Plano de Aula

Plano de aula: El niño

Plano 9 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

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Descrição

Este plano de aula é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e promove a integração entre Geografia, Computação e temas da urgência climática. A proposta tem como objetivo que os estudantes compreendam os efeitos do fenômeno El Niño sobre o clima do Brasil e desenvolvam competências para investigar informações com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A aula está organizada em três momentos principais: no primeiro, os estudantes assistem a um vídeo curto explicativo sobre o El Niño e participam de uma conversa inicial sobre suas percepções e conhecimentos prévios; no segundo momento, realizam uma atividade investigativa em grupo intitulada “Fato ou fake – El Niño”, em que recebem uma situação climática inspirada em dados reais e utilizam uma ferramenta de IA generativa para confirmar ou desmentir afirmações relacionadas a esse fenômeno; por fim, no terceiro momento, cada grupo sistematiza sua investigação em forma de um mapa mental, organizando as informações analisadas (situação, prompt, resposta da IA e avaliação crítica). A proposta desenvolve o pensamento científico, o letramento digital e o uso ético das tecnologias, ao mesmo tempo em que promove uma compreensão mais profunda dos impactos regionais do El Niño e das possibilidades de enfrentamento da crise climática.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computadores, tablets ou celulares com acesso à internet. Projetor ou televisão (opcional) para exibição do vídeo introdutório sobre o El Niño e leitura coletiva das situações simuladas.

Recursos educacionais digitais:
ferramentas de IA generativa (ChatGPT, Gemini, Copilot, Bing ou outras de uso escolar autorizado). Caso o acesso à tecnologia seja limitado, o professor poderá projetar ou ler as respostas da IA para a turma.

Materiais diversos:
papel A4, cartolina ou folha de flipchart, canetas, lápis, marcadores coloridos, cola e fita adesiva.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Reconhecer o fenômeno El Niño e seus impactos sobre o clima no Brasil, relacionando-o à circulação atmosférica e às alterações nos padrões de chuva, temperatura e eventos extremos em diferentes regiões do país.

  • Uso da IA para investigar a veracidade de informações climáticas, com foco na formulação de perguntas (prompts) claras e na análise crítica das respostas geradas, avaliando sua confiabilidade, coerência e utilidade no enfrentamento de desinformações relacionadas ao El Niño.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o fenômeno da inversão térmica, suas causas e consequências, relacionando-o às práticas humanas e aos impactos na qualidade do ar e no clima das cidades.

  • Formular perguntas claras, objetivas e respeitosas para ferramentas de IA e analisar criticamente as respostas recebidas, identificando possíveis desinformações sobre fenômenos climáticos.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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Acesse

Bibliografia

  • FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, 2018.

  • KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

  • VEGA, Alfredo Pena (org.). Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas. São Paulo: Cortez, 2023.

  • SHIRTS, Matthew. Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.

  • THUNBERG, Greta; ERNMAN, Malena; THUNBERG, Svante; ERNMAN, Beata. Nossa casa está em chamas: ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. São Paulo: Best Seller, 2019.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos

Este plano de aula é voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e promove a integração entre os campos da Geografia, da Computação e da Urgência Climática. A proposta tem como finalidade que os estudantes compreendam o fenômeno do El Niño, suas causas e efeitos sobre o clima no Brasil, e desenvolvam a capacidade de verificar informações com o apoio da IA, diante do aumento de conteúdos falsos sobre eventos climáticos.

Dificuldades antecipadas:

É possível que alguns estudantes tenham dificuldade para distinguir o El Niño de outros fenômenos climáticos, como o aquecimento global ou a La Niña. Para contornar isso, recomenda-se o uso de esquemas visuais, mapas e vídeos explicativos. Também pode haver desafios na elaboração de bons prompts para a IA, especialmente quanto à clareza e objetividade. O professor pode apoiar esse processo oferecendo exemplos práticos, conduzindo atividades de escrita colaborativa e mediando a discussão das respostas geradas. É essencial reforçar com os estudantes que nem toda resposta da IA é correta, e que a verificação das fontes e a avaliação crítica são fundamentais para o uso ético e responsável da tecnologia.

Possibilidade de interdisciplinaridade:

Esta proposta pode ser ampliada em diálogo com a disciplina de Ciências, aprofundando os efeitos atmosféricos do El Niño e suas relações com os ecossistemas. Pode também se articular com Língua Portuguesa, por meio da produção de textos explicativos, perguntas argumentativas ou roteiros para apresentações. Em Arte, os estudantes podem explorar elementos visuais no mapa mental para representar as conexões entre clima, dados e desinformação. A interdisciplinaridade amplia as possibilidades de expressão dos estudantes e fortalece a construção de uma cidadania científica e digital.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco estudantes, inicie a aula promovendo um ambiente de escuta e acolhimento. Reorganize as carteiras em formato de ilhas para favorecer a colaboração, o diálogo e o trabalho em equipe. Comece a aula com uma pergunta provocadora escrita no quadro ou projetada:

- Você já ouviu falar em El Niño? Como ele pode influenciar o clima em diferentes regiões do Brasil?

Dê espaço para que os estudantes compartilhem espontaneamente o que sabem ou imaginam sobre o fenômeno. Aproveite esse momento para valorizar as experiências e percepções da turma, sem julgamentos ou correções imediatas. Em seguida, apresente o tema da aula: “Fato ou fake? Investigando o El Niño com a ajuda da IA”.

Explique que, ao longo da aula, os grupos vão analisar situações climáticas inspiradas em dados reais, usar ferramentas de IA para verificar a veracidade de algumas informações e organizar os resultados da investigação em forma de mapa mental.

Finalize esse momento lendo em voz alta com a turma os objetivos da aula, destacando que a proposta vai além de aprender sobre um fenômeno climático, ela também envolve pensar com responsabilidade, avaliando o que circula na internet e aprendendo a usar a tecnologia de forma ética, crítica e criativa.

Tempo previsto: 20 minutos.

Com os grupos já formados e a turma ambientada com o tema, dê sequência à aula exibindo o vídeo curto do canal “Entrando na História”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=vVtolyMaMiY. O vídeo apresenta o fenômeno do El Niño de forma acessível, ilustrando como a variação da temperatura da água do Oceano Pacífico pode impactar a circulação atmosférica e, consequentemente, o clima em diferentes regiões do planeta.

Antes de iniciar, oriente os estudantes a assistirem com atenção e anotarem no caderno ou em uma folha as palavras-chave ou ideias que acharem mais importantes durante o vídeo. Após a exibição, conduza uma roda de conversa com a turma, retomando o conteúdo com algumas perguntas orientadoras como:

- O que é o El Niño, segundo o vídeo?

- Como ele se forma?

- De que maneira esse fenômeno pode afetar o clima do Brasil?

- Quais problemas podem surgir com essas alterações no clima?

Durante esse debate, anote no quadro algumas das contribuições dos estudantes, construindo um esquema visual com palavras-chave como correntes oceânicas, aquecimento das águas, alteração das chuvas, seca, excesso de chuvas, circulação atmosférica, agricultura, cheias, estiagem, entre outras. Reforce que o El Niño é um fenômeno natural, mas os efeitos podem ser potencializados ou agravados por ações humanas e que a desinformação sobre ele pode gerar confusão ou decisões equivocadas. Essa discussão será a base para a próxima atividade da aula, que envolve o uso de IA para investigar a veracidade de informações sobre o El Niño.

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