Plano de aula: Estratégias de escrita e construção da persuasão

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o nono plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula (To sketch a closing of an argumentative essay), prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização integra uma postagem do blog The Borgen Project, e trata-se de reportagem jornalística da CGTN America, publicado em 2015, intitulada Number of Syrian refugees in Brazil soars. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos de dois textos de opinião que apresentam o tema REFUGIADOS. Um deles, sobre as questões migratórias da Venezuela, é explorado mais detalhadamente do que o outro, extraído do The New York Times, e que é mais aprofundadamente explorado no output.

O output esperado dos estudantes é o reconhecimento, a identificação de elementos e a elaboração colaborativa de ideias que levem os alunos a construir um parágrafo coerentemente organizado com base no texto Will America Stand Again With the World’s Refugees?, sobre políticas migratórias do governo Trump.

Context

Orientações: Neste vídeo inicial é apresentada uma reportagem sobre um refugiado sírio, chamado Ayman. A reportagem apresenta fatos sobre a vida de Ayman no Brasil e o seu depoimento sobre a sua condição de refugiado. A atividade proposta tem por objetivo comparar o que podemos deduzir a partir de fragmentos e o que efetivamente ocorre, de acordo com as palavras de Ayman. Esta worksheet auxiliará os alunos a compreenderem o vídeo, ao mesmo tempo em que poderão identificar a diferença entre suposições e realidade baseada em fatos/depoimentos. Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:

> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Solicite-lhes que “contem a história”, baseados nas imagens apresentadas;

> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os a montar uma história, colaborativamente;

> A worksheet apresenta questões de múltipla escolha que servirão de modelo para que os alunos construam a sua versão da história de Ayman;

> Após a construção colaborativa da versão para a história de Ayman, os alunos são convidados a lerem as questões A-E para se prepararem para assistir ao vídeo;

> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, verificar suas respostas 1-3, assinalar as respostas em A-E e verificar o que é solicitado na worksheet, com o auxílio do professor.

?? Observe que este momento serve para a retomada de conceitos que são úteis para a construção dos argumentos persuasivos. O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos