GEO6_03UND09 - Fragmentos de Notícias
Plano de Aula
Plano de aula: El niño
Plano 9 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE05 que, entre outras coisas, busca relacionar padrões climáticos e outras questões.
Assim, esse plano de aula busca a compreensão do fenômeno El niño e seus efeitos no Brasil por meio da construção de um mural de notícias cronológico, ou seja, avaliando suas consequências ao longo dos anos.
Esse plano de aula busca a compreensão do fenômeno El niño e seus efeitos na circulação atmosférica e no clima brasileiro. Para isso os alunos irão ler dois fragmentos de notícias atuais sobre sua atuação e buscarão outras notícias, que sejam mais antigas, para construir um mural cronológico, ou seja, notícias compondo uma linha do tempo para colarem no papel kraft. Se for necessário, solicite a eles que tragam as notícias de casa, caso não seja possível pesquisá-las em sala de aula. Você pode estabelecer de 2 a 3 notícias por dupla que abordem as consequências e os efeitos desse fenômeno no clima do país. Também poderá estabelecer uma época temporal, por exemplo, desde os anos 1980 até hoje.
Materiais necessários: Notícias nos efeitos do El niño no Brasil (que podem ser pesquisados em casa ou em sala), papel kraft, cola.
Material complementar:
Fragmentos de Notícias:
Para você saber mais:
Se quiser acesso às notícias completas apresentadas nesse plano procure em:
El Ninõ deve trazer impactos de produtividade e rentabilidade na pecuária. Portal DBO, 03/04/2019. Disponível em: <https://www.portaldbo.com.br/el-nino-deve-trazer-impactos-de-produtividade-e-rentabilidade-na-pecuaria/>.
Acesso em: 21 abr 2019.
El niño chega, mas não assusta: veja previsão do tempo para outono e inverno no Brasil. Disponível em: <https://www.girodoboi.com.br/destaques/el-nino-chega-mas-nao-assusta-veja-previsao-do-tempo-para-outono-e-inverno-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr 2019.
AZEREDO, Thiago. El niño e La niña. Globo Educação. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/el-nino-e-la-nina.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Efeitos do El Niño no Brasil. Alunos online. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/efeitos-el-nino-no-brasil.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
______________. Influências do El Niño no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm>. Acesso em: 21 abr 2019.
SUÇUARANA, Monik da Silveira. El Niño. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/clima/el-nino/>. Acesso em: 21 abr 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento do clima do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula. Comente que esse plano busca a compreensão do fenômeno El niño e seus efeitos no Brasil. Esclareça que El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Assim, ele altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Comente que nessa aula eles realizarão algumas leituras e construirão um mural sobre a ocorrência do fenômeno El Niño.
Como adequar à sua realidade: Como esse plano busca a compreensão dos efeitos desse fenômeno no Brasil, você poderá abordar, ao final, as consequências específicas na região onde mora.
Para você saber mais:
Se quiser acesso às notícias completas apresentadas nesse plano procure em:
El Ninõ deve trazer impactos de produtividade e rentabilidade na pecuária. Portal DBO, 03/04/2019. Disponível em: <https://www.portaldbo.com.br/el-nino-deve-trazer-impactos-de-produtividade-e-rentabilidade-na-pecuaria/>.
Acesso em: 21 abr 2019.
El niño chega, mas não assusta: veja previsão do tempo para outono e inverno no Brasil. Disponível em: <https://www.girodoboi.com.br/destaques/el-nino-chega-mas-nao-assusta-veja-previsao-do-tempo-para-outono-e-inverno-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr 2019.
AZEREDO, Thiago. El niño e La niña. Globo Educação. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/el-nino-e-la-nina.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Efeitos do El Niño no Brasil. Alunos online. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/geografia/efeitos-el-nino-no-brasil.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
______________. Influências do El Niño no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm>. Acesso em: 21 abr 2019.
SUÇUARANA, Monik da Silveira. El Niño. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/clima/el-nino/>. Acesso em: 21 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia os fragmentos de notícias apresentados. Saliente os efeitos do fenômeno El niño nas áreas especificadas. Pergunte se eles já conheciam o termo Mapitoba, para referir-se à região especificada no Glossário. Após a leitura peça aos alunos que atentem a definição do fenômeno e as consequências descritas. Se achar necessário, separe os alunos em duplas, imprima as notícias disponíveis no material complementar e distribua aos alunos. Solicite que grifem as informações mais relevantes desses fragmentos.
Como adequar à sua realidade: Se as notícias lidas se referirem ao estado ou região onde moram, saliente essa informação. Retome os efeitos associados ao fenômenos na sua cidade, dê exemplos.
Os fragmentos das notícias estão disponíveis para impressão em:
Para você saber mais:
Se quiser acesso às notícias completas apresentadas nesse plano procure em:
El Ninõ deve trazer impactos de produtividade e rentabilidade na pecuária. Portal DBO, 03/04/2019. Disponível em: <https://www.portaldbo.com.br/el-nino-deve-trazer-impactos-de-produtividade-e-rentabilidade-na-pecuaria/>.
Acesso em: 21 abr 2019.
El niño chega, mas não assusta: veja previsão do tempo para outono e inverno no Brasil. Disponível em: <https://www.girodoboi.com.br/destaques/el-nino-chega-mas-nao-assusta-veja-previsao-do-tempo-para-outono-e-inverno-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Leia os fragmentos de notícias apresentados. Saliente os efeitos do fenômeno El niño nas áreas especificadas. Pergunte se eles já conheciam o termo Mapitoba, para referir-se à região especificada no Glossário. Após a leitura peça aos alunos que atentem a definição do fenômeno e as consequências descritas. Se achar necessário, separe os alunos em duplas, imprima as notícias disponíveis no material complementar e distribua aos alunos. Solicite que grifem as informações mais relevantes desses fragmentos.
Como adequar à sua realidade: Se as notícias lidas se referirem ao estado ou região onde moram, saliente essa informação. Retome os efeitos associados ao fenômenos na sua cidade, dê exemplos.
Os fragmentos das notícias estão disponíveis para impressão em:
Para você saber mais:
Se quiser acesso às notícias completas apresentadas nesse plano procure em:
El Ninõ deve trazer impactos de produtividade e rentabilidade na pecuária. Portal DBO, 03/04/2019. Disponível em: <https://www.portaldbo.com.br/el-nino-deve-trazer-impactos-de-produtividade-e-rentabilidade-na-pecuaria/>.
Acesso em: 21 abr 2019.
El niño chega, mas não assusta: veja previsão do tempo para outono e inverno no Brasil. Disponível em: <https://www.girodoboi.com.br/destaques/el-nino-chega-mas-nao-assusta-veja-previsao-do-tempo-para-outono-e-inverno-no-brasil/>. Acesso em: 20 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Após a leitura dos questionamentos eles devem trazer à tona o que interpretaram das leituras dos fragmentos anteriores. Além de relembrar que o El niño refere-se ao aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, eles devem levantar as consequências descritas nos fragmentos de notícias. Eles devem salientar as chuvas mais intensas no Nordeste e Norte, porém a irregularidade dessas nos estados do centro-oeste, além de MG e SP. Registre a região onde vivem para averiguar as consequências desse fenômeno no estado que moram. Se as notícias lidas se referirem ao estado ou região onde moram, saliente essa informação. Retome os efeitos associados ao fenômenos na sua cidade, dê exemplos.
Para você saber mais:
AZEREDO, Thiago. El niño e La niña. Globo Educação. Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/el-nino-e-la-nina.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
SUÇUARANA, Monik da Silveira. El Niño. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/clima/el-nino/>. Acesso em: 21 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos devem pesquisar notícias a respeito das consequências do fenômenos El niño no Brasil. Caso não haja possibilidade de fazer isso durante a aula, foi recomendado que eles trouxessem de 2 a 3 notícias de casa para a construção de um mural de notícias. A turma pode ser organizada de modo que alguns alunos pesquisem a década de 1980, outros 1990, outros 2000 etc. Se já tiverem trazido as notícias de casa ou após a pesquisa e com as notícias em mãos, solicite aos alunos que organize-as cronologicamente, ou seja, das mais antigas às mais recentes. Eles devem colar no papel kraft simulando uma linha do tempo. Peça que desenhem uma linha com anos descritos para ir colando as notícias no papel.
Como adequar à sua realidade: Se achar interessante solicite que, pelo menos uma das notícias de cada dupla mencione o estado em que vocês vivem.
Para você saber mais:
<https://alunosonline.uol.com.br/geografia/efeitos-el-nino-no-brasil.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
______________. Influências do El Niño no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm>. Acesso em: 21 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Agora, busque a interpretação dos efeitos no país, salientando os anos que as consequências foram mais drásticas. Registre a análise com uma câmera, pode ser a de celular. Depois, ao assistirem, oriente a turma para destacarem os pontos corretos das apresentações.
Como adequar à sua realidade: Retome as notícias que referem-se ao estado em que vivem, e as consequências desse fenômeno na cidade de vocês, caso tenha havido algum episódio. Se forem recentes lembre de seus efeitos.
Para você saber mais:
<https://alunosonline.uol.com.br/geografia/efeitos-el-nino-no-brasil.html>. Acesso em: 21 abr 2019.
______________. Influências do El Niño no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm>. Acesso em: 21 abr 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Youtube
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Internet
- MindMeister ou Google Drive
Valor trabalhado
- O respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula aborda o fenômeno natural El Niño e as consequências para as diferentes regiões brasileiras.
Contextualização
A proposta original da contextualização desta aula pode ser facilmente adaptada para a aula remota. Envie aos alunos os dois fragmentos de notícias que estão no slide de contextualização por meio de alguma ferramenta tecnológica. Além deles, envie um questionamento (sem necessidade de escrita e devolutiva) se já ouviram falar do fenômeno em questão.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a sugestão de atividade do plano original, trazendo algumas adaptações para o ensino remoto.
A primeira adaptação é que a atividade de pesquisa de notícias será realizada individualmente. A segunda adaptação é solicitar que cada aluno pesquise informações sobre o fenômeno em datas muito diferentes (preferencialmente com mais de 10 anos de intervalo). A terceira é que junto com a atividade (cujo enunciado está na ação propositiva original) devem ser enviados dois materiais de apoio:
- Leituras sobre o fenômeno. No material complementar desta aula há quatro bons links que podem ser usados.
- Vídeo que explica a ocorrência do El Niño e cita as transformações no Brasil, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hUXQKdnx6i8&list=PLxmGWMXKfr9qSdpi2IDs31CHPvCGqM95R&index=29&t=0s, acesso em: 02/06/2020.
Peça que leiam a reportagem e, no caderno de Geografia, respondam aos seguintes enunciados:
- Elabore um resumo de cada notícia.
- Identifique e destaque as diferentes consequências para as regiões brasileiras evidenciadas pelas duas notícias.
- Elabore palavras-chave que sintetizam as duas notícias para uso na sistematização.
Sistematização
A sistematização deste plano de aula será a criação de um mapa conceitual com as palavras-chave das notícias pesquisadas, porém, adaptada para o ensino remoto. Para isso, a construção coletiva será feita em um site chamado MindMeister: https://www.mindmeister.com.
Crie uma conta antecipadamente no site e forneça aos alunos orientações de navegação. Fique tranquilo! O uso escolar da ferramenta é gratuito e há um tutorial para uso disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ujpujXdAzI0, acesso em: 02/06/2020.
Inicie a construção do mapa conceitual na plataforma com a indicação do título. Em seguida, abra os espaços para a inserção das palavras-chave por parte dos alunos. Solicite, por meio de alguma ferramenta tecnológica, o auxílio de um familiar para acessarem o site e introduzirem os termos elaborados. Considere a possibilidade de gravar um vídeo com orientações de acesso.
Se você achar a ferramenta muito confusa, solicite a construção do mapa conceitual por meio de editor de textos online. Para isso, abra um documento no Google Drive e compartilhe com a turma. Como o arquivo é acessado por toda a turma, a inserção de cada conteúdo é salva automaticamente e você pode acompanhar a elaboração do mapa conceitual em tempo real.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre o El Niño e sobre o La Niña, outro fenômeno atmosférico recorrente no globo. Um bom local para pesquisa é o site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que tem um portal especial sobre o tema, disponível em: http://enos.cptec.inpe.br, acesso em: 02/06/2020. É importante destacar, a seriedade e comprometimento do INPE com a pesquisa e a divulgação científica no país.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Relacionar os efeitos do fenômeno do El niño com a circulação atmosférica e com o clima do Brasil.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.