GEO6_13UND10 - Problemas climáticos ambientais urbanos
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas ambientais climáticos
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.
Por: Regina Luiza Gouvea
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Os alunos serão levados a analisar e descrever os fenômenos da inversão térmica e da ilha de calor e refletirem sobre possíveis soluções para sanar ou amenizar esses problemas ambientais climáticos gerados ou agravados pela ação humana.
Para o desenvolvimento dessa aula, os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 ou 5 alunos.
Materiais necessários: Quadro, cadernos e caneta, cópia das folhas de atividades.
Material complementar:
Observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf
Frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf
Link das imagens:
Imagem do buraco na camada de ozônio:
NASA, Ozone 2001 sept 17. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ozonosfera#/media/File:Ozone_2001sept17_lrg.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.
Imagem de São Paulo:
Centro antigo de São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Centro_Antigo_de_S%C3%A3o_Paulo_-_by_Lucas.JPG>. Acesso em: 27 abr 2019.
Imagem de Paris:
Poluição atmosférica em Paris. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Invers%C3%A3o_t%C3%A9rmica#/media/File:TourEiffelDepuisEstParisien1.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.
Materiais complementares:
ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.
Contextos Prévios:
Espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre o que são atividades econômicas para que sejam capazes de compreender que algumas práticas podem gerar poluentes.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que um dos assuntos mais abordados mundialmente quando se trata de meio ambiente é o problema do aquecimento global. Solicite que leiam em conjunto o tema do slide e acrescente que, além do aquecimento pensado em escala global, vivenciamos outros problemas relacionados à temperatura em escala local, tais como a inversão térmica e as ilhas de calor.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite que os alunos observem a imagem apresentada. Questione se eles sabem sobre o que a imagem se refere. Explique que a camada de ozônio ou ozonosfera é uma parte da atmosfera com maior concentração de ozônio. Saliente que essa camada funciona como um escudo protetor, filtrando mais de 90% dos raios solares que atingem a Terra. Continue comentando que no começo da década de 1980, cientistas constataram que havia uma menor concentração de ozônio em parte dessa camada. A principal razão da existência dessa diminuição era a emissão de gases conhecidos como CFCs emitido pelas atividades humanas. Os riscos a saúde eram muito grandes. Em 1987, foi assinado um acordo internacional entre os países denominado Protocolo de Montreal. Nesse acordo os países se comprometeram a substituir o uso dos CFCs em suas atividades por outros que não agredisse a camada de ozônio. O resultado foi uma diminuição grande no consumo dos CFCs e recentemente tem se constatado a reversão do problema.
Pergunte quais outros problemas ambientais os alunos possuem conhecimento, se eles já pararam para pensar quais são as causas e de que maneira esses problemas poderiam ser evitados. Permita que se expressem livremente. Esse é o momento de levantar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre a causa ambiental.
Para saber mais:
ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Explique aos alunos que o buraco na camada de ozônio é um problema que atinge a população da Terra como um todo, assim como o aquecimento global, tão discutido ultimamente. Mas que, além desses problemas globais, enfrentamos hoje uma série de problemas ambientais relacionados ao clima localmente.
Pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a diferença na qualidade do ar nas grandes cidades. Caso a escola esteja em um município bastante afastado dos grandes centros, busque referências em programas de TV, internet ou nas próprias imagens do plano. Questione sobre quais seriam os motivos dessa diferença e permita que eles exponham as suas ideias e experiências a respeito do assunto.
Conclua comentando com os alunos que os problemas ambientais das grandes cidades estão relacionados às atividades econômicas, por isso, para minimizá-los seria necessário interferir na economia. Sendo assim, solicite que reflitam:
- Como poderíamos resolver ou amenizar os problemas climáticos urbanos sem causar grandes prejuízos econômicos?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Com os alunos divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas, distribua a folha com os esquemas representativos e a folha com as frases embaralhadas, cujos links se encontram a seguir e instrua-os que, observando os esquemas, eles deverão recortar as frases e ordená-las de forma que representem uma breve análise dos problemas: inversão térmica e da ilha de calor. Cada um desses fenômenos deverá ser descritos por eles em seus cadernos.
Link para a observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf
Link com as frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf
Link com o gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a conclusão das análises sobre a dinâmica da inversão térmica e das ilhas de calor, projete o slide e solicite que os alunos façam a leitura dos textos. Peça para que, ainda nos grupos, os alunos discutam e proponham, ao menos, uma sugestão de como o problema da ilha de calor e o da inversão térmica poderiam ser resolvidos ou amenizados. Reforce que essa proposta deve ser viável economicamente e possível de ser realizada. Reserve os 5 minutos finais para que os grupos exponham suas sugestões e discutam qual seriam as melhores soluções apresentadas.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND10
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reflitam sobre os principais problemas ambientais climáticos causados pelos humanos e alternativas para amenizá-los ou resolvê-los. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente com os alunos que um dos assuntos mais abordados mundialmente quando se trata de meio ambiente é o problema do aquecimento global. Solicite que leiam em conjunto o tema do slide e acrescente que, além do aquecimento pensado em escala global, vivenciamos outros problemas relacionados à temperatura em escala local, tais como a inversão térmica e as ilhas de calor.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Solicite que os alunos observem a imagem apresentada. Questione se eles sabem sobre o que a imagem se refere. Explique que a camada de ozônio ou ozonosfera é uma parte da atmosfera com maior concentração de ozônio.
Pergunte quais outros problemas ambientais os alunos possuem conhecimento, se eles já pararam para pensar quais são as causas e de que maneira esses problemas poderiam ser evitados. Permita que se expressem livremente. Esse é o momento de levantar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre a causa ambiental.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original,
Explique aos alunos que o buraco na camada de ozônio é um problema que atinge a população da Terra como um todo, assim como o aquecimento global, tão discutido ultimamente. Mas que, além desses problemas globais, enfrentamos hoje uma série de problemas ambientais relacionados ao clima localmente.
Como poderíamos resolver ou amenizar os problemas climáticos urbanos sem causar grandes prejuízos econômicos?
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Distribua a folha com os esquemas representativos e a folha com as frases embaralhadas, cujos links se encontram a seguir e instrua-os que, observando os esquemas, eles deverão recortar as frases e ordená-las de forma que representem uma breve análise dos problemas: inversão térmica e da ilha de calor. Cada um desses fenômenos deverá ser descritos por eles em seus cadernos.
1. Link para a observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf. Acesso em 04/07/2020.
2. Link com as frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf. Acesso em 04/07/2020.
3. Link com o gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Após a conclusão das análises sobre a dinâmica da inversão térmica e das ilhas de calor, envie o slide e solicite que os alunos façam a leitura dos textos.
Convite às famílias
Sugira aos estudantes, que assistam com seus familiares ao vídeo:
- Inversão Térmica Causas e efeitos da Inversão Térmica- https://www.youtube.com/watch?v=-IglCwcDxCc. Acesso em 30/06/2020
- Globo Natueza: Ilhas de Calor- https://www.youtube.com/watch?v=S3gT-sHh3JI. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Gouvea
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Refletir sobre os principais problemas ambientais climáticos causados pelos humanos e alternativas para amenizá-los ou resolvê-los.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).