Plano de aula: O efeito das queimadas para o clima da Amazônia

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Para isso, os alunos deverão compreender que entre as atividades humanas que afetam a atmosfera e o microclima estão as queimadas. É importante que saibam que nas savanas (cerrado) o fogo é indispensável para sua preservação. Contudo, na Amazônia, por exemplo, as queimadas costumam estender a estação seca, influenciando o clima local. Um dos efeitos é a inibição da formação de nuvens e consequente redução da precipitação. Visando esclarecer de que forma isso ocorre, a turma deverá fazer a leitura de um texto sobre as queimadas na Amazônia e as consequências para o clima local e, posteriormente, ser dividida em equipes para realizar a atividade da Ação Propositiva. Essa atividade consiste em analisar, debater e, em seguida, elencar os instrumentos de prevenção e controle de incêndios florestais consideradas mais relevante para a prevenção e controle de queimadas. Após elencar as ações, a equipe deve justificar a importância atribuída à ação ou ações selecionadas e apresentar para a turma. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, caderno; caneta ou lápis para anotações.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

Atividade da Sistematização

Para você saber mais:

Savana é um tipo de cobertura vegetal constituída, geralmente, por gramíneas e árvores esparsas. O Cerrado brasileiro é uma savana, reconhecida como a mais rica do mundo, formado especialmente por arbustos e árvores. Ele é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula trata das queimadas na Amazônia. Exponha para a turma que serão abordadas as causas das queimadas e as consequências para o clima local.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA