Plano de aula: Tipos de argumentos persuasivos para a construção de textos argumentativos

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Referir a argumentos persuasivos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o segundo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9o Ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais da Unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN. No primeiro plano desta UNIDADE (ING9_07UN01) os alunos iniciaram a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como input desta aula está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. Os vídeos selecionados são relacionados a campanhas publicitárias que utilizam abordagens persuasivas sobre temas controversos, como o uso consciente da água, boas práticas no trânsito e o cuidado com o meio ambiente. Assista aos vídeos e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para que seus alunos compreendam de que forma argumentos persuasivos podem ser utilizados no meio publicitário:

• Second Chance ~ uso do cinto de segurança ~ 30”
  • “Ah Gong says…” ~ consumo consciente de água ~ 1’4” (Nota: Ah Gong é como é chamado o avô materno, em cantonês)
  • Think! ~ combinação direção e bebida alcoólica ~ 1’
  • Plastic Earth ~ cuidados com o meio ambiente ~ 1’48”

O output esperado dos estudantes é a referência aos tipos de argumentos persuasivos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista, neste caso, a questões individuais que afetam a coletividade. Esses argumentos deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também deverão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to refer to types of persuasive arguments), inicialmente, são apresentadas diferentes formas de persuasão, através dos vídeos selecionados. De acordo com o propósito, o contexto e a pessoa que compõe o texto, o argumento persuasivo pode ser emocional, racional, afetivo, estatístico, ou outros, combinados ou não.

Para fins de contextualização, as imagens selecionadas servem para ativar o conhecimento prévio dos alunos, referindo a textos publicitários (foco da unidade) relacionados ao mundo do trabalho (tema subliminar da unidade) e ao protagonismo feminino. Nesta etapa da aula, é importante que você, professor/a, esteja atento/a aos tipos de relações estabelecidas pelos alunos ~ se mais racionais ou se há algum aspecto afetivo a ser considerado, por exemplo. Essa “pista” poderá orientar os tipos de argumentos que os alunos utilizarão em seus exercícios persuasivos.

Context

Orientações:

Este slide inicial serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, fazendo referência a textos publicitários (já tratados na ING09_04UN01) relacionados ao mundo do trabalho (tema subliminar da unidade, abordado em ING9_07UN01) e ao protagonismo feminino. Formule alguns questionamentos aos alunos, para referir a essas questões. Faça questionamentos como:

> What do these three pictures have in common? - espera-se que os alunos concordem que as imagens são peças publicitárias, onde só aparecem mulheres e suas relações com o mercado de trabalho.

> From what you have studied, what aspects make you think that these are adverts/advertisements? Any special characteristics that you can point out? - aqui é esperado que os alunos refiram-se às características verbais e não-verbais de anúncios e propagandas (trabalhadas em ING09_04UN01), como as cores, os tipos e tamanhos de letras, as frases de efeito, etc.

> Are there any special vocabulary items that caught your attention in the three images? - é esperado que os alunos mencionem as palavras job, work, workplace, place, world, entre outras mais familiares, além das palavras cognatas future, agriculture, industry, ideas.

> Who do you think these pieces of advertisement are aimed at? - as respostas mais imediatas a esta pergunta podem ser que estas peças publicitárias se destinam especificamente às mulheres. Talvez seja interessante mencionar os contextos de cada imagem: o período da II Grande Guerra, a valorização das ideias em uma empresa de computadores americana e uma escola de primeira linha da Índia.

> What do you think these pieces of advertisement intend to do? - os alunos podem mencionar aspectos relacionados aos contextos temporais e locais, à diversidade do mercado de trabalho, à valorização dos estudos, entre outros. Esta questão, de certa forma, introduz as intencionalidades do texto persuasivo, e pode ser enfatizada através da exploração mais aprofundada das imagens.

Mantenha-se atento ao tempo da atividade.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos