Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

10 livros de tecnologia na Educação para você inovar na sala de aula

Confira nossa seleção de livros para te inspirar a mergulhar no letramento digital, robótica, sala de aula invertida e muitas outras ferramentas de inovação

POR:
Débora Garofalo
Crédito: Christin Hume/Unsplash

Tecnologia assistiva, sala de aula invertida, linguagem, gêneros digitais, letramento digital, robótica, inteligência artificial. Esses são apenas alguns dos temas abordados em nossa lista de livros essenciais para a biblioteca dos apaixonados e também dos iniciantes na tecnologia na Educação. A partir deles, você conhecerá mais sobre os conceitos e práticas de inovação para sua sala de aula e poderá se inspirar nas tendências do mundo da Educação para você começar o ano letivo usufruindo de como levar ferramentas digitais para sua turma. Chegou o momento de inserir tecnologia nas aulas! Vamos lá?!

1) “Tecnologia assistiva: a inclusão na prática”, de Eromi Izabel Hummel

Esta obra irá abordar o ensino sob o olhar da tecnologia assistiva, que é focada em ferramentas para auxiliar o ensino de alunos com deficiência. Importante reflexão para promover a inclusão, ampliando o leque para os professores acerca do processo de formação docente e as possibilidades que as tecnologias propiciam ao aluno com deficiência.

LEIA MAIS Inclusão: você já ouviu falar nas tecnologias assistivas?

2) “Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica”, de Nanci Aparecida de Almeida, Bárbara Alessandra Gonçalves Pinheiro Yamada, Benedito Fulvio Manfredini e Sonia Aparecida Romeu Alcici
Os autores dialogam sobre uma proposta pedagógica à luz da contemporaneidade e possibilidades tecnológicas. É uma boa indicação para quem quer saber mais sobre como o processo de ensino e aprendizagem pode ser ampliado pelo uso das ferramentas digitais e coletar insights para o planejamento das aulas.

3) “Sala de aula invertida: uma metodologia ativa na aprendizagem”, de Jonathan Bergmann e Aarom Sams
A obra irá abordar a aprendizagem ativa, tão necessária ao ensino no século 21. Além de apresentar atividades práticas, o livro esclarece dúvidas, traz orientações sobre a utilização das metodologias ativas e demonstra como o modelo pode beneficiar o aprendizado, desenvolvendo a autonomia e protagonismo discente.

4) “Linguagem online: textos e práticas digitais”, de David Barton, Carmen Lee, tradução Milton Camargo Mota
Os autores investigam o impacto do mundo online sobre os estudos da linguagem online. Ao analisá-la sobre várias perspectivas, a obra proporciona sólida base teórica ao leitor. Além de perpassar sobre conceitos, apresenta orientações práticas, permitindo uma importante reflexão sobre como a chegada do online em nossas vidas mudou nossas práticas.

5) “Praticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola”, de Nilbo Ribeiro Nogueira
O professor Nilbo aborda orientações a educadores para uso das novas mídias. As instruções são bem práticas e ensinam, por exemplo, como criar e administrar um blog, desenvolver apresentações, lidar com redes sociais. Se você está procurando algo mais prático, vale apena mergulhar nesta obra!

6) “O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais”, de Denise D’Aurea-Tardeli
Nesta obra, Denise aborda o enfretamento de práticas educacionais que falharam em atingir os ideais de ensino. Nesse movimento, ela cita como aliados um novo olhar a tecnologia, novas configurações de trabalho na educação e o uso do trabalho com temas sociais, como o combate à violência.

7) “Introdução à robótica”, de Maja J. Mataric
A autora parte dos conceitos básicos para conduzir ao leitor as mais novas aplicações na área, enfatizando o conhecimento necessário para criar robôs de comportamento autônomo e inteligente. A obra aborda a definição da robótica, sua história, componentes, sensores, controles navegação. Indicado ao leitor que deseja dar os primeiros passos na robótica com a sua turma.

8) “Linguagem, tecnologia e educação”, de Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Nápoles Villela, Jerônimo Coura Sobrinho e Rogério Barbosa da Silva
O livro irá abordar e analisar questões de letramento digital. Apresenta conceitos de novas linguagens, gêneros digitais, hipertextualidade, trazendo um olhar importante para a linguagem e suas mudanças com a chegada do digital.

9) “Tecnologias que educam”, de Fábio C. A. Carvalho
A obra é um guia para professores que percorrem o caminho do ensino diante de um cenário de transformações constantes. O autor aponta desafios e oportunidades para o ambiente educacional, analisa mudanças, alterações organizacionais e propõe práticas de aprender e ensinar.

10) “A Revolução do Algoritmo Mestre – Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo”, de Pedro Domingues
A obra aborda o que é a inteligência artificial, em especial a aprendizagem automática, falando de ferramentas para que possamos compreender o impacto dessa tecnologia no dia-a-dia. “A revolução do algoritmo mestre” é uma oportunidade de se aprofundar sobre o assunto e avaliar o impacto no cotidiano.

Desejo a você querido professor, excelentes leituras! Fique à vontade para compartilhar dicas de leituras, aqui nos comentários, que não esteja contemplado nessa lista.

Um abraço,

Débora Garofalo
Professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, colunista de Tecnologia para o site da NOVA ESCOLA, Vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Top 50 no Prêmio Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação.

Tags

Guias