GEO6_03UND09 - Fragmentos de Notícias
Plano de Aula
Plano de aula: El niño
Plano 9 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE05 que, entre outras coisas, busca relacionar padrões climáticos e outras questões.
Assim, esse plano de aula busca a compreensão do fenômeno El niño e seus efeitos no Brasil por meio da construção de um mural de notícias cronológico, ou seja, avaliando suas consequências ao longo dos anos.
Esse plano de aula busca a compreensão do fenômeno El niño e seus efeitos na circulação atmosférica e no clima brasileiro. Para isso os alunos irão ler dois fragmentos de notícias atuais sobre sua atuação e buscarão outras notícias, que sejam mais antigas, para construir um mural cronológico, ou seja, notícias compondo uma linha do tempo para colarem no papel kraft. Se for necessário, solicite a eles que tragam as notícias de casa, caso não seja possível pesquisá-las em sala de aula. Você pode estabelecer de 2 a 3 notícias por dupla que abordem as consequências e os efeitos desse fenômeno no clima do país. Também poderá estabelecer uma época temporal, por exemplo, desde os anos 1980 até hoje.
Materiais necessários: Notícias nos efeitos do El niño no Brasil (que podem ser pesquisados em casa ou em sala), papel kraft, cola.
Material complementar:
Fragmentos de Notícias:
Para você saber mais:
Se quiser acesso às notícias completas apresentadas nesse plano procure em:
El Ninõ deve trazer impactos de produtividade e rentabilidade na pecuária. Portal DBO, 03/04/2019. Disponível em: <https://www.portaldbo.com.br/el-nino-deve-trazer-impactos-de-produtividade-e-rentabilidade-na-pecuaria/>.
Acesso em: 21 abr 2019.
El niño chega, mas não assusta: veja previsão do tempo para outono e inverno no Brasil. Disponível em: <https://www.girodoboi.com.br/destaques/el-nino-chega-mas-nao-assusta-veja-previsao-do-tempo-para-outono-e-inverno-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr 2019.
AZEREDO, Thiago. El niño e La niña. Globo Educação. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/el-nino-e-la-nina.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Efeitos do El Niño no Brasil. Alunos online. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/efeitos-el-nino-no-brasil.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
______________. Influências do El Niño no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm>. Acesso em: 21 abr 2019.
SUÇUARANA, Monik da Silveira. El Niño. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/clima/el-nino/>. Acesso em: 21 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento do clima do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula. Comente que esse plano busca a compreensão do fenômeno El niño e seus efeitos no Brasil. Esclareça que El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Assim, ele altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Comente que nessa aula eles realizarão algumas leituras e construirão um mural sobre a ocorrência do fenômeno El Niño.
Como adequar à sua realidade: Como esse plano busca a compreensão dos efeitos desse fenômeno no Brasil, você poderá abordar, ao final, as consequências específicas na região onde mora.
Para você saber mais:
Se quiser acesso às notícias completas apresentadas nesse plano procure em:
El Ninõ deve trazer impactos de produtividade e rentabilidade na pecuária. Portal DBO, 03/04/2019. Disponível em: <https://www.portaldbo.com.br/el-nino-deve-trazer-impactos-de-produtividade-e-rentabilidade-na-pecuaria/>.
Acesso em: 21 abr 2019.
El niño chega, mas não assusta: veja previsão do tempo para outono e inverno no Brasil. Disponível em: <https://www.girodoboi.com.br/destaques/el-nino-chega-mas-nao-assusta-veja-previsao-do-tempo-para-outono-e-inverno-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr 2019.
AZEREDO, Thiago. El niño e La niña. Globo Educação. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/el-nino-e-la-nina.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Efeitos do El Niño no Brasil. Alunos online. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/efeitos-el-nino-no-brasil.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
______________. Influências do El Niño no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm>. Acesso em: 21 abr 2019.
SUÇUARANA, Monik da Silveira. El Niño. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/clima/el-nino/>. Acesso em: 21 abr 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO