GEO6_03UND04 - Ação Propositiva - Etiquetas
Plano de Aula
Plano de aula: Os movimentos de rotação e translação da Terra
Plano 4 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Todos os corpos celestes realizam movimentos. A Terra, ao todo, realiza 14 movimentos. No entanto, dois deles, o de rotação e o de translação são os que possuem um efeito direto e mais notório em nossas vidas.
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência desses movimentos, conhecer suas características e consequências mais relevantes. De posse dessas informações, os alunos serão desafiados a construírem um mapa conceitual com informações desses dois movimentos.
Materiais necessários: datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por quarteto), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas, e uma cópia por grupo dos seguintes documentos impressos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links abaixo.
Material complementar:
GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:
GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf
Para você saber mais:
Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.
Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.
Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em: 15 de Abril de 2019.
Contextos prévios: Caso a turma não tenha como prática a construção de mapas conceituais, numa aula anterior à aplicação desse plano, faça uma exibição do vídeo Tutorial de Mapa Conceitual, link disponível no ítem Para você saber mais ou solicite que o assistam em casa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que a Terra realiza uma série de movimentos, quatorze no total, mas, nessa aula, eles irão estudar os dois mais conhecidos e importantes para a vida terrestre: o de rotação e o de translação. Fale, também, que eles construirão um mapa conceitual sobre o tema.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO