Plano de aula: Estruturação de textos argumentativos

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o quinto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07), abordadas na ING9_04UN, entre outras. Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é uma produção da BBC Learning English, em que os participantes do vídeo constroem uma narrativa sobre suas motivações e experiências como aprendizes de inglês. Assista ao vídeo clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados três textos de circulação social e de gêneros discursivos diversos, quais sejam, infográfico e fotorreportagem. A opção por esses meios se deu tanto pela sugestão da BNCC e pela aplicabilidade social do material quanto pelo encadeamento possível no entendimento da construção de cada texto, conforme abordado nesta aula.

O output esperado dos estudantes é a identificação de aspectos argumentativos de cada um dos gêneros discursivos explorados, e que deverá ser feita através do uso/escolha de imagens disponibilizadas e os respectivos aspectos identificados.

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to identify aspects of argumentative extracts of varied genres), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio trabalhado, inclusive, daqueles abordados em Língua Portuguesa, a saber EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11.

Context

Orientações:

Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo às motivações e às experiências dos aprendizes de inglês que compõem a narrativa. Observe que o texto colaborativo aborda aspectos bastante idiossincráticos, mas que são também universais. Esta contextualização tem o objetivo de antecipar aos alunos que tanto as dificuldades quanto vantagens da aprendizagem de inglês são semelhantes para todos aqueles que se dispõem a fazê-lo. Formule alguns questionamentos aos alunos, para se referir a essas questões.

Sugestões de questionamentos:

> They all say they love to speak English. Why do they say so? - aqui é esperado que os alunos façam referência às respostas que escutaram, e que podem vir em palavras soltas ou expressões, como opportunities, express my ideas, important for (one’s) career/education/business, meet people from different countries, etc.

> How did they say they felt when they started learning English? And grammar? - espera-se que os alunos, de certa forma, se identifiquem com o que ouviram, e que mencionem frustration, happiness, nightmare, e também as palavras que “não ouviram”, mas que provavelmente têm relação com as suas próprias experiências.

> How did they say they felt when they first talked to a native speaker? - os alunos aqui provavelmente mencionarão overwhelmed, awkward, like I’m an alien, anxious, nervous, good experience, etc. Acolha as respostas “não ditas”, mas que provavelmente são fruto das próprias experiências dos seus alunos.

Após propor os questionamentos iniciais, advirta os alunos sobre o fato de o vídeo tratar de questões que são comuns a todos os aprendizes de inglês e de outras línguas. Além disso, é relevante que os alunos entendam o quanto a organização de ideias e a observância de algumas estruturas pode fazer a diferença quando aprendemos línguas, a fim de conseguirmos comunicar nossas ideias com propriedade.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos