Plano de aula: Os pronomes “tu” e “você” e a concordância verbal

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Emprego dos pronomes pessoais do caso reto

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos exercitem o reconhecimento das características dos pronomes em trechos musicais e a variedade formal e informal da linguagem.

Materiais necessários: Cópia dos trechos e das perguntas apresentadas neste material.

Dificuldades antecipadas: O uso do pronome “tu” e “você” com relação à concordância verbal, segundo a norma-padrão.

Referências sobre o assunto:

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico (Domingos Paschoal Cegalla); Moderna Gramática da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara); Norma culta brasileira: desatando alguns nós (Carlos Alberto Faraco); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (Marcos Bagno).

Tema da Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e o pronome de tratamento “você”.
  • Retome e relembre a importância da concordância verbal em relação aos pronomes “tu” e “você”.
  • Questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usar os pronomes. Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para conjugar os verbos, quais palavras utilizamos para referirmos a nós ou a outra pessoa e assim, colabore para que os alunos relembrem os pronomes.
  • Atente-se, professor, de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes da aula.