Atividade para impressão - input
Plano de Aula
Plano de aula: Construção da persuasão
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o oitavo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.
Preparação para a aula:
O objetivo desta aula ~ to build persuasive arguments based on researched data ~, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.
O material utilizado como contextualização é uma versão curta do vídeo do Projeto BluPoint, da Dixons Carphone, na África do Sul, que aborda o uso da tecnologia como recurso educacional naquele país. O material está disponibilizado no Vimeo. Uma versão mais longa do vídeo pode ser encontrada no YouTube, neste link. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista ao vídeo previamente e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.
Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade.
O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de argumentos persuasivos destinado às autoridades escolares encarregadas da conexão de internet na escola.
Context
Tempo sugerido: 06 minutos
Orientações: Neste vídeo inicial são abordados aspectos relacionados ao uso da tecnologia a serviço da educação, na África do Sul. O vídeo é uma versão curta de um vídeo de 6’, disponibilizado no YouTube. As imagens selecionadas do vídeo servem para a promoção do debate inicial sobre o papel da conectividade na área educacional, tema desta aula. Este slide é dinâmico, ou seja, as imagens aparecem uma a uma, com o intuito de promover e explorar o conhecimento prévio dos alunos. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir da expressão chave do primeiro slide. Reflita com os alunos:
> Read this statement ~ Change lives in South Africa. What is the most important word in it? Why do you say so? ~ provavelmente os alunos farão referência à palavra change, levando em consideração que é a primeira palavra da sentença, que faz parte do título, etc. Uma vez que eles tenham respondido à pergunta, questione-os sobre a palavra lives ~ What about the word lives? Does it refer to a verb or to a noun? Why do you say so? Os alunos responderão à questão baseados em seus conhecimentos linguísticos e poderão chegar à conclusão de que a palavra lives pode se referir tanto a um verbo quanto a um substantivo, dependendo do sentido que o vídeo que eles assistirão der ao tema abordado;
> A segunda imagem aparecerá mediante clique. As crianças que aparecem na imagem dão pistas sobre o que o vídeo trata. Pergunte aos alunos: Based on this picture, what do you think the video is about? Os alunos provavelmente responderão através de palavras-chave, como education, technology, school children, handheld devices, computers, etc.
> A terceira imagem aparecerá mediante clique. Na imagem, a expressão connect now for free dará nova pista sobre o que trata o vídeo. A exploração das três imagens é recomendada, de forma integrada ~ What relation do you see among the three images? Aqui é esperado que os alunos considerem que as crianças da segunda imagem provavelmente têm acesso à internet para suas tarefas escolares.
> Na sequência, as próximas três imagens aparecerão mediante cliques, e trazem os questionamentos que são propostos às crianças que aparecem ao fundo. A ideia é especular quais respostas os alunos pensam que serão dadas pelos meninos e meninas sul-africanos. As respostas poderão vir em forma de expressões/palavras-chave, novamente:
?What do the children think? -- They must like it!/ They probably love it!
?Are they enjoying their lessons more? -- they certainly are! / Perhaps not! / I don’t know!
?What do they want to be? -- teacher, doctor, lawyer, etc.
?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO