Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Orações Condicionais (tipo 2)
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão o second conditional, através de situações que envolvem preconceito e discriminação. Durante toda a aula, os alunos serão convidados a se colocar no lugar do outro e refletir sobre o que fariam em tais situações. Na contextualização, os alunos serão apresentados a algumas perguntas que os farão pensar em situações irreais e que serão compartilhadas com o colega em uma primeira interação. Ao final desta mesma seção, os alunos serão direcionados a pensar sobre as perguntas e se elas se referem a situações reais ou não. Nos slides de input, os alunos serão apresentados à estrutura do second conditional através das perguntas utilizadas no context e escutarão parte da música If I were a boy, da cantora Beyoncé, sendo convidados a refletir e expressar oralmente o que fariam no lugar da mulher do vídeo e a reconhecer as estruturas apresentadas anteriormente. Já no output, dividido em dois slides, os alunos: a) trabalharão com situações de violência e discriminação envolvendo minorias; e b) trabalharão com situações de violência, discriminação e bullying no contexto escolar. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.
- Link para o vídeo de input: https://www.youtube.com/watch?v=AWpsOqh8q0M ;
- Folha de situações para o Output (slide 7): aqui
- Nota aos professores:
- Impressões do material listado acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de situações para o Output (slide 7) (que pode ser encontrada no ponto b, acima) para cada grupo de quatro alunos;
- Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 4, 6, 7 e 8 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula e as perguntas do contexto, você pode escrever tais informações no quadro antes da aula.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Mostre o slide acima aos alunos. Brevemente, explore as imagens. Você pode perguntar: What can you see in the pictures?. Diga aos alunos: These pictures are related to the questions you can see next to each of them. Leia as perguntas aos alunos. Modele a atividade pedindo a eles: Could you ask me the first question, please? Após os alunos terem feito a pergunta, dê sua resposta, prestando atenção no uso adequado do second conditional (If I were born in another country, it’d be __________, because __________). Após o modelo, diga aos alunos: In pairs, ask these questions to each other and give your answers. Be honest and say why!
- Finalizada a atividade, pergunte aos alunos:
- Have you given similar answers to the questions? (Os alunos poderão responder Yes ou No.)
- Think of the questions. Is there a possibility to be born in another country? Are you a color? Are you a song? (Idealmente, os alunos dirão: No.)
- Do these questions refer to real or unreal conditions? (Idealmente, os alunos responderão: Unreal conditions.)
- Based on this activity, what do you think you’ll learn about in this lesson? (Idealmente, os alunos dirão: We’ll learn about unreal conditions in this lesson.)
- Diga Let’s check, then. e vá para o próximo slide.