Plano de Aula

Plano de aula: Construção de parágrafos introdutórios de textos argumentativos

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Conduzir os alunos na elaboração de argumentos persuasivos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o terceiro plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN. No primeiro e no segundo planos desta UNIDADE (ING9_07UN01 e ING9_07UN02) os alunos iniciaram a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização desta aula está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é uma produção da CGI 3D Animated Short, intitulado Take Me Home (2012), escrito e dirigido por Nair Archawattana. O material é um curta não falado, que aborda a adoção de animais de estimação e serve para despertar sentimentos individuais que afetam o coletivo e que, por consequência, geram argumentos potenciais tanto a favor quanto contra as relações de adoção e comercialização de animais. Assista ao vídeo e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

O input apresentado são parágrafos iniciais de quatro textos de opinião, nos quais temas já tratados em planos anteriores são abordados. Nos textos, os autores apresentam aspectos favoráveis e contrários ao tema proposto. A seleção dos textos ficou restrita aos seus parágrafos introdutórios, com atenção especial à relação título-lead.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço escrito sobre os temas abordados até aqui. Observe que os planos anteriores foram marcadamente organizados para compor material de referência para que os alunos possam chegar aqui e iniciarem o processo da escrita, através de anotações que deverão ser registradas para serem utilizadas ao longo da unidade. Aqui, como nos momentos anteriores, a referência aos tipos de argumentos persuasivos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também poderão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to propose potential arguments for and against viewpoints in written pieces), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio que contemple propósito, contexto, autor/a, além do próprio argumento persuasivo, que pode ser emocional, racional, afetivo, estatístico, ou outros, combinados ou não.

Objective
Objective

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Enfatize o fato de que é esperado que os alunos proponham argumentos favoráveis e contrários às suas opiniões sobre os assuntos propostos na CONTEXTUALIZAÇÃO desta aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos