Plano de Aula

Plano de aula: Problemas ambientais climáticos

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Os alunos serão levados a analisar e descrever os fenômenos da inversão térmica e da ilha de calor e refletirem sobre possíveis soluções para sanar ou amenizar esses problemas ambientais climáticos gerados ou agravados pela ação humana.

Para o desenvolvimento dessa aula, os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 ou 5 alunos.

Materiais necessários: Quadro, cadernos e caneta, cópia das folhas de atividades.

Material complementar:

Observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf

Frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf

Gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf

Link das imagens:

Imagem do buraco na camada de ozônio:

NASA, Ozone 2001 sept 17. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ozonosfera#/media/File:Ozone_2001sept17_lrg.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.

Imagem de São Paulo:

Centro antigo de São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Centro_Antigo_de_S%C3%A3o_Paulo_-_by_Lucas.JPG>. Acesso em: 27 abr 2019.

Imagem de Paris:

Poluição atmosférica em Paris. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Invers%C3%A3o_t%C3%A9rmica#/media/File:TourEiffelDepuisEstParisien1.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.

Materiais complementares:

ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.

Contextos Prévios:

Espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre o que são atividades econômicas para que sejam capazes de compreender que algumas práticas podem gerar poluentes.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que um dos assuntos mais abordados mundialmente quando se trata de meio ambiente é o problema do aquecimento global. Solicite que leiam em conjunto o tema do slide e acrescente que, além do aquecimento pensado em escala global, vivenciamos outros problemas relacionados à temperatura em escala local, tais como a inversão térmica e as ilhas de calor.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO