Plano de aula: Orações Condicionais (tipo 2)

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão o second conditional, através de situações que envolvem preconceito e discriminação. Durante toda a aula, os alunos serão convidados a se colocar no lugar do outro e refletir sobre o que fariam em tais situações. Na contextualização, os alunos serão apresentados a algumas perguntas que os farão pensar em situações irreais e que serão compartilhadas com o colega em uma primeira interação. Ao final desta mesma seção, os alunos serão direcionados a pensar sobre as perguntas e se elas se referem a situações reais ou não. Nos slides de input, os alunos serão apresentados à estrutura do second conditional através das perguntas utilizadas no context e escutarão parte da música If I were a boy, da cantora Beyoncé, sendo convidados a refletir e expressar oralmente o que fariam no lugar da mulher do vídeo e a reconhecer as estruturas apresentadas anteriormente. Já no output, dividido em dois slides, os alunos: a) trabalharão com situações de violência e discriminação envolvendo minorias; e b) trabalharão com situações de violência, discriminação e bullying no contexto escolar. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

• Nota aos professores:
  • Impressões do material listado acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de situações para o Output (slide 7) (que pode ser encontrada no ponto b, acima) para cada grupo de quatro alunos;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 4, 6, 7 e 8 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula e as perguntas do contexto, você pode escrever tais informações no quadro antes da aula.
Context

Orientações:

• Mostre o slide acima aos alunos. Brevemente, explore as imagens. Você pode perguntar: What can you see in the pictures?. Diga aos alunos: These pictures are related to the questions you can see next to each of them. Leia as perguntas aos alunos. Modele a atividade pedindo a eles: Could you ask me the first question, please? Após os alunos terem feito a pergunta, dê sua resposta, prestando atenção no uso adequado do second conditional (If I were born in another country, it’d be __________, because __________). Após o modelo, diga aos alunos: In pairs, ask these questions to each other and give your answers. Be honest and say why!
  • Finalizada a atividade, pergunte aos alunos:
  • Have you given similar answers to the questions? (Os alunos poderão responder Yes ou No.)
  • Think of the questions. Is there a possibility to be born in another country? Are you a color? Are you a song? (Idealmente, os alunos dirão: No.)
  • Do these questions refer to real or unreal conditions? (Idealmente, os alunos responderão: Unreal conditions.)
  • Based on this activity, what do you think you’ll learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about unreal conditions in this lesson.)
  • Diga Let’s check, then. e vá para o próximo slide.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos