Plano de aula: Construção da persuasão

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o oitavo plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula ~ to build persuasive arguments based on researched data ~, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização é uma versão curta do vídeo do Projeto BluPoint, da Dixons Carphone, na África do Sul, que aborda o uso da tecnologia como recurso educacional naquele país. O material está disponibilizado no Vimeo. Uma versão mais longa do vídeo pode ser encontrada no YouTube, neste link. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista ao vídeo previamente e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, é apresentado um artigo da BBC News/Education & Family relacionado ao tema da contextualização. A opção pelo artigo de opinião tem o objetivo de apresentar um texto que forneça dados que sustentem os argumentos persuasivos desenvolvidos e que, além disso, necessitem de pesquisa para ratificar a sua veracidade.

O output esperado dos estudantes é um primeiro esboço de argumentos persuasivos destinado às autoridades escolares encarregadas da conexão de internet na escola.

Context

Orientações: Neste vídeo inicial são abordados aspectos relacionados ao uso da tecnologia a serviço da educação, na África do Sul. O vídeo é uma versão curta de um vídeo de 6’, disponibilizado no YouTube. As imagens selecionadas do vídeo servem para a promoção do debate inicial sobre o papel da conectividade na área educacional, tema desta aula. Este slide é dinâmico, ou seja, as imagens aparecem uma a uma, com o intuito de promover e explorar o conhecimento prévio dos alunos. Para dar início à aula, é interessante que os alunos sejam conduzidos a refletir sobre o tema, a partir da expressão chave do primeiro slide. Reflita com os alunos:

> Read this statement ~ Change lives in South Africa. What is the most important word in it? Why do you say so? ~ provavelmente os alunos farão referência à palavra change, levando em consideração que é a primeira palavra da sentença, que faz parte do título, etc. Uma vez que eles tenham respondido à pergunta, questione-os sobre a palavra lives ~ What about the word lives? Does it refer to a verb or to a noun? Why do you say so? Os alunos responderão à questão baseados em seus conhecimentos linguísticos e poderão chegar à conclusão de que a palavra lives pode se referir tanto a um verbo quanto a um substantivo, dependendo do sentido que o vídeo que eles assistirão der ao tema abordado;

> A segunda imagem aparecerá mediante clique. As crianças que aparecem na imagem dão pistas sobre o que o vídeo trata. Pergunte aos alunos: Based on this picture, what do you think the video is about? Os alunos provavelmente responderão através de palavras-chave, como education, technology, school children, handheld devices, computers, etc.

> A terceira imagem aparecerá mediante clique. Na imagem, a expressão connect now for free dará nova pista sobre o que trata o vídeo. A exploração das três imagens é recomendada, de forma integrada ~ What relation do you see among the three images? Aqui é esperado que os alunos considerem que as crianças da segunda imagem provavelmente têm acesso à internet para suas tarefas escolares.

> Na sequência, as próximas três imagens aparecerão mediante cliques, e trazem os questionamentos que são propostos às crianças que aparecem ao fundo. A ideia é especular quais respostas os alunos pensam que serão dadas pelos meninos e meninas sul-africanos. As respostas poderão vir em forma de expressões/palavras-chave, novamente:

?What do the children think? -- They must like it!/ They probably love it!

?Are they enjoying their lessons more? -- they certainly are! / Perhaps not! / I don’t know!

?What do they want to be? -- teacher, doctor, lawyer, etc.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos