Plano de Aula

Plano de aula: Dias e noites no planeta

Plano 6 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE05 que busca relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, dando especial atenção à região dos polos.

Assim, esse plano de aula, para contemplar a habilidade sugerida trabalhará com a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação na ocorrência dos dias e noites no planeta.

Esse plano busca a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação terrestre na ocorrência dos dias e noites no planeta. Em grupos de 3 a 4 pessoas os alunos irão realizar uma atividade prática que ilustra a incidência de raios solares (luz da lanterna) na superfície do Planeta Terra (bola de isopor), que possui o eixo inclinado (representado pelo espeto de churrasco inserido na bola).

Materiais necessários: Você deve preparar kits com esses 3 materiais (uma lanterna, uma bola de isopor, um canetão preto e um espeto de churrasco) para cada grupo formado. Você pode solicitar também que os alunos providenciem esses materiais em casa e tragam para sala de aula no dia do desenvolvimento desse plano.

Imagens das cidades de Tóquio a noite e Rio de Janeiro de dia apresentado no slide 4; uma lanterna, uma bola de isopor, um espeto de churrasco e um canetão preto.

Material complementar:

Imagens de Tóquio e Rio de Janeiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J4ctSvvSE2fXUTsRN3Cd8PYF8sGTBBpwzrchs8XfWaH43YzJzQp3PYSMTkbd/geo06-03und06-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

Sobre o movimento de rotação e translação acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.htm. Acesso em 10/04/2019. Também em: https://www.todamateria.com.br/movimento-de-rotacao/. Acesso em 10 de abril de 2019.

Somente sobre o movimento de rotação acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_da_Terra. Acesso em 10 de abril de 2019.

O vídeo “Movimentos de Rotação e Translação“ do Instituto Federal de Rondônia ilustra e explica os movimentos da Terra, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA. Acesso em 10 de abril de 2019.

Também acesse o vídeo “Movimentos da Terra” de Videoinstalação educativa produzida para a disciplina de Produção Audiovisual do curso de Sistemas e Mídias Digitais, UFC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rt4pDL0fZa0. Acesso em 10 de abril de 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o formato da Terra e noções sobre seus movimentos principais (rotação e translação).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Comente que eles realizarão uma atividade em grupos para ilustrar a incidência de raios solares na superfície do planeta Terra.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados