Plano de aula: Estruturação de textos argumentativos

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o quarto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias persuasivas, com vistas à produção de material publicitário, para público-alvo específico.

Preparação para a aula:

O material utilizado como contextualização está disponibilizado no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. O vídeo selecionado é intitulado THE POWER OF WORDS. Assista ao vídeo clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos de um artigo de opinião. A opção por esses excertos tem o objetivo de apresentar estrutura e modelo que subsidie os alunos a expressar suas opiniões acerca de temas que lhes sejam caros, de forma coerente com o gênero discursivo.

O output esperado dos alunos é o reconhecimento da estrutura através de um primeiro registro das suas ideias a serem desenvolvidas de modo organizado e coerente com o gênero discursivo artigo de opinião. Observe que os planos anteriores foram marcadamente organizados para compor referência temática (BNCC, p. 260) e para que os alunos possam iniciar o processo de escrita, através de anotações que deverão ser registradas para serem utilizadas ao longo da unidade. Aqui, como nos momentos anteriores, a referência aos tipos de argumentos que podem ser utilizados para compor textos que defendem pontos de vista deverão contemplar os aspectos apresentados no input, mas também poderão ser expandidos, a partir das vivências dos estudantes e das peculiaridades regionais.

Para alcançarmos o objetivo desta aula (to become aware of how an argumentative essay is structured), os alunos deverão lançar mão de conhecimento prévio trabalhado, inclusive, daqueles abordados em Língua Portuguesa, a saber EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11 (BNCC, p.177).

Context

Orientações: Este vídeo inicial serve para a ativação do conhecimento prévio dos alunos e para capturar a sua atenção, referindo-se ao poder das palavras, especialmente quando aplicadas em contextos argumentativos. Essa contextualização tem o objetivo de propor reflexão quanto à escolha das palavras e da organização da sequência dos fatos, que podem culminar em finais inusitados. Explore a imagem e a sentença do slide antes de mostrar o vídeo.

Sugestões de questões:

> This is a take from the video that you will watch. What do you see in the image? Aqui é esperado que os alunos mencionem somente o que eles veem na imagem, propriamente: an old man sitting by a stairway, a can, a brown box with a saying, etc.

> Where does the stairway take? What is the weather probably like? How old does the man look? What does the man see from where he’s sitting? Utilize esses questionamentos para eliciar vocabulário dos alunos. Eles provavelmente mencionarão a big building, cold, (black) scarf, coat, about 75, in his 70s, people passing by, etc.

> What do you think this video is about? Os alunos aqui provavelmente mencionarão poverty, elderly, homeless, handicap, (visual) deficiency, blindness, etc. Acolha as respostas “não ditas”, mas que podem referir às experiências dos alunos com familiares/conhecidos idosos, com deficiência, em situação de vulnerabilidade, etc.

Após propor os questionamentos iniciais, acione o vídeo e observe as reações dos alunos. Ao final, discuta sobre o papel da escolha das palavras na elaboração de mensagens para pessoas desconhecidas e sobre o alcance que elas podem ter, dependendo do seu contexto de uso.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos