Atividade para impressão - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias de escrita e construção da persuasão
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o nono plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.
Preparação para a aula:
O objetivo desta aula (To sketch a closing of an argumentative essay), prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.
O material utilizado como contextualização integra uma postagem do blog The Borgen Project, e trata-se de reportagem jornalística da CGTN America, publicado em 2015, intitulada Number of Syrian refugees in Brazil soars. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.
Como input da aula, são apresentados fragmentos de dois textos de opinião que apresentam o tema REFUGIADOS. Um deles, sobre as questões migratórias da Venezuela, é explorado mais detalhadamente do que o outro, extraído do The New York Times, e que é mais aprofundadamente explorado no output.
O output esperado dos estudantes é o reconhecimento, a identificação de elementos e a elaboração colaborativa de ideias que levem os alunos a construir um parágrafo coerentemente organizado com base no texto Will America Stand Again With the World’s Refugees?, sobre políticas migratórias do governo Trump.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Neste vídeo inicial é apresentada uma reportagem sobre um refugiado sírio, chamado Ayman. A reportagem apresenta fatos sobre a vida de Ayman no Brasil e o seu depoimento sobre a sua condição de refugiado. A atividade proposta tem por objetivo comparar o que podemos deduzir a partir de fragmentos e o que efetivamente ocorre, de acordo com as palavras de Ayman. Esta worksheet auxiliará os alunos a compreenderem o vídeo, ao mesmo tempo em que poderão identificar a diferença entre suposições e realidade baseada em fatos/depoimentos. Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:
> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Solicite-lhes que “contem a história”, baseados nas imagens apresentadas;
> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os a montar uma história, colaborativamente;
> A worksheet apresenta questões de múltipla escolha que servirão de modelo para que os alunos construam a sua versão da história de Ayman;
> Após a construção colaborativa da versão para a história de Ayman, os alunos são convidados a lerem as questões A-E para se prepararem para assistir ao vídeo;
> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, verificar suas respostas 1-3, assinalar as respostas em A-E e verificar o que é solicitado na worksheet, com o auxílio do professor.
?? Observe que este momento serve para a retomada de conceitos que são úteis para a construção dos argumentos persuasivos. O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO