Atividade para impressão - input
Plano de Aula
Plano de aula: Construção da persuasão
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Este é o oitavo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.
Preparação para a aula:
O objetivo desta aula ~ to build persuasive arguments based on researched data ~, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.
O material utilizado como contextualização é uma versão curta do vídeo do Projeto BluPoint, da Dixons Carphone, na África do Sul, que aborda o uso da tecnologia como recurso educacional naquele país. O material está disponibilizado no Vimeo. Uma versão mais longa do vídeo pode ser encontrada no YouTube, neste link. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista ao vídeo previamente e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.
Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade.
O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de argumentos persuasivos destinado às autoridades escolares encarregadas da conexão de internet na escola.
Context
Tempo sugerido: 06 minutos
Orientações: Neste vídeo inicial são abordados aspectos relacionados ao uso da tecnologia a serviço da educação, na África do Sul. O vídeo é uma versão curta de um vídeo de 6’, disponibilizado no YouTube. As imagens selecionadas do vídeo servem para a promoção do debate inicial sobre o papel da conectividade na área educacional, tema desta aula. Este slide é dinâmico, ou seja, as imagens aparecem uma a uma, com o intuito de promover e explorar o conhecimento prévio dos alunos. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir da expressão chave do primeiro slide. Reflita com os alunos:
> Read this statement ~ Change lives in South Africa. What is the most important word in it? Why do you say so? ~ provavelmente os alunos farão referência à palavra change, levando em consideração que é a primeira palavra da sentença, que faz parte do título, etc. Uma vez que eles tenham respondido à pergunta, questione-os sobre a palavra lives ~ What about the word lives? Does it refer to a verb or to a noun? Why do you say so? Os alunos responderão à questão baseados em seus conhecimentos linguísticos e poderão chegar à conclusão de que a palavra lives pode se referir tanto a um verbo quanto a um substantivo, dependendo do sentido que o vídeo que eles assistirão der ao tema abordado;
> A segunda imagem aparecerá mediante clique. As crianças que aparecem na imagem dão pistas sobre o que o vídeo trata. Pergunte aos alunos: Based on this picture, what do you think the video is about? Os alunos provavelmente responderão através de palavras-chave, como education, technology, school children, handheld devices, computers, etc.
> A terceira imagem aparecerá mediante clique. Na imagem, a expressão connect now for free dará nova pista sobre o que trata o vídeo. A exploração das três imagens é recomendada, de forma integrada ~ What relation do you see among the three images? Aqui é esperado que os alunos considerem que as crianças da segunda imagem provavelmente têm acesso à internet para suas tarefas escolares.
> Na sequência, as próximas três imagens aparecerão mediante cliques, e trazem os questionamentos que são propostos às crianças que aparecem ao fundo. A ideia é especular quais respostas os alunos pensam que serão dadas pelos meninos e meninas sul-africanos. As respostas poderão vir em forma de expressões/palavras-chave, novamente:
?What do the children think? -- They must like it!/ They probably love it!
?Are they enjoying their lessons more? -- they certainly are! / Perhaps not! / I don’t know!
?What do they want to be? -- teacher, doctor, lawyer, etc.
?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Reconhecer elementos discursivos que auxiliam na construção de texto argumentativo, baseado em dados/ fatos tangíveis.
Orientações: A partir do material de contextualização utilizado, o fragmento de texto apresentado aos alunos serve para retomar o tema e, ao mesmo tempo, apresentar características discursivas do texto argumentativo, de caráter persuasivo. Para a identificação desses aspectos, o slide de input é dinâmico, ou seja, os itens são apresentados em um passo-a-passo, mediante clique, para que os elementos considerados significativos sejam evidenciados:
> Primeiramente, um fragmento introdutório do texto School wi-fi ‘not to fit for 21st Century learning’ é evidenciado, mediante clique, com o objetivo de retomar aspectos relacionados a essa etapa do artigo. Se for necessário, a retomada de cada um dos itens da introdução pode ser feita brevemente.
> Ao segundo clique, a estrutura do corpo do artigo e seus respectivos elementos são apresentados. Cada um dos elementos são exemplificados com fragmentos do texto, que aparecerão e desaparecerão mediante cliques, na sequência. Assim, a cada clique, aparece o exemplo de topic sentence, de supporting details, de concluding sentence, respectivamente.
> Para que os alunos possam dar continuidade ao trabalho de identificação dos elementos discursivos, após a exemplificação dos elementos textuais, entregue esta worksheet para que mais elementos sejam identificados, em duplas.
> Para a tarefa na worksheet, os alunos são informados de que há mais elementos do corpo do texto que não foram evidenciados no slide ~ There are more elements that I would like you to spot in the article. As in the example you have just seen, what other information is there in the article that reinforces the writer’s arguments? Which word/s does the writer use to point opposite ideas/arguments? Os alunos deverão identificar, nos dois últimos parágrafos, os dados apresentados e o conectivo but, que aparece mais de uma vez, para contrapor as ideias apresentadas anteriormente àquelas que o conetivo introduz.
??Caso não seja possível utilizar os slides em aula, com os alunos, recomenda-se que este material
seja utilizado como chave de respostas para o trabalho da worksheet.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio desta worksheet. O slide é dinâmico, o que significa que as dicas ~ Tips from out there! ~ aparecem mediante cliques, a fim de que tenham tempo de serem exploradas e que os alunos possam ficar atentos às respectivas instruções. Essas instruções são repetidas na worksheet. As expressões sugeridas podem ser enriquecidas com aquelas que os alunos já trabalharam em aulas anteriores, como em ING9_03UN08. Caso a projeção do slide não seja possível, o incentivo à retomada dos termos introdutórios de cada elemento do desenvolvimento do artigo é recomendado:
> Para auxiliar na construção inicial do parágrafo, pergunte aos alunos How can we start writing the pieces of information that we have researched? Os alunos provavelmente responderão algo como o que está apresentado, ou expressões semelhantes;
> Na sequência, o procedimento pode ser semelhante ao do parágrafo inicial, indagando os alunos e retomando o texto de input, What expressions can we use to introduce the information about the numbers/data that we have researched? O material do slide pode servir também como uma chave de respostas ou alternativa para a condução desta parte da aula;
> É relevante que fique claro que essas expressões serão trabalhadas com os alunos, para que eles próprios façam as suas anotações em suas worksheets e, a partir daí, possam estruturar esta parte de seus artigos, com propriedade.
Professor, este plano prevê a produção de argumentos persuasivos para a elaboração do desenvolvimento do texto de opinião, com base em dados que necessitam de pesquisa, a fim de servir de apoio para os argumentos que os alunos utilizarão em os seus artigos. Para desenvolver esta atividade, que tomará praticamente a metade de um período de aula, sugere-se que os alunos trabalhem em duplas, na construção colaborativa dos argumentos. Ainda que a tendência seja a de solicitar aos alunos pesquisem na internet*, estimule-os a colher informações junto ao professor de informática, ao/à diretor/a da escola, aos colegas e a pessoas que conheçam sobre o assunto, como profissionais de Tecnologias da Informação, etc.
* Sugestões de sites onde os alunos podem pesquisar sobre o assunto:
https://www.statista.com/topics/2045/internet-usage-in-brazil/
https://www.zdnet.com/article/internet-for-all-plan-advances-in-brazil/
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;
2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;
3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube;
- Google Forms para atividade síncrona de Warm Up.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, algum espaço para publicação de textos: blog da classe, Google Docs ou Google Slides.
Context (momento síncrono)
Como um momento de Warm Up, compartilhe com os alunos a atividade para conhecer a opinião deles a respeito do tema. Você poderá desenvolver essa atividade no Google Forms, uma vez que não há respostas corretas; é apenas uma enquete. A sugestão das perguntas está disponível aqui. Após a enquete, mostre aos alunos a primeira imagem do slide do Context, e siga as orientações do plano de aula. Conduza o momento do Context e apresente o objetivo da aula, lembrando-os da importância de argumentos baseados em dados pesquisados/evidências.
Input (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos as orientações do slide de Input. É importante que você compartilhe sua tela e vá discutindo cada parte do texto que é evidenciada em cada clique, para que fique claro para eles as partes das características discursivas do texto argumentativo. Para a parte final do texto, peça aos alunos que comentem e apontem onde estão as partes solicitadas. Vá marcando em sua tela (grifando), e peça que expliquem suas decisões. Relembre-os de outros conectivos que podem ser usados além do but. Ao término, envie aos alunos a worksheet com o texto do Input, disponível aqui, explique o que deverá ser feito como Output e envie o material para tanto.
Output
Envie as orientações disponíveis aqui aos alunos, juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar. O link da worksheet está disponível aqui. Oriente os alunos a escreverem suas produções no Google Docs ou Google Slides, e a compartilharem com você. Peça aos outros alunos para fazerem um comentário abaixo do texto do colega mencionando o que acharam da proposta.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções elaboradas por eles e verifique se restaram dúvidas.
Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem às famílias quais benefícios acham que um melhor uso da internet traria para a educação deles. Peça que coloquem esses argumentos no texto.
Contents
- INPUT: fragment of an opinion article
- OUTPUT: building arguments to persuade school authorities to improve the internet at school
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.
(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Débora Balsemão Oss
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes