Plano de aula: Argumentos persuasivos para um texto publicitário

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano da UNIDADE 7, do 9o Ano. A unidade culminará na produção e compreensão de textos publicitários.

Preparação para a aula:

O material utilizado como input desta aula está disponibilizado no YouTube. Foram selecionados dois vídeos publicitários que abordam sonhos de adolescentes em relação ao futuro (Community College Baltimore County e Prager University) . Os vídeos não são longos. O da CCBC tem 30’ e o da PragerU, 5’18” ~ assista-os e veja se este material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos construírem argumentos persuasivos. O output esperado dos alunos são anotações, que deverão contemplar aspectos que apresentem os prós e os contras envolvidos nas escolhas que os jovens farão, futuramente. Para alcançarmos o objetivo proposto para esta aula (Building persuasion for publicity essays), inicialmente o tema (Future) é abordado da perspectiva das escolhas profissionais e da vida pessoal dos jovens, através de um mapa conceitual. A partir da palavra Future, é iniciada a construção colaborativa de um mapa conceitual que será organizado a partir da seguinte questão inicial: What can my future life be like? Essa questão conduzirá a organização do mapa conceitual na medida em que as respostas dos alunos forem registradas no quadro, servindo de apoio para a construção das relações necessárias para estabelecer o contexto a partir do qual os alunos terão condições de situar as suas posições diante de desafios profissionais, conforme abordado nos vídeos. Lembre-se de deixá-los bastante à vontade e estimulá-los a contribuir com o mapa. Ao final desta etapa, os alunos deverão perceber que foram eles os reais autores das ideias que constituem o mapa conceitual que foi construído. Uma vez que o contexto esteja organizado para que as relações sejam construídas, é chegado o momento de os alunos serem expostos aos vídeos publicitários de duas instituições de ensino. Como esta é a parte mais importante da aula, e a mais significativa para que os estudantes possam construir argumentos persuasivos, alguns instrumentos são disponibilizados para colaborar com o seu trabalho. Na sequência, cada slide apresenta as explicações necessárias para o desenvolvimento de cada etapa desta aula.

Objective

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Certifique-se de que os estudantes anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que elas e eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos