Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de escrita - construção da persuasão

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o décimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06, EF09LI07 e EF09LI11). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos. De certa forma, este plano engloba vários conceitos abordados nos planos anteriores e pode ser considerado uma culminância parcial. A aula está preparada, portanto, com base em planos anteriores, que sustentam os conceitos explorados neste. Sugere-se, caso os planos anteriores não tenham sido utilizados, que eles sejam visitados, proporcionando, assim, uma visão mais concisa dos princípios, materiais e exemplos utilizados para chegarmos até aqui.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula - to write the structure of an argumentative essay based on persuasive arguments -, prevê que os alunos lancem mão do conhecimento prévio construído nos planos das aula anteriores a este (a partir de ING9_07UN04) e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social, inclusive as reflexões propostas nos planos anteriores, quando for o caso.

O material utilizado como contextualização é um vídeo da empresa alemã SAP (System Applications Products), e sua atuação educacional no continente africano, através de depoimentos de alunos e trainees da empresa em países como Gana, Marrocos, Moçambique, Tanzânia, entre outros. O material está disponibilizado no YouTube e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, é apresentado um artigo da Revista Teen Ink, que aborda questões relacionadas a ansiedades juvenis quanto ao futuro. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, oportunize aos alunos posicionarem-se criticamente sobre o tema escolhido.

O output esperado dos estudantes é um pequeno texto de opinião, baseado em argumentos persuasivos, a ser suposta ou idealmente submetido à Revista Teen Ink após processos de revisão e edição (BNCC, p. 242).

Context
Context

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Neste vídeo inicial são apresentados depoimentos de alunos da SAP Skills for Africa, um programa educacional que se ocupa de capacitar e formar alunos com o intuito de promover oportunidades no mercado de trabalho. A missão do programa, de acordo com o que é apresentado no vídeo, é promover crescimento econômico e desenvolvimento de habilidades tecnológicas, com vistas à mudança nas vidas dos envolvidos, de modo sustentável. O vídeo tem aproximadamente 3 minutos de duração. Uma atividade relacionada ao tema está prevista e pode ser abordada a partir desta worksheet.
Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:

> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Pergunte-lhes se o mapa do continente africano lhes é familiar e se eles saberiam localizar os países nomeados. Pergunte-lhes também se eles saberiam nomear e localizar algum outro país que não seja mencionado no slide - como esta é uma atividade de warm-up, se o tempo permitir, pode-se estabelecer algum tipo de competição entre os colegas. Pergunte-lhes: Are you familiar with this map? Can you show where these countries are located? Can you name and show where any other African country is located?;

> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os fazer as atividades propostas em duplas ou em pequenos grupos. A chave de respostas para a primeira atividade proposta pode ser encontrada aqui. A worksheet apresenta questões desenvolvidas para que os alunos estejam situados quanto ao lugar de onde os relatos são feitos;

> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, serem introduzidos ao tema da aula: The future of employment - o que remete a temática da aula ao primeiro plano desta série.

?? Observe que este momento deve servir para a construção dos argumentos persuasivos.
O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos