentos do texto persuasivo, postem-nos no Google Docs e compartilhem o link com a classe no WhatsApp. Você deve lembrá-los que eles têm os recursos de escrita já vistos em planos de aulas anteriores, e, nesse momento, eles podem aproveitar para a escrita os rascunhos usados e as estratégias vistas.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 25 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas. Trabalhe com eles o slide do Feedback e compartilhe a tabela disponível aqui, à qual os alunos dão o feedback apontando se o texto corresponde ao vídeo compartilhado no TikTok. Preencha a tabela com os nomes das duplas, e os alunos (e você) coloquem o x no lugar correspondente. É possível que os espaços tenham mais de um x, o que significa que há vários votos ali.
Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais quais eram as ansiedades deles quando jovens, para verem se são as mesmas ou se mudaram com o passar das gerações. Esse pode ser um dos argumentos do texto persuasivo.
Contents
- INPUT: an extract of an opinion article
- OUTPUT: an opinion article
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Débora Balsemão Oss
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes