GEO6_03UND04 - Ação Propositiva - Etiquetas
Plano de Aula
Plano de aula: Os movimentos de rotação e translação da Terra
Plano 4 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Todos os corpos celestes realizam movimentos. A Terra, ao todo, realiza 14 movimentos. No entanto, dois deles, o de rotação e o de translação são os que possuem um efeito direto e mais notório em nossas vidas.
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência desses movimentos, conhecer suas características e consequências mais relevantes. De posse dessas informações, os alunos serão desafiados a construírem um mapa conceitual com informações desses dois movimentos.
Materiais necessários: datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por quarteto), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas, e uma cópia por grupo dos seguintes documentos impressos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links abaixo.
Material complementar:
GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:
GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf
Para você saber mais:
Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.
Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.
Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em: 15 de Abril de 2019.
Contextos prévios: Caso a turma não tenha como prática a construção de mapas conceituais, numa aula anterior à aplicação desse plano, faça uma exibição do vídeo Tutorial de Mapa Conceitual, link disponível no ítem Para você saber mais ou solicite que o assistam em casa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que a Terra realiza uma série de movimentos, quatorze no total, mas, nessa aula, eles irão estudar os dois mais conhecidos e importantes para a vida terrestre: o de rotação e o de translação. Fale, também, que eles construirão um mapa conceitual sobre o tema.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide 3 ou desenhe e escreva no quadro a pergunta.
Após observarem a imagem e identificarem o movimento representado, incentive-os a falarem o que sabem sobre a rotação da Terra.
Pergunte por exemplo:
“Como esse movimento acontece?”, “Qual a direção?”, “Qual a posição da Terra no espaço em relação ao seu eixo de rotação?”, “Qual a duração?” “Qual a consequência?”
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central, durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1666 km/h. A rotação ocorre de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do Sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Pergunte a eles qual a diferença entre o movimento de rotação e o movimento de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.
Problematização
Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.
Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.
Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.
Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.
Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos
estudados.
Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.
Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?
Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.
Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.
Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.
Material complementar:
GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:
GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf
Link do vídeo:
Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.
Para você saber mais:
Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.
Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.
Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.
Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.
Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.
Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.
Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos
estudados.
Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.
Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?
Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.
Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.
Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.
Material complementar:
GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:
GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf
Link do vídeo:
Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.
Para você saber mais:
Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.
Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.
Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após discutirem e planejarem como ficará o mapa conceitual, esclareça que agora eles deverão finalizar o diagrama.
Para tanto, deverão colar as etiquetas na cartolina, desenharem as setas e escreverem as proposições. Diga que uma boa apresentação visual do trabalho é também importante e que o mapa conceitual deve dar conta de responder à pergunta focal.
Havendo tempo, peça que troquem entre os grupos os mapas confeccionados, para que todos possam avaliar e comparar o resultado do trabalho.
Escolha um local na sala ou no corredor para expôr os trabalhos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_03UND03
GEO6_03UND04
GEO6_03UND05
Ferramentas sugeridas
- Youtube
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, Email ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Essa é uma sequência de aula que se refere aos planos GEO6_03UND03, GEO6_03UND04 e GEO6_03UND05. Esses planos estão totalmente conectados, já que tratam da mesma sequência de conteúdos: os movimentos da Terra (rotação e translação) e as consequências e adaptações da vida feita pela sociedade (as estações do ano e o ano bissexto). Como se trata de uma sequência que aborda 3 conteúdos, organize a atividade para desenvolvê-la em um prazo mais longo. Durante a sequência, serão solicitadas atividades intermediárias para manter o contato e o interesse dos estudantes. Para apresentar a temática e estimular o interesse dos estudantes, anuncie o tema da aula em perguntas que podem ser enviadas aos estudantes por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, como: “Você sabe porque o dia possui 24h e o ano 365 dias? Você já reparou que esse ano tivemos o dia 29 de fevereiro no calendário? Pergunte aos seus familiares sobre o que significa esses dias”. Diga aos estudantes que essas perguntas serão respondidas ao longo dessa sequência de aula.
Contextualização
Para iniciar e contextualizar a sequência didática, envie aos estudantes o vídeo sobre eclipses e movimento da Terra (disponível aqui). Trata-se de uma animação que aborda conceitos fundamentais dessa sequência: os movimentos da Terra e o ano bissexto. O vídeo aborda, também, os eclipses solar e lunar. Apesar de não ser um tema apresentado nos planos de aula, trata-se de um conteúdo que deriva dos movimentos, portanto, vamos incluí-lo na sequência. Peça aos estudantes que depois de assistirem, escrevam um parágrafo explicando o que entenderam sobre cada um dos conceitos: movimento de rotação, movimento de translação; ano bissexto e eclipses lunar e solar. Peça que enviem esse parágrafo por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Esse material será importante para identificar até que ponto os estudantes compreenderam a correlação entre os 3 fenômenos (movimentos, ano bissexto e eclipses). Individualmente, e caso considere necessário, de acordo com os parágrafos produzidos pelos estudantes, é possível enviar outros materiais. Segue algumas sugestões:
- Movimentos da Terra:
Vídeo 1 (disponível aqui)
Vídeo 2 (disponível aqui)
- Ano bissexto:
Vídeo 1 (acesse aqui)
Vídeo 2 (disponível aqui)
Vídeo 3 (disponível aqui)
Ação propositiva
A ação propositiva dessa sequência de aulas será dividida em três momentos, que estão totalmente conectados e que vão aprofundando a relação entre os movimentos da Terra, as estações do ano e o ano bissexto. Nos três momentos, os estudantes estarão construindo etapas do mapa conceitual que será sistematizado ao final dessa sequência. Assim, em cada momento será apontado algumas perguntas focais para serem respondidas com a produção de etiquetas (como está no modelo da aula GEO6_03UND04) e posterior sistematização de todas essas etiquetas em um mapa conceitual. Não há uma quantidade limite de etiquetas para cada momento, mas diga aos estudantes que não podem ser muito variadas pois elas terão que ser usadas depois na construção do mapa conceitual. Diga, ainda, que a cada momento essas etiquetas precisam ser guardadas. Elas podem ser tanto impressas, como construídas em editores de texto, como o Google Docs, por exemplo.
Momento 01
Primeiramente, vamos aprofundar um pouco mais sobre os movimentos da Terra (rotação e translação). Para isso, será usada uma adaptação da ação propositiva do plano sobre os movimentos (GEO6_03UND04) e esse primeiro momento será individual. Envie aos estudantes o link do vídeo e da atividade que está no plano de aula. A adaptação da atividade original do plano é que não será solicitada, por enquanto, a construção do mapa conceitual, mas sim, apenas das etiquetas relacionadas a esse conteúdo. O produto dessa atividade, as etiquetas, serão utilizadas na sistematização dessa sequência. Assim, oriente os estudantes que as reservem em casa com eles. As perguntas focais para as etiquetas são: O que é o movimento de rotação da Terra? Quais são as características do movimento de Translação da Terra? Há alguma relação entre os dois movimentos?
Momento 02
O momento 2 será destinado a relacionar o ano bissexto com o movimento de translação da Terra. Com o uso das etiquetas (enviadas no momento 1), peça aos estudantes que criem palavras-chave para explicarem a relação entre a existência do ano bissexto, a cada 4 anos, e a translação. Caso considere necessário aprofundar esse conteúdo com a turma, sugere-se o envio dos dois vídeos apontados acima ou o envio deste texto (acesse aqui). As perguntas focais desse momento são: O que é um ano bissexto? Qual a relação entre o movimento de translação e o ano bissexto?
Momento 03
O momento 03 é destinado a conectar o movimento de translação da Terra com as estações do ano e a definição dos fenômenos de solstício e equinócio. Para estimular o interesse nesse momento, envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica as 4 fotografias que estão na contextualização do plano de aula GEO03_03UND03, seguida da pergunta que explica a diferença de tonalidade da árvore representada. Deixe um momento para os estudantes responderem livremente. Depois, envie o vídeo disponível neste link, que explica através de imagens bem didáticas as estações do ano. Estabeleça um período de tempo para que os estudantes assistam ao vídeo e solicite que enviem as dúvidas por e-mail, WhatsApp ou mensagem em ambientes virtuais de aprendizagem. Após a resolução das dúvidas, peça aos estudantes a elaboração das etiquetas com as seguintes perguntas focais: Quais são as características das estações do ano? O que são solstícios e equinócios? Qual a relação entre as estações do ano e os solstícios/equinócios com os movimentos da Terra?
Sistematização
A sistematização é a produção de um mapa conceitual com as etiquetas construídas ao longo da sequência. Caso seja a primeira vez que a turma constrói um mapa conceitual, é importante oferecer um material de apoio para a atividade. No material complementar da aula GEO6_03UND04 há dois importantes links: um vídeo tutorial do mapa conceitual e outro com exemplos de mapas conceituais. Caso envie os links aos estudantes, oriente os familiares a acompanharem o vídeo e os exemplos. Durante o período em que os estudantes estão construindo o mapa conceitual, estabeleça um contato frequente com os alunos e familiares por e-mail ou WhatsApp para auxiliá-los em dúvidas pontuais. Findo o prazo dado aos estudantes, peça que eles compartilhem a produção deles com a turma toda, a partir do envio de uma imagem ou do arquivo do mapa conceitual.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem aos vídeos selecionados para essa sequência de aulas. São vídeos que aprofundam os conceitos abordados na sequência. Envie também o link (acesse aqui) de um jogo online sobre as estações do ano. Recomenda-se jogarem sob supervisão dos familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Diferenciar os movimentos de rotação e translação da Terra e caracterizá-los quanto à direção, duração, velocidade e consequências
Habilidade (s) da Base: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.