Atividade para Impressão - Input 1
Plano de Aula
Plano de aula: Práticas de escrita
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita e o uso de modais, focando especificamente no uso de should para indicar recomendação.
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o objective;
- os slides de input 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- a atividade de input 1 e a resolução do professor;
- a atividade de input 2 e a resolução do professor;
- a atividade de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
- o feedback.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Antes de mostrar a imagem aos alunos, pergunte:
- Do you always have an answer for every question? (Não há uma resposta correta para a pergunta. Seu intuito é motivar os estudantes a começarem a pensar se sempre têm respostas para as suas indagações.)
Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Now look at the images here. Raise a hand who has already felt like the boy. He’s a bit confused, not knowing what to do. (Instrua-os a levantar a mão se já se sentiram como o menino.)
Após a dinâmica, pergunte:
- Which situations or things make you feel like him? (Não há resposta correta para as perguntas. O intuito é fazê-los pensar sobre o que os deixa sem saber como agir, portanto, deixe-os à vontade para responder tanto em inglês como em português, certificando-se de tomar nota no quadro das palavras-chave em inglês que forem dizendo, pois isso poderá auxiliá-los na atividade escrita de output.)
- Now look at the road signs. What do you think they have to do with the boy? (Aceite quaisquer respostas que tenham a ver com não saber qual caminho seguir, que existem caminhos certos e errados, que é necessário refletir sobre qual seguir.)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na prática de escrita de recomendações, a partir da compreensão e uso do modal verb should.
Material complementar:
- Para saber mais sobre o modal should, acesse o link Should. No site, você poderá encontrar explicações sobre os usos de should e alguns exercícios, que poderá adaptar para a sala de aula, se lhe convier.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Apresentar o modal should para fazer recomendações, que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos, ao serem expostos a exemplos do modal should, possam compreender seu uso e forma e usar efetivamente na atividade de recomendações, proposta no output.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:
- Are you good at giving advice? (O intuito da pergunta é motivar os estudantes a pensarem sobre conselhos que possam dar.)
- Do your friends look for you when they need help with anything? (O intuito da pergunta é fazer com que os estudantes comecem a pensar sobre o assunto.)
- What kind of advice do they usually need help with? (Não há resposta certa para a pergunta. Ela servirá para pensar sobre possíveis temas para a atividade escrita de output.)
Caso considere pertinente, tome nota no quadro das ideias (em inglês) que os estudantes mencionarem pois esse brainstorming poderá auxiliá-los no processo de escrita da atividade de output.
- Let’s focus on this print screen from YouTube. They discuss eating habits, life, watching films, our behavior. (Esclareça quaisquer dúvidas de vocabulários com os alunos.)
- There’s one word that appears in all videos. Which one is it? (Espera-se que os estudantes respondam Should.)
- Think of this now: if I have the question “What should I do with my life?” (Escreva-a no quadro e destaque should), are there many plans in my life? (Provavelmente dirão No.) Do I need to think about my decisions? (Espera-se que os alunos respondam Yes.)
- What do you think the main idea of the word should is? To make recommendations and advice or to indicate things we necessarily have to do, such as obligations? (Espera-se que respondam Recommendations and advice. Caso os estudantes não cheguem à resposta, escreva os seguintes exemplos no quadro: We should eat more vegetables and drink more water. We should practice sports. We shouldn’t drink a lot of soft drinks. We shouldn’t eat a lot of fast food. Pergunte-lhes: Are these phrases talking about positive and negative things? Provavelmente dirão Yes. But do they talk about obligations? Espera-se que digam No. So, are they giving us recommendations to be healthy? Espera-se que respondam Yes.)
- So, when we want to give people advice or recommendations on things that are good for them, we use the modal verb should.
Material complementar:
- Para saber mais sobre o objetivo da aula que será trabalhado, acesse Should - English Grammar - Modal Verbs. O site traz informações sobre a função e a forma do modal should.
- A página da English Language Centers traz alguns exercícios sobre modais, dentre eles, o should, além de mais explicações sobre seu uso.
Input
Tempo sugerido: continuação do input.
Propósito: Apresentar os usos de should que servirão de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos, ao serem expostos a exemplos de conselhos e recomendações, possam compreender seu uso e aplicá-los de forma efetiva na atividade de output.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Take a look at all the headlines from online newspapers. They talk about different pieces of news but they all have one word in common: which one is it? (Espera-se que, após a análise de cada uma das manchetes, os estudantes percebam o uso de should em todas elas.)
- Just like we saw in the videos’ titles, are these headlines referring to recommendations or obligations? (Provavelmente dirão Recommendations.)
- So, when we use the word ‘should’ we are usually giving advice, telling someone the best action, or asking for an opinion.
- Let’s decide now which of these sentences give suggestions or ask for an opinion.
Entregue-lhes a atividade disponível aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.
- You will now write what the phrases refer to: suggestions or opinions.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que entenderam como fazer os exercícios, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam e compartilhem as respostas antes de corrigir com toda a sala.
- Now compare your answers with a classmate.
Em seguida corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.
Input
Tempo sugerido: continuação do input.
Propósito: Praticar a forma de should que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.
Expectativa: Que os alunos consigam resolver os exercícios sobre pedir opiniões e dar conselhos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Now let’s get to practice. Individually, answer exercises 1 and 2. On the first, you need to choose only one answer, and on the second, put the words in order.
Distribua a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que entenderam como fazer os exercícios, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam e compartilhem as respostas antes de corrigir com toda a sala.
- Now compare your answers with a classmate.
Em seguida corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Elaborar conselhos para um ‘online forum’ sobre como as pessoas deveriam agir diante de algumas situações.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input, de seu conhecimento prévio e das discussões em aula, expor suas ideias, culminando em uma produção escrita cujo objetivo é pensar em quais conselhos dariam para o público em um ‘online forum’. A sugestão é que você imprima cada uma das perguntas do online forum e cole-as pela sala antes de começar a explicar a atividade. Os alunos farão a leitura de cada uma e reagirão com um conselho, e posteriormente à sua correção, escreverão a resposta na folha.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em duplas ou trios e elaborarão conselhos sobre como a pessoa que escreveu a pergunta deveria agir diante daquela situação. As situações estão disponíveis aqui.
- Now it’s your turn to come up with your own pieces of advice. In this activity, you’ll work in pairs/trios.
Divida os grupos. Instrua-os:
- Take a look at this online forum. We can see some information there: a photo, a question and an answer which is likely to be some advice.
- Now look around your classroom. There are some questions for your online forum. They only have an emoji and a question.
- Each group needs to think of an emoji that will identify its members.
- Everybody will walk around the classroom and read all questions carefully. In your group, you’ll have to think of 1 piece of advice or solution for all situations. You can think of affirmative or negative statements.
- For example, pollution in the sea. (Escreva a pergunta e a frase a seguir no quadro) What should we do? We should not leave garbage on the beach.
- At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you write your phrases.
Peça-lhe que andem pela sala com os respectivos grupos para começar o trabalho.
O arquivo está disponível aqui. Os assuntos tratados nelas são apenas sugestões. Sinta-se à vontade para adaptá-los de acordo com a sua realidade/preferência.
Chame a atenção para o fato de que não há resposta errada para esta atividade.
É importante que os alunos se sintam livres para imaginar quais conselhos dariam diante das perguntas.
Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam usando o modal should corretamente, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.
À medida que os grupos forem terminando de escrever as frases, corrija as produções para que os alunos preparem as frases para serem escritas nas perguntas ao redor da sala.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre diferentes situações-problema.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Online newspapers’ headlines
- OUPUT: Recommendations in an online forum about what the classmates should do/how the classmates should do something
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
(EF09LI16) Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação, e probabilidade.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Virginia de Sousa Bonfim
Mentor: Débora Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes