Plano de Aula

Plano de aula: Dias e noites no planeta

Plano 6 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE05 que busca relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, dando especial atenção à região dos polos.

Assim, esse plano de aula, para contemplar a habilidade sugerida trabalhará com a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação na ocorrência dos dias e noites no planeta.

Esse plano busca a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação terrestre na ocorrência dos dias e noites no planeta. Em grupos de 3 a 4 pessoas os alunos irão realizar uma atividade prática que ilustra a incidência de raios solares (luz da lanterna) na superfície do Planeta Terra (bola de isopor), que possui o eixo inclinado (representado pelo espeto de churrasco inserido na bola).

Materiais necessários: Você deve preparar kits com esses 3 materiais (uma lanterna, uma bola de isopor, um canetão preto e um espeto de churrasco) para cada grupo formado. Você pode solicitar também que os alunos providenciem esses materiais em casa e tragam para sala de aula no dia do desenvolvimento desse plano.

Imagens das cidades de Tóquio a noite e Rio de Janeiro de dia apresentado no slide 4; uma lanterna, uma bola de isopor, um espeto de churrasco e um canetão preto.

Material complementar:

Imagens de Tóquio e Rio de Janeiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J4ctSvvSE2fXUTsRN3Cd8PYF8sGTBBpwzrchs8XfWaH43YzJzQp3PYSMTkbd/geo06-03und06-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Sobre o movimento de rotação e translação acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.htm. Acesso em 10/04/2019. Também em: https://www.todamateria.com.br/movimento-de-rotacao/. Acesso em 10 de abril de 2019.

Somente sobre o movimento de rotação acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_da_Terra. Acesso em 10 de abril de 2019.

O vídeo “Movimentos de Rotação e Translação“ do Instituto Federal de Rondônia ilustra e explica os movimentos da Terra, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA. Acesso em 10 de abril de 2019.

Também acesse o vídeo “Movimentos da Terra” de Videoinstalação educativa produzida para a disciplina de Produção Audiovisual do curso de Sistemas e Mídias Digitais, UFC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rt4pDL0fZa0. Acesso em 10 de abril de 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o formato da Terra e noções sobre seus movimentos principais (rotação e translação).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Comente que eles realizarão uma atividade em grupos para ilustrar a incidência de raios solares na superfície do planeta Terra.

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