Plano de aula: Orações Condicionais

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation

Sobre esta aula: Este é o segundo plano, de uma sequência de dois (ING_03UN11 - ING9_03UN12), em que as orações condicionais (first conditional) serão abordadas com vistas à produção oral.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos continuarão a trabalhar o first conditional, agora através do tema Students’ Council Elections. Na contextualização, os alunos explorarão algumas ideias iniciais sobre o tema - o que faz um Students’ Council, se há um na escola onde estudam e quais são os interesses deste órgão de acordo com suas opiniões. Nos slides de input, os alunos:

a) serão apresentados a um vídeo de um candidato ao Students’ Council e identificarão as propostas que ele apresenta fazendo o uso do first conditional;

b) farão a leitura do transcript do vídeo, localizarão outras propostas que possam ser expressas com o first conditional e as reorganizarão oralmente fazendo uso daquela estrutura após fazerem apontamentos em um handout;

c) serão estimulados a criar suas chapas, suas propostas e possíveis perguntas às outras chapas utilizando o first conditional. Já no output, os alunos irão apresentar suas propostas e farão suas perguntas às outras chapas ao seguir alguns guidelines;

d) votarão nas propostas mais interessantes, engraçadas, polêmicas e realistas após terem feito suas escolhas em grupo. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

• Nota aos professores:
  • Impressões dos materiais listados acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de atividades de input (que pode ser encontrada no ponto b, acima) e do Transcript do vídeo de input (ponto a) para cada aluno. O arquivo de resolução de atividades (ponto d) é destinados à sua preparação para a aula;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 5, 6 e 7 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo no quadro antes da mesma.

Context

Orientações:

• Mostre a imagem aos alunos e pergunte a eles:
  • Look at the picture. In your opinion, what does it represent? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as respostas de seus alunos.)
  • Is there a students’ representative organ in your school? How do you call it? (Os alunos poderão responder Yes, there is ou No, there isn’t. Com relação à segunda pergunta, os alunos poderão dizer o nome do Grêmio Estudantil que existe na escola, caso ele exista.)
  • In your opinion, what does a students’ representative organ do? What interests do you think they have? (Os alunos poderão dizer coisas como: The students’ representative organ fights for students rights, promotes events and interaction between students and school community as a whole. Com relação à segunda pergunta, os alunos poderão dizer coisas como: They are interested in defending and fighting for students rights and better conditions for students at school, etc.)
  • Have you ever taken part in one? If so, how was it? If not, would you like to participate? How? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as respostas de seus alunos.)

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos