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Plano de Aula
Plano de aula: Exercitando o uso da colocação pronominal - Próclise e ênclise
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Emprego dos pronomes pessoais do caso oblíquo
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam o uso segundo a norma padrão da colocação pronominal em trechos de cordéis e sonetos. E reconheçam também o contexto da escrita do texto evidenciando a variedade formal e informal da linguagem.
Materiais necessários: Cópia dos trechos e das perguntas apresentadas neste material.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade com o uso dos pronomes oblíquos dentro do texto conforme a norma padrão. É interessante ter certeza de que os alunos se lembram das preposições, dos advérbios e das formas nominais para a realização da atividade.
Referências sobre o assunto:
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Novo Acordo Ortográfico (Domingos Paschoal Cegalla); Moderna Gramática da Língua Portuguesa (Evanildo Bechara); Norma culta brasileira: desatando alguns nós (Carlos Alberto Faraco); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro (Marcos Bagno).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Questione os alunos sobre os pronomes e sua colocação nas frases.
- Questione sobre o pronome e a concordância verbal.
- Caso perceba que os alunos não se lembram dos pronomes, é conveniente realizar uma revisão antes da aula, relembrando os pronomes pessoais do caso reto, oblíquo, indefinidos, demonstrativos e possessivos. Relembre também os advérbios de negação que atraem os pronomes e os verbos no infinitivo e gerúndio.
introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Disponha os alunos em duplas ou trios. Isso facilitará a troca de informações e o preenchimento da conclusão. Permita e incentive a discussão entre os grupos.
- Relembre com os alunos o pronome pessoal do caso reto e oblíquo.
- Retome e relembre a importância da concordância verbal em relação aos pronomes.
- Questione sobre exemplos de uso e em quais gêneros textuais costuma-se usar os pronomes. Caso perceba o desconhecimento dos pronomes pelos alunos, forneça pistas, como por exemplo, questionando quais são as palavras que usamos para fazer referência às pessoas do discurso além dos pronomes do caso reto.
- Atente-se, professor, ao fato de que é necessário o conhecimento desses pronomes para a realização do exercício e, se julgar necessário, apresente a definição antes da aula.
- Peça aos alunos que leiam a tirinha que dará pistas sobre o assunto a ser tratado e também fornecerá dicas sobre uma das utilizações do pronome, ou seja, que as palavras negativas atraem o pronome.
- Questione os alunos sobre qual acerto a menina solicita e questione também qual seria a palavra que atrairia o pronome para perto. Dê pistas que levem o aluno a perceber o aparecimento do advérbio de negação “nunca”.
- Leve os alunos a perceberem que, na norma padrão, o pronome oblíquo não inicia frase na Língua Portuguesa e possibilite que percebam que o verbo “abraçar” e “beijar” estão no imperativo.
- Lembre-se que não é necessário insistir na memorização da nomenclatura, mas é interessante que os alunos já se acostumem com os nomes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o cordel do autor cearense Bráulio Bessa, nascido em 1986, e relembre aos alunos que o cordel é um gênero que utiliza a linguagem informal e que percebemos isso por algumas palavras do texto como “pra”, “capiongo”, aperreado”.
- Peça aos alunos que observem o pronome grifado “me” e expliquem se o uso está adequado segundo a norma padrão. Questione os alunos do porquê o autor teria utilizado um corretamente e o outro de forma incorreta. Estimule a discussão em sala.
- Questione os alunos quais frases soam mais natural:
- “porém nunca me senti desmotivado,” ou “ “porém nunca senti-me desmotivado,”
- “me agarrava sempre numa mão amiga,” ou “agarrava-me sempre numa mão amiga,”
- Faça com que os alunos percebam que na língua falada e em situações informais a ênclise “desaparece” da Língua Portuguesa e a próclise é mais comumente utilizada.
- Possibilite aos alunos perceberem que no Brasil utiliza-se com mais frequência a próclise.
- Peça a eles que analisem em frases com os pronomes como:
- Explique aos alunos que a utilização da linguagem varia muito conforme o contexto e o interlocutor (pessoa com quem se fala).
desenvolvimento
Orientações:
- Apresente aos alunos o cordel de outro autor cearense Patativa do Assaré, nascido em 1909 e falecido em 2002. Peça aos alunos para observarem os pronomes e relembre que o cordel é um texto que possui características regionais e por isso, faz uso da linguagem informal.
- Questione os alunos quais frases são mais utilizadas no dia a dia.
- “me desviando do assunto” ou “desviando-me do assunto”
- “da história que lhe remeto,” ou ”da história que remeto-lhe”
- Leve os alunos a perceberem que assim como no slide anterior, a primeira frase parece ser mais natural que a segunda.
desenvolvimento
Orientações:
- Apresente agora aos alunos o soneto do autor português Luís de Camões, nascido em 1524 e falecido em 1580. Peça aos alunos para observarem os pronomes e relembre que o soneto é um texto que possui características clássicas e por isso faz uso de uma linguagem formal. Peça aos alunos que observem os pronomes grifados.
- Conduza os alunos a perceberem que os autores, mesmo que de épocas diferentes, fazem uso da mesma colocação pronominal.
desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Peça aos alunos que analisem cada pronome grifado e que expliquem a colocação utilizada segundo a norma padrão.
- Solicite também que reescrevam o verso quando perceberem que a colocação foi utilizada em desacordo com a norma padrão.
- Oriente os alunos para o preenchimento da lista, forneça ajuda e dê dicas e pistas informando que a palavras com sentido negativo e também as outras classificações de pronomes atraem os pronomes (não, nem, isso), mas não dê as respostas, estimule-os a pensar.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos quanto às observações principais com relação ao uso da próclise e da ênclise. Atente-se de que a nomenclatura não é o item mais importante, mas sim reconhecer as palavras que atraem o pronome para antes ou depois do verbo.
- Explique aos alunos que no Brasil usa-se mais a próclise por uma questão de oralidade e formação cultural, porém nos textos escritos formais é necessário seguir algumas regras específicas de colocação pronominal que nem sempre coincide com as formas que nos parecem mais natural.
- Comente que isso acontece porque muitas dessas regras se baseiam nos pronomes átonos usados em Portugal.
- Explique também aos alunos a questão enunciativa discursiva, ou seja, que a linguagem é sempre adequada ao contexto e que cada autor escreve conforme o grau de estudo e conhecimento que possui.
- Chame a atenção dos alunos para o fato de que mesmo em épocas diferentes os autores utilizaram as mesmas colocações.
- Respostas do “Concluindo”
CONCLUINDO…
Lembre-se que a enunciação discursiva é a atividade linguística do interlocutor no momento da fala e que por isso ela pode ser alterada por vários motivos como:
- Adequação entre locutor (aquele que fala) a seu interlocutor (aquele que ouve).
- A linguagem é influenciada pelo nível de instrução e leitura de quem fala e pelo contexto em que é utilizada.
- Camões utilize a linguagem formal e Patativa do Assaré uma linguagem regional e mesmo assim os dois apresentaram desvios na colocação pronominal segundo a norma padrão.
- E por último, lembre-se de que a principal função da linguagem é a comunicação, mas é muito importante conhecer o uso segundo a norma padrão, porque essa é a forma exigida em um ambiente formal de trabalho, negócios e apresentações acadêmicas.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou vídeo dirigido aos alunos apresentando o tema da aula conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie um curto vídeo/áudio explicando o que é colocação pronominal, conforme as orientações do slide Introdução. Envie, junto, a tirinha da Introdução e peça para os alunos relacionarem o texto com o tema da aula: colocação pronominal.
Desenvolvimento
Via áudio, envie uma nova orientação aos alunos. Peça para eles se organizarem em equipes (sugira que criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue, para cada equipe, os textos disponíveis nos slides Desenvolvimento e oriente que leiam e respondam às questões sugeridas no plano.
Peça para um aluno de cada grupo enviar para o grupo de WhatsApp da turma as conclusões (por mensagem de texto, foto, áudio ou vídeo). Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meets, para os alunos relatarem as respostas.
Fechamento
Para encerrar, peça para os alunos completarem a atividade do último slide, destacando as regras principais de colocação pronominal, de acordo com o que aprenderam na aula.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na resolução das atividades, discutindo e problematizando. Peça para os alunos observarem nas falas dos familiares o uso de ênclise ou próclise, verificando como essas unidades linguísticas funcionam em contexto comunicativo informal, em casa. Neste momento, a participação dos familiares é um recurso imprescindível para o engajamento discente. Sugira que esses momentos em família sejam registrados em vídeos/fotos e peça para os alunos que se sentirem confortáveis para enviarem esses registros aos grupo de Whatsapp da turma.