Plano de Aula

Plano de aula: As estações do ano e os solstícios e equinócios

Plano 3 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano é importante que o aluno saiba localizar geograficamente os hemisférios norte e sul e os paralelos principais (Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico), conheça o movimento de translação da Terra e domine conhecimentos sobre latitude.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Normalmente, ao descrever detalhadamente o clima de uma região, convenciona-se dividir o ano em quatro trimestres. Cada trimestre corresponde a uma estação do ano. Tal divisão, ocorre porque as diferentes localidades que o planeta ocupa ao longo da sua trajetória em torno do Sol, associada à inclinação do seu eixo de rotação, faz com que a incidência dos raios solares varie ao longo do ano, influenciando a circulação geral da atmosfera.

Neste plano, por meio de discussões e da observação de uma simulação do movimento de translação da Terra, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência das estações do ano, por que ocorrem em épocas diferentes nos hemisférios sul e norte e o que são e quando ocorrem os equinócios e os solstícios.

Materiais necessários: datashow, caderno, lápis ou caneta e uma cópia do documento Ficha de Registro por trio, link abaixo.

Para a simulação: um globo terrestre e um suporte de abajur com lâmpada. Na impossibilidade de se obter um globo, use uma esfera de isopor atravessada com um palito de churrasco para representar o eixo imaginário de rotação.

Observação: O material para a simulação deve ser providenciado (ou preparado) com antecedência pelo professor.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Informações para a Simulação, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5eZuc9dbnnwSgRdFRzTYj6VxqZXwbbhyNq8Z7933MARXAU4xbh8eJvjDKMy/geo6-03und03-acao-propositiva-informacoes-para-a-simulacao.pdf

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Para você saber mais:

Início das estações do ano, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG, Departamento de Astronomia, USP, disponível em: http://www.iag.usp.br/astronomia/inicio-das-estacoes-do-ano Acesso em 08 de Abril de 2019.

Informações sobre as Estações do Ano na cidade de São Paulo, Estação Meteorológica do IAG/USP, Seção Técnica de Serviços Meteorológicos, disponível em: http://www.estacao.iag.usp.br/seasons/index.php Acesso em 08 de Abril de 2019.

Qual o motivo das estações do ano? Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG, USP, disponível em: http://www.iag.usp.br/~agg_1400200/moddata/METEOROLOGIA/2_Temperatura-p2.pdf Acesso em 08 de Abril de 2019.

O Problema do Ensino da Órbita da Terra, de João Batista Garcia Canalle, Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, disponíve em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol4/Num2/v4n2a06.pdf Acesso em10 de Abril de 2019.

Simulador interativo do Movimento de Translação da Terra, elaborado pelo Astronomy Education at the University of Nebraska-Lincoln, disponível em: https://tudogeo.com.br/2018/08/21/simulador-movimento-translacao-tera/ Acesso em 10 de Abril de 2019.

Os dois vídeos abaixo podem, também, auxiliá-lo nas explicações da simulação:

Como adequar à sua realidade: Na contextualização ou durante a simulação, converse com os alunos sobre as características das estações do ano do lugar onde esse plano está sendo aplicado, bem como, sobre a duração de horas de dia e noite ao longo do ano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula, por meio de discussões e da observação de uma simulação do movimento de translação da Terra, eles irão compreender a razão das estações do ano, por que ocorrem em épocas diferentes nos hemisférios sul e norte e o que são e quando ocorrem os equinócios e os solstícios.

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