Atividade para Impressão - Input 1
Plano de Aula
Plano de aula: Práticas de escrita
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita e o uso de modais, focando especificamente no uso de must e have to para expressar necessidade e obrigação.
Preparação da aula: Nesta aula, os alunos trabalharão com imagens. Caso deseje usar outras além das indicadas, faça a seleção previamente à aula. Ademais, imprima o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o objective;
- a imagem do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o slide 5 de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de input 1 e a resolução do professor;
- o slide 6 de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de input 2 e a resolução do professor;
- o slide 7 de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de output;
- o feedback.
Material complementar:
- Vídeo “Why isn't there Peace in the World?”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0cLni7TgelE .
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia, disponível aqui, em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Is there any problem with this image? (Espera-se que os alunos reconheçam a imagem de uma pomba da paz e as palavras negativas, e reflitam sobre o por quê de não haver sentido na união das duas informações.)
Em caso de os alunos não notarem a incongruência, pergunte:
- Do the words refer to positive or negative things?
- Now take a careful look at the image. There’s a bird there. Can you identify it? How do you call it? (Espera-se que os alunos reconheçam a pomba da paz. Escreva Dove of Peace no quadro e chame sua atenção para a maneira como é dita em inglês.)
- Guys, in English the name of this bird is dove and, as it symbolizes peace, its name is dove of peace.
- Now that you know that this image brings two important things (the dove and the words), why can’t they be together? (Aceite quaisquer respostas que remetam à ideia de que a pomba é o símbolo da paz e as palavras não fazem referência à pacificidade.)
- In your opinion, what can contribute to an unpeaceful world? (Não há resposta incorreta para a pergunta. Ela apenas servirá como disparador para que pensem sobre as atitudes que não podemos ter se queremos um mundo pacífico. Portanto, tome notas em inglês das palavras-chave que os alunos mencionem pois isso os auxiliará na atividade escrita proposta no output.)
Material complementar:
- Há diversos sites que você pode usar para produzir a nuvem de palavras. Escreva “word cloud” no buscador para ter acesso a diferentes opções.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na prática de escrita das obrigações de um cidadão para tornar a sociedade mais pacífica.
Material complementar:
- Para saber mais sobre a photo stories, acesse 6 Tips for Telling Stories with Your Photos.
- Esse gênero textual (fotorreportagem) tem como premissa contar uma história através de uma imagem, podendo, portanto, trazer diferentes leituras, que variam de leitor para leitor.
- Para saber mais sobre sua origem, acesse Fotorreportagem: a Apropriação Imagética da Narrativa Jornalística e What Is a Photo Essay? 17 Examples and Ideas.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Apresentar o tema da paz que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos, ao serem expostos ao tema, possam fazer um brainstorming que os preparará para a atividade de output.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- What is peace for you? (O intuito da pergunta é motivar os estudantes a pensarem sobre qual é o significado da palavra para eles.)
Leia a frase We all want peace e pergunte:
- Do you think the whole world wants peace? Or just some countries? Why/why not? (O intuito dessa pergunta é fazer com que os estudantes discutam sobre as atitudes dos países em relação aos outros, e se procuram não entrar ou manter conflitos.)
- This image comes from a video that’s named “Why isn’t there peace in the world?”. Why do you think the producers made a video with this question? Do you agree with them? (Não há resposta certa para a pergunta. Ela os ajudará a pensar nas razões pelas quais o mundo não é um lugar pacífico, o que poderá levá-los a antever ações para torná-lo um ambiente menos conflituoso.)
Caso considere pertinente, tome nota no quadro das ideias (em inglês) que os estudantes mencionarem pois esse mind map poderá auxiliá-los no processo de escrita da atividade de output.
Material complementar:
- O mind map é uma maneira simples, objetiva e estratégica de realizar apontamentos que facilitarão a compreensão e memorização de conteúdo. Para saber mais, acesse What is a Mind Map? e Mapa Mental – Descubra o que é e como fazer Mapas Mentais para entender como funcionam e poder ajudar os estudantes a construir os seus próprios mapas mentais.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Assistir ao vídeo sobre a paz no mundo para preparar a discussão que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos, ao serem expostos ao vídeo, consigam compreender quais temas podem gerar conflitos em uma sociedade e quais sugestões são dadas para que uma sociedade alcance a paz. A atividade, que deverá ser entregue após a instrução “B”, está disponível aqui, e a resolução do professor aqui.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Do you agree with the caption in the image? That our world is far from peaceful? Why/why not? (Não há resposta correta para a questão, por isso motive-os a pensar se vivemos em um mundo que está mais perto da paz ou não, e o por quê disso.)
- Can you think of some reasons for conflicts in the world? (Tome nota no quadro das ideias [em inglês] que os estudantes mencionarem pois esse brainstorming poderá auxiliá-los no processo de escrita da atividade de output.)
Distribua a folha de atividades, disponível aqui, cuja resolução está disponível aqui. O vídeo está disponível aqui.
Instrua-os, apontando o exercício na folha:
- For exercise 1, you’ll watch the first 18 seconds of a video called “Why isn’t there peace in the world?” (disponível aqui). You need to pay attention to the images in the video because they refer to possible causes of conflicts. Read all the words and see if you don’t understand any of them. (Caso haja dúvidas de vocabulário, escreva a palavra no quadro e peça a atenção de todos antes de explicá-la. A sugestão é tentar exemplificá-la através de um sinônimo, desenho ou contextualizá-la.)
Passe os primeiros 18 segundos e pause.
- Tick the words that appeared there.
Passe novamente os 18 segundos.
- Now compare your answers with a classmate.
Logo, corrija a atividade oralmente, pedindo que ditem as palavras que apareceram no vídeo. Escreva-as no quadro e trabalhe a pronúncia de cada uma delas, focando nos vocábulos cuja realização seja mais complexa.
- Now let’s work on exercise 2. You’ll watch the rest of the video to find out their suggestions to achieve peace in a society. Before watching, read all the sentences. (Dê-lhes tempo para ler as frases e tirar dúvidas. Monitore-os para detectar falta de compreensão e para que possa resolvê-la prontamente.)
Desta vez, passe o vídeo até o final. Dê-lhes tempo para selecionar as frases. Então, passe-o novamente, e ao final peça-lhes que comparem as respostas com os colegas.
- Now that you’ve watched the video again, compare your answers with a classmate.
Em seguida corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Praticar as formas de must e have to que servirão de base para a atividade de escrita proposta no output, focada em ações que promovam uma sociedade pacífica. A folha de atividade pode ser encontrada aqui e a sua resolução aqui.
Expectativa: Que os alunos possam resolver os exercícios com o modal must e com have to, para expressar necessidade e obrigação no ambiente escolar.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Now let’s get to practice. You’ll talk about needs and obligations at school. Individually, answer exercises 1 and 2. On the first, you need to match the columns, and on the second, choose the best alternative to complete the sentence.
Distribua a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que entenderam como fazer os exercícios, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam e compartilhem as respostas antes de corrigir com toda a sala.
- Now compare your answers with a classmate.
Logo, corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Elaborar fotorreportagens sobre como as pessoas deveriam agir para promover a paz no mundo usando must / mustn’t e have to. O documento com algumas fotos que podem servir como sugestão está disponível aqui. Entretanto, sinta-se à vontade para selecionar outras que melhor se adaptam à turma.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input, de seu conhecimento prévio e das discussões em aula, expor suas ideias, culminando em fotorreportagens cujo objetivo é refletir sobre as obrigações e necessidades de cada cidadão que possibilitam uma sociedade mais pacífica.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Pergunte-lhes:
- Do you think it’s possible to create a better society? How? (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive-os a opinar pois esse exercício será importante para a fotorreportagem que produzirão. Anote as palavras-chave em inglês que os alunos forem dizendo no quadro.)
- Has anyone heard of ‘Humans of New York’? (Humans of New York é um blog de fotos idealizado pelo fotógrafo Brandon Stanton e que começou em Nova Iorque. Brandon começou a contar a vida de pessoas aleatórias da Big Apple não somente através das fotos, que conseguiam por si só expressar muitas coisas, como também de textos que mergulhavam na vida dos habitantes de uma das maiores e mais importantes cidades do Estados Unidos. - Este texto foi escrito pela autora do plano de aula. Para saber mais sobre o projeto, consulte o Material Complementar ao final deste slide.)
Diga que eles trabalharão individualmente e elaborarão frases que expressem “needs and obligations” para a promoção de uma sociedade pacífica e agradável.
- Now it’s your turn to come up with your own photo story of every citizen’s needs and obligations. In this activity, you’ll work individually.
Instrua-os:
- Each student will choose an image and write about your ideas on how to create a peaceful society. Don’t forget to give an explanation to your idea.
- For example, the photo shows a group of people. ‘We must live in peace because it’s not good to argue with other people.’
- Don’t forget you need to use ‘must’ or ‘mustn’t’ and ‘have to’ because we’re talking about our needs and obligations.
- At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you write your phrases.
Chame a atenção para o fato de que não há resposta incorreta para esta atividade.
É importante que os alunos se sintam livres para imaginar quais são suas obrigações como cidadãos que desejam uma sociedade pacífica.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam usando must e have to corretamente, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
À medida que os grupos forem terminando de escrever as frases, corrija as produções para que os alunos preparem as frases para expô-las pela escola.
Material Complementar:
- Para saber mais sobre HONY, acesse HUMANS OF NEW YORK e Humans of New York.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre o que é e como criar uma sociedade pacífica.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Video “Why isn’t there peace in the world?”
- OUPUT: Photo story about citizen’s needs and obligations to create a peaceful society
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
(EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação, e probabilidade.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Débora Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes