Plano de aula: Orações Condicionais do Tipo 1 - Old Wives’ Tales

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Oral argumentation

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano, de uma sequência de dois (ING9_03UN11 - ING9_03UN12), em que as orações condicionais (first conditional) serão abordadas com vistas à produção oral.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão o first conditional através do tema Old Wives’ Tales. Desde a contextualização, os alunos trabalharão a ideia de “condições e suas possíveis consequências”, partindo de situações mais próximas às suas vivências. Nos slides de input, os alunos: a) serão apresentados a, e possivelmente reconhecerão, algumas das Old Wives’ Tales selecionadas; b) serão apresentados a uma definição de Old Wives’ Tales; c) identificarão as condições (comportamentos) e as possíveis consequência em cada uma das frases apresentadas; e, finalmente, na segunda parte do input, d) irão analisar a estrutura gramatical utilizada para expressar a ideia de condição e possível consequência (first conditional). Já no output, os alunos expressarão suas opiniões sobre as Old Wives’ Tales trabalhadas na Atividade 1 do handout de input serem mitos ou verdades, comparando suas opiniões com as de uma reportagem de um programa de notícias americano e, por fim, reorganizarão oralmente as Old Wives’ Tales apresentadas como mitos de modo a soarem como verdades. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

• Nota aos professores:
  • Impressões dos materiais listados acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de atividades de input (que pode ser encontrada no ponto a, acima) para cada aluno. O arquivo de resolução de atividades (ponto b) e do Transcript do vídeo de output (ponto d) são destinados à sua preparação para a aula;
  • Sugestão de atividade complementar: Caso você tenha tempo o suficiente e decida por fazer a atividade sugerida como “Atividade Complementar”, apresentada no slide 8, prepare todo o material com antecedência de acordo com o número de pares de alunos que você poderá formar;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 2, 4, 5, 7 e 10 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Contudo, atente-se para as instruções dos slides 4, 5, 6 e 7, no qual há uma alternância entre as apresentações. Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo antes da mesma.

Context

Orientações:

• Mostre o slide acima e explore as imagens. Pergunte aos alunos: Do you think our actions have consequences? What consequences can you think of for the situations presented in the pictures? Leia as perguntas com os alunos e dê dois minutos para que, em pares, discutam possíveis consequências para as situações apresentadas. Você pode dizer: In pairs, think of possible consequences for the situations in the pictures. You have two minutes to talk to your partner.
  • Finalizado o tempo, peça aos alunos que compartilhem as possíveis consequências que discutiram nos pares. Esteja ciente do fato de que este é um momento de levantar algumas ideias sobre condições e possíveis consequências, não havendo, portanto, respostas corretas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos