Plano de aula: Estratégias de escrita - construção da persuasão

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o décimo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06, EF09LI07 e EF09LI11). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos. De certa forma, este plano engloba vários conceitos abordados nos planos anteriores e pode ser considerado uma culminância parcial. A aula está preparada, portanto, com base em planos anteriores, que sustentam os conceitos explorados neste. Sugere-se, caso os planos anteriores não tenham sido utilizados, que eles sejam visitados, proporcionando, assim, uma visão mais concisa dos princípios, materiais e exemplos utilizados para chegarmos até aqui.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula - to write the structure of an argumentative essay based on persuasive arguments -, prevê que os alunos lancem mão do conhecimento prévio construído nos planos das aula anteriores a este (a partir de ING9_07UN04) e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social, inclusive as reflexões propostas nos planos anteriores, quando for o caso.

O material utilizado como contextualização é um vídeo da empresa alemã SAP (System Applications Products), e sua atuação educacional no continente africano, através de depoimentos de alunos e trainees da empresa em países como Gana, Marrocos, Moçambique, Tanzânia, entre outros. O material está disponibilizado no YouTube e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, é apresentado um artigo da Revista Teen Ink, que aborda questões relacionadas a ansiedades juvenis quanto ao futuro. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, oportunize aos alunos posicionarem-se criticamente sobre o tema escolhido.

O output esperado dos estudantes é um pequeno texto de opinião, baseado em argumentos persuasivos, a ser suposta ou idealmente submetido à Revista Teen Ink após processos de revisão e edição (BNCC, p. 242).

Context

Orientações: Neste vídeo inicial são apresentados depoimentos de alunos da SAP Skills for Africa, um programa educacional que se ocupa de capacitar e formar alunos com o intuito de promover oportunidades no mercado de trabalho. A missão do programa, de acordo com o que é apresentado no vídeo, é promover crescimento econômico e desenvolvimento de habilidades tecnológicas, com vistas à mudança nas vidas dos envolvidos, de modo sustentável. O vídeo tem aproximadamente 3 minutos de duração. Uma atividade relacionada ao tema está prevista e pode ser abordada a partir desta worksheet.
Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:

> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Pergunte-lhes se o mapa do continente africano lhes é familiar e se eles saberiam localizar os países nomeados. Pergunte-lhes também se eles saberiam nomear e localizar algum outro país que não seja mencionado no slide - como esta é uma atividade de warm-up, se o tempo permitir, pode-se estabelecer algum tipo de competição entre os colegas. Pergunte-lhes: Are you familiar with this map? Can you show where these countries are located? Can you name and show where any other African country is located?;

> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os fazer as atividades propostas em duplas ou em pequenos grupos. A chave de respostas para a primeira atividade proposta pode ser encontrada aqui. A worksheet apresenta questões desenvolvidas para que os alunos estejam situados quanto ao lugar de onde os relatos são feitos;

> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, serem introduzidos ao tema da aula: The future of employment - o que remete a temática da aula ao primeiro plano desta série.

?? Observe que este momento deve servir para a construção dos argumentos persuasivos.
O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos