GEO06_03UND06 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Dias e noites no planeta
Plano 6 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE05 que busca relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, dando especial atenção à região dos polos.
Assim, esse plano de aula, para contemplar a habilidade sugerida trabalhará com a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação na ocorrência dos dias e noites no planeta.
Esse plano busca a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação terrestre na ocorrência dos dias e noites no planeta. Em grupos de 3 a 4 pessoas os alunos irão realizar uma atividade prática que ilustra a incidência de raios solares (luz da lanterna) na superfície do Planeta Terra (bola de isopor), que possui o eixo inclinado (representado pelo espeto de churrasco inserido na bola).
Materiais necessários: Você deve preparar kits com esses 3 materiais (uma lanterna, uma bola de isopor, um canetão preto e um espeto de churrasco) para cada grupo formado. Você pode solicitar também que os alunos providenciem esses materiais em casa e tragam para sala de aula no dia do desenvolvimento desse plano.
Imagens das cidades de Tóquio a noite e Rio de Janeiro de dia apresentado no slide 4; uma lanterna, uma bola de isopor, um espeto de churrasco e um canetão preto.
Material complementar:
Imagens de Tóquio e Rio de Janeiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J4ctSvvSE2fXUTsRN3Cd8PYF8sGTBBpwzrchs8XfWaH43YzJzQp3PYSMTkbd/geo06-03und06-contextualizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
Sobre o movimento de rotação e translação acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.htm. Acesso em 10/04/2019. Também em: https://www.todamateria.com.br/movimento-de-rotacao/. Acesso em 10 de abril de 2019.
Somente sobre o movimento de rotação acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_da_Terra. Acesso em 10 de abril de 2019.
O vídeo “Movimentos de Rotação e Translação“ do Instituto Federal de Rondônia ilustra e explica os movimentos da Terra, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA. Acesso em 10 de abril de 2019.
Também acesse o vídeo “Movimentos da Terra” de Videoinstalação educativa produzida para a disciplina de Produção Audiovisual do curso de Sistemas e Mídias Digitais, UFC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rt4pDL0fZa0. Acesso em 10 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o formato da Terra e noções sobre seus movimentos principais (rotação e translação).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Comente que eles realizarão uma atividade em grupos para ilustrar a incidência de raios solares na superfície do planeta Terra.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia o slide em voz alta para os alunos. Deixe que eles se expressem a respeito do questionamento proposto.Depois passe para o próximo slide e apresente as imagens das cidades de Tóquio a noite, no Japão, e do Rio de Janeiro, no Brasil, de dia. Saliente que, enquanto em uma localidade é de dia, na outra é de noite.
Como adequar à sua realidade: A cidade do Rio de Janeiro fica no Brasil e você pode fazer o mesmo paralelo em relação à Tóquio para a sua cidade.
Contextualização
Orientações: Leia o slide em voz alta para os alunos. Deixe que eles se expressem a respeito do questionamento proposto.Depois passe para o próximo slide e apresente as imagens das cidades de Tóquio a noite, no Japão, e do Rio de Janeiro, no Brasil, de dia. Saliente que, enquanto em uma localidade é de dia, na outra é de noite.
Como adequar à sua realidade: A cidade do Rio de Janeiro fica no Brasil e você pode fazer o mesmo paralelo em relação à Tóquio para a sua cidade.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite que os alunos levantem hipóteses acerca dos dias e noites no planeta Terra. Espera-se que eles sugiram que isso decorre do movimento de rotação realizado pelo planeta Terra em torno do próprio eixo, no sentido de oeste para leste. Este é o movimento que determina a sucessão dos dias e noites. Relembre com os alunos que esse movimento também é responsável pelo movimento aparente do céu. Se observarmos uma estrela durante um determinado tempo, veremos que sua posição irá mudar. Esse movimento tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma rotação. Este é o chamado dia sideral. Se usarmos como referência o Sol (dia solar), o tempo para a Terra dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo é em média 24 h.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Os alunos irão realizar essa atividade em grupos de 3 a 4 pessoas. Você deve entregar um kit com os materiais separados no início da aula para cada grupo ou a partir do que solicitou que trouxessem em sala de aula para o desenvolvimento desse plano.
A bola de isopor deve representar o planeta Terra, o espeto de churrasco deve ser inserido de maneira inclinada na bola de isopor, de cima para baixo, ou seja, representando o eixo inclinado de aproximadamente 23º27 do planeta de norte a sul e a lanterna acesa é o Sol. Peça que desenhem uma pessoa ou um ponto preto em alguma parte da bola de isopor, representando um habitante da Terra.
Solicite que o grupo escolha um aluno para acender a lanterna, representando a iluminação do Sol sobre o planeta, e outro aluno para girar a bola de isopor, representando a Terra e seu movimento de rotação, e, consequentemente, as sucessões de dias e noites visto pelo habitante (desenho ou ponto preto). Esclareça que a atividade apenas ilustra o movimento de rotação e não representa o tamanho real, já que não possui escala correta.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que demonstrem suas atividade e suas conclusões. Relate que o movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas. Reproduza essa questão com iluminação direta em uma face da bola de isopor (planeta Terra).
Como adequar à sua realidade: Você pode fazer essa atividade com o uso do globo terrestre, assim demonstra as partes da superfície do mundo, países e continentes, iluminadas de dia, e as outras partes não iluminadas representando a noite. Compare com o Brasil em relação às outras localidades. Os alunos poderiam marcar no globo ou atlas a posição aproximada do Rio de Janeiro e do Japão para visualizarem os exemplos apresentados na aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Youtube
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
Valor trabalhado
- O respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
A compreensão da existência do dia e da noite a partir do movimento de rotação da Terra é o ponto central deste plano. Geralmente esse é um assunto que desperta bastante curiosidade, assim, para instigar os alunos, escolha uma imagem que represente a linha “terminador” ou zona de crepúsculo — a linha que marca o limite entre o dia/noite e que se desloca na Terra a partir do movimento de rotação. Um exemplo em forma de animação está disponível nesse link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terminador, acesso em: 31/05/2020.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feita, com base no plano original, com exemplos reais e cotidianos da diferença entre o dia e a noite na Terra, trazendo, assim, o tema da aula para algo que os alunos conhecem. Uma sugestão seria o envio de uma reportagem de jornal televisivo ou vídeo do Youtube mostrando que no Ano Novo, os países mais à leste, como Japão e Austrália, comemoram o Réveillon enquanto no Brasil ainda estamos no almoço do dia 31 de dezembro. Outro exemplo que pode ser dado é o caso de jogos esportivos, como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, em que temos que acordar de madrugada ou bem cedinho para acompanhar ao vivo os jogos que ocorrem em algum país distante.
Envie por meio de uma ferramenta de comunicação tecnológica o exemplo escolhido e pergunte aos alunos se eles sabem dizer por que isso ocorre. As respostas são um bom diagnóstico do conhecimento prévio deles sobre o assunto. Caso considere necessário, reveja saberes, como por exemplo, a diferença entre os movimentos de rotação e translação, enviando o vídeo “Aprenda como a Terra se movimenta!”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rt4pDL0fZa0, acesso em 31/05/2020.
Ação propositiva
A ação propositiva deste plano será uma adaptação da proposta original. A primeira adaptação é a indicação de que o experimento seja feito individualmente e sob supervisão dos familiares. A segunda adaptação é em relação ao material, ampliando um pouco as possibilidades para viabilizar a realização da experiência. Assim, pode ser usada uma laranja no lugar da bolinha de isopor. Não há necessidade do uso de um globo terrestre e, no lugar da lanterna, pode ser usado um abajur. O espeto de churrasco é necessário, conforme descrito no plano original.
Peça que os alunos, junto com um familiar, desenhem na bolinha de isopor ou na laranja as linhas imaginárias (Equador, Trópicos de Capricórnio e Câncer e o Meridiano de Greenwich) com uma caneta hidrocor preta. Peça também que façam desenhos de pessoas ou de monumentos e que colem dois, de lados opostos da esfera. Oriente-os a terem atenção nas instruções de como deve ser colocado o espeto de churrasco (eixo inclinado da Terra).
Para garantir que tudo transcorra da melhor forma possível, envie as instruções em um arquivo (disponível no plano de aula original) e grave um vídeo mostrando cada etapa da elaboração do experimento. Peça aos alunos e familiares que, com a luz apagada, liguem apenas o abajur ou lanterna, aproximem a laranja/bolinha do foco de luz e girem a estrutura pelo espeto de churrasco observando o que acontece com os dois desenhos feitos na esfera.
Sistematização
Peça, ao final, que o familiar faça um vídeo do aluno mostrando o experimento (a bolinha/laranja girando sob foco da luz) e explicando o que acontece com os dois desenhos registrados na esfera. Compartilhe com a turma os vídeos feitos. Um exemplo do vídeo pode ser visualizado aqui: https://www.picuki.com/media/230759549466990851, acesso em: 31/05/2020.
Convite às famílias
Convide as famílias a observar, junto com o aluno, o planeta Terra e a linha do crepúsculo através de imagens de satélite em tempo real disponíveis em: https://www.apolo11.com/satelite_aovivo.php, acesso em: 31/05/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Relacionar a existência do ano bissexto com o movimento de translação da Terra
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.