Plano de aula: Práticas de escrita

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita e o uso de modais, focando especificamente no uso de must e have to para expressar necessidade e obrigação.

Preparação da aula: Nesta aula, os alunos trabalharão com imagens. Caso deseje usar outras além das indicadas, faça a seleção previamente à aula. Ademais, imprima o material com antecedência, o que inclui:

• a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective;
  • a imagem do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o slide 5 de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input 1 e a resolução do professor;
  • o slide 6 de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input 2 e a resolução do professor;
  • o slide 7 de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • o feedback.

Material complementar:

Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia, disponível aqui, em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

• Is there any problem with this image? (Espera-se que os alunos reconheçam a imagem de uma pomba da paz e as palavras negativas, e reflitam sobre o por quê de não haver sentido na união das duas informações.)

Em caso de os alunos não notarem a incongruência, pergunte:

• Do the words refer to positive or negative things?
  • Now take a careful look at the image. There’s a bird there. Can you identify it? How do you call it? (Espera-se que os alunos reconheçam a pomba da paz. Escreva Dove of Peace no quadro e chame sua atenção para a maneira como é dita em inglês.)
  • Guys, in English the name of this bird is dove and, as it symbolizes peace, its name is dove of peace.
  • Now that you know that this image brings two important things (the dove and the words), why can’t they be together? (Aceite quaisquer respostas que remetam à ideia de que a pomba é o símbolo da paz e as palavras não fazem referência à pacificidade.)
  • In your opinion, what can contribute to an unpeaceful world? (Não há resposta incorreta para a pergunta. Ela apenas servirá como disparador para que pensem sobre as atitudes que não podemos ter se queremos um mundo pacífico. Portanto, tome notas em inglês das palavras-chave que os alunos mencionem pois isso os auxiliará na atividade escrita proposta no output.)

Material complementar:

• Há diversos sites que você pode usar para produzir a nuvem de palavras. Escreva “word cloud” no buscador para ter acesso a diferentes opções.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos