Plano de aula: Construção de parágrafos introdutórios de textos argumentativos

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Conduzir os alunos na elaboração de argumentos persuasivos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o terceiro plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN. No primeiro e no segundo planos desta UNIDADE (ING9_07UN01 e ING9_07UN02) os alunos iniciaram a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização desta aula está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é uma produção da CGI 3D Animated Short, intitulado Take Me Home (2012), escrito e dirigido por Nair Archawattana. O material é um curta não falado, que aborda a adoção de animais de estimação e serve para despertar sentimentos individuais que afetam o coletivo e que, por consequência, geram argumentos potenciais tanto a favor quanto contra as relações de adoção e comercialização de animais. Assista ao vídeo e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

O input apresentado são parágrafos iniciais de quatro textos de opinião, nos quais temas já tratados em planos anteriores são abordados. Nos textos, os autores apresentam aspectos favoráveis e contrários ao tema proposto. A seleção dos textos ficou restrita aos seus parágrafos introdutórios, com atenção especial à relação título-lead.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço escrito sobre os temas abordados até aqui. Observe que os planos anteriores foram marcadamente organizados para compor material de referência para que os alunos possam chegar aqui e iniciarem o processo da escrita, através de anotações que deverão ser registradas para serem utilizadas ao longo da unidade. Aqui, como nos momentos anteriores, a referência aos tipos de argumentos persuasivos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também poderão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to propose potential arguments for and against viewpoints in written pieces), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio que contemple propósito, contexto, autor/a, além do próprio argumento persuasivo, que pode ser emocional, racional, afetivo, estatístico, ou outros, combinados ou não.

Objective

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Enfatize o fato de que é esperado que os alunos proponham argumentos favoráveis e contrários às suas opiniões sobre os assuntos propostos na CONTEXTUALIZAÇÃO desta aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos