Atividade para impressão - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de escrita e construção da persuasão
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o nono plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.
Preparação para a aula:
O objetivo desta aula (To sketch a closing of an argumentative essay), prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.
O material utilizado como contextualização integra uma postagem do blog The Borgen Project, e trata-se de reportagem jornalística da CGTN America, publicado em 2015, intitulada Number of Syrian refugees in Brazil soars. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.
Como input da aula, são apresentados fragmentos de dois textos de opinião que apresentam o tema REFUGIADOS. Um deles, sobre as questões migratórias da Venezuela, é explorado mais detalhadamente do que o outro, extraído do The New York Times, e que é mais aprofundadamente explorado no output.
O output esperado dos estudantes é o reconhecimento, a identificação de elementos e a elaboração colaborativa de ideias que levem os alunos a construir um parágrafo coerentemente organizado com base no texto Will America Stand Again With the World’s Refugees?, sobre políticas migratórias do governo Trump.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Neste vídeo inicial é apresentada uma reportagem sobre um refugiado sírio, chamado Ayman. A reportagem apresenta fatos sobre a vida de Ayman no Brasil e o seu depoimento sobre a sua condição de refugiado. A atividade proposta tem por objetivo comparar o que podemos deduzir a partir de fragmentos e o que efetivamente ocorre, de acordo com as palavras de Ayman. Esta worksheet auxiliará os alunos a compreenderem o vídeo, ao mesmo tempo em que poderão identificar a diferença entre suposições e realidade baseada em fatos/depoimentos. Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:
> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Solicite-lhes que “contem a história”, baseados nas imagens apresentadas;
> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os a montar uma história, colaborativamente;
> A worksheet apresenta questões de múltipla escolha que servirão de modelo para que os alunos construam a sua versão da história de Ayman;
> Após a construção colaborativa da versão para a história de Ayman, os alunos são convidados a lerem as questões A-E para se prepararem para assistir ao vídeo;
> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, verificar suas respostas 1-3, assinalar as respostas em A-E e verificar o que é solicitado na worksheet, com o auxílio do professor.
?? Observe que este momento serve para a retomada de conceitos que são úteis para a construção dos argumentos persuasivos. O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.
Input
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: formular parágrafos conclusivos, com base em argumentos tangíveis, desenvolvidos através de elementos discursivos que auxiliam na construção de artigo de opinião.
Orientações: Os fragmentos dos textos apresentados aos alunos servem para demonstrar a importância da estrutura do texto argumentativo, bem como a construção dos seus elementos, com vistas à formulação de parágrafo final de artigo de opinião, de forma coerente. O slide da apresentação do input é dinâmico, o que significa que o passo-a-passo discriminado a seguir pode ser utilizado para a interação dos alunos com o material. Alternativamente, o slide pode servir de chave de respostas para o trabalho com os textos de opinião selecionados. A condução deste momento da aula foi pensado para transcorrer da seguinte maneira:
> No primeiro momento, o slide apresenta dois fragmentos de textos de opinião. Para fins de revisão, ao primeiro clique aparecem a palavra INTRODUCTION e a marcação sobre as introduções dos dois textos. Pergunte aos alunos Can you recall what are the introductory elements of an argumentative essay? - é esperado que os alunos lembrem de aulas anteriores, por exemplo, em aulas em que a estrutura do artigo tenha sido explorada (ING9_07UN04), e respondam com palavras soltas, como thesis, relationship with title, outline, purpose, orientation, etc.
> Mediante o segundo clique, as ideias dos alunos são confirmadas (ou não!) e a tese do parágrafo inicial é highlighted e apontada. Este momento da aula serve como revisão e como base para que os alunos retomem as ideias no parágrafo final. Pergunte aos alunos sobre a tese: What do you think the writer’s arguments are? What is the relationship between the title of this article and its thesis? - os alunos poderão fornecer várias respostas, mas, especialmente, contribuir com novas perguntas, uma vez que os elementos argumentativos não aparecem neste fragmento. Eles podem perguntar What are the writer’s arguments? It doesn’t show... ou the relationship between the title and the thesis is that Venezuelans need help ou ‘we must help’ ou ‘Venezuelans are going through severe hunger and are dying from preventable diseases’, etc.
> Ao terceiro e quarto cliques aparecem a palavra CONCLUSION e os dois parágrafos finais dos dois textos, respectivamente. Neste ponto, os alunos podem ser indagados sobre os elementos que normalmente podemos encontrar nas conclusões dos textos argumentativos Do you remember what are the elements in the conclusion of an argumentative essay? Ao que os alunos provavelmente responderão com graça the final words, ‘the conclusion’, etc. A partir de suas respostas, eles podem ser desafiados a contribuir de forma mais precisa, Come on, guys, I know you can do better than that... É esperado que os alunos mencionem the summary of ideas e restatement of thesis;
> No quinto clique, o primeiro elemento aparece, juntamente com a marcação da tese retomada e da indicação da tese também no título do texto, deixando, assim, para os alunos serem desafiados a detectar qual a sentença que sumariza a ideia geral do autor, o que pode ser indagado What element is missing? - the summary of ideas, os alunos deverão responder. Os alunos podem ser desafiados a apontar qual seria a sentença que sumariza as ideias, e serem indagados quanto a isso: Which statement in this closing paragraph is probably the summary statement? - esta resposta é bastante óbvia, mas a interação é contextualmente benéfica para a identificação de ideias conclusivas do artigo de opinião. Neste momento, os alunos podem ser desafiados Why do you think this statement summarizes the ideas of this article? - A aceitação das várias respostas que os alunos fornecerão estimulará que eles reflitam e se preparem para o próximo passo da aula.
> Mediante o sexto clique, a sentença final é marcada e o próximo fragmento de texto pode começar a ser explorado.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio desta worksheet, que é, basicamente, um fragmento maior do segundo texto, que não foi explorado na sua totalidade, anteriormente. As instruções do que os alunos devem fazer estão no próprio slide e, caso não haja condições de projetá-lo, poderão ser escritas no quadro. Na sequência, e sempre em duplas, os alunos são solicitados a escreverem em seus cadernos, de acordo com as novas instruções. O trabalho é colaborativo e a troca de ideias, de experiências e de conhecimento prévio são fundamentais nesta atividade. Para a segunda parte do output, as questões poderão ser trabalhadas da seguinte maneira, através das seguintes possíveis instruções:
> Now it is your turn to write some closing ideas for your text. Take out your notebooks.
> In #1, you will decide on a refugee’s situation that you both are acquainted with or that you both or one of you is aware of. You may want to think of someone that you have met and who is in this situation. Talk to the person to learn more about his/her condition as a refugee, for example. In case you don’t know anyone in that situation, you can use Ayman’s story and the two texts we have worked on to build your ideas.> In #2, you will think of arguments that can relate to the situation that you have pictured or learned about - in case you talked to someone who is a refugee, for example. These arguments will help you to outline the closing for the EDITORIAL of the next SCHOOL PAPER issue. Think of who you want to read your opinion article and write as if you were writing to the school principal or your classmates and teachers, perhaps someone in your community, etc.> In #3, you will actually write down your ideas, but as an outline - or a sketch, which you can leave aside and use when you write your more complete versions. Remember that this is collaborative work. You have to do your share: your ideas are very important here. So, as the instruction says, sketch closing ideas to convince the people you thought of in (2), about the ideas that you thought of in (1).
Professor, este plano prevê a produção de argumentos persuasivos para a elaboração de ideias conclusivas do texto de opinião, com base na interação dos alunos, tanto no grande grupo quanto em duplas. Esta atividade deverá tomar praticamente a metade de um período de aula. Além disso, provavelmente haverá a necessidade de pesquisa fora do momento da aula em si. Estimule seus alunos a pesquisarem, a entrevistarem autoridades locais envolvidas com acolhimento de refugiados, a entrarem em contato com os próprios refugiados que porventura estejam convivendo na comunidade dos alunos, etc. É importante que temas de cunho humanitário sejam explorados aprofundadamente para que nossos alunos se sensibilizem e desenvolvam espírito solidário diante de tais circunstâncias.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;
2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;
3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, algum espaço para publicação de textos: blog da classe, Google Docs ou Google Slides. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.
Context (momento síncrono)
Envie a worksheet disponível aqui, referente a este momento, um ou dois dias antes da aula, e peça que os alunos se organizem em duplas ou trios, e antecipem a história sobre Ayman.
Para sensibilizar os alunos a respeito do tema, pergunte a eles se:
- Têm ideia dos movimentos migratórios ao redor do mundo;
- Têm ideia de quais nacionalidades vêm para o Brasil na atualidade (além dos que vieram no início do século XX e após a II Guerra Mundial).
Para lhes dar um panorama, compartilhe o link disponível aqui.
É importante ressaltar que são dados de 2015. Explique o que significam as bolinhas azuis (mais entradas) e vermelhas (mais saídas).
Durante o momento síncrono, trabalhe com os alunos o slide do Context de acordo com as orientações do plano de aula. Na página disponível aqui, é possível ter um screenshot da situação apenas da Síria, caso queira dar um panorama mais ilustrativo.
Apresente o objetivo da aula e explique o Input, que será feito em duplas. Envie os materiais (worksheets 1, disponível aqui, e 2, disponível aqui) aos alunos.
Input
Os alunos serão orientados a realizarem esta tarefa em duplas. Encaminhe as folha de atividades 1 e 2, disponíveis aqui e aqui, e peça que eles anotem as respostas no Google Docs. Marque um momento síncrono breve, se necessário, apenas para tirar dúvidas antes do Output.
Monitore a atividade via WhatsApp.
Output
Envie as orientações aos alunos, disponíveis aqui, juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar, disponível aqui.
Sugira aos alunos que o Output seja realizado em duplas e que eles postem suas produções no Google Drive.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 20 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas. Reveja as partes do texto, a compreensão dos elementos do discurso e do caráter persuasivo.
Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais se eles conhecem algum refugiado ou até mesmo alguém que tenha vindo de outras partes do país e que que se encontra em situação considerada bastante precária, sem documentos e sem condições mínimas para iniciarem suas vidas. Peça sugestões de como essas pessoas poderiam ser ajudadas, o que talvez possa servir de ideia para o texto deles.
Contents
- INPUT: fragments of opinion articles
- OUTPUT: identification and production of closing ideas for an opinion article.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Débora Balsemão Oss
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes