Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentos persuasivos para um texto publicitário
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o primeiro plano da UNIDADE 7, do 9o Ano. A unidade culminará na produção e compreensão de textos publicitários.
Preparação para a aula:
O material utilizado como input desta aula está disponibilizado no YouTube. Foram selecionados dois vídeos publicitários que abordam sonhos de adolescentes em relação ao futuro (Community College Baltimore County e Prager University) . Os vídeos não são longos. O da CCBC tem 30’ e o da PragerU, 5’18” ~ assista-os e veja se este material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos construírem argumentos persuasivos. O output esperado dos alunos são anotações, que deverão contemplar aspectos que apresentem os prós e os contras envolvidos nas escolhas que os jovens farão, futuramente. Para alcançarmos o objetivo proposto para esta aula (Building persuasion for publicity essays), inicialmente o tema (Future) é abordado da perspectiva das escolhas profissionais e da vida pessoal dos jovens, através de um mapa conceitual. A partir da palavra Future, é iniciada a construção colaborativa de um mapa conceitual que será organizado a partir da seguinte questão inicial: What can my future life be like? Essa questão conduzirá a organização do mapa conceitual na medida em que as respostas dos alunos forem registradas no quadro, servindo de apoio para a construção das relações necessárias para estabelecer o contexto a partir do qual os alunos terão condições de situar as suas posições diante de desafios profissionais, conforme abordado nos vídeos. Lembre-se de deixá-los bastante à vontade e estimulá-los a contribuir com o mapa. Ao final desta etapa, os alunos deverão perceber que foram eles os reais autores das ideias que constituem o mapa conceitual que foi construído. Uma vez que o contexto esteja organizado para que as relações sejam construídas, é chegado o momento de os alunos serem expostos aos vídeos publicitários de duas instituições de ensino. Como esta é a parte mais importante da aula, e a mais significativa para que os estudantes possam construir argumentos persuasivos, alguns instrumentos são disponibilizados para colaborar com o seu trabalho. Na sequência, cada slide apresenta as explicações necessárias para o desenvolvimento de cada etapa desta aula.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Certifique-se de que os estudantes anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que elas e eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO