Plano de Aula

Plano de aula: Práticas de escrita

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita e o uso de modais, focando especificamente no uso de must e have to para expressar necessidade e obrigação.

Preparação da aula: Nesta aula, os alunos trabalharão com imagens. Caso deseje usar outras além das indicadas, faça a seleção previamente à aula. Ademais, imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective;
  • a imagem do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o slide 5 de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input 1 e a resolução do professor;
  • o slide 6 de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input 2 e a resolução do professor;
  • o slide 7 de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • o feedback.

Material complementar:

Context
Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia, disponível aqui, em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Is there any problem with this image? (Espera-se que os alunos reconheçam a imagem de uma pomba da paz e as palavras negativas, e reflitam sobre o por quê de não haver sentido na união das duas informações.)

Em caso de os alunos não notarem a incongruência, pergunte:

  • Do the words refer to positive or negative things?
  • Now take a careful look at the image. There’s a bird there. Can you identify it? How do you call it? (Espera-se que os alunos reconheçam a pomba da paz. Escreva Dove of Peace no quadro e chame sua atenção para a maneira como é dita em inglês.)
  • Guys, in English the name of this bird is dove and, as it symbolizes peace, its name is dove of peace.
  • Now that you know that this image brings two important things (the dove and the words), why can’t they be together? (Aceite quaisquer respostas que remetam à ideia de que a pomba é o símbolo da paz e as palavras não fazem referência à pacificidade.)
  • In your opinion, what can contribute to an unpeaceful world? (Não há resposta incorreta para a pergunta. Ela apenas servirá como disparador para que pensem sobre as atitudes que não podemos ter se queremos um mundo pacífico. Portanto, tome notas em inglês das palavras-chave que os alunos mencionem pois isso os auxiliará na atividade escrita proposta no output.)

Material complementar:

  • Há diversos sites que você pode usar para produzir a nuvem de palavras. Escreva “word cloud” no buscador para ter acesso a diferentes opções.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos