Plano de Aula

Plano de aula: Os movimentos de rotação e translação da Terra

Plano 4 de uma sequência de 12 planos. Veja todos os planos sobre Introdução às noções básicas sobre clima. Percepção local: tempo climático.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Todos os corpos celestes realizam movimentos. A Terra, ao todo, realiza 14 movimentos. No entanto, dois deles, o de rotação e o de translação são os que possuem um efeito direto e mais notório em nossas vidas.

Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência desses movimentos, conhecer suas características e consequências mais relevantes. De posse dessas informações, os alunos serão desafiados a construírem um mapa conceitual com informações desses dois movimentos.

Materiais necessários: datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por quarteto), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas, e uma cópia por grupo dos seguintes documentos impressos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqSnxHMErsHCcU7eZcmBJNa3d8BVazNKBey33PbnZzfZ9DtqKKNXgZ89yWr6/geo6-03und04-acao-propositiva-textos-sobre-os-movimentos-de-rotacao-e-translacao.pdf

GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

Para você saber mais:

Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.

Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em: 15 de Abril de 2019.

Contextos prévios: Caso a turma não tenha como prática a construção de mapas conceituais, numa aula anterior à aplicação desse plano, faça uma exibição do vídeo Tutorial de Mapa Conceitual, link disponível no ítem Para você saber mais ou solicite que o assistam em casa.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que a Terra realiza uma série de movimentos, quatorze no total, mas, nessa aula, eles irão estudar os dois mais conhecidos e importantes para a vida terrestre: o de rotação e o de translação. Fale, também, que eles construirão um mapa conceitual sobre o tema.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO