Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentos persuasivos para um texto publicitário
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o primeiro plano da UNIDADE 7, do 9o Ano. A unidade culminará na produção e compreensão de textos publicitários.
Preparação para a aula:
O material utilizado como input desta aula está disponibilizado no YouTube. Foram selecionados dois vídeos publicitários que abordam sonhos de adolescentes em relação ao futuro (Community College Baltimore County e Prager University) . Os vídeos não são longos. O da CCBC tem 30’ e o da PragerU, 5’18” ~ assista-os e veja se este material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos construírem argumentos persuasivos. O output esperado dos alunos são anotações, que deverão contemplar aspectos que apresentem os prós e os contras envolvidos nas escolhas que os jovens farão, futuramente. Para alcançarmos o objetivo proposto para esta aula (Building persuasion for publicity essays), inicialmente o tema (Future) é abordado da perspectiva das escolhas profissionais e da vida pessoal dos jovens, através de um mapa conceitual. A partir da palavra Future, é iniciada a construção colaborativa de um mapa conceitual que será organizado a partir da seguinte questão inicial: What can my future life be like? Essa questão conduzirá a organização do mapa conceitual na medida em que as respostas dos alunos forem registradas no quadro, servindo de apoio para a construção das relações necessárias para estabelecer o contexto a partir do qual os alunos terão condições de situar as suas posições diante de desafios profissionais, conforme abordado nos vídeos. Lembre-se de deixá-los bastante à vontade e estimulá-los a contribuir com o mapa. Ao final desta etapa, os alunos deverão perceber que foram eles os reais autores das ideias que constituem o mapa conceitual que foi construído. Uma vez que o contexto esteja organizado para que as relações sejam construídas, é chegado o momento de os alunos serem expostos aos vídeos publicitários de duas instituições de ensino. Como esta é a parte mais importante da aula, e a mais significativa para que os estudantes possam construir argumentos persuasivos, alguns instrumentos são disponibilizados para colaborar com o seu trabalho. Na sequência, cada slide apresenta as explicações necessárias para o desenvolvimento de cada etapa desta aula.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Certifique-se de que os estudantes anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que elas e eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.
Context
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: A pergunta What can my future life be like? conduz à organização do mapa conceitual. As respostas de seus alunos devem ser registradas no quadro e servir de apoio para a construção das relações necessárias para estabelecer o contexto a partir do qual os alunos se posicionarão diante de desafios profissionais, conforme abordado nos vídeos que eles assistirão na sequência. A fim de organizar o mapa conceitual, mostre a pergunta no quadro ou datashow e deixe que os alunos respondam livremente. Enquanto eles falam, vá escrevendo as palavras-chave das respostas no quadro. Se eles falarem as mesmas coisas, registre as palavras tantas vezes quantas eles as mencionarem. Após o registro, peça aos alunos: Of all these words, which ones do you consider more important? Eles provavelmente destacarão as palavras que aparecem mais vezes, então apague todas as repetições e escreva novamente a palavra, só que em letras maiores. Pergunte, então, Which words are related to each other (besides being related to the central word FUTURE)?. Na medida que eles respondem, faça linhas ligando essas palavras. Alternativamente, convide os estudantes que façam, eles mesmos, as suas contribuições ao mapa conceitual: Would you like to come up to the board and add a word or make another connection? Finalmente, diga: This is a conceptual map.
HotTips
- Procure separar as questões profissionais das pessoais que surgirão (como no mapa-modelo), promovendo reflexões que permitam que os estudantes vislumbrem relações existentes entre os dois âmbitos das suas vidas. Lembre-se de deixá-los bastante à vontade e de estimulá-los a contribuir com o mapa. Ainda que as contribuições sejam feitas em português, escreva-as sempre em inglês, no mapa. Ao final desta etapa, os alunos deverão perceber que foram eles os reais autores das ideias que constituem o mapa conceitual que foi construído, ainda que com a sua condução.
- Você pode induzi-los a trazer contribuições para compor algo semelhante ao mapa-modelo através de perguntas como: What aspects of your future are important for you? Inicialmente, eles provavelmente responderão algo como o apresentado no slide-modelo. Cabe a você, professor, fazer os agrupamentos, sempre verificando se os alunos concordam ou não com suas anotações e, de certa forma, conduzindo-os a “sonhar”com suas vidas futuras:
- Do you agree that professional and personal lives are two separate areas of our lives?
- Do you think people should stick to their dreams as they grow older?
- Do you agree with these connections?
Uma vez que o mapa-modelo estiver finalizado, conceda 1 a 2 minutos para que os alunos o copiem do quadro. Este material será utilizado mais tarde, para ajudá-los a construir os argumentos, ou seja, atingir o objetivo da aula.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Sensibilizar os estudantes quanto às suas expectativas em relação aos seus respectivos dream jobs.
Expectativa: Que os estudantes se vejam construindo as suas próprias ideias sobre suas vidas profissionais futuras.
Orientações: Entregue o material para que os alunos construam o vocabulário que será utilizado nos vídeos. Esta atividade servirá como pre-watching e deverá auxiliá-los a compreender o video mais longo, em especial. Se necessário, leia a introdução da atividade e esclareça qualquer dúvida que porventura surgir. Explique aos alunos que primeiramente eles deverão assinalar a coluna “Me”, identificando quais afirmações dizem mais sobre eles. Reitere o fato de que não há respostas certas ou erradas e que eles podem assinalar todas as asserções ou nenhuma delas, dependendo da realidade/vivência de cada um. Diga: In this worksheet, you will first mark the ME column, ticking the statements you identify with. After that, I will play the first video and you will tick the statements that relate to it. Esclareça as dúvidas que poderão surgir, como itens de vocabulário e pronúncia, por exemplo. Diga: Do you have any questions? Let’s check vocabulary first. É interessante que você leia o handout para antecipar algum item de vocabulário que os seus estudantes ainda não conheçam. Acione o primeiro vídeo e dê um tempo aos estudantes para que eles assinalem as respectivas frases do handout. Caso haja a necessidade de repetir o vídeo, faça-o somente uma vez mais. Isso poderá ocorrer para que os estudantes se familiarizem com o ritmo da fala e da pronúncia que eles ouvirão. No caso de os estudantes necessitarem que o vídeo seja repetido, é importante que sejam propostos desafios diferentes a eles/as, enquanto assistem ao vídeo. Para isso, você pode utilizar este material extra ou simplesmente copiar o seu conteúdo no quadro, para que os estudantes possam assistir novamente ao vídeo com um propósito específico. Diga: We will watch this video once more so that you can pay more attention to the rhythm and pace of their talks. Pay attention to the following questions, while you watch again.
Input
Tempo sugerido: 8 minutos
Propósito: Sensibilizar os estudantes quanto às suas expectativas em relação aos seus respectivos dream jobs.
Expectativa: Que os estudantes identifiquem algumas frases do vídeo. Eles não precisarão entender tudo o que ouvirem.
Orientações: Antes de acionar o segundo vídeo, explique aos alunos que este é mais longo do que o primeiro e que ele não será repetido. Diga: You will now watch the second video. It will not be repeated, though. Pay good attention to the drawings and to the words/statements that you hear and see. Remember that you are not supposed to understand all words, just to identify Mike Rowe’s intention and the statements. Ao final do vídeo, dê um tempo para que os alunos assinalem as respectivas frases do handout. Eles as identificarão com relativa facilidade, já que já as leram anteriormente, e agora as escutaram do próprio Mike Rowe. A tarefa dos alunos é somente perceber que esta versão é oposta à primeira, que enfatiza os sonhos dos estudantes, além de compreender as sentenças do handout. Diga: Mark the statements in the V2 column now. Are there any questions? Remember that you are not supposed to understand all the words, just to identify Mike Rowe’s intention and the statements that you have to mark in the handout.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Consolidar e sistematizar o que foi elaborado a partir do mapa conceitual e dos vídeos.
Expectativa: Que os alunos compreendam o que são argumentos persuasivos, a partir dos recursos verbais e não verbais propostos.
Orientações: Peça aos alunos que retomem o mapa conceitual que foi construído no início da aula. Peça-lhes também que retomem o material de apoio utilizado para identificar as sentenças dos dois vídeos. Organize-os em dois grupos: aqueles que investirão em escolarização, o que os levará à universidade, e aqueles que se direcionarão para oportunidades que deverão surgir ao longo das suas vidas. Cada grupo elege um redator, que compartilhará com os demais as reflexões do grupo, escrevendo-as no quadro. O quadro poderá propor algo como o que aparece no slide. Alternativamente, cada grupo poderá utilizar folhas A3 e pendurá-las nas paredes da sala de aula, para serem utilizadas como recurso / conhecimento prévio para as próximas aulas;
Observe que este momento é para a organização das ideias dos componentes do grupo, que já deverão ter sido construídas ao longo da aula. Atente para o tempo previsto para este momento da aula!
Alguns dos argumentos que são esperados dos alunos podem ser os indicados abaixo:
Going to the university…
- following parents’ footsteps;
- listening to more experienced people’s advice;
- taking your time to start a career;
- etc.
Becoming a tradesman/woman…
- following opportunity, not passion;
- being persistent;
- listening to more experienced people’s advice;
- etc.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Deixar claro para os alunos a importância de se construir argumentos sólidos, baseados em elementos de persuasão consistentes.
Orientações: Proporcione um brevíssimo momento de brainstorm, coletando as ideias dos alunos que se sentirem à vontade para contribuir. Apresente o slide e comente brevemente cada item.
Nota - Como uma das habilidades a serem desenvolvidas nesta unidade inclui o uso dos verbos modais para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade (EF09LI16), o feedback incluiu o seu uso com a finalidade de “apresentar” os verbos should, must, have to e may na construção das respectivas sentenças.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING9_07UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1833/argumentos-persuasivos-para-um-texto-publicitario
O output esperado dos alunos são anotações, que deverão contemplar aspectos que apresentem os prós e os contras envolvidos nas escolhas que os jovens farão, futuramente.
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube
Optativas:
- Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.
Context (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos de forma síncrona o slide do Context. Faça as perguntas e estimule a participação dos alunos para responderem livremente sobre seus gostos. Deixe a tela do seu computador compartilhada para que você possa ir anotando as respostas que os alunos forem respondendo e eles possam visualizá-las. Outra opção é abrir um Padlet para eles irem postando suas respostas. Monte com eles o mapa conceitual das respostas fornecidas. Mostre o slide do Context para que eles comparem, apresente o objetivo da aula e peça para que eles anotem este objetivo.
Input (momento síncrono)
Encaminhe a folha de atividades (encontrada aqui), e siga as orientações do Input no plano desta aula. Faça a atividade do vídeo 1.
Antes da atividade do vídeo 2, faça uma enquete com os alunos no Google Forms. Pergunte: What is better? Dream job or good job? Coloque as duas alternativas de resposta:
- Dream job
- Good job
Envie o link da enquete no chat do Zoom ou Hangout, ou via WhatsApp, e peça para os alunos responderem. Neste meio tempo, abra sua tela para compartilhar o gráfico de respostas enquanto eles vão respondendo em tempo real. Outra opção é montar a enquete pelo Mentimeter.
Após esta enquete, peça para os alunos, ao assitirem ao vídeo, verificarem também se a opinião emitida no vídeo corresponde ao resultado da enquete.
Trabalhe a atividade do vídeo 2, porém pause o vídeo a cada 2 minutos para checar a compreensão e mantê-los engajados na tarefa. Ao término da atividade, oriente-os para a atividade de Output que será feita individualmente. Organize os grupos que terão direcionamentos diferentes (estudos ou trabalho), e mostre o slide de Output para que tenham ideia da produção.
Output
Sugira aos alunos que o Output seja realizado de duas maneiras: na primeira, eles podem postar as suas listas no Google Slides, como num PowerPoint (forneça o link da página do documento previamente). Na segunda, podem abrir um mural no Padlet para colocarem suas conclusões.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se ficaram dúvidas. Reforce o fato que estas informações são importantes para a construção de elementos que mostrem os prós e contras das escolhas que farão, e que servem como elementos persuasivos para um texto publicitário, para uma redação dissertativa, etc.
Convite às famílias
Peça aos alunos para que eles perguntem aos pais e familiares qual seria o trabalho do sonho deles, e quais escolhas eles teriam feito para chegar onde gostariam. Peça também para que os alunos relatem se os pais concordam com os elementos favoráveis e desfavoráveis que os alunos levantaram.
Contents
- INPUT: Publicity videos
- OUTPUT: Organizing persuasive thoughts
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
Professor-autor: Débora Balsemão Oss
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes