Atividade para Impressão - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Práticas de escrita
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita, com foco no uso de if-clauses (first and second conditionals).
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- as imagens do context 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de context;
- o objective;
- os slides de input 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de input e a resolução do professor;
- o slide de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de output;
- o feedback.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Look at the image here. Does everybody know what bullying is? How can you explain it with only a word? (Não há apenas uma resposta para a pergunta, por isso motive os estudantes a se expressar e tome notas das palavras-chave que digam pois essa etapa poderá auxiliá-los na atividade escrita de output.)
- Bullying can happen anywhere, at any time and be about anything. It can be about your religion, your ethnicity, or if you are tall or short, slim or chubby, for example. It can happen at school, on social media websites, or through the phone, for instance. Now think: who can say bad things to people and about people? Why do you think they do it? (À medida que exemplifique o que é bullying, pergunte-lhes se podem acrescentar mais exemplos de situações e lugares em que esse assédio ocorre, e tome nota no quadro de outras ideias que forem dadas.)
- Now let’s imagine our context here, the school. How can this violence manifest here? (O intuito desta pergunta, que não carrega uma resposta certa, é a de levá-los à discussão das diferentes formas de bullying, tendo como foco o ambiente escolar.)
- Look at the image again. Why do you think they are supporting the hashtag Stop Bullying? Do you agree with their position? Why/why not? (O intuito desta pergunta é fazer com que os estudantes reflitam sobre o porquê de se posicionar contra o bullying.)
Material complementar:
- Na página do governo britânico, você pode encontrar mais informações sobre a definição de bullying. A que é apresentada nas instruções serve apenas como direcionador, portanto fique à vontade para acrescentar ou alterar o que lhe parecer mais conveniente.
- Para saber mais sobre cada tipo de bullying, acesse Types of bullying e 6 Types of Bullying Every Parent Should Know About.
- O site do governo americano Stopbullying.gov traz informações de diversos órgãos que explicam o que é o bullying e o cyberbullying, quem são os alvos, como é possível prevenir e responder à intimidação/ao assédio.
Context
Tempo sugerido: continuação do Context.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga aos alunos:
- I only want you to think of the question. What’s the worst insult you have ever received? (Caso seja necessário, explique o significado da palavra worst: it means something very, very bad.) Então, continue: You don’t need to say anything about it. You will receive a piece of paper, and if you want to and feel comfortable, you can write your thoughts there. You can also choose the best alternative for your reaction concerning a bullying situation. (Explique-lhes que a atividade não é obrigatória e que, caso não queiram respondê-las, podem deixá-la sem respostas.)
Entregue-lhes a ‘pesquisa’, que está disponível aqui, e explique o que os estudantes deverão fazer:
- In exercise 1, you need to choose between YES and NO and write only ONE word. In exercise 2, you will only ? the option that best fits you.
- But pay attention before you start it: these answers are not mandatory. You will answer the questions only if you feel comfortable.
Dê-lhes 2 minutos e recolha as folhas. Leia as respostas (silenciosamente, para evitar a exposição dos estudantes) de maneira a ter uma ideia geral e comente com os estudantes se há muitos na sala que já tiveram alguma experiência ruim com bullying e quais os focos/tipos de bullying mais comuns.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no entendimento e uso da first conditional, que usamos para falar de situações reais e possíveis de acontecer, e cujo resultado será a produção escrita de frases que apoiem a luta contra o bullying.
Material complementar:
- Para saber mais sobre o objetivo da aula, acesse Conditionals 1, do British Council, que foca em três condicionais: zero, first and second. Há ainda dois tipos mais: a third e a mixed. Para saber mais sobre elas, acesse Conditionals 2.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Apresentar a forma da if-clause (1st conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos, ao serem expostos a exemplos de if-clauses, possam compreender seu uso e forma.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Take a look at this piece of news. A K-Pop artist is working on a new mission: end bullying. Let’s read what he has to say about being nice to people: (Selecione um estudante para fazer a leitura das frases. Caso haja dúvidas de vocabulário, resolva-as ao final da leitura e antes de começar a próxima atividade. Caso não possa fazer a projeção, escreva no quadro a frase em destaque)
- “If there are bystanders to help advise the bully and to stop bullying, then there will be no bullying.”
- Do you believe that being nice to people can help us not to practice any kind of bullying? Why/why not? (O intuito desta pergunta é fazer com que os estudantes pensem se ser gentil com outras pessoas pode ajudar a não praticar bullying.)
Caso considere pertinente, tome nota no quadro das ideias que mencionem pois esse brainstorming pode auxiliá-los no processo de escrita dos argumentos na atividade de output.
Escreva a frase lida no quadro e destaque-a como é indicado a seguir;: “If there are bystanders to help advise the bully and to stop bullying, then there will be no bullying.”
- Pay attention to the sentence on the board. When we start a sentence using IF, are we talking about a possibility? (Espera-se que os estudantes respondam Yes.)
- Now let’s focus on the meaning: do you think the sentence expresses a real situation that can really happen? For example, if you study hard, you will be a successful student. (Espera-se que os alunos respondam Yes e entendam que a frase simboliza um fato que expressa uma situação real e que tem possibilidade de acontecer.)
- When we have a sentence that has an ‘IF’ we call it ‘conditional’ because something depends on another thing to happen or not. There are many types of these “IFs” but today you’ll work only one: one sentence with an ‘if’ that refers to a possible condition and another sentence with its probable result. We’ll work specifically on first conditionals, that are phrases that express real and possible situations.
Material complementar:
- Para saber mais sobre o objetivo da aula que será trabalhado, acesse Conditionals 1, do British Council, que foca em três condicionais: zero, first and second. Há ainda dois tipos mais: a third e a mixed, e para saber mais, acesse Conditionals 2.
- Caso considere necessário, acesse o site a seguir para praticar o uso de first conditionals: 'If' - How to use the First Conditional.
Input
Tempo sugerido: Continuação.
Propósito: Apresentar a forma da if-clause (1st conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos sejam expostos a exemplos de if-clauses para que possam compreender seu uso e forma.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Take a look at the sentence taken from a Psychology Journal. It says that if a kid commits bullying 3 times, his or her parents will have to pay a fine. Do you think that’s the correct thing to do? (O intuito desta pergunta é fazer com que os estudantes reflitam sobre as consequências para a família se um membro dela pratica bullying.)
- In the sentence, there are two phrases: the first has a condition and the second the probable result. What’s the bullying’s result? (Espera-se que digam To pay a fine.) Is there a possibility for bullying to happen? (Espera-se que respondam Yes.)
- As you saw before, when we talk about a condition that has a probability of happening, we use the first conditional. Let’s see how this kind of sentence is structured because it’ll help you when you starting building the sentences for the movement. Pay attention to the verbs used there: there’s a combination of the present simple and future with will and an infinitive.
- Now think: which one goes with “IF”: will or the present simple? (Espera-se que digam The present simple.)
Antes de começar a atividade proposta a seguir, escreva no quadro a estrutura da frase, exatamente como no slide, pois isso os ajudará a resolver os exercícios.
Input
Tempo sugerido: Continuação.
Propósito: Praticar a forma da if-clause 1 (1st conditional) que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos consigam resolver os exercícios de if-clauses usando corretamente os tempos verbais.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Now you’ll work on the if-clauses. There are two exercises: the first you’ll need to unscramble the sentences and the second you have to choose the best option.
Distribua a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que entenderam como fazer os exercícios, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam e compartilhem as respostas antes de corrigir com toda a sala.
- Now compare your answers with a classmate.
Logo, corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Construir frases que mostram posicionamento contra o bullying e que serão exibidas na escola para estimular a reflexão sobre o assédio.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input, de seu conhecimento prévio e das discussões em aula, expor justificativas acerca de a prática do bullying ser negativa, culminando em uma produção escrita cujo objetivo é o convencimento de seus interlocutores, ou seja, seus colegas, a se manifestarem contra o assédio.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em grupos e elaborarão frases sobre medidas contra a prática de bullying.
- Now it’s your turn to stop bullying. In this activity, you’ll work in groups of three people.
Divida os grupos. Após, entregue-lhes a folha de atividade, que pode ser encontrada aqui. Instrua-os:
- You’ll choose 3 statements to complete with your ideas to fight bullying at school. Think of what you and your group can do to help stop this bad practice.
- At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you construct your statements.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam usando as if-clauses corretamente, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
À medida que os grupos forem terminando de escrever as frases, corrija as produções para que os alunos preparem as frases para serem compartilhadas no ambiente escolar. Deixe-os à vontade em relação à estética do trabalho, porém lembre-os de que as produções devem ser bem redigidas e chamar a atenção de seus leitores.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre o bullying e o que podem fazer para que a prática do assédio deixe de ser frequente no ambiente escolar.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Para o aluno
Para o professor
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Example of if-clause
- OUPUT: Statements on fighting bullying
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Débora Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes