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Plano de Aula
Plano de aula: Tipos de argumentos persuasivos para a construção de textos argumentativos
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Referir a argumentos persuasivos para compor ponto de vista em texto escrito
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o segundo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9o Ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais da Unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN. No primeiro plano desta UNIDADE (ING9_07UN01) os alunos iniciaram a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.
Preparação para a aula:
O material utilizado como input desta aula está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. Os vídeos selecionados são relacionados a campanhas publicitárias que utilizam abordagens persuasivas sobre temas controversos, como o uso consciente da água, boas práticas no trânsito e o cuidado com o meio ambiente. Assista aos vídeos e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para que seus alunos compreendam de que forma argumentos persuasivos podem ser utilizados no meio publicitário:
- Second Chance ~ uso do cinto de segurança ~ 30”
- “Ah Gong says…” ~ consumo consciente de água ~ 1’4” (Nota: Ah Gong é como é chamado o avô materno, em cantonês)
- Think! ~ combinação direção e bebida alcoólica ~ 1’
- Plastic Earth ~ cuidados com o meio ambiente ~ 1’48”
O output esperado dos estudantes é a referência aos tipos de argumentos persuasivos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista, neste caso, a questões individuais que afetam a coletividade. Esses argumentos deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também deverão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.
Para alcançarmos o objetivo desta aula (to refer to types of persuasive arguments), inicialmente, são apresentadas diferentes formas de persuasão, através dos vídeos selecionados. De acordo com o propósito, o contexto e a pessoa que compõe o texto, o argumento persuasivo pode ser emocional, racional, afetivo, estatístico, ou outros, combinados ou não.
Para fins de contextualização, as imagens selecionadas servem para ativar o conhecimento prévio dos alunos, referindo a textos publicitários (foco da unidade) relacionados ao mundo do trabalho (tema subliminar da unidade) e ao protagonismo feminino. Nesta etapa da aula, é importante que você, professor/a, esteja atento/a aos tipos de relações estabelecidas pelos alunos ~ se mais racionais ou se há algum aspecto afetivo a ser considerado, por exemplo. Essa “pista” poderá orientar os tipos de argumentos que os alunos utilizarão em seus exercícios persuasivos.
Context
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Este slide inicial serve para ativar o conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, fazendo referência a textos publicitários (já tratados na ING09_04UN01) relacionados ao mundo do trabalho (tema subliminar da unidade, abordado em ING9_07UN01) e ao protagonismo feminino. Formule alguns questionamentos aos alunos, para referir a essas questões. Faça questionamentos como:
> What do these three pictures have in common? - espera-se que os alunos concordem que as imagens são peças publicitárias, onde só aparecem mulheres e suas relações com o mercado de trabalho.
> From what you have studied, what aspects make you think that these are adverts/advertisements? Any special characteristics that you can point out? - aqui é esperado que os alunos refiram-se às características verbais e não-verbais de anúncios e propagandas (trabalhadas em ING09_04UN01), como as cores, os tipos e tamanhos de letras, as frases de efeito, etc.
> Are there any special vocabulary items that caught your attention in the three images? - é esperado que os alunos mencionem as palavras job, work, workplace, place, world, entre outras mais familiares, além das palavras cognatas future, agriculture, industry, ideas.
> Who do you think these pieces of advertisement are aimed at? - as respostas mais imediatas a esta pergunta podem ser que estas peças publicitárias se destinam especificamente às mulheres. Talvez seja interessante mencionar os contextos de cada imagem: o período da II Grande Guerra, a valorização das ideias em uma empresa de computadores americana e uma escola de primeira linha da Índia.
> What do you think these pieces of advertisement intend to do? - os alunos podem mencionar aspectos relacionados aos contextos temporais e locais, à diversidade do mercado de trabalho, à valorização dos estudos, entre outros. Esta questão, de certa forma, introduz as intencionalidades do texto persuasivo, e pode ser enfatizada através da exploração mais aprofundada das imagens.
Mantenha-se atento ao tempo da atividade.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os estudantes anotem este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Sensibilizar os alunos quanto aos tipos de elementos persuasivos, de acordo com suas vivências.
Expectativa: Que os alunos percebam que aspectos que pensamos ser coletivos podem impactar de formas diferentes pessoas diferentes.
Orientações: Entregue o material para que os alunos iniciem a sua interação com os vídeos. Esta atividade servirá como pre-watching. Se necessário, leia a introdução da atividade e esclareça qualquer dúvida que possa surgir. Explique aos alunos que primeiramente eles deverão observar as imagens do handout para então completar as sentenças, em duplas. Reitere o fato de que não há respostas certas ou erradas e que eles podem “viajar” nas suas sentenças. Diga: In this worksheet, you will first observe the images and complete the statements next to each of them, with your classmate. After that, I will play the videos so you can check if your guesses correspond to what the videos present. Esclareça dúvidas. Diga: Do you have any questions? Let’s check vocabulary first. - é interessante que o handout seja lido pelo professor para antecipar algum item de vocabulário que os seus alunos ainda não conheçam. Advirta-os para o fato de que eles não compreenderão tudo o que é dito nos vídeos, e que esse não é o propósito da atividade. Acione os vídeos e não pare entre um e outro - Vídeo#1 - Vídeo#2 - Vídeo#3 - Vídeo#4.
Uma vez que os alunos tenham assistido aos vídeos, explore com eles os aspectos relacionados a:
- o tema de cada um. Faça perguntas como: - What are the videos about? - In one word/expression, define the videos that you watched. Nesta parte da aula, você pode tanto utilizar o quadro quanto entregar este material de apoio aos alunos, para que eles façam as suas anotações (observe que neste material de apoio são fornecidas algumas possíveis respostas que você pode esperar de seus alunos, ou conduzi-los/auxiliá-los a chegar a essas palavras/expressões);
- o sentimento que cada vídeo gerou neles > Which video touched you the most? Why? > Neste momento, é interessante que você anote as respostas que surgirem no quadro, a fim de utilizá-las para explicar como cada argumento, por mais persuasivo que seja, pode impactar as pessoas de diferentes formas;
Finalmente, escreva as sentenças abaixo no quadro (essas sentenças foram retiradas dos vídeos, e é esperado que os alunos as associem aos temas abordados nos vídeos). Você encontrará as respostas no material de apoio. > A planet teaming up with life. > … deaths have fallen from 1.640 a year to 230. > Use only what you need. > … you don’t get a second chance. A partir deste momento da aula, os alunos deverão estar prontos para referir aos tipos de argumentos persuasivos a que eles foram expostos.
Output
Tempo sugerido: 7 minutos
Propósito: Sistematizar aspectos relacionados a tipos de argumentos persuasivos.
Expectativa: Que os alunos percebam que os argumentos persuasivos apresentam características específicas, mas que não se esgotam, o que pode deixá-los mais livres para explorarem as diversas possibilidades argumentativas, quando da produção de suas peças publicitárias.
Orientações: Desenhe a tabela no quadro ou, alternativamente, utilize este material de apoio para entregar aos alunos. A partir do que eles trabalharam e refletiram sobre os vídeos, solicite-lhes que assinalem os tipos de argumentos persuasivos que eles podem relacionar. Advirta-os para o fato de que não há uma resposta correta, mas níveis aceitáveis de plausibilidade, além de outras questões a serem consideradas que podem não ter sido contempladas nesta grade. Estimule-os a contribuir e a compartilhar suas ideias, utilizando a coluna other. Abra espaço para que os alunos compartilhem as suas respostas e valorize cada contribuição. No espaço abaixo da tabela, solicite que escrevam uma sentença-tópico sobre um tema relevante para eles, algo sobre o quê gostariam de influenciar pessoas. Sugira os âmbitos a serem atingidos, que podem ser familiar, escolar (colegas e professores), gestores públicos, etc.
Lembre-se que por tratar-se de temas que são coletivos (meio ambiente e boas práticas no trânsito), mas que podem atingir os alunos, pessoalmente, estes temas devem ser tratados com certa delicadeza.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar as questões subjetivas tratadas nesta aula com vistas ao entendimento e à elaboração de argumentos persuasivos contextualizados.
Orientações:
1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;
2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos.
Este plano prevê o desenvolvimento de ideias que possam estimular os alunos a se posicionarem criticamente a respeito de tópicos que sejam caros a eles. As questões ambientais, relacionadas ao trânsito, ou aquelas que sejam de foro mais íntimo, como a escolha do futuro ou mesmo o acolhimento de um animal de estimação, fazem parte da vida dos jovens, de uma forma ou de outra. Considere o fato de que os jovens querem ter as suas opiniões valorizadas e proponha que eles deem continuidade às ideias rascunhadas na etapa anterior da aula, desenvolvendo as suas ideias como tema de casa. Alternativamente, você pode utilizar o material disponibilizado no próximo plano, que apresenta exemplos de como iniciar a escritura de textos persuasivos.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING9_07UND02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2265/tipos-de-argumentos-persuasivos-para-a-construcao-de-textos-argumentativos
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Doogle Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.
Context
Envie o slide do Context por WhatsApp com o link para um documento no Google Docs com a imagem do slide, uma tabela com o nome de cada aluno e uma linha ao lado, para que cada aluno preencha a sua própria resposta ao lado do nome. Oriente para que eles respondam na tabela as 4 primeiras perguntas que estão na orientação do slide do Context. Não use neste momento da atividade a quinta e última pergunta, deixando-a para o momento síncrono como forma de retomada e “link” para a atividade de Input.
Eles devem responder a estas perguntas até antes do início da aula síncrona:
- What do these three pictures have in common?
- From what you have studied, what aspects make you think that these are adverts/advertisements? Any special characteristics that you can point out?
- Are there any special vocabulary items that caught your attention in the three images?
- Who do you think these pieces of advertisement are aimed at?
Input (momento síncrono)
Como preparação para este momento, envie um dia antes da aula a worksheet (link aqui) da atividade para que eles a façam antes do momento síncrono. Desta forma, os alunos se organizam e acionam conhecimentos prévios.
Ao iniciar este momento síncrono, retome o que foi feito anteriormente ao fazer a quinta pergunta do slide de Context aos alunos:
- What do you think these pieces of advertisement intend to do?
Incentive os alunos a expressarem suas dúvidas e opiniões, e apresente o objetivo da lição. A partir daí oriente-os para trabalhar com os vídeos sugeridos.
Trabalhe cada vídeo com os alunos a partir das orientações que já existem neste plano de aula. Ao final da discussão a respeito dos vídeos, encaminhe a folha de atividades para o Output (link aqui) e explique o que é esperado deles.
Output
Este Output, por se tratar de uma frase, pode ser postado, por exemplo, num mural de Padlet. Outra opção é montar no Google Drive uma terceira coluna da mesma tabela que já trabalharam anteriormente, e solicitar aos alunos que escrevam suas frases nesta última coluna.
Sugira aos alunos que comentem, ou insiram um emoji como forma de feedback às ideias dos colegas.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as frases que eles escreveram. Forneça feedback tanto do conteúdo (primeiramente), e depois da forma (correta, ou sujeita a correções). Verifique se ficaram dúvidas. Apresente o objetivo da próxima aula.
Convite às famílias
Peça aos alunos decidirem junto às famílias um tópico relevante. Pode ser algo em relação ao próprio bairro onde moram, a alguma condição específica na vida que acreditam que merece destaque (por exemplo, ficar horas numa fila de banco ou de hospital), transporte coletivo, enfim, algo que impacta de forma não tão positiva e que merece um alerta. Este pode ser, por exemplo, o tópico abordado na frase que deverão elaborar na worksheet de Output.
Contents
- INPUT: Publicity video material
- OUTPUT: referring to types of persuasive arguments
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Débora Balsemão Oss
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes