Plano de Aula

Plano de aula: O efeito das queimadas para o clima da Amazônia

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Para isso, os alunos deverão compreender que entre as atividades humanas que afetam a atmosfera e o microclima estão as queimadas. É importante que saibam que nas savanas (cerrado) o fogo é indispensável para sua preservação. Contudo, na Amazônia, por exemplo, as queimadas costumam estender a estação seca, influenciando o clima local. Um dos efeitos é a inibição da formação de nuvens e consequente redução da precipitação. Visando esclarecer de que forma isso ocorre, a turma deverá fazer a leitura de um texto sobre as queimadas na Amazônia e as consequências para o clima local e, posteriormente, ser dividida em equipes para realizar a atividade da Ação Propositiva. Essa atividade consiste em analisar, debater e, em seguida, elencar os instrumentos de prevenção e controle de incêndios florestais consideradas mais relevante para a prevenção e controle de queimadas. Após elencar as ações, a equipe deve justificar a importância atribuída à ação ou ações selecionadas e apresentar para a turma. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, caderno; caneta ou lápis para anotações.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaFFmhVHqz8FYhEpbqWk76rn7HwK9aQuGqqk28T37PYNR8BMDJpcuJF5NFGC/geo6-13und08-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28DrV6NGR6PH2mVHKCpDs9u9kvAMjjSaM2XcAVdduFnXfpCuCugVuUuKAus5/geo6-13und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Savana é um tipo de cobertura vegetal constituída, geralmente, por gramíneas e árvores esparsas. O Cerrado brasileiro é uma savana, reconhecida como a mais rica do mundo, formado especialmente por arbustos e árvores. Ele é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula trata das queimadas na Amazônia. Exponha para a turma que serão abordadas as causas das queimadas e as consequências para o clima local.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados